A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

Anna.Leopoldina 09/04/2024

O Bicho Homem
Em seu início já temos a pista para fim. E ainda assim, vivemos a mesma tensão e horror que o narrador sofre durante sua aventura.
Não é fácil descobrir o quanto cruel o homem pode ser, principalmente quando nos revestimos da ilusão de civilidade.

"A ausência de cor que viera junto com o anoitecer tornava tudo difuso."

Esta frase, num trecho do livro retrata bem os mistérios e a ilusão daqueles ocupantes da ilha e que por um momento também são as do narrador.
Um ciclo se completa nesta história, e passamos a questionar se essa história não é uma forma se mostrar que até certo ponto, não há tanta diferença entre os homens e os homens da ilha.
Ou será que me enganei?!

Vale muito a pena ler este livro.

Clio0 09/04/2024

Não sei bem o que dizer de um livro que tem uma via ética tão crítica.

A Ilha do Dr. Moreau traz a história de um médico-cientista que ao fazer experimentos em animais cria o embrião de uma nova civilização. Pendrick é o observador que insere o leitor nessa ilha de quimeras, tomando para si o papel de juri, mas não de executor.

O sofrimento físico de cobaias sempre foi um dos tópicos mais controversos da pesquisa - mas e se além disso, estivessemos criando um sofrimento psíquico e moral? É o que diria o ser que entende não ser fera e nem humano.

A dualidade dos instintos e da mente estão presentes nos pequenos cenários observados, como funções ritualísticas, a aceitação de ofícios, a rejeição do corpo. O horror de Pendrick ao relatar tais coisas pode ser sentido em como ele se perde em algumas descrições que Wells fez questão de intercalar com momentos de surto.

É uma leitura pesada apesar de breve. Recomendo principalmente aos primeiranistas de qualquer área por ser esse o tipo de questionamento que estão sendo ensinados em tal momento.

Mickael 11/03/2024

A ilha
Outra grata surpresa. Tinha visto trechos do filme com Marlon Brando e Val Kilmer, mas não lembro de nada. Então a leitura foi surpreendente do início ao fim. Particularmente gosto de histórias dessa época, de um mundo que é possível ficar perdido numa ilha (sem satélites e internet). Um mundo externo e interno (mente humana) a ser descoberto.
Livro bem escrito e curtinho. Gostei da experiência

Lucas.Menezes 11/03/2024

Mais uma excelente obra do HG wells
O que mais interessa nessa obra é o tema explorado pelo Wells. Experiências peculiares realizadas por um estudioso em uma ilha misteriosa proporcionam uma excelente leitura e uma agradável experiência. Recomendo a obra.

Lolla 29/02/2024

Gostei bastante, tem uma vibe muito de ficção com um tico de horror ali
A narrativa é muito boa, os personagens são bem desenvolvidos e a história é muito envolvente, li super rapidinho e adorei
As críticas que o livro faz sobre a própria natureza humana são muito perspicazes e atuais, super recomendo

Lyla 18/02/2024

Livro muito interessante e muito louco pensar que foi escrito há tanto tempo com tantas reflexões sobre o ser humano

Gabriel Leoni 16/02/2024

Uma ficção científica reflexiva
Já havia assistido quando criança, a adaptação do livro. Naquela época, não me importava muito com enredos, ficava deslumbrado apenas com as criaturas. Hoje, resolvi ler essa obra e pude absorver melhor as ideias que o autor queria transmitir. Uma leitura que me deixou completamente absorvido e pensativo, mesmo após ter concluído. Recomendo para pessoas que gostam de refletir para além da história. Com certeza lerei novamente.

site: https://www.instagram.com/leonilivros/

Loan.Barros 18/01/2024

Loucura
A cada página viajava nesta ilha e me imaginava lá, cada criatura uma surpresa, como nos humanos podemos mudar a fisiologia, anatomia e a história de um organismo, os modificando para nosso prazer, muito triste, porém ótimo livro.

Raiane.Priscila 18/01/2024

Loucura
Eu realmente não consigo entender como a mente desses autores funciona. Ele conseguiu pensar em algo tão complexo que eu fiquei o tempo todo tentando imaginar a aparência das criaturas, mas minha mente é muito limitada e a ideia parecia absurda demais para meu cérebro. Livro fascinante.
Carolina 18/01/2024minha estante
Tem um filme antigo, com o Marlon Brandon, veja se achar, acho que vai te ajudar nessa parte dos personagens.

Raiane.Priscila 18/01/2024minha estante
Muito obrigada

Nica 15/01/2024

Em "A Ilha do Dr. Moreau", somos introduzidos a conceitos excêntricos de filosofia entrelaçados com biologia especulativa.

Quem nunca se questionou sobre como seria o avanço da biologia, sem as barreiras éticas impostas pela nossa sociedade? Certamente, H. G. Wells se fez essa pergunta ao escrever esta obra, fundamentando-a em um subtema muito específico: a vivissecção, a prática de usar animais vivos em estudos fisiológicos.

O desdobramento disso é uma significativa parábola sobre a nossa própria humanidade, incitando reflexões sobre diversos temas humanos, como nosso modo de vida, natureza intrínseca, instintos, conjunto de regras, crenças e nosso relacionamento com um poder superior.

Suphie 12/01/2024

Defina irreal e grotesco
?Devo confessar que perdi minha fé na sanidade do mundo, quando vi o sofrimento desordenado que reinava naquela ilha?

Essa frase do livro resume um pouco minha perspectiva. Realmente uma ilha caótica, uma criação caótica e grotesca de um homem ambicioso.
Leitura rápida e fluida, adoro livro assim, o único personagem que simpatizei realmente foi o protagonista, os demais são no mínimo esquisitos, pouco cativantes ou dignos de pena.

?Afastei-me do tumulto das cidades e das multidões, e passo os meus dias cercado por livros, que são como janelas luminosas nesta vida, iluminadas pelas almas de homens sábios.?

Tábata Kotowiski 07/01/2024

A Ilha do Dr. Moreau é um romance de ficção científica de H. G. Wells publicado em 1896. O livro conta a história de Charles Prendick, um náufrago que chega a uma ilha remota do Pacífico onde encontra o Dr. Moreau, um cientista que realiza experiências controversas para transformar animais em humanos.

O tema central do livro é a natureza da humanidade. Wells explora a ideia de que a humanidade é uma construção social, e que não há uma linha clara que separe humanos de animais. Os experimentos do Dr. Moreau são uma tentativa de subverter essa ordem natural, e o resultado são criaturas que são ao mesmo tempo humanas e animais. Os personagens frequentemente discutem a natureza da humanidade, e seus argumentos ajudam a desenvolver o tema. Prendick e o Dr. Moreau têm uma conversa memorável sobre a natureza da moralidade. Prendick argumenta que a moralidade é uma construção social, enquanto o Dr. Moreau acredita que é algo inato.

A Ilha do Dr. Moreau é um livro de ficção científica clássico que vale a leitura. Desafia o leitor a pensar sobre a natureza da humanidade e o lugar da tecnologia em nossa sociedade.

Wania Cris 27/12/2023

Sci-fi raiz...
Título clássico que ainda não tinha lido, peguei na Audible pra saber do que se tratava e faz tempo que não pego um clássico que justifique a fama que manteve.

Boa narrativa, personagens bem construídas, estória bem estruturada do início ao final. Gostei bastante!