A Incógnita do Despertar

A Incógnita do Despertar Caio Nicolella

Resenhas - A Incógnita do Despertar

Vanessa Boedermann 20/01/2018

A Incógnita do Despertar | Blog Corredora Literária
Se você adora um suspense policial com toques macabros, recheado de muitos mistérios, com certeza essa deve ser a sua leitura da vez!

Numa narrativa alucinante em primeira pessoa o autor nos ambienta na cidade misteriosa de Lost Grove. Vivemos juntos de Jack o detetive que é o nosso personagem principal. Jack está perdido em meio a mata, precisamente dentro de uma cabana, o mesmo também se vê preso em seus “loopings infinitos”.

A história de Jack inicia-se em sua juventude junto dos amigos em suas atividades comuns, e a cada capítulo vamos nos transportar entre presente e o passado de sua vida. Mas o que é ” presente, passado e devaneio” nessa narrativa?

Por vezes me senti agoniada e intrigada com os loopings, já não sabia mais separar o real do devaneio (era um devaneio?), não sabia se a cena em questão se tratava de um Dejà Vu, insanidade ou uma entidade maligna real oriunda talvez de um mundo paralelo e com isso fui me prendendo cada vez mais a narrativa.

E você acha que eu conseguia dormir ao final da leitura diária devido as misteriosas lacunas que foram se abrindo durante a narrativa a respeito da vida pessoal de Jack e do assassino em série? Claro que não, creio que confabulei teorias até enquanto eu dormia rs.

Sabe quando você sonha que está em um local, realizando uma atividade qualquer e de repente num piscar de olhos já se encontra em outro local fazendo uma outra coisa completamente diferente ou quando você se sente engolido pelo cenário no qual você está no sonho? Existem muitas cenas assim nesse livro e foi incrível poder montar todo esse cenário na minha mente, parecia que eu própria era o Jack, sentindo tudo o que ele sentia.

O autor descreveu cenas bem sinistras e impactantes sobre as situações das vítimas do assassino em série, me senti como num filme, na verdade não em um filme e sim como numa cena real mesmo, me senti como uma perita criminal.

A busca pelo assassino em série faz um jogo com o leitor, e eu com minhas teorias ao chegar no final do livro percebi que todos os caminhos que me levavam até o culpado foram equivocados. Sim todos os meus tiros acertaram fora do alvo rs. Bom, descobri que essa não será minha profissão afinal rs.

Uma leitura surpreendente, cativante e muito fluída, nem parece que é a primeira obra do autor. Caio conseguiu deixar cada lacuna aberta durante a narrativa ser preenchida com maestria no desfecho. E que desfecho incrível! Fiquei chocada, levei um tempo para digerir tudo.

Um suspense macabro que mexe com seu psicológico do início ao fim, só tenho uma palavra para você amigo(a) leitor(a)…LEIA! Venha descobrir A Incógnita do Despertar você também!

Se acaso você não tiver o Kindle (assim como eu) baixe o app para o cel e delicie-se nessa narrativa sanguinolenta, quero ver você bancar o(a) detetive e encontrar o verdadeiro e real assassino em série. Depois que ler volte aqui e me conte suas impressões nos comentários.

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Rafael.Ferreira 04/01/2018

Suspense psicológico magistral
O que seria do homem se vivesse sob a pura sina de repetir toda sua vida infinitamente? Esse suspense com elementos de terror e uma bagagem psicológica vem magistralmente lhe dar uma resposta.

-- "A morte é o enigma da vida e é por isso que buscamos imortalidade." --

O tempo sempre foi motivo de indagação. O tempo e a morte. Para o tempo, houve até a criação de um Titã chamado Cronos. Personificação do tempo eterno, imortal. Existiu também Tânato, a personificação da Morte, mas seu sucessor Hades é mais famoso. O verdadeiro terror da vida então não seria a certeza da morte? E o além da morte?

