O Bastardo de Niyan

O Bastardo de Niyan L. F. Soares

Resenhas - O Bastardo de Niyan

Fernando Lafaiete 22/09/2017

O Bastardo de Niyan: Bom na medida certa!

O Bastardo de Niyan é um conto de fantasia muito bem escrito que dificilmente não agradará os leitores fãs do gênero; apesar de possuir características que talvez causem algum tipo de incomodo aos leitores mais exigentes.

L. F. Soares tem uma escrita fluída e não exagera nas descrições. As situações são desenvolvidas de maneira breve, porém envolventes. Por ser um conto, não posso dizer muito para não entregar spoiler. Mas darei uma breve introdução para que vocês tenham uma pequena noção do que irão encontrar.

Shinmen Hiromu é o nosso protagonista. Pela descrição entregada pelo autor, fica óbvio que ele possui descendência oriental. Após sua terra natal ruir, ele é deixado em Nieyan juntamente com seu irmão Kentaro. Niyan é um reino preconceituoso que não aceita de maneira amistosa pessoas de "olhos puxados". Suas presenças são suportadas, somente por Hiromu ser muito amigo, quase irmão do filho do rei.

Niyan está em Guerra com um reino vizinho, e lógico que Hiromu e seu irmão são mandados para tal infortúnio. O protagonista possui uma espada mágica que lhe foi entregue pelo seu pai e este é o principal elemento mágico da história.

Preciso parar por aqui, porque não desejo falar demais. Mas garanto que o conto é bom e objetivo. Pra quem gosta de personagens femininas fortes, já adianto que não as encontrará aqui. E pra quem gosta de respostas, muitas também não são entregues.

O "sistema de magia" não é tão amplo e tão explorado. Pra fãs de Brandon Sanderson, já fica o aviso: "O foco aqui é a relação protetora entre o protagonista e seu irmão". E o "livro" possui referências que dificilmente vocês irão captar. Mas não se preocupem, as mesmas são apenas detalhes que não possuem assim tanto peso na narrativa. (*Só sei de algumas destas referências porque as mesmas me foram dadas de bandeja pelo próprio autor)

Confesso que achei que as ressalvas acima iriam me incomodar bem mais. Senti falta de mais explicações e de personagens femininas. Mas gostei tanto do personagem central e de sua espada, que por ser um conto eu acabei relevando. Se fosse um romance eu não teria relevado tanto assim.

L.F. Soares apresenta uma narrativa em primeira pessoa. Isso é bacana porque facilita a conexão dos leitores com o protagonista. Mas também limita as descrições de ambiente e de situações. Para um conto, este tipo de narrativa funciona perfeitamente. Para uma história mais robusta eu já acharia semi-problemática.

As cenas de ação são bem legais. Mesmo não tendo muita explicação, o que é mostrado deixa claro o poder imensurável da espada de Hiromu.

Escrever um conto de fantasia "isolado" é bem arriscado e mostra a coragem do autor. Eu normalmente prefiro contos que se passem em um universo já estruturado em romances anteriores. Entretanto, este conto se tronou uma exceção! Gostei demais e ao terminar fiquei com o gostinho de quero mais. Muito bom e super indicado.

PS. O conto em questão tem 38 páginas e está disponível gratuitamente na Amazon. Pra quem gosta de fantasia, eu indico demais. O autor é meu amigo, porém este fato não interferiu em nada na minha avaliação. Fui sincero como sempre sou em minhas resenhas. Se lerem o conto, peço apenas que vocês escrevam uma resenha para ajudá-lo a alcançar mais leitores. Espero que assim como eu, vocês também gostem desta história incrível e promissora!