O Gabinete Paralelo

O Gabinete Paralelo Maureen Johnson

Resenhas - O Gabinete Paralelo

lua 26/03/2024

E o Gabinete Paralelo??
Este foi o que menos gostei da trilogia. Senti que deixou muitas pontas soltas, parecendo haver um quarto livro que claramente não existe. Senti falta de um encerramento com gostinho de final. Apesar do livro ter mais ação e ser uma ótima continuidade do segundo, senti que ficamos muito tempo em certas coisas que poderiam ter dado espaço para outras que ficaram sem respostas ou foram abordadas superficialmente. Sadie e Sid são uma dupla de personagens muito interessantes que até poderiam ter um livro só para eles.
A volta de Stephen, Sadie e Sid nos deixa intrigados, querendo saber mais. Freddie também é uma ótima personagem; gostei muito dela. Esperava mais informações sobre o Gabinete Paralelo, especialmente por ser o título do livro. Amei o universo da narrativa, e os vilões que surgem nos livros dois e três são bem escritos e cheios de personalidade, o que torna a narrativa muito interessante. Achei que esse seria meu favorito, somados aos personagens e considerando que agora a Rory não tem mais a escola como seu habitat natural e exploramos novos ambientes intrigantes.

Alex07 28/02/2023

Melhor que os outros 2 , esse sim teve ação, mistério e algo sobrenatural, gostei bastante .
Acho que deveria ter mais 1 só pra encerrar .

Ingrid 29/11/2022

Resenha - O Gabinete Paralelo
Queria dizer que finalmente finalizei a trilogia “Sombras de Londres”, mas o terceiro livro, “O Gabinete Paralelo”, me deixou com um gostinho de quero mais. Senti que a autora pretendia dar uma continuidade à série.

E realmente, olhando resenhas antigas no skoob, vi que algumas pessoas comentavam que a autora faria um quarto livro, o que não aconteceu. E os livros foram publicados no Brasil como trilogia.

Mas, não posso negar que me apaixonei pela narrativa e estou doida pra descobrir se vai ter continuação. Então, posso dizer que é uma história ótima, e queria que todos pudessem tirar suas próprias conclusões sobre ela. E, quem sabe, com mais leitores, a autora publicasse um quarto livro.

“O Gabinete Paralelo” respondeu muitas perguntas deixadas no segundo livro. Os personagens estão em busca de alguns desaparecidos, o que se mostra o tema principal no começo do livro. As investigações e buscas contam com a ajuda de um oficial de alto escalão da polícia britânica, além dos amigos de Rory, Callum e Bu, que fazem parte do esquadrão contra fantasmas, e do ex-namorado dela, Jerome.

Não gosto tanto do Jerome, mas a autora soube dar um motivo para ele estar na história. E, além disso, ele nos levou a uma nova personagem, que ajudou nas investigações, e que eu queria muito que tivesse mais tempo de desenvolvimento.

Por fim, a história resolve os problemas dos desaparecidos, além de um problema maior com a cidade de Londres que aparece nesse livro. O que seria um bom arco narrativo de um livro do meio de uma série. Mas para um livro final, ele deixa pontas soltas, que pareciam ser realmente o maior perigo a ser enfrentado.

Então, foram livros que gostei bastante de ler, mas que deixaram essa falta de resolução. Não é uma história fechada, ela tem começo, meio, e um suposto fim, que não abrange tudo que a autora traz no livro.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/

Mi 02/11/2022

Maureen, volta aqui!!!
Maureen minha fia, volta dos livros que tu escreve com cassandra clare e vem continuar essa história!!! Aaaa não! Precisamos de uma continuação! Com certeza vai ter muita aventura e caos com aqueles irmãos lunáticos de volta a vida!
Gente, leiam! Qnta aventura nesse volume! Quero maaaaiss!!!

Ronan 21/10/2022

Eu gostei muito de como as coisas se desenvolveram, talvez eu esperasse apenas algum fechamento na história, mas estou muito curioso em saber no que essa história vai se desenvolver...

Vcruz 08/07/2022

Cara...
Como assim???? ótimo, ótimo, ótimo, porém quantas pontas soltas.

Tô hiper mega curiosa e só consigo pensar no "e agora???" e desfecho?

PELO AMOR DE DEUS
tem a continuação né, não é possível, tem que ter, acompanharia tranquilamente mais um livro ou dois ou três, da Maureen nesse universo, com esses personagens, só preciso das continuações e desfechos resolvidossss

