Criando meninas

Criando meninas Gisela Preuschoff




Resenhas - Criando meninas


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Canoff 12/05/2023

Como NÃO CRIAR meninas. (Há SPOILER!)
Não faço ideia de onde começar a falar sobre esse livro. Muitas coisas foram ditas, encontrei várias incongruências, informações falsas, posicionamentos asquerosos e perturbadores. Enquanto lia, fui buscar a formação acadêmica da autora e percebi que ela é psicóloga. Sinceramente, não sei o que foi passado a essa mulher, mas ela tem a mente totalmente deturpada, ou melhor, seu caráter é duvidoso. Não consigo encontrar outra justificativa para o que foi dito nesse livro, senão a falta de caráter.

A autora tinha toda capacidade do mundo para escrever um livro que revolucionasse o aspecto educacional de meninos e meninas. Quando se torna possível entender as diferenças entre meninos e meninas nos aspectos biológicos, fisiológicos, psicológicos e comportamentais, tudo fica mais fácil, pois os pais conseguem entender certos comportamentos de seus filhos e, com isso, podem agir com assertividade. Entretanto, a autora quis chafurdar a obra com achismos e opiniões extremamente duvidosas e, muitas vezes, até criminosas.

O livro poderia ser usado até como base para cursos nas áreas de educação infantil, mas ela negligenciou inúmeros assuntos indispensáveis a um livro que aborda o comportamento feminino desde o momento da concepção. Assuntos como feminilidade, segurança, modéstia e outros pontos são de grande valor, mas foram deixados de lado. A negligência desses pontos resultarão em meninas deslocadas de seus propósitos de vida. Basicamente, os pais criarão meninas à deriva e isso pode ocasionar prejuízos irreversíveis ao desenvolvimento social das crianças.

Também devo dedicar um parágrafo desta resenha aos absurdos ditos pela autora. O livro é de fácil leitura, mas há pontos em que ela solta umas opiniões totalmente deslocadas e perigosas. Além de desinformar, ela diz coisas que, se colocadas em prática, colocariam não só a menina, mas todos em perigo. Poderia citar inúmeras incongruências, mas me atentarei aos pontos mais anormais encontrados, como, por exemplo:

a) Meninas precisam ser imersas desde cedo em tarefas domésticas, pois isso ajudará no desenvolvimento psicomotor delas. Nesse caso, é totalmente louvável colocá-las em frente ao fogão;

b) É extremamente natural que os pais sintam atração sexual por suas filhas no momento do banho, pois o pai seria facilmente provocado pela nudez da filha;

c) A autora diz que as meninas nascem com uma capacidade persuasiva nata e que elas muitas vezes usam para "provocarem e conquistarem" o pai. É o papel do pai manter a distância e estabelecer limites aos carinhos "específicos" da filha;

d) É de suma importância que os pais deixem suas filhas se tocarem, pois isso faz parte do descobrimento corporal delas. Não é necessário refletir muito para reconhecer os problemas dessa pauta, pois se a menina se masturba de forma desenfreada, ela condicionará o cérebro a pensar que aquilo é normal e isso resultará em masturbações em lugares públicos, incluindo a escola. Isso, quando direcionado aos meninos, já é muito perigoso, imagine com meninas. Ainda mais com o que foi dito pela autora a respeito da atração do pai pela filha. Sabendo que a maioria dos estupros acontece no ambiente familiar, dizer isso é colocar um alvo nas costas das meninas, pois elas acharão que aquilo é normal, já que os pais nunca a proibiram de se tocar.

Livros como esse necessitam ser respaldados em feminilidade. Ela conseguiria reduzir todos os ensinamentos (positivos) à implementação da feminilidade, pois todos os bons conselhos são coisas naturais às mulheres. Podemos notar que muitas mulheres criaram suas filhas de forma invejável sem precisar de instrução de ninguém, e isso deve ser atribuído à implementação da feminilidade e da moral e bons costumes. As meninas, quando possuem uma boa referência materna, tendem a seguir à risca, pois toda menina anseia por crescer e se equiparar às mulheres que a permeiam (mãe, avós, tias). Não é necessário muito para instruir de forma satisfatória as meninas.

O livro, claro, não possui somente ensinamentos duvidosos. A autora aborda assuntos pertinentes à criação de filhos, especificamente meninas. Em certo capítulo, são tratados os distúrbios psíquicos que assolam as crianças. Distúrbios como anorexia, bulimia e depressão são listados pela autora como uma das causas de problemas mais sérios e até mesmo de suicídio por parte dos jovens. Entretanto, há tanta baboseira e posicionamentos ridículos que não podemos afirmar que o livro instrua os pais em qualquer aspecto na criação de suas filhas. Um ponto extremamente curioso é que a autora menciona que sua filha saiu de casa aos 16 anos e foi morar sozinha por achá-la supérflua. Essa mesma mulher escreveu um livro que foi elogiado por muitas mulheres. Ela foi chamada de supérflua pela própria filha e quer ensinar aos pais como educarem seus filhos.
GiSB 12/05/2023minha estante
Gostei da resenha. Livro supérfluo. Autora preocupante.


Jessica M. 13/05/2023minha estante
Meu Deus, não sei como um livro desse ainda foi publicado. Deveria até ser denunciado ?


