A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

Wania Cris 27/12/2023

Sci-fi raiz...
Título clássico que ainda não tinha lido, peguei na Audible pra saber do que se tratava e faz tempo que não pego um clássico que justifique a fama que manteve.

Boa narrativa, personagens bem construídas, estória bem estruturada do início ao final. Gostei bastante!

Vitoria Caroline 27/12/2023

É engraçado como o Wells consegue fazer uns livros tão sem pé nem cabeça, mas que te prende até o final. Essa é mais uma história dele, que em certos momentos parecia uma espécie de frankstein misturado com alguma outra coisa bizarra. Sempre recomendo os livros dele, são leituras rápidas e muito malucas

maryelli0 26/12/2023

Gosto muito da escrita do Wells e dos temas que ele aborda em seus livros. E com esse livro não foi diferente!
Esse livro me marcou pra caramba

VâniaAkira 20/12/2023

Um livro interessante
Eu peguei ele pra ler, motivos ?? Não tinha!!
Não vou dizer que essa leitura foi massa, até por que pra mim não foi, diria que ela foi o desafio, uma linguagem diferente do que estava acostuma, e as vezes era até difícil imaginar o perigo que o personagem passava ...

Não vou dizer que foi a melhor experiência, mas finalizei ele !!

13marcioricardo 19/12/2023

Gostei.
Sempre ouvi muitas críticas a Wells, mas também sempre vi ser mencionado por grandes autores.

É um misto de literatura com entretenimento. Como tal, apesar de por vezes parecer simplista, na verdade, como esclarece o prefácio, podem existir várias mensagens a decifrar.

Vicky 17/12/2023

Pode o homem brincar de criador?
Esta é uma narrativa que versa sobre o imagético clássico de cientistas fazendo experimentos que tentam misturar homens com animais. A narrativa é bastante fluida e as descrições são claras, realmente angustiante em certas partes. Vale a leitura.

Tovar 12/12/2023

Livro ok
Bom livro ao todo, mas eu acreditei que teria uma história mais cativante, como foram os outros livros que li do autor.

Por varios momentos eu fiquei entediado e acabei me perdendo na história.

O livro é bom, mas faltou aquele tchan pra dizer que é excelente.

Lucivânia 11/12/2023

Assisti ao filme há muitos anos e tive oportunidade de ouvir o áudio book. Uma narrativa muito bem feita e um livro bem diferente do que já li. Se não me engano, é a primeira vez que leio algo de H.G. Wells e achei sua escrita fluida e muito bem construída. Gostei, acho que é uma ótima opção de ficção científica.

Lucs 11/12/2023

Angustiante
Apesar de estar atrasado 127 anos consegui ler e desfrutar da obra, relevando a natureza da criação dos monstros. Fiquei angustiado com o isolamento junto com todas essas criaturas que pendem entre o humano e o animal. Algumas resoluções achei até rápido, pensei que certos animais dariam mais trabalho.

Igor Rocha 08/12/2023

Leve e profundo
A ilha do dr. Moreau é uma narrativa tensa, que usa a ciência para discutir moral e apresenta monstros verdadeiramente assustadores.
A crítica principal aqui, é essa brincadeira de querer ser Deus por meio da ciência, quando se trata de mudar a natureza animal para humana, não só fisicamente, como também mentalmente.

André 05/12/2023

A base do bio horror
A Ilha do Dr. Moreau é a história arquetípica de "cientista maluco" conduzindo experimentos anti éticos com cobaias vivas - o fundamento de um horror sci fi amparado na biologia. No contexto do fim do século XIX, em lugar da manipulação genética e dos organismos transgênicos, temos como controvérsia socio-científica que fornece a base da história a prática da vivisecção - a autópsia de animais, selvagens e domésticos, ainda vivos de maneira a estudar in vivo o funcionamento de órgãos e tecidos, quase sempre sem substância anestésica, causando dor e sofrimento ímpar ao animal - comum na Fisiologia até o início do século XX, quando campanhas amparadas em um crescente reconhecimento da existência de vida consciente independente nos animais conquistaram direitos básicos para a vida animal, e assim a proibição da vivisecção.
Na narrativa, o fisiologista Moreau, isolado da comunidade científica em uma ilha remota, realiza prodígios científicos a partir da matéria base dos animais que obtém de navios com os quais negocia, e a extensão e permanência desse prodígio é questionada até o limite do próprio ser humano através das desafortunadas aventuras do náufrago Edward Pendrick.
Para além da controvérsia socio-científica, o livro questiona os limites da civilidade humana e o papel das instituições - como a lei e a religião - em coibir o nosso instinto animal. É o modelo para qualquer história de horror envolvendo experimentos científicos com cobaias animais e humanas.
Vale destacar a influência direta em outras obras da literatura fantástica, em especial A Invenção de Morel, de Bioy-Casares, e o personagem Alto Evolucionário, da Marvel Comics.

vrido 22/11/2023

Penso que o Darwin, ao publicar ?A ilha do Dr. Moreau?, alugou um triplex na cabeça do Wells, o fazendo criar uma das obras mais loucas que já li.
Achamos que podemos criar, destruir e modificar tudo ao nosso redor, mas acabamos sentindo o efeito de nossos atos em nós mesmos.

Marcos.Detanico 12/11/2023

Um clássico que é medíocre, de um grande autor

A proposta da história é muito interessante mas achei mal desenvolvida, atropelada. O autor cria um universo primoroso, mas não o explora. E a genialidade fica a deriva.

É uma leitura satisfaria, rápida que é interessante mas o que incomoda é podia ter entregue muito mais.

prof.vinic 11/11/2023

Um clássico, conhecido e pouco lido.
Tive contato com esta história naquela filme de 1996, com Marlon Brando, Val Kilmer e Ron Perlman! Lembro que na época fiquei realmente assutado com filme, especialmente com a caracterização dos "monstros".
Então quando fui ler o livro eu já sabia o que esperar, inclusive na minha cabeça o Dr. Moreau é o Brando e não tem como não ser ... Justamente por isso eu já sabia exatamente o que esperar, o que não me impediu de me surpreender em algumas passagens. Porém achei o livro muito simplista em relação ao terror, caberia um terror mais psicológico aqui; coisa que este mesmo autor já conseguiu em outras obras dele (sim, estou falando de Guerra dos Mundos). Outro ponto que vez falta no livro, deveria ter mais reflexões sobre "ser" humano e o que nos difere, ou deveria nos diferir, dos demais animais do planeta ...
No geral a história é muito boa de ler, até mesmo muito rápida, gastei uma semana, apenas por ter pouco tempo livre para leitura; sendo perfeitamente possível ler num final de semana, por exemplo. Quanto as discussões filosóficas que podem iniciar do livro ... bem estas vão ser bem mais longas e até mais proveitosas.

gabeborgez 06/11/2023

Meu primeiro contato com esse autor e eu amei muito! É o puro suco da fantasia e ficção científica! Bão demais