A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

Daubian 09/07/2020

Eu como biólogo fiquei impactado com a representatividade dos personagens. Queria muito que se encontrassem o Montgomery deste livro com o Montgomery Montgomery do Desventuras em série. O livro é muito surpreendente com questões bem relevante (isso q ele foi escrito no século 19). Algumas imagens são bem intensas e o ritmo é bem angustiante. Você sente a tensão. Como ficção científica não é exatamente realista, mas é absolutamente interessante e impactou diversas histórias no futuro. Excelente escritor e excelente livro

Matheus656 05/06/2023

Prefiro o Wilson, aos bichos-humanos
A ilha do Dr. Moreau é um clássico da literatura mundial. Misturando o horror com ficção científica, vemos aqui uma crítica à ética e também aos testes em animais. O nosso protagonista acaba parando nessa ilha após ser salvo por Montgomery, e descobre que ali então, era praticado testes em animais, ou mais especificamente, vivissecção. Os animais então de certa forma eram modificados, e o livro vai debater muito sobre isso, e também sobre religião e evolução. É um livro curto, devorei em poucas horas, a narrativa prende o leitor para que ele fique com a pulga atrás da orelha, para querer saber o que vai acontecer e não largar o livro até ter terminado. Interessante, agora divagando aqui, é raro eu ler algum livro de ficção científica que seja sobre experimentos em laboratórios, já que, talvez o tema, apesar de englobar também esses experimentos, parece estar mais ligado ao espaço; naves, extraterrestres e por aí vai. Foi meu segundo livro lido do autor, e pretendo ler mais coisas dele.

EduardoCDias 25/06/2020

Uma ilha
Um náufrago é recolhido no mar e levado à uma misteriosa ilha onde faz-se algumas experiências horripilantes com animais. Um clássico da ficção.

Aldemir2 17/02/2022

Humanos que agem como animais e vice versa (não, não estou falando do presidente)
Enfim cheguei no último das quatro grande obras de H. G. Wells: *Guerra dos Mundos, A Máquina do Tempo, O Homem Invisível* e *A Ilha do Doutor Moreau.* Assim como os outros três, este último é um daqueles clássicos que por mais que não se tenha lido ele, a pessoa sabe do que se trata por cima. Um homem chega em uma ilha estranha, comandada pelo Dr. Moreau, e lá encontra seres metade humanas metade animais e precisa lutar para sobreviver. Portanto, o prazer da leitura deste livro não se encontra na história em si, pelo contrário, ela se encontra na verdade nas discussões que os experimentos feitos por Moreau traz, a filosofia por trás deles além da sensação de suspense e mistério que ronda o personagem.

Não falando muito da história pois, como já disse, ela é bastante conhecida e seu plot é aparentemente até bastante simples, mas ao ler o livro percebi que por mais simples que o *plot* seja, as nuances por trás são extremamente complexas, assim como as outras obras de Wells. Das quatro, essa foi a que achei mais bem escrita e construída, além de bem trabalhada em suas questões humanas, por mais que para mim a leitura tenha sido lenta e um pouco densa. Primeiramente, acerca da questão ética dos experimentos, eles não foram feitos com humanos, mas sim com animais, num processo que Moreau chamará de vivissecção. Ele altera o corpo e a mente dos animais para torná-los mais “humanos”, mas afinal, o que é ser humano? Essa é a primeira questão que a leitura irá trazer ao leitor enquanto o protagonista, Edward Prendick, tenta conviver no meio daquela comunidade estranha, enquanto os seres que Moreau tenta transformar em humanos voltam às suas origem animalescas. E é aqui que se encontra a segunda questão: é a negação dos instintos naturais que nos separa dos animais? É isso que nos torna humanos? A abordagem de que o ser humano tem o seu lado sombrio e escondido dentro de si, o lado animal, é um dos pontos mais importantes do livro e que traz mais reflexão, sendo com certeza um dos motivos para dar nota máxima a ele. Além disso, também há a questão de criador e criatura, o se tornar um deus daqueles seres que ele criou e as questões de até onde a ciência pode ir, o quão ético realmente foram aqueles experimentos.

Essa é uma leitura que não deixa o leitor sair ileso dela e com certeza a que eu considero a melhor das quatro grandes obras do autor, por mais que ela não tenha sido fácil para mim. Por vezes sentia sono enquanto lia, era meio densa e não muito fluída, mas é uma coisa que vai de cada um. Se eu pudesse recomendar somente um dos livros do autor (o que não é fácil visto que os quatro que li são muito bons) esse é o primeiro que vem na minha mente, seguido de *O Homem Invisível.*

Domenica Mendes 10/05/2020

Um livro muito melhor do que a gente espera
Que livro!!! H. G. Wells faz um trabalho incrível em "A Ilha do dr. Moreau". Diferente do que muitas pessoas esperam de uma ficção científica, o autor se foca em estudar a sociedade e comportamentos sociais, em uma escrita leve e fluída que encanta e conta. Vale muito a pena a leitura, é um livrão! Já o filme... o último... deixa pra lá.