Alane.Sthefany 13/05/2023minha estante
Rindo aqui. Eu já daria meia estrela ?

Masturbação para crianças, quando nem para adultos é bom.

Atração pelos filhos ??? (Complexo de Édipo?)

E outra, uma pessoa que nem criou bem os próprios filhos tem o que para ensinar a criar os dos outros?


Canoff 13/05/2023minha estante
Jéssica


Me fiz a mesma pergunta várias vezes durante a leitura. Não sei como a editora aprovou uma coisa dessas.


Canoff 13/05/2023minha estante
Alane,

Sim... É absurdo atrás de absurdo. Há outros pontos que não listei e que estão nas minhas anotações. A Gisela é totalmente deslocada de tudo.


Carolina 13/05/2023minha estante
Quando frequentei uma faculdade de psicologia entrei em contato com todas essas ideias (e várias outras também, envolvendo homossexualidade, por exemplo). É o normal. Chega um momento em que você "nem liga mais".

Se você começar a ler mais livros de psicólogos provavelmente vai perceber a mesma coisa. Existem conhecimentos importantes, relevantes, verdadeiros, misturados com um monte de p*taria.


Carolina 13/05/2023minha estante
Complexo de Édipo é atração pelos progenitores. Na tragédia de Sófocles, Édipo mata o pai e casa-se com a mãe (sem saber, mas o faz). Daí Freud tira a ideia do nome para seu complexo.

Atração pelos filhos é p*edofilia mesmo. Já não me impressiona que isso esteja sendo tratado com tanta naturalidade, pois como eu já comentei em alguma outra resenha, me parece que em pouco tempo a p*dofilia será normalizada.


Ana 13/05/2023minha estante
Esse livro é uma bomba.


Canoff 13/05/2023minha estante
Carolina,

Com toda certeza. Aliás. Muito obrigado por expôr a sua experiência com a faculdade. É de extrema importância que as pessoas vejam que há muita coisa errada nesse meio.


Canoff 13/05/2023minha estante
Ana,

Sim. Eu me senti mal por ler algumas coisas. Foi bem constrangedor. Alguns comentários me fizeram rir.


Schon 20/01/2024minha estante
Estou iniciando a leitura desse livro. Prefiro terminar a leitura a correr o risco de fazer uma avaliação prematura, lendo sua, bem elaborada, resenha, Canoff.
É certo que, ao terminar minha leitura, é tendo a mesma percepção sua, vale o envio de todas as críticas elaboradas à ele para ao Professores Doutores do conselho Editorial da Editora Fundamento e também, à própria autora.
Lendo o título, as informações da capa, orelhas e contracapa, já presenteei amigos, pais, com esse livro.
Muito válido sua interpretação e apontamento


Schon 20/01/2024minha estante
Lastimável a quantidade de lixo publicado, apenas com objetivo comercial, sem nenhum critério do que é bom ou ruim.




Josie.Derossi 24/04/2020

Um livro que tem tudo a ver com pedagogia. Gostei muito, afinal quanto mais eu souber sobre as crianças melhor.
Canoff 10/05/2023minha estante
O maior número de pedagogos deveriam ler os livros do Steve Biddulph(autor que aborda a criação de filhos desde a idade maternal) e outros livros como esse da Gisela Preuschoff.

Obs.: O Steve Biddulph tem uma nova edição desse livro aliada aos escritos da Gisela. Se a senhorita conseguir ler em inglês, recomendo veementemente.




Aline.Rodrigues 22/05/2021

Esse livro me ajudou tanto com minha primeira filha
A primeira vez que li esse livro foi em 2009,na casa da minha tia e achei o livro tão bom,e nem tinha filhos na época.
Em 2012 quando engravidei da minha primeira filha resolvir comprar esse livro e reler ele.A escrita da autora é clara e maravilhosa.
Nesse livro ela nos mostra as principais diferenças entre meninas e meninos,não só biológicas mas de personalidade tambem.
Nesse livro ela mostra que foi comprovado científicamente que meninas se desenvolvem mas rápidos que meninos.
Amei esse livro e agora quero comprar a versão prós meninos.
comentários(0)comente



bart 03/11/2015

Criando meninas, (pena que é fino)
Assim que eu comprei e abri, senti que tinha feito um mal negocio, o livro é cheio de ilustrações, baloes e observações, mas conforme você vai lento tudo se completa e no final das contas a autora realmente consegue te passar uma mensagem.
Muitas questões pertinentes a criação de filhas mulheres são trazidas e realmente é muito interessante se você quiser se tornar um pai/mãe melhor.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 18/04/2019

'Criando Meninas' pretende orientar o leitor na tarefa de educar filhas com carinho, amor e disciplina. A autora, dra. Gisela Preuschoff, mostra como evitar os erros mais comuns na criação das meninas, desde os primeiros anos de vida até a adolescência. Gisela ensina, apoiada em fatos científicos e na própria experiência como mãe, psicóloga e terapeuta familiar, a medida certa entre autoridade e amor.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576764991
comentários(0)comente



gdo.faria 07/06/2022

Não podemos moldar as crianças de acordo com nossa vontade, elas pertencem a si mesmas, tendo a personalidade própria e destino único. Nós, como pais, temos a felicidade de poder acompanhá-los durante certo tempo.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR