Criando meninas

Criando meninas Gisela Preuschoff

Resenhas - Criando meninas

Canoff 12/05/2023

Como NÃO CRIAR meninas. (Há SPOILER!)
Não faço ideia de onde começar a falar sobre esse livro. Muitas coisas foram ditas, encontrei várias incongruências, informações falsas, posicionamentos asquerosos e perturbadores. Enquanto lia, fui buscar a formação acadêmica da autora e percebi que ela é psicóloga. Sinceramente, não sei o que foi passado a essa mulher, mas ela tem a mente totalmente deturpada, ou melhor, seu caráter é duvidoso. Não consigo encontrar outra justificativa para o que foi dito nesse livro, senão a falta de caráter.

A autora tinha toda capacidade do mundo para escrever um livro que revolucionasse o aspecto educacional de meninos e meninas. Quando se torna possível entender as diferenças entre meninos e meninas nos aspectos biológicos, fisiológicos, psicológicos e comportamentais, tudo fica mais fácil, pois os pais conseguem entender certos comportamentos de seus filhos e, com isso, podem agir com assertividade. Entretanto, a autora quis chafurdar a obra com achismos e opiniões extremamente duvidosas e, muitas vezes, até criminosas.

O livro poderia ser usado até como base para cursos nas áreas de educação infantil, mas ela negligenciou inúmeros assuntos indispensáveis a um livro que aborda o comportamento feminino desde o momento da concepção. Assuntos como feminilidade, segurança, modéstia e outros pontos são de grande valor, mas foram deixados de lado. A negligência desses pontos resultarão em meninas deslocadas de seus propósitos de vida. Basicamente, os pais criarão meninas à deriva e isso pode ocasionar prejuízos irreversíveis ao desenvolvimento social das crianças.

Também devo dedicar um parágrafo desta resenha aos absurdos ditos pela autora. O livro é de fácil leitura, mas há pontos em que ela solta umas opiniões totalmente deslocadas e perigosas. Além de desinformar, ela diz coisas que, se colocadas em prática, colocariam não só a menina, mas todos em perigo. Poderia citar inúmeras incongruências, mas me atentarei aos pontos mais anormais encontrados, como, por exemplo:

a) Meninas precisam ser imersas desde cedo em tarefas domésticas, pois isso ajudará no desenvolvimento psicomotor delas. Nesse caso, é totalmente louvável colocá-las em frente ao fogão;

b) É extremamente natural que os pais sintam atração sexual por suas filhas no momento do banho, pois o pai seria facilmente provocado pela nudez da filha;

c) A autora diz que as meninas nascem com uma capacidade persuasiva nata e que elas muitas vezes usam para "provocarem e conquistarem" o pai. É o papel do pai manter a distância e estabelecer limites aos carinhos "específicos" da filha;

d) É de suma importância que os pais deixem suas filhas se tocarem, pois isso faz parte do descobrimento corporal delas. Não é necessário refletir muito para reconhecer os problemas dessa pauta, pois se a menina se masturba de forma desenfreada, ela condicionará o cérebro a pensar que aquilo é normal e isso resultará em masturbações em lugares públicos, incluindo a escola. Isso, quando direcionado aos meninos, já é muito perigoso, imagine com meninas. Ainda mais com o que foi dito pela autora a respeito da atração do pai pela filha. Sabendo que a maioria dos estupros acontece no ambiente familiar, dizer isso é colocar um alvo nas costas das meninas, pois elas acharão que aquilo é normal, já que os pais nunca a proibiram de se tocar.

Livros como esse necessitam ser respaldados em feminilidade. Ela conseguiria reduzir todos os ensinamentos (positivos) à implementação da feminilidade, pois todos os bons conselhos são coisas naturais às mulheres. Podemos notar que muitas mulheres criaram suas filhas de forma invejável sem precisar de instrução de ninguém, e isso deve ser atribuído à implementação da feminilidade e da moral e bons costumes. As meninas, quando possuem uma boa referência materna, tendem a seguir à risca, pois toda menina anseia por crescer e se equiparar às mulheres que a permeiam (mãe, avós, tias). Não é necessário muito para instruir de forma satisfatória as meninas.

O livro, claro, não possui somente ensinamentos duvidosos. A autora aborda assuntos pertinentes à criação de filhos, especificamente meninas. Em certo capítulo, são tratados os distúrbios psíquicos que assolam as crianças. Distúrbios como anorexia, bulimia e depressão são listados pela autora como uma das causas de problemas mais sérios e até mesmo de suicídio por parte dos jovens. Entretanto, há tanta baboseira e posicionamentos ridículos que não podemos afirmar que o livro instrua os pais em qualquer aspecto na criação de suas filhas. Um ponto extremamente curioso é que a autora menciona que sua filha saiu de casa aos 16 anos e foi morar sozinha por achá-la supérflua. Essa mesma mulher escreveu um livro que foi elogiado por muitas mulheres. Ela foi chamada de supérflua pela própria filha e quer ensinar aos pais como educarem seus filhos.
GiSB 12/05/2023minha estante
Gostei da resenha. Livro supérfluo. Autora preocupante.