Ray.Cass 20/09/2023

Há muito o que se falar?
?mas eu vou me atentar a alguns pontos que mais me atraíram atenção.
Eu esperava uma explicação um pouco melhor de como o Moreau fazia seus experimentos ou que não houvesse explicação nenhuma, porque deixou muito a desejar e o pouco que foi dito não faz sentido. Eu sei que essa parte não é nem de longe um dos tópicos de interesse da história, mas ainda assim esperava mais.
Mas a parábola evolucionista do livro é muito mais curiosa e interessante, achada suplantando o problema que eu tive em relação à explicação dós experimentos.
Ainda dá pra se discutir a necessidade de haver uma ?deidade? e leis que rejam o comportamento humano para que não se tornem todos bestas, é que a partir do momento em que isso passa a ser questionado, os líderes perdem o poder sobre as criaturas, que passariam a ser regidas por instintos básicos.

Carla 19/09/2020minha estante
tá errada a nota

Junior Melo 22/10/2022

É uma ótima análise sobre a relação do homem x natureza e homem x homem. H.G. Wells nós traz novamente um dos primeiros exemplos de "cientistas loucos" da ficção. A narrativa é simples e dinâmica mas confesso que fiquei perdido em alguns momentos quando ele tentava descrever algumas criaturas.

Jackson 22/11/2020

O autor mistura ficção científica com terror, trazendo uma atmosfera incômoda em alguns momentos, principalmente em relação aos maus tratos com animais. O dilema do protagonista em tentar aceitar se as criaturas do dr. Moreau podem ser consideradas humanas ou não também traz um grande conflito pra história.

Claudia 05/12/2022

Bizarro
Esse livro nos mostra mais uma vez o quanto o ser humano é egoísta e só faz aquilo que lhe interessa. Enfim, dá pena do pessoal da ilha. Achei muito bem contada a história e consegui imaginar perfeitamente cada ser que lá habitava. Gostei muito.

Jéssica 21/04/2023

Uma crítica perturbadora à ciência e sua arrogância
O livro é uma crítica à ciência e sua capacidade de desafiar os limites éticos e morais. Wells retrata a crueldade e a arrogância do homem em tentar brincar de Deus, além de questionar a validade de experimentos que visam transformar seres vivos em algo que não são. A escrita de Wells é envolvente e consegue prender a atenção do leitor, ao mesmo tempo em que expõe questões profundas sobre a natureza humana.
O personagem principal, Edward Prendick, é o narrador da história e seu ponto de vista permite ao leitor acompanhar de perto as atrocidades cometidas pelo Dr. Moreau em nome da ciência. Prendick é um homem sensato e inteligente, que consegue questionar a moralidade das ações do Dr. Moreau, ao mesmo tempo em que tenta entender a natureza dos seres humanóides que habitam a ilha.
No entanto, o final do livro é um tanto abrupto e deixa algumas questões em aberto, o que pode deixar o leitor um pouco frustrado. Além disso, a história pode ser um pouco chocante para aqueles que são mais sensíveis, já que há descrições detalhadas de experiências cruéis em animais.
No geral, "A Ilha do Dr. Moreau" é um livro que vale a pena ser lido, principalmente por aqueles que se interessam por ficção científica e questões éticas e morais relacionadas à ciência. É uma obra atemporal e que ainda hoje pode ser relevante para discutir as implicações da experimentação científica em seres vivos.

perrydelgay 22/02/2022

Livro que me tirou de uma ressaca literária de alguns dias e simplesmente me pegou desde a primeira página. Nao podia ser diferente H.G Wells mestre quando o assunto é ficção científica não pecou em nada nesse livro, história que para alguns pode ser algo distante da realidade e para outros algo possível de acontecer. O livro me fez refletir muito sobre várias questões, O que nós torna humanos? A fala? andar ereto? ter 5 dedos? Na minha percepção a empatia, os sentimentos e o nosso livre arbítrio nós torna humanos, diferente dos animais retratados na ilha a maioria de nós (não digo todos pois existem N questões e situações distintas em todo planeta) não vivem com medo de um chicote ou de uma sala de tortura, não temos algum superior observando nossa forma de beber água entre outras ações que eram proibidas pela Lei retratada no livro. É um livro para refletir, se divertir e para amantes de ficção científica até agora a melhor leitura de 2022 para minha pessoa.