Mona 01/08/2021

Eu preciso de mais!
Após uma sequência de eventos trágicos, Rory precisa determinar se agiu a tempo de salvar um membro do esquadrão de se perder para sempre. Essa, porém, não é a única preocupação do grupo: Charlotte, colega de turma de Rory, continua desaparecida após ser sequestrada por Jane e seus comparsas. Numa busca paralela pelos dois desaparecidos, o esquadrão precisará descobrir os planos de Jane antes que a cidade inteira seja lançada num pesadelo espectral. O que não sabem, porém, é que essa investigação os levará para mais perto de uma antiga sociedade secreta ? e Rory terá de lidar com a revelação de que alguém em quem ela confia esconde um perigoso segredo?
((ATENÇÃO, PODE CONTER SPOILER DOS DOIS PRIMEIROS LIVROS))
Assim como os dois primeiros livros eu amei esse terceiro volume. Aqui nós temos uma quantidade muito maior de informações, segredos e personagens sendo integrados a história.
A narrativa da Maureen segue perfeita mas mesmo tendo lido o livro tão rápido quanto os outros eu acabei achando algumas partes um tanto "devagar". Acho que isso se deu por que eles descobrem tantas coisas durante as procuras que talvez tenha me cansado um pouco, mas não me fez perder o encanto pela história, de jeito nenhum.
O fin foi WOW e eu queria MUITO que a Maureen desse continuação nessa série. Se alguém souber algo sobre, por favor, me avise. Eu preciso de MAIS das Sombras de Londres!

ana 05/06/2021

juro esse livro foi o mais brisado que eu li na minha vida, acontece tanta coisa ???? e tem TANTAS pontas soltas, queria que a autora publicasse um quarto livro.

DomDom 29/12/2020

Chegando ao fim de mais uma série aqui no "Ler Para Divertir". Dessa vez, é a trilogia "Sombras de Londres", da autora Maureen Johnson.
Nessa terceira e última parte, nossa protagonista e seus amigos de esquadrão precisam correr contra o tempo para encontrar duas pessoas desaparecidas: Uma amiga de colégio de Rory e um integrante de esquadrão. Conforme essas buscas e investigações vão avançando, segredos vão sendo revelados, inclusive a existência de sociedades secretas. E não necessariamente seitas macabras, mas uma sociedade protetora também.
Como falei na resenha do livro anterior, era necessário que estivesse com esse volume em mãos, pois a maneira a qual terminou o "No Limite da Loucura", não havia condições de embarcar em outro universo sem obter todas as respostas desse. Porém, engana-se quem acha que as respostas já serão dadas logo em suas primeiras páginas. Pelo contrário, ao começar a leitura, temos a impressão de estar entrando em outro universo, pois a autora inicia com uma espécie de "trama paralela". Mas não se enganem, no decorrer do livro, a autora faz os links necessários para interligar uma trama à outra. E essa foi uma das características da série: A autora insere cenas com personagens desconhecidas por nós, para depois fazer os links necessários, atrelando essas cenas isoladas à trama central. Ou seja, o leitor precisa prestar bastante atenção a essas partes.
Em um determinado momento, o leitor é bombardeado por informações de todos os lados, e é preciso estar bastante atento a isso. Uma boa parte dessas informações são dadas por personagens as quais não conseguimos confiar desde o livro anterior. E essas informações são verdadeiras, fazendo com o que o leitor passe a desconfiar de todas as personagens. Confesso que fiquei bastante confuso em diversas partes, pois sempre imaginava que estava torcendo para as pessoas erradas. (risos). Ao final, estava torcendo pelo lado certo mesmo. Ufa!

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2018/01/o-gabinete-paralelo-vol-03-sombras-de.html

Maselha Alves 16/08/2020

Minhas impressões
De cara a cara com o livro, logo no começo o clima de pura ação, suspense, mistério e urgência habita já ali por conta do sumiço de uma pessoa que amo com todo respeito (Stephen) surge espontaneamente por motivo da trama finalizada do livro anterior (no limite da loucura), dali o livro inteiro é realizado pelo motivo do divo do Stephen que sumiu como falado anteriormente e obviamente os novos mistérios surgindos que devem ser desenvolvidos, esclarecidos para dá aquele famoso "checkmate". A escrita da Maureen Johnson continua perfeita, divina desde o primeiro até este terceiro, a Maurreen consegue transmitir o conteúdo emocional mantendo o equilíbrio trazendo a parte engraçada e séria dentro do livro tornando de modo estável, mesmo havendo toda esta trama confesso que o primeiro obteve mais mistérios e este foi "puro suspense" para fazer seu coração, seu heart parar, romper de uma vez, digamos assim. Rory continua sendo uma boa protagonista e os outros personagens continuam sendo um ótimo elenco de apoio. Sobre os personagens a Freddie.... parece que esta nova personagem caiu do céu do nada e implantou no livro, fiquei incomodada com ela, mas dá pra ler meio "forçadamente", porém um esclarecimento seria bom né people?, agora Steven "ex" da Rory surge de volta (ele é tipo fênix) e fiquei tipo "Meu o que tu faz aqui novamente embuste? Parece Tvd ressurgindo personagens mortos, desaparecidos, os que nem ia voltar que era pra ter ficado no passado." Enfim, Bu, Callum e Stephen continuam perfeitos, eu não me recordo 100% nessa área, mas Callum nunca foi muito próximo com Rory, ele chegou a "quase" afirmar que não gostava dela, mas acho que nesse livro a relação deles melhora #sqn até porque estamos em busca do integrante Stephen e Rory entra nesta equipe (o que é uma longa história).
Dá para ler de buenas mesmo eu ter tido impressões de que faltava mistério maior o livro em si continua incrível, dá aquela super vontade de desdobrar todos os mistérios, ser o sherlock, poirot kkkkk, é perfeito, amo esta trilogia e super, super recomendo.

