Assim Falava Zaratustra

Assim Falava Zaratustra Nietzsche

Resenhas -

Iza ! 05/01/2022

Sou apaixonada pelas obras de Nietzsche, essa é definitivamente minha preferida

?Outrora, a alma olhava o corpo com desdém. Nada tido em mais alta estima que esse desprezo. A alma queria que o corpo fosse fraco, horrível, consumido de fome. Julgava-se desse modo libertar-se furtivamente dele e da terra.?
tortajulia 05/01/2022minha estante
Qual obra vc acha q seria boa para ler Nietzschepela primeira vez?

Ludmila 06/01/2022

Da primeira vez eu abandonei pq não tinha entendido nada. Dessa vez li tudo e entendi uns 20%. Será que vou precisar de mais 4 leituras?

Yan Miranda 06/02/2023

Sem comentários
Simplesmente fabuloso! Denso, porém fabuloso. Nele você se desafiar em meio a difíceis analogias e cenários diversos, fazendo você duvidar da sua capacidade de compreensão a todo momento. Recomendo não começar as obras do autor por esse livro.

K.3.L 23/04/2020

Assim falava Zaratustra
Sátiras à religião,reflexões sobre a vida e um convite ao autoconhecimento e solidão.

Flavia.Santana 23/06/2021

14/2021 Assim falava Zaratustra - Nietzsche
14/2021 Assim falava Zaratustra - Nietzsche

Livro escrito entre 1883 e 1885 pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que influenciou significativamente o mundo moderno.
Conta as andanças e ensinamentos de um filósofo, que se autonomeou Zaratustra após a fundação do Zoroastrismo na antiga Pérsia. Para explorar muitas das ideias de Nietzsche, o livro usa uma forma poética e fictícia, frequentemente satirizando o Velho e Novo Testamento.
Nesse livro também nos deparamos com a famosa frase: "Deus está morto", levando à grandes discussões pessoas de fé e ateus.
O autor faz grande crítica a quem somente tem fé e espera, sem se mexer, para que as coisas se tornem realidade. Fixa a ideia do homem como responsável e provedor de seus próprios acertos, erros e encarregado pelo movimento da roda da vida.
Inclui o homem como parte da natureza, nos fazendo relembrar a nossa origem há tanto esquecida.
Desejo relê-lo aos cinquenta anos, pois houveram partes que compreendi e outras que me faltou vivência para absorver.
Indico fortemente a leitura tanto para religiosos como para ateus e desejo que tenham discernimento para compreenderem o real sentido de todo esse conteúdo.

#lafonte #nietzsche #zaratustra #classicos

Octávio 20/08/2021

Assim falava Zaratustra
Livro forte e complexo. Várias indagações e reflexões importante na busca do próprio conhecimento. Bom livro

Edu021 19/12/2019

É, realmente esse é um livro para poucos. Rsrsr
Embora tenha apreendido algumas coisas, o fato é que, com certeza absoluta, a maior parte do que o autor quis passar segue ainda desconhecida para uma mente mediana como a minha.

Bu 24/04/2023

Um grande clássico...
Entroncado, difícil de ler, e as vezes parece com a bíblia...

Mas aqui nos trás reflexões que pode mudar sua vida. Na realidade o pedido do livro é que se despimos para poder encontrar o nosso eu, e assim se tornar conciso, robusto e forte.

Dante 29/11/2020

Será que Deus morreu?
Assim falou Zaratustra.

