Assim Falava Zaratustra

Assim Falava Zaratustra Nietzsche

Resenhas -

Karen 02/10/2023

Abandonei, mas pretendo voltar
Abandonei o livro, mas não foi porque é ruim ou qualquer outro motivo se não culpa minha. O livro é realmente complexo e exige bastante do leitor, mas isso é um dos motivos que o faz ser o que é.

Eu estou numa época puxada da graduação, então não vou conseguir absorver o que estava lendo, mas do pouco que eu consegui absorver foi tão impactante que até fiz uma pintura que todas as vezes que preciso de uma inspiração, olho para ela e automaticamente lembro do significado e isso me faz ser um pouco melhor.

Então, para aqueles que buscam mais conhecimento pessoal e querem se desafiar, fica a indicação.

Para os preguiçosos que só querem leituras fáceis, esse não é o caminho. Te fazer pensar e interpretar suas ideias é o que Nietzsche busca nesse livro. Não tem nada a ver com a cultura atual da nossa sociedade em que estão todos apegados a vídeos cheios de informações superficiais e curtas, como os do TikTok.

Bu 24/04/2023

Um grande clássico...
Entroncado, difícil de ler, e as vezes parece com a bíblia...

Mas aqui nos trás reflexões que pode mudar sua vida. Na realidade o pedido do livro é que se despimos para poder encontrar o nosso eu, e assim se tornar conciso, robusto e forte.

Thomas.Jordao 17/04/2023

Um clássico. As primeiras, devorei as páginas cem páginas, que de longe são as melhores. Da metade pro fim o livro ficou massante para mim, principalmente por seu caráter de escrita poético, que embora seja claramente dificílimo de escrever e lindo de se ver, eu não gosto muito, prefiro o jeito de escrever do Sartre por exemplo...

No fim das contas, uma obra de arte, sem dúvida. Prepare-se para refletir sobre tudo, desde Deus, sentido da vida, até coisas super banais, até cômicas.

Jorge 23/02/2023

Um Ode ao Humanismo
Esta obra pode ser considerada, com certeza, uma das mais importantes da filosofia moderna. É um marco do humanismo tardio do século XIX. Por 320 páginas, Nietzsche transborda inspiração em seus textos sobre muito o que há de se pensar a respeito da vida. É curioso refletir por que ele escolheu este personagem, Zaratustra, figura principal do Zoroastrismo, religião da Pérsia antiga, a qual influenciou muitas linhas de pensamento dualístico, inclusive o Cristianismo.
A respeito da vida é que se fala, e Nietzsche entende que o homem, a mente, e a experiência são o centro de tudo. Como tanto repetem: "Deus está morto". No seu texto, o autor transforma o homem em deus, por si só, cheio de falhas e destrutivo, mas por isso mesmo maravilhoso e criativo. E é por isso que "Deus está morto". É o fim dos valores antigos escritos na pedra e o começo da aventura humana pelas estrelas. O homem não precisa mais delas para lhe darem um significado, ele mesmo o dará, pois agora alcançou a altura delas, e até mesmo pode passar, se já não o fez.
Não pense que o livro se resume a isso, eu fiz uma síntese do que passou para mim, mas a experiência de ler é única e inovadora, especialmente pela linguagem empregada pelo autor, a qual é ornada pelas mais belas analogias e inteligentes contradições e críticas.
Nietzsche recorre para o ato de abraçarmos tudo aquilo a que a religião cristã pregou como pecado. Enlaçar todos os nossos defeitos e a terra, e não sonhar com uma perfeição acanhada e mundos celestes inalcançáveis. É sobre ser humano, acima de tudo, não santo. Santo jamais!
Pois bem, é difícil não associar os pensamentos do autor com o que é conhecido como caminho da mão esquerda pelos esotéricos. Aprender a odiar (o autor fala muito disso), amar e desprezar; intensamente. É o caminho da guerra. Assumir quem você é. O que você ama e o que você odeia, não guardar ou fingir; ser verdadeiro e único. Isto rende a solidão, mas que importa? É a solidão que o grande procura. Na solidão, ele tem a si próprio, e de nada mais precisa.
Ainda mais, aquele que é capaz de subir mais alto, também pode descer mais baixo. A respeito das virtudes, Nietzsche quebra paradigmas há muito estabelecidos. Suas virtudes são de fato suas, elas estão nos seus feitos, e não no que você deixa de fazer. É uma crítica ao aprisionamento da alma. Pois se aprisionar e viver recluso nada tem de virtuoso. A virtude está no âmago do seu ser. Nas suas vontades, que devem ser criadas a alcançadas. Na terra!.
Eu gostei tanto de ler esse livro que até algumas manias de escrita roubei do autor. Me senti mais poeta.
Se cabe alguma crítica, posso fazê-la ao excesso de subjetivismo do autor, o qual é de complexidade maior para se discutir. Afinal, a experiência humana é subjetiva, mas se é impossível assumir objetividade no que é belo, e justo, por exemplo, nossos valores caem por terra. Entendo que este seja o objetivo de Nietzsche (ele repete incansavelmente o axioma: "quebre os valores"), mas acredito em uma discussão objetiva a respeito de certos temas. Tenho uma mente científica, e Nietzsche é deveras abstrato.
Além disso, é importante citar um certo estigma racista e fortemente elitista dos pensamentos antigos do século XIX. É inevitável que autores clássicos carreguem estas máculas nas suas obras, especialmente estes filósofos que buscam a verdade. Mas como o próprio autor repetiu inúmeras vezes, ele vai em direção ao super-homem, mas não o é. Não o encontrou ainda. O homem é algo que deve ser superado, falou o filósofo.

