Como Parar o Tempo

Matt Haig

Resenhas - Como parar o tempo

Machry 02/02/2024

Uma bela surpresa
Nunca tinha ouvido falar desse livro, e demorei alguns dias para associar o nome do autor e lembrar que conhecia ele por sua obra mais famosa, "A biblioteca da meia noite". Aqui temos um protagonista bem interessante e que possui uma condição que atrasa seu envelhecimento. Gosto desse tipo de livro, em que o protagonista vive por séculos e há algumas discussões sobre o tempo, e como devemos aproveitar o tempo que temos sem preocupar-nos com o que o futuro nos reserva. Senti meu coração apertar durante diversos momentos do livro, sofri com o Tom. A escrita do livro é leve e muito fluida, o autor maneja muito bem a distribuição das cenas e a ordem em que elas são apresentadas. Me surpreendi de maneira positiva com o livro, foi uma leitura ótima para começar o ano.

Ket 31/01/2024

Curioso!
Uma leitura rápida e curiosa! Em "Como parar o tempo" acompanhamos as divagações de um protagonista que é acometido por uma condição genética que faz com que ele envelheça muito, muito devagar. Nascido em 1581, Tom aparenta ser um quarentão, mas já viveu guerras, doenças, fanatismos e tecnologias incontáveis. A questão é que, apesar de ter vivido tudo isso... ele não viveu muito. Sua existência carece de propósito e quase sempre ele sente que é só uma peça que muda de lugar de tantos em tantos anos. A reflexão do autor está dentro desse aspecto. Vale a pena viver séculos, sem realmente sentir que viveu?

O livro possui ótimas reflexões sobre a importância dos laços sentimentais, de aproveitar o presente e não se preocupar tanto com o amanha. Tom vai e volta na narrativa nos contando encontros com figuras famosas (Shakespeare e Fitzgerald) e isso nos faz refletir que a eternidade, às vezes, não se traduz por vida longa, e sim pelo que você deixou para trás. Só achei o final corrido e o interesse romântico do protagonista não é bem desenvolvido, ficou meio aleatório. Também gostaria que a condição dele fosse mais explorada, mas entendi que o foco do livro não era bem esse então ok.

Nota final: 3,5

Luis0501 29/01/2024

Esse livro é mentiroso
Tom Hazard é velho. Muito. 437 anos, para ser mais preciso. Sempre mudando de lugar e de identidade, ele vive um dia de cada vez, até se apaixonar pela segunda vez em sua longa vida.
Ao menos isso é o que está na sinopse. Não está errado, isso tudo acontece. Mas o livro é muito mais do que isso.
Ele aborda a imortalidade do protagonista focando na solidão dele. Tom nasceu durante um dos períodos mais horríveis da história humana: a idade média. Sua mãe foi morta acusada de bruxa e tinha tornado seu filho imortal. Sua esposa morreu anos depois vítima da peste negra. Sua filha (tão imortal quanto ele) desapareceu. Ele tem todos os motivos do mundo para odiar sua imortalidade. Viver para ele se torna um fardo. Isso até se apaixonar de novo. Então o amor crescendo dentro dele e os medos que sente começam a conflitar entre si.
Até aí o livro estava ótimo. O problema é o final.
Tudo corre muito rápido. Todas as tramas e subtramas (inclusive o desenvolvimento do protagonista aprendendo a parte boa da sua condição) se resolvem em um único capítulo.
Alguns outros detalhes me incomodam. Como a existência da Albatroz, que no final das contas é completamente irrelevante. Dá a impressão de que muito do livro foi cortado fora.
Mas é um bom livro. Eu já li uma ficção científica sobre um homem imortal, onde ele usa e abusa do seu dom para aprender e viver diferentes experiências. Esse livro de agora é como se o personagem principal aprendesse a fazer o que o outro protagonista fazia. Mas também é interessante vez a diferença de pontos de vista. Um imortal que teve apoio desde cedo para tirar o melhor de sua própria vida contra outro que desde o começo apenas sofreu. Isso os fez encarar a vida (eterna) deles de formas diferentes.

Mas e você? Como iria encarar a imortalidade?

Thaí 27/01/2024

Quando mais se vive, mais difícil se torna.
E é bom pensar no passado. ?Aqueles que não conseguem se recordar do passado estão fadados a repeti-lo?, observou o filósofo George Santayana em 1905. E basta assistir às notícias para observar as temíveis repetições, as terríveis lições não aprendidas, o século XXI lentamente se tornando uma versão crua do XX.

Muito bom, gostei muito, e o melhor de tudo seus direitos para o cinema foram comprados pelo ator Benedict Cumberbatch!!!

Ahhhhhh!!!!! Mal posso esperar ?

Luciana.Lira 24/01/2024

O tempo
O protagonista sempre pensa em como parar o tempo, mas, melhor do que pensar sobre ele, é vivê-lo intensamente. Amei a leitura, dá um quentinho no coração ??.

Mel avelar 22/01/2024

A premissa do livro pra mim seria a ficção, mas ela se desenvolve também como um romance, até a metade da obra não me chamou atenção. Se desenvolve devagar, porém a segunda metade do livro é mais rápida até o clímax! Gostei muito da leitura, Ele também explora a condição humana, relacionamentos, superstições, intolerância e no meio disso várias citações bem profundas de outros autores.
Matt Haig sempre terá um "mas" pra mim. Ele aborda questões muito boas e reflexivas em seus livros que, geralmente, só fazem sentido para uma galera próximo aos 30 ou mais(eu sou suspeita porque amei o primeiro livro que li dele e queria conhecer outras obras dele).com uma bagagem um pouco maior. As reflexões sobre o tempo são muito interessantes. Conhecer, trabalhar com pessoas famosas, ser muitas pessoas e ainda assim não estar feliz, viver na função de outros ou preso ao medo, sendo constantemente manipulado. É preciso se libertar de muitas amarras para realmente ter felicidade. Nada é eterno, o amor imutável, existem muitos amores e só ele não basta, não cura, não transforma.
Recomendo a leitura.