O título é a sina que irá acompanhar o leitor. Incógnita é a palavra que mais vai vir a sua mente. A cada página virada a filosofia escondida no livro irá fazer você questionar a si mesmo. Isso é um ponto que achei incrível. Por se tratar de um livro em primeira pessoa é válido ressaltar que ou você ama, ou você irá odiar o livro. Nesse caso, você vai viver o drama de Jack na pele. Uma espécie de Alice no País das Maravilhas bem mais real e sombrio. Que loucura perfeita foi inserir um demônio obscuro, um gato preto e Nietzsche na mesma história?

Você já esteve em uma montanha russa? Esse livro é assim e calma ai. Não quero dizer que é de altos e baixos. Não!. Estou dizendo que nesse livro você vai sentir aquela ansiedade da subida, você vai se vislumbrar com a paisagem lá de cima e a adrenalina irá percorrer cada página na queda. Cada momento do livro é uma ponta solta a se fechar.

Estamos situados na cidade de Lost Trove, uma cidade fictícia americana, de pequeno porte. Os personagens criados por Caio são vivos e muito bem desenvolvidos. Nosso escritor é estudante de psicologia, logo você encontrará muitos arranjos que compões personagens vivos e praticamente reais.

Jack não é herói, não é vilão. Jack é tudo isso sendo um ser humano. Sua história começa em um trágico drama adolescente bem desenvolvido no primeiro quarto do livro. Depois acompanharemos a vida do detetive Jack que se ve em uma caçada de gato e rato com um serial killer cruel e muito inteligente. Mas quem é o gato e quem é o rato? Essa questão resume o que aguarda esse palco.

O final do livro é espetacular. O quarto final foi lido em uma tacada só. O desfecho final é inacreditável. E se você é daqueles que se gaba por saber quem é o assassino. Aposto contigo que nesse livro você não faz ideia de quem é até ser revelado. Seria um amigo? Um inimigo? Você mesmo? Algum demônio talvez?

-- "A morte não é quente nem gelada. Não é um castigo e nem uma salvação. A morte é o fim, mas tu me perguntarás o que é o fim e te respondereis que é o início de tudo. Não há respostas. A morte concretiza qualquer pergunta."--

Sabe aquele filme ou livro psicológico que te faz ficar pensando várias horas depois? Caio conseguiu me surpreender nisso. As passagens no "além" são perfeitas. Sério. Nunca li uma divagação tão bem descrita. A loucura dos sonhos vívidos.

Seus diálogos são bem escritos. A movimentação do personagem em primeira pessoa é muito ágil, ou seja, não tem aquela chatice descritiva extrema. Os pensamentos de Jack são únicos e logo após algum tempo ele já se torna "alguém conhecido".

Caio é um escritor único que mostra um talento muito bom em seu primeiro livro, uma escrita rica e cheia de identidade. Futuro psicólogo e fã de Nietzsche escreve pontos filosóficos que com certeza irão te fazer divagar. Os fãs de suspense psicológico vão devorar esse livro assim como eu devorei.

-- "O amanhã é o evento que nos leva para caminhos repletos de escuridão" --
Caio 04/01/2018minha estante
Obrigado pela resenha fantástica!