O homem que proclamou que Deus está morto. Muito ousado, ainda hoje é. Fato é que Friedrich Nietzsche inaugura um novo modo de pensar. Deu aos homens um novo proposito. Influenciou significamente o mundo moderno.
O livro narra as caminhadas e ensinamentos de um velho homem filósofo, que se autonomeou Zaratustra. Nietzsche, explora e expõem ideias emblemáticas e ousadas. De uma forma poética e fictícia, ele satiriza a bíblia. O velho e o Novo testamento. Em uma primeira passagem do livro. Zaratustra, fazendo uma alusão a passagem dos ladrões. No qual, jesus dá paz para um prometendo o céu. Zaratustra da paz para um equilibrista morrendo, simplesmente lhe dizendo que não existe nada além da morte. Como em outra passagem no qual Jesus fala sobre o amor ao próximo. E Nietzsche através de Zaratustra mostra que você só procura no próximo o que não tem em você. No próximo você se perde. Procure no próximo o que não tem em você. Ame-se primeiro antes de amar alguém. Durante todo livro ensinamentos acontecem. Hora se contrapondo outra satirizando e ensinando.
Zaratustra um homem que vive nas montanhas cercado de animais. A busca para alcançar o super-homem. Um ser humano sem limites. Livre das correntes de doutrinas. Como o equilibrista andando sobre um abismo profundo. Assim o super-homem deve viver perigosamente. Nunca permanecer estagnado e buscando sempre a autotransformação. É hora do homem criar sua própria história. É hora do homem criar. É hora do homem deixar de ser criatura e se tornar criador. Nietzsche Expõem além disse críticas ao estado, modo de vida e bons modos para viver em sociedade. O desenvolvimento do EU. Enquanto as religiões dizem primeiro o outro. Nietsche vai dizer, primeiro eu. Vale muito apena conferir está narrativa. Leitura densa e pesada. Mas, de suma importância.
Tati.Tatiana 29/11/2020minha estante
Já vai entrar pra minha lista do ano que vem ?

Dante 30/11/2020minha estante
Muito bom.
Você vai amar.
Uma visão de mundo diferente da qual estamos acostumados.

Nathaliacostad 01/10/2021

Assim falava Zaratustra
Assim falava Zaratustra é uma obra filosófica que narra a tentativa de um eremita de conscientizar a sociedade sobre o super-homem e distribuir sua inteligência.

Ao longo do livro ele fala sobre pecados, hábitos, defeitos e características dos seres humanos, sobretudo no que se refere ao homem branco, pois Zaratustra considera as mulheres e negros incapazes de alcançarem a sabedoria. Não foram poucas as passagens preconceituosas, porém tentei relevar devido a época que o livro foi escrito.

Os pontos chaves das ideias de Zaratustra são o super-homem, a morte de Deus e o eterno retorno. Quando não consegue a aceitação no primeiro encontro com o homem, Zaratustra decide que precisa de amigos e não seguidores.

As maiores críticas que percebemos são aquelas contra o homem fraco, religioso, que não sente prazer em viver e o homem que não entende ser "corpo" e está preso a Terra.

Zaratustra prega a arte da guerra como fundamental para o crescimento, pois sem a dor não há mudanças e a superação de si mesmo.

Apesar de em certos momentos eu considerar Zaratustra soberbo, pretensioso e arrogante, lendo com atenção percebemos diversos ensinamentos que podem ser aplicados como filosofia para toda a vida.

medderao 29/04/2022

As aventuras de Dionísio
Até agora o melhor de Nietzsche que li. Simplesmente espetacular, é um mergulho no mar de dionísio e por fim voltamos à superfície sem boias. Zaratustra é incrível. Leitura obrigatória.

Wtfmurilow 27/12/2022

O que foi isso...
Que livro estanho, acredito que o Niet estava muito louco enquanto escrevia isso. Dá pra fazer um paralelo com os pensamentos dele, kkkkkkkkkk eu sei que são pensamentos dele pô. Tô dizendo que é como se o Zaratustra fosse o Niet, é isso. O cara estava louco e fez uma história retratando de alguma forma, ele mesmo, não sei. Que livro estranho e bom. Demorei mas valeu muito a pena ter começado essa obra, no momento certo.

Mary Manzolli 16/10/2021

Uma aula sobre os seres humanos.
Dia desses comprei esse livro numa feirinha e decidi me aventurar na leitura, só que eu não sou lá uma profunda conhecedora de temas filosóficos. Pesquisando sobre o livro, descobri que começar a ler Nietzche por essa obra é uma péssima ideia e que a tradução desta edição não é das melhores, mas como eu já tinha começado e sou um tanto resistente em abandonar leituras pela metade, aqui estou eu brigando com a minha mente inquieta.

Foram 10 dias de leitura (a mais demorada deste ano), mentalmente cansativa e de linguagem difícil. Cheia de simbolismo e referencias à outras obras, músicas, poemas e lendas da época e que me exigiram muitas pesquisas e buscas.

Nietzche é um autor do século 19, que possui uma vasta e respeitada bibliografia filosófica e penso que seria muita ousadia da minha parte me meter a fazer uma resenha desta, então vou falar sobre as minhas percepções, de forma muito resumida, sem intenção de uma análise profunda, até porque tenho nem roupa pra esse evento.