Ricardo 21/01/2024

Romance e Ficção
A premissa do livro pra mim seria a ficção, mas ela se desenvolve também como um romance! Até a metade a obra não me chamou atenção... Se desenvolve devagar, porém a segunda metade do livro é mais rápida até o clímax! Gostei muito da leitura! Ele também explora a condição humana, relacionamentos, superstições, intolerância e no meio disso várias citações bem profundas de outros autores. Recomendo a leitura.

Rafaéla 21/01/2024

Ainda não sei se gostei ou não da leitura mas o fim me deixou intrigada quanto as reflexões acerca do mistério do tempo. Tempo esse em que por vezes temos a percepção que corre, no entanto, muitas vezes nós não vemos ele passar e desejamos que ele passe mais rápido.

Mas achei interessante o tema do amor aparecer como mola percursora da vida.
Cida Luz 21/01/2024minha estante
Amei a resenha! Estou me questionando sobre essa leitura tbm! Depois te conto o q achei!!!

Rafaéla 21/01/2024minha estante
Me Conta sim ?

biblioteclara 17/01/2024

Apesar de ser uma ficção, o livro traz muitos questionamentos que nos instiga a pensar:, pelo o que vale a pena viver?

Tereza121 05/01/2024

Viaje pelo mundo e pelo tempo com o personagem de +400 anos!
A história é sobre um cara que tem uma condição rara: ele já viveu mais de 400 anos e irá te levar para viajar durante diferentes épocas e diferentes lugares. Eu AMEI! Apesar de ser uma ficção o livro traz muitas verdades e nos instiga a pensar: pelo que vale a pena viver? Recomendação para quem gosta de livros que se desenrolam gradualmente e tem o seu clímax e desfecho no final.

Heitor S S C Silva 01/01/2024

Proposta boa, mas execução ruim...
Quão fascinante seria mergulhar em uma história, onde o personagem principal possui mais de 400 anos, e presenciou todas as transformações culturais, tecnológicas, políticas e econômicas do mundo contemporâneo? Quão interessante seria explorar toda a complexidade da mente humana de alguém com o "dom" do protagonista, que presenciou todas as pessoas importantes em sua vida partirem, inclusive o seu grande amor? Com propostas tão interessantes, me senti decepcionado ao longo da leitura, nenhuma das histórias relembradas possui a profundidade necessária, o desfecho nitidamente acelerado, ao ponto do autor colocar todo mundo no mesmo lugar para a história "se resolver" decepcionou bastante... Ficou claro que o livro poderia ter sido melhor desenvolvido, para contar bem uma história de um personagem que viveu tanto, o livro deveria ter tido no mínimo o dobro de páginas. Mas nem tudo foi ruim, muito pontos de reflexão foram deixados, alguns bem profundos e que me fizeram mudar de perspectiva... Dito isso, como trata-se de um livro curto, indico a obra para os leitores que gostam de ficção científica sem muita profundidade...

JoAo366 23/12/2023

Uma obra muito boa, densa e com alguns deslizes
Como parar o tempo é um livro daqueles que te prende mas ao mesmo tempo precisa que você pare e absorva o conteúdo daquela leitura. É uma obra que funciona como um mix de presente e passado, e isso as vezes se torna seu maior erro, por muita das vezes um momento climático é interrompido por uma lembrança do passado que acaba por cortar o fluxo da leitura e interrompe a empolgação. O final da história é um pouco anticlimática mas funciona dentro da proposta de todo o livro! Recomendo a leitura porque mesmo com os defeitos, é gostoso de acompanhar uma breve sensação de imortalidade.

kaii_wah 04/12/2023

Bom até
Gostei bastante do livro principalmente o inicio, me pegou bastante, tem uma leitura bem fluida. O que menos gostei foi o final, parecia que o autor queria terminar a história de uma vez quando podia desenvolver melhor os assuntos. Mas num todo um livro bom, recomendo.

Milla.Jack 30/11/2023

REFLEXÃO ATRÁS DE REFLEXÃO
Admito q me interessei por esse livro por causa do autor e todas as suas citações q me soaram tão profundas. Lendo a sinopse, interpretei como um romance muito focado no amor em si, mas recebi exatamente o contrário. Cada linha, cada página tem alguma coisa q vc se relaciona com ou q te faz pensar. É pura poesia em certo ponto. Vc reflete sobre a vida, o tempo, presente, futuro, passado, vivência ou sobrevivência, amor, valores, medo... É como se todas os medos, receios, inseguranças adultas fossem abranjadas em um só livro. Matt, vc é um escritor de mão cheia ??

30/11/2023

Livro bom mas com final aberto
O livro em si é muito bom, a história te prende desde o início e a leitura é simples, mas sinto que o final poderia ter sido melhor trabalhado. São quase 200 páginas muito focadas no passado, o que ao meu ver não há problema, porém, a história se desenrola ?do nada?, sem muitas explicações e te deixando com algumas perguntas sem resposta.
No geral, é um bom livro, mas que poderia ser melhor.