ricardo_22 22/09/2017

Resenha para o blog O Diário Leitor
A estreia do escritor pinhalense Caio Nicolella, com o livro “A Incógnita do Despertar” (Amazon, 2017), mostra como um escritor pode publicar sua primeira obra sem se arriscar e nem por isso deixar de ter uma boa história. Enquanto alguns apostam todas as suas fichas no primeiro livro, não temendo as consequências de desagradar seus leitores, e tantos outros não conseguem mostrar o seu potencial para o mercado literário nem com muitas tentativas, Nicolella segue pelo caminho oposto, revelando que ainda tem muito o que explorar.
Ao longo de toda a leitura, muitas foram as vezes em que me vi lendo uma obra de Joe Hill (o herdeiro de Stephen King), o que só comprova como toda a história foi muito bem pensada. É bem verdade que nem tudo é o que realmente aparenta, algo que também acontece nos livros de Hill, porém essa é uma das grandes virtudes deste suspense psicológico, em especial se pensarmos — com o perdão do trocadilho — como as incógnitas apenas mantém a expectativa pelo desfecho de cada nuance do enredo.
Outro ponto a ser destacado é a construção de todas as personagens, em especial o protagonista Jack — embora não passe de um estereotipado detetive de filmes americanos. Como estudante de Psicologia, Nicolella tem todo o conhecimento necessário para se construir uma personalidade convincente e verossímil, no entanto, mais do que isso, para um enredo como o seu, precisa também que seu personagem tenha um algo a mais. É aí que os estereótipos fazem a diferença, não deixando Jack ser só mais um, visto que o enredo necessitava do famigerado estilo detetivesco.
Isto é, apenas um protagonista todo errado, com sérios problemas de relacionamentos e muitas perturbações em toda a vida, para encarar de frente as aparições de um demônio em seus sonhos ou buscar solucionar, a todo custo, os mistérios que envolvem a presença de um assassino em série em sua cidade natal. Digo mais, apenas um protagonista todo errado para não endoidecer de vez com o que aparenta não passar de insanidade ou ao se deparar com tantas dúvidas sobre o seu passado, presente e futuro.
Ao explorar como seu protagonista encara todas essas situações, Caio Nicolella desenvolve muito bem a evolução que Jack adquire ao aprender ou não com os seus erros. No entanto, o que realmente vale ressaltar, é como o próprio personagem encara as armadilhas colocadas por seu psicológico em seu caminho — ou seriam armadilhas colocadas por seres misteriosos que surgem em seu caminho? Seres que, por sinal, são a verdadeira cereja do bolo; ou o gelo do uísque, se assim preferirem.
E o escritor também ganha o leitor por seu enredo e pela escrita ágil, indo direto ao ponto em cada uma de suas cenas, como de fato exige o bom e velho suspense psicológico. Sem dar chances para que nada seja desvendado antes da hora, e surpreendendo no final, Nicolella estreia com os pés no chão, como supracitado, como se tudo (inclusive a sua carreira) tivesse sido preparado minuciosamente. No geral, uma ótima forma de conquistar leitores para os seus futuros livros.

site: http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/2018/02/resenha-incognita-do-despertar.html
Caio 27/09/2017minha estante
Belas palavras! Muito obrigado!

Terapia em Livro 29/03/2018

❝Olhei para a mulher sem pálpebras. Seus olhos penderam em minha direção e de sua boca saiu a palavra muda cuidado, dita à silabas pausadas.❞⠀

📝Jack é um detetive que acredita estar preso em um ciclo constante, no qual revive sua vida após encontrar a derradeira morte em uma estrada. O responsável, acredita ele, encontra-se na escuridão e se revela na personalidade de um demônio em seus sonhos. Além de estar em uma sequência de acontecimentos, ele tem de lidar com suas escolhas em relação a um assassino em série que ronda Lost Grove, sua cidade natal. Os mistérios que pairam sobre os eventos de sua vida vão se interligando quando uma figura inusitada insiste em aparecer em seus devaneios, revelando novas inconsistências no que ele acreditava ser verdade. O seu passado cria várias sombras de dúvidas que mais tarde irão lhe mostrar uma terrível verdade. Até que ponto poderemos acreditar no que ele relata? A incógnita de seu despertar só obterá sua resposta quando ele estiver pronto.⠀

💭O livro se inicia na infância do Jack, passa por sua adolescência e chega na fase adulta, na qual ele encontra uma morte prematura. Eu confesso que não me apaguei muito ao início do livro, estava doida para chegar na parte do serial killer, mas ao chegar no final entendi que era super necessário mostrar cada fase da vida do Jack. Quando percebi eu já estava presa na trama, querendo saber quem era aquela criatura que aparecia de tempo em tempo e o que o Jack precisava lembrar. ⠀

💭O final foi espetacular, eu tinha uma suspeita, mas ela caiu por terra. Imaginei outro final, então me surpreendi muito. Eu super indico o livro, vale muito a pena ler. ⠀

Livro disponível em: https://www.amazon.com.br/Incógnita-do-Despertar-Caio-Nicolella-ebook⠀

site: https://www.instagram.com/p/Bg4Cd0PArcW/?taken-by=terapiaemlivro