Zaratustra ou Zoroastro é o nome de um sábio iraniano, que viveu entre os séculos XII e VI a.c e é considerado o fundador da religião Persa. Neste livro Nietzche empresta esta personagem para trazer reflexões sobre o surgimento de uma nova moral, a partir da morte de Deus e, como consequência, o aparecimento do "além-homem" ou "super-homem", um tipo de humanidade que não acredita naquilo que os olhos não veem ou que não seja possível sentir (negação da metafísica). E é a vontade que irá conduzir o homem comum para a condição de "além-homem", é a negação da metafísica que levará o homem à evoluir na sua auto realização.

Uma crítica à moralidade religiosa que transforma multidões em obedientes camelos que cultuam falsos ídolos e vivem verdades questionáveis, baseadas em modelos perfeitos de vida, de certo e errado, que escravizam suas mentes e as faz infelizes.

Nietzsche, através de Zaratustra, defende que essa moralidade é uma invenção do homem e precisa ser destruída. É preciso se desprender de toda moral e dos costumes religiosos, deixar de aceitar passivamente o sofrimento do agora, não se deixar levar por promessas de realizações futuras no Reino de Deus ao invés de fazer agora tudo o que seja da sua vontade.

Zaratustra é um livro enigmático de múltiplas interpretações. A sensação que ficou é que eu deveria ter buscado um conhecimento prévio do autor e sua obra, embora eu tenha gostado. Não me deixaram dúvidas de que carregarei comigo infindáveis provocações, uma vez que o leitor que se aventura a tentar compreender os ensinamentos de Zaratustra, jamais sairá desta experiência sem alguma mudança de consciência.

Para além do concordar ou discordar, é uma obra de reflexão sobre a natureza humana, impossível de se transmitir em poucas linhas. É preciso um mergulho filosófico que talvez eu não estivesse pronta para realizar neste momento, mas de alguma forma as pesquisas me levaram a novas fontes de conhecimento no campo da filosofia, que para mim eram bem distantes.

Tudo o que nos faz pensar, questionar e pesquisar vale a pena.

Sidney.Prando 14/02/2022

ZARATUSTRA, DISTANTE DE UM SUPER-HOMEM
“Assim Falava Zaratustra” é uma das obras mais importantes de Nietzsche. Zaratustra é um sábio que após dez anos de reflexão no topo da montanha, rodeado por seus pensamentos e animais, desce até a cidade e expõe as suas principais ideias.
Nesse livro filosófico, o autor vai sintetizar as suas ideias centrais em forma de prosas e diálogos entre os personagens, o que não é muito comum em seus outros trabalhos, uma vez que eles têm como base aforismos. Assim, Zaratustra é um solitário que medita sobre a moral (coisa que Niet fazia, diferente de seus contemporâneos que estavam interessados na origem do conhecimento, racionalistas x empiristas) e quando desce a cidade, percebe a necessidade de anunciar o Super-Homem em vista da morte de Deus.

Para mim, esse livro foi menos interessante que os demais do autor.
Aqui, temos contato com as suas principais ideias, mas de forma que aparecem em passagens breves e como semente do pensamento de Zaratustra. Algumas das ideias apresentadas nessa obra são:
• Moral dos Senhores;
• Eterno retorno;
• Amor-fati;
• Vontade de potência;
• Super-homem;
• Deus está morto;
• Super-homem.
Contudo, suas principais ideias são presentes de forma detalhada em outras obras e por isso elas me chamaram mais atenção do que essa, que pode ser considerada uma síntese. Mas não pense que é aconselhado começar a ler Niet por esse livro! Essa é a cereja do bolo do filósofo e só é possível desfrutar de seu conteúdo, com maior prazer, se conhecida a essência de sua filosofia, distribuída por entre seus outros trabalhos.

site: https://www.instagram.com/p/CXJdOtDl7tQ/?utm_source=ig_web_copy_link

Ig0r 18/07/2022

O homem é algo que deve ser superado!!
Talvez não tenha sido a melhor escolha começar Nietzsche por Zaratustra. O livro é hermético e muitas vezes, sem o entendimento necessário, a leitura se torna confusa. Contudo, com dedicação e um pouco de esforço é possível extrair o mel dos pensamentos que Nietzsche coloca em Assim Falava Zaratustra. Saio dessa leitura alegre e com ânimo para me aventurar em mais obras do autor.