Como Parar o Tempo

Como Parar o Tempo Neil Gaiman
Matt Haig

Resenhas - Como parar o tempo

luan.willian00 09/07/2023

Um bom livro que peca pelo ritmo
Primeiramente gostei da premissa do livro e da questão do personagem viver muito tempo, isso o permitiu viver em diferentes épocas e ao mesmo tempo o impediu de viver algumas coisas consideradas banais de nós meros mortais. O livro trás muitas reflexões sobre como vemos e sentimos a passagem do tempo, além de reflexoes de passado-presente-futuro. porém em vários momentos o livro é arrastado e vagaroso de mais, apesar de já desconfiar das intenções do Hendrick, a construção do desfecho foi muito corrida, Patricamente jogada e sem explicar, contrastando com o restante do livro.

Carolina 30/06/2023

Como parar o tempo
Sabe aquele livro que voce termina e fica com cara de ué? Foi tipo isso.
Eu esperava algo diferente.
Parece que eu assisti a vida do personagem e quando acabou eu só virei e fui embora sem levar nada com isso.
Você tem um personagem com uma vida diferente mas mesmo assim ele nao te prende e nem faz voce curtir com ele os momentos. Tiveram horas massantes, horqs em que voce acha que vai gerar algo mais e ... nada.
Enfim, uma historia que amanhã ja vou esquecer.

Guilherme1039 14/06/2023

Todos deveriam ler esse livro
Não tenho palavras pra descrever sem ser incrível, fascinante, esse livro alterou a química do meu cérebro, mudou minha visão de mundo totalmente, to chorando muito com esse final, o jeito que o livro te prende e alterna entre passado e presente, onde ao mesmo tempo que conta a melancolia e tristeza do árduo e triste passado do protagonista, conta também as dificuldades que ele encara mesmo nos dias de hoje, e então aos poucos as histórias vão se explicando, como é mencionado a Rose no início do livro e aos poucos se desenrola a história com ela (que por sinal podia ser um livro por si só) alternando entre o Tom do presente, encarando as "dores de memória", a sociedade alba e os seus próprios sentimentos, o livro mexe cntg, te mostra diferentes realidades, os choques culturais, como os tempos mudaram, como eram as pessoas, as músicas, como somos, fazendo sempre analogias e filosofias incríveis que você sempre acaba vendo que a carapuça serve, a todo tempo o livro passa uma puta lição de moral sobre o tempo, seu valor e a vida, e com isso mudei totalmente meu jeito de ver a vida, analogias com ondas e um surfista chapado fazem você ver que numa onda, você tem que deixar de ter medo e encarar ela, porque se tu tiver medo no meio da onda ela te derruba e cê bate a cabeça numa pedra. Você vive com o protagonista, sente o que ele sente, compartilha com ele aqueles sentimentos, você se conecta tsnto com ele e com o livro que cada frase, cada mensagem por detrás dele parece que faz parte de você, é uma experiência que eu acho que todos deveriam experimentar, esse livro é simplesmente um absurdo e eu acho que deveriam falar mais sobre eles, é definitivamente o melhor livro que eu já li e eu repito, acho que todo mundo deveriam ler ele, amantes de música, história, romance, filosofia, surfe, depressão, tem TUDO nesse livro, e por incrível que pareça, as vezes tem felicidade tbm, então leiam

PriscillaS 04/06/2023

O futuro é você!
Que livro maravilhoso!

repleto de passagens que me fez refletir sobre inúmeros aspectos da vida, a sensação que tive ao lê-lo foi de estar sendo ensinada por um professor formado pelo o tempo.

Tom viveu muito - quatro séculos para ser mais exata - passou por situações trágicas, dolorosas e confusas, mas mesmo assim continuou sobrevivendo com a esperança de encontrar o seu propósito, aquela com quem ele sentia o amor intensamente, sua filha Marion, a lembrança mais genuína de sua amada Rose.

ao longo da leitura ele diz que voltar ao passado é como revivê-lo e isso é muito verdadeiro! me fez pensar em como as nossas vidas são efêmeras e ao mesmo tempo cheias de momentos que se eternizam na memória, onde lugares, pessoas e acontecimentos são revividos de novo, de novo e de novo.

com essa leitura aprendo o valor de respeitar o que aconteceu, aceitar o agora, viver nele e deixar o futuro com ele mesmo, pois não podemos mudá-lo, afinal nem sabemos o que estar por vir! além de outros ensinamentos extremamente relevantes.

amei o estilo do autor, o cuidado com que tudo foi abordado, com certeza quero ler mais obras dele.

Ivanildo16 30/05/2023

Só o amor pode parar o tempo
Um romance sobre o tempo. O tempo que nos aprisiona ao passado. O medo do futuro desconhecido. Neste incrível Romance, Matt Haig faz você viajar ao longo da história com a vida de Tom Hazard, um ser humano que parece imutável ao longo do tempo. Uma história de amor e como ele é a razão para se viver a vida na sua total existência. Super recomendo.

Holmes 13/05/2023

Daria um ótimo filme
Uma história fantástica sobre a vida de um que não envelhece. Com o passar do tempo, ele descobre que há outras pessoas na mesma condição e que fazem parte de uma sociedade secreta criada para protegê-los. Uma belíssima história sobre a importância de vivermos o presente intensamente, aproveitando cada momento.

skuser02844 11/05/2023

CPOT
Quase o livro se torna excelente, por pouco ele não chega lá. Tem um grande potência, mas parece que falta algo, nem por isso deixa de ser interessante e de valer a leitura.