Jessica M. 13/05/2023minha estante
Meu Deus, não sei como um livro desse ainda foi publicado. Deveria até ser denunciado ?

Alane.Sthefany 13/05/2023minha estante
Rindo aqui. Eu já daria meia estrela ?

Masturbação para crianças, quando nem para adultos é bom.

Atração pelos filhos ??? (Complexo de Édipo?)

E outra, uma pessoa que nem criou bem os próprios filhos tem o que para ensinar a criar os dos outros?

Jéssica

Me fiz a mesma pergunta várias vezes durante a leitura. Não sei como a editora aprovou uma coisa dessas.

Alane,

Sim... É absurdo atrás de absurdo. Há outros pontos que não listei e que estão nas minhas anotações. A Gisela é totalmente deslocada de tudo.

Carolina 13/05/2023minha estante
Quando frequentei uma faculdade de psicologia entrei em contato com todas essas ideias (e várias outras também, envolvendo homossexualidade, por exemplo). É o normal. Chega um momento em que você "nem liga mais".

Se você começar a ler mais livros de psicólogos provavelmente vai perceber a mesma coisa. Existem conhecimentos importantes, relevantes, verdadeiros, misturados com um monte de p*taria.

Carolina 13/05/2023minha estante
Complexo de Édipo é atração pelos progenitores. Na tragédia de Sófocles, Édipo mata o pai e casa-se com a mãe (sem saber, mas o faz). Daí Freud tira a ideia do nome para seu complexo.

Atração pelos filhos é p*edofilia mesmo. Já não me impressiona que isso esteja sendo tratado com tanta naturalidade, pois como eu já comentei em alguma outra resenha, me parece que em pouco tempo a p*dofilia será normalizada.

Ana 13/05/2023minha estante
Esse livro é uma bomba.

Carolina,

Com toda certeza. Aliás. Muito obrigado por expôr a sua experiência com a faculdade. É de extrema importância que as pessoas vejam que há muita coisa errada nesse meio.

Ana,

Sim. Eu me senti mal por ler algumas coisas. Foi bem constrangedor. Alguns comentários me fizeram rir.

Schon 20/01/2024minha estante
Estou iniciando a leitura desse livro. Prefiro terminar a leitura a correr o risco de fazer uma avaliação prematura, lendo sua, bem elaborada, resenha, Canoff.
É certo que, ao terminar minha leitura, é tendo a mesma percepção sua, vale o envio de todas as críticas elaboradas à ele para ao Professores Doutores do conselho Editorial da Editora Fundamento e também, à própria autora.
Lendo o título, as informações da capa, orelhas e contracapa, já presenteei amigos, pais, com esse livro.
Muito válido sua interpretação e apontamento

Schon 20/01/2024minha estante
Lastimável a quantidade de lixo publicado, apenas com objetivo comercial, sem nenhum critério do que é bom ou ruim.

Josie.Derossi 24/04/2020

Um livro que tem tudo a ver com pedagogia. Gostei muito, afinal quanto mais eu souber sobre as crianças melhor.
Canoff 10/05/2023minha estante
O maior número de pedagogos deveriam ler os livros do Steve Biddulph(autor que aborda a criação de filhos desde a idade maternal) e outros livros como esse da Gisela Preuschoff.

Obs.: O Steve Biddulph tem uma nova edição desse livro aliada aos escritos da Gisela. Se a senhorita conseguir ler em inglês, recomendo veementemente.

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Esse livro me ajudou tanto com minha primeira filha
A primeira vez que li esse livro foi em 2009,na casa da minha tia e achei o livro tão bom,e nem tinha filhos na época.
Em 2012 quando engravidei da minha primeira filha resolvir comprar esse livro e reler ele.A escrita da autora é clara e maravilhosa.
Nesse livro ela nos mostra as principais diferenças entre meninas e meninos,não só biológicas mas de personalidade tambem.
Nesse livro ela mostra que foi comprovado científicamente que meninas se desenvolvem mas rápidos que meninos.
Amei esse livro e agora quero comprar a versão prós meninos.

bart 03/11/2015

Criando meninas, (pena que é fino)
Assim que eu comprei e abri, senti que tinha feito um mal negocio, o livro é cheio de ilustrações, baloes e observações, mas conforme você vai lento tudo se completa e no final das contas a autora realmente consegue te passar uma mensagem.
Muitas questões pertinentes a criação de filhas mulheres são trazidas e realmente é muito interessante se você quiser se tornar um pai/mãe melhor.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/04/2019

'Criando Meninas' pretende orientar o leitor na tarefa de educar filhas com carinho, amor e disciplina. A autora, dra. Gisela Preuschoff, mostra como evitar os erros mais comuns na criação das meninas, desde os primeiros anos de vida até a adolescência. Gisela ensina, apoiada em fatos científicos e na própria experiência como mãe, psicóloga e terapeuta familiar, a medida certa entre autoridade e amor.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576764991

gdo.faria 07/06/2022

Não podemos moldar as crianças de acordo com nossa vontade, elas pertencem a si mesmas, tendo a personalidade própria e destino único. Nós, como pais, temos a felicidade de poder acompanhá-los durante certo tempo.