Yan Miranda 06/02/2023

Sem comentários
Simplesmente fabuloso! Denso, porém fabuloso. Nele você se desafiar em meio a difíceis analogias e cenários diversos, fazendo você duvidar da sua capacidade de compreensão a todo momento. Recomendo não começar as obras do autor por esse livro.

gabriel.a.brumatto 30/12/2022

Assim falava, assim falou e assim fala Zaratustra!!
Bem, vamos falar sobre este livro maravilhoso chamado Assim Falava Zaratustra, de Friedrich Nietzsche, filósofo alemão.
Este é um livro maravilhoso, com várias reflexões sobre a vida e o universo, juntamente com o tom sarcástico e argumentos ácidos de Zaratustra, a estrela principal de todo o livro!!
Este é um livro que deve ser lido com muita calma. Apesar de não ser um livro grande, é um livro muito denso, com temas eruditos e linguagem rebuscada, que exige todo um raciocínio e uma capacidade de pensamento e interpretação gigantescos.
Li-o de pouco em pouco, por isso demorei mais de 1 mês para terminar a leitura!!
Mas, foi uma experiência simplesmente inesquecível. Todo ser humano deve ler este livro. A busca pelo super-homem é algo possível, basta só querer!!!!!

Wtfmurilow 27/12/2022

O que foi isso...
Que livro estanho, acredito que o Niet estava muito louco enquanto escrevia isso. Dá pra fazer um paralelo com os pensamentos dele, kkkkkkkkkk eu sei que são pensamentos dele pô. Tô dizendo que é como se o Zaratustra fosse o Niet, é isso. O cara estava louco e fez uma história retratando de alguma forma, ele mesmo, não sei. Que livro estranho e bom. Demorei mas valeu muito a pena ter começado essa obra, no momento certo.

Ig0r 18/07/2022

O homem é algo que deve ser superado!!
Talvez não tenha sido a melhor escolha começar Nietzsche por Zaratustra. O livro é hermético e muitas vezes, sem o entendimento necessário, a leitura se torna confusa. Contudo, com dedicação e um pouco de esforço é possível extrair o mel dos pensamentos que Nietzsche coloca em Assim Falava Zaratustra. Saio dessa leitura alegre e com ânimo para me aventurar em mais obras do autor.

medderao 29/04/2022

As aventuras de Dionísio
Até agora o melhor de Nietzsche que li. Simplesmente espetacular, é um mergulho no mar de dionísio e por fim voltamos à superfície sem boias. Zaratustra é incrível. Leitura obrigatória.

Sidney.Prando 14/02/2022

ZARATUSTRA, DISTANTE DE UM SUPER-HOMEM
“Assim Falava Zaratustra” é uma das obras mais importantes de Nietzsche. Zaratustra é um sábio que após dez anos de reflexão no topo da montanha, rodeado por seus pensamentos e animais, desce até a cidade e expõe as suas principais ideias.
Nesse livro filosófico, o autor vai sintetizar as suas ideias centrais em forma de prosas e diálogos entre os personagens, o que não é muito comum em seus outros trabalhos, uma vez que eles têm como base aforismos. Assim, Zaratustra é um solitário que medita sobre a moral (coisa que Niet fazia, diferente de seus contemporâneos que estavam interessados na origem do conhecimento, racionalistas x empiristas) e quando desce a cidade, percebe a necessidade de anunciar o Super-Homem em vista da morte de Deus.

Para mim, esse livro foi menos interessante que os demais do autor.
Aqui, temos contato com as suas principais ideias, mas de forma que aparecem em passagens breves e como semente do pensamento de Zaratustra. Algumas das ideias apresentadas nessa obra são:
• Moral dos Senhores;
• Eterno retorno;
• Amor-fati;
• Vontade de potência;
• Super-homem;
• Deus está morto;
• Super-homem.
Contudo, suas principais ideias são presentes de forma detalhada em outras obras e por isso elas me chamaram mais atenção do que essa, que pode ser considerada uma síntese. Mas não pense que é aconselhado começar a ler Niet por esse livro! Essa é a cereja do bolo do filósofo e só é possível desfrutar de seu conteúdo, com maior prazer, se conhecida a essência de sua filosofia, distribuída por entre seus outros trabalhos.

site: https://www.instagram.com/p/CXJdOtDl7tQ/?utm_source=ig_web_copy_link

Ludmila 06/01/2022

Da primeira vez eu abandonei pq não tinha entendido nada. Dessa vez li tudo e entendi uns 20%. Será que vou precisar de mais 4 leituras?

Iza ! 05/01/2022

Sou apaixonada pelas obras de Nietzsche, essa é definitivamente minha preferida

?Outrora, a alma olhava o corpo com desdém. Nada tido em mais alta estima que esse desprezo. A alma queria que o corpo fosse fraco, horrível, consumido de fome. Julgava-se desse modo libertar-se furtivamente dele e da terra.?
tortajulia 05/01/2022minha estante
Qual obra vc acha q seria boa para ler Nietzschepela primeira vez?

Mary Manzolli 16/10/2021

Uma aula sobre os seres humanos.
Dia desses comprei esse livro numa feirinha e decidi me aventurar na leitura, só que eu não sou lá uma profunda conhecedora de temas filosóficos. Pesquisando sobre o livro, descobri que começar a ler Nietzche por essa obra é uma péssima ideia e que a tradução desta edição não é das melhores, mas como eu já tinha começado e sou um tanto resistente em abandonar leituras pela metade, aqui estou eu brigando com a minha mente inquieta.

Foram 10 dias de leitura (a mais demorada deste ano), mentalmente cansativa e de linguagem difícil. Cheia de simbolismo e referencias à outras obras, músicas, poemas e lendas da época e que me exigiram muitas pesquisas e buscas.

Nietzche é um autor do século 19, que possui uma vasta e respeitada bibliografia filosófica e penso que seria muita ousadia da minha parte me meter a fazer uma resenha desta, então vou falar sobre as minhas percepções, de forma muito resumida, sem intenção de uma análise profunda, até porque tenho nem roupa pra esse evento.

Zaratustra ou Zoroastro é o nome de um sábio iraniano, que viveu entre os séculos XII e VI a.c e é considerado o fundador da religião Persa. Neste livro Nietzche empresta esta personagem para trazer reflexões sobre o surgimento de uma nova moral, a partir da morte de Deus e, como consequência, o aparecimento do "além-homem" ou "super-homem", um tipo de humanidade que não acredita naquilo que os olhos não veem ou que não seja possível sentir (negação da metafísica). E é a vontade que irá conduzir o homem comum para a condição de "além-homem", é a negação da metafísica que levará o homem à evoluir na sua auto realização.

Uma crítica à moralidade religiosa que transforma multidões em obedientes camelos que cultuam falsos ídolos e vivem verdades questionáveis, baseadas em modelos perfeitos de vida, de certo e errado, que escravizam suas mentes e as faz infelizes.

Nietzsche, através de Zaratustra, defende que essa moralidade é uma invenção do homem e precisa ser destruída. É preciso se desprender de toda moral e dos costumes religiosos, deixar de aceitar passivamente o sofrimento do agora, não se deixar levar por promessas de realizações futuras no Reino de Deus ao invés de fazer agora tudo o que seja da sua vontade.

Zaratustra é um livro enigmático de múltiplas interpretações. A sensação que ficou é que eu deveria ter buscado um conhecimento prévio do autor e sua obra, embora eu tenha gostado. Não me deixaram dúvidas de que carregarei comigo infindáveis provocações, uma vez que o leitor que se aventura a tentar compreender os ensinamentos de Zaratustra, jamais sairá desta experiência sem alguma mudança de consciência.

Para além do concordar ou discordar, é uma obra de reflexão sobre a natureza humana, impossível de se transmitir em poucas linhas. É preciso um mergulho filosófico que talvez eu não estivesse pronta para realizar neste momento, mas de alguma forma as pesquisas me levaram a novas fontes de conhecimento no campo da filosofia, que para mim eram bem distantes.

Tudo o que nos faz pensar, questionar e pesquisar vale a pena.

Nathaliacostad 01/10/2021

Assim falava Zaratustra
Assim falava Zaratustra é uma obra filosófica que narra a tentativa de um eremita de conscientizar a sociedade sobre o super-homem e distribuir sua inteligência.

Ao longo do livro ele fala sobre pecados, hábitos, defeitos e características dos seres humanos, sobretudo no que se refere ao homem branco, pois Zaratustra considera as mulheres e negros incapazes de alcançarem a sabedoria. Não foram poucas as passagens preconceituosas, porém tentei relevar devido a época que o livro foi escrito.

Os pontos chaves das ideias de Zaratustra são o super-homem, a morte de Deus e o eterno retorno. Quando não consegue a aceitação no primeiro encontro com o homem, Zaratustra decide que precisa de amigos e não seguidores.

As maiores críticas que percebemos são aquelas contra o homem fraco, religioso, que não sente prazer em viver e o homem que não entende ser "corpo" e está preso a Terra.

Zaratustra prega a arte da guerra como fundamental para o crescimento, pois sem a dor não há mudanças e a superação de si mesmo.

Apesar de em certos momentos eu considerar Zaratustra soberbo, pretensioso e arrogante, lendo com atenção percebemos diversos ensinamentos que podem ser aplicados como filosofia para toda a vida.

Octávio 20/08/2021

Assim falava Zaratustra
Livro forte e complexo. Várias indagações e reflexões importante na busca do próprio conhecimento. Bom livro