FELIPESONY 13/08/2020

Gostinho de quero mais
Comecei essa trilogia sem dar moral nenhuma para ela, o primeiro livro superou um pouco minhas expectativas, o segundo livro foi o divisor de águas, a partir dele que realmente vi que não ia me arrepender de terminar essa trilogia... O terceiro livro é intenso.. e o final dele me deixou com gostinho de quero mais....

Suka 04/09/2018

Juro q não entendi o final! Acho q preciso logo do próximo livro pq realmente fiquei sem entender. O livro teve seus altos e baixos mas o livro é intrigante, instigante. Vale a pena ler!
Gostei da história

LOHS 16/12/2017

O livro marca um novo rumo para a série
O Gabinete Paralelo é o terceiro livro da série Sombras de Londres, escrita por Maureen Johnson - já conhecida no Brasil pelas parcerias literárias com Cassandra Clare (As Crônicas de Bane) e John Green (Deixe a Neve Cair). No exterior, a saga tem três títulos (já disponíveis no Brasil pela Rocco) e um spin-off publicados. A previsão é que o quarto volume da série seja lançado em 2018.

ATENÇÃO!!! Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série, O Nome da Estrela e No Limite da Loucura.

A história começa em sequência imediata ao fim do segundo volume da série, No Limite da Loucura. Rory está no hospital com Callum e Bu, membros do esquadrão secreto que monitora as atividades sobrenaturais em Londres, acompanhando os possíveis últimos momentos de Stephen ainda vivo. E, como Rory não poderia suportar perdê-lo, ela tenta usar seus poderes - que ainda não sabe controlar corretamente - para manter Stephen na Terra como fantasma. Obviamente, as coisas não acontecem da forma como ela queria.

"Eu estava com medo. Queria ir para casa. Queria Stephen de volta. Era coisa demais para lidar."
Rory, p. 27

Enquanto os membros do esquadrão saem em busca do fantasma de Stephen que não apareceu, eles ainda têm que lidar com o sequestro da jovem Charlotte (que estudava no mesmo colégio que Rory) pela psicóloga Jane Quaint - que na verdade faz parte de um culto secreto e assustador.

Sem muitas informações relevantes, Thorpe, o supervisor no MI5 do esquadrão secreto, toma as rédeas da situação e tenta lidar com a crise na equipe que acabou de perder seu líder. Além de checar todas as pistas possíveis para localizar Charlotte.

No meio dessa corrida contra o tempo, surge Freddie Sellars. Uma garota muito inteligente que, assim como todos no esquadrão, tem a capacidade de enxergar fantasmas e - por meio de muita pesquisa e perseguição quase secreta - descobriu um pouco sobre cada membro da equipe. A adição do cérebro de Freddie será essencial para o sucesso da missão.

Mas quando Jane Quaint aparece novamente, oferecendo a Rory o que ela mais deseja: trazer Stephen de volta. A jovem americana não vê outras escolhas, além de seguir o perigoso plano dessa mulher que, obviamente, é obcecada pela morte. Mas será que Rory conseguirá ficar viva? Isso, meus caros, só lendo para saber. ;P

"Eu não queria morrer. Então, decidi não morrer. De alguma forma, eu ia conseguir desviar da morte. Não deixaria aquele mundo de gente esquisita, acidentes, sol e chuva."
Rory, p. 232

O Gabinete Paralelo é uma leitura muito rápida. A narrativa em si se passa em dias repletos de adrenalina. São perseguições, planos malucos e situações de morte certa. O leitor praticamente não percebe o tempo passar em meio a tensão das páginas - eu li em dois dias apenas, por exemplo.

Neste volume, quase não dá para encontrar o habitual humor sarcástico da autora. Tem muito drama, tristeza e perigo rolando para dar risada. Mas não achem que isso o torna um livro ruim.

Na verdade, O Gabinete Paralelo marca uma reviravolta na saga. São revelados muitos segredos que nos fazem compreender um pouco melhor o sentido do que aconteceu em No Limite da Loucura (segundo volume). Há também novas informações - até então secretas - e novos questionamentos que provavelmente vão ditar o próximo livro da série.

No geral, eu gostei bastante da história. Tem alguns momentos que a protagonista chega a me irritar, mas faz parte. Maureen Johnson aprofundou ainda mais esse universo sobrenatural criado por ela e introduziu novas questões extremamente interessantes. Estou muito curiosa para conferir o próximo livro e checar se minhas suposições estão corretas.

Por isso, espero que deem uma chance a Maureen Johnson e a esse universo maluco e cativante! ;)

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2017/12/o-gabinete-paralelo-sombras-de-londres.html
Bruna 08/11/2019minha estante
Ameeei a sua resenha sobre o livro, acabei ontem de ler No Limite da Loucura e depois dessa resenha estou louca para eu iniciar a próxima leitura. Obrigada.