Essa leitura é do tipo montanha russa, uma hora e empolgante, outra hora e lenta, tem momentos que te prende, outros momentos você que sair, instantes que te fascinam em outros te desanima.

Não mantém uma sequência constante, uma fluidez na leitura, talvez seja por ser contada de forma paralela entre o presente e passado.

Apesar de tudo gostei e recomendo.

Gabi 01/05/2023

Assim como em A biblioteca da meia noite, aqui temos reflexões sobre a vida, mas especificamente sobre o tempo e suas consequências.
Quem não gostaria de viver por muitos anos sem doenças ou o "peso da idade"? Deve ser incrível, mas solitário.
Embora talvez eu quisesse...

Feh 27/04/2023

Entregou tudo mais uma vez
Esse foi o terceiro livro que li do autor e como as anteriores, prometeu e entregou. Eu simplesmente amo as reflexões que ele passa nas histórias que cria! Como parar o tempo certamente não foi, pra mim, tão impactante quanto biblioteca da meia noite e os humanos que me levaram as lágrimas mas ainda assim é uma história bem legal e envolvente. O mais interessante na leitura é o passar do tempo e como o personagem lida com os próprios dilemas e as observações que faz sobre as formas que o mundo mudou mas ao mesmo tempo continua igual (só que menos fedorento). Um ótimo romance e é bem histórico! Adorei, entrou pra minha lista de "livros do Matt Haig que recomendo" (até agora recomendo todos que li, ele é muito bom, sensível, bem humorado e humano).

Tania.Cruz 13/04/2023

Como sempre as narrativas e histórias do Matt Haig nao são simples ficções, mas sim verdadeiras lições de vida. No começo do livro eu não estava dando muita coisa, mas o desenrolar da história foi maravilhoso!

maclaracl 19/03/2023

O livro apresenta muitos aspectos niilistas que dão abertura a muitas reflexões, mas também penso se não é apenas a forma como o personagem enxerga o mundo devido a sua ansiedade e depressão, e conhecendo um pouco do autor, acredito que seja mais essa segunda opção. O livro é incrível, com uma narrativa leve e que te faz querer mais. Me apeguei ao Tom (ou aos vários outros nomes dele) desde o primeiro momento, e ao final, mostra que a vida pode ser feliz, mesmo não tendo a leveza da tranquilidade, mesmo tendo receio do que está por vir, porque o que importa é o momento presente e estar rodeado por quem gosta de você por ser quem você é.

Fany 06/03/2023

Eu adorei a história, eu estava com expectativas pro livro, e adorei, atendeu ao que eu esperava.
acompanhar o Tom na jornada de vida longa dele foi muito bom. o livro é contado alternando entre o presente e o passado, e eu me vi ansiosa pelas duas partes.
como a gente sempre acaba aprendendo algo com a leitura, independente do tema, o que tirei dessa aqui é que devemos ter calma, desacelerar e tocar a vida com o nosso próprio ritmo, aproveitando cada minuto, vivendo o agora e não se preocupando com o que se esperar do futuro. se o Tom conseguiu, eu também consigo.

a escrita desse cara aqui é sensacional, eu me vi lendo o livro pelo fascínio que dá de ler o que e como ele escreve

diliterando 26/02/2023

Mediano pra bom
" Eu fui pessoas que odiei e pessoas que admirei. Fui divertido e chato e feliz e infinitamente triste. Já estive do lado certo e do errado da história. Pará resumir, eu me perdi."
Conhecemos o Tom Hazard um professor de história em Londres, aparentemente comum, mas ele guarda um segredo ele tem uma condição genética chamada anageria que não o deixa envelhecer. Ele tem 490 anos com aparecendo de 40.???
Ele faz parte da Sociedade Albatroz que protege pessoas com essa condição, de perigos e experimentos de laboratório. Com a condição de nenhum dele se apaixonar e sempre mudar de cidade a cada 8 anos.
Vamos acompanhando a trajetória de Tom e seu sofrimento por ser dessa forma. Ele vai passando pelo tempo e pela história narrando vários momentos. ( achei interessante). A perseguição e morte da sua mãe, como bruxa por ele não envelhecer.
Tom se apaixona por Rose e decidem viver juntos apesar do perigo que correm. Acabam tendo uma filha a Marion, porém logo eles são atacados e Tom resolve deixa-las para proteger.
Tempos depois ele descobre que sua filha herdou sua condição. Então sua meta é encontra-la
O livro intercala o passado com presente de Tom. Na escola atual que da aulas ele conhece a Camille e tenta se manter afastado. O romance é quase nulo entre os dois.(+ até entendo que não seja o foco).
? Eu gosto muito de Haig, mas esse livro não me prendeu infelizmente ?. O ponto alto foi todas as regência história feitas e reflexões sobre como o tempo interfere em nossa vida e nossas decisões. Como se ter muitos anos de experiência pode se tornar torturante, em confusões de pensamentos.
É um livro bem característico de Haig, boa premissa, com pontos negativos + no geral vale a pena a leitura. ????
Obs tenho tentado ler mais obras dos autores que gosto... depois de ler A Biblioteca da Meia Noite eu quero ler sempre suas obras.
" Eu me mudava de lugar para lugar e de época para época, como uma flecha imune a gravidade."