Como Parar o Tempo

Como Parar o Tempo Neil Gaiman
Matt Haig

Resenhas - Como parar o tempo

Rafa 11/04/2024

Tinha tudo pra ser uma história tão boa quando a biblioteca da meia noite, pois trás muitas reflexões sobre o tempo, sobre como vivemos e lidamos com o passado, presente e futuro. Mas me pareceu um monte de reclamações do Tom, da vida, de uma busca, que no final das contas nem foi emocionante. E o final, pior ainda.

cecilimartins 08/04/2024

Mensagens importantes em uma história inesperada
Durante a leitura você até pode achar que sabe para onde a história está sendo conduzida, mas o autor não a levará até lá - spoiler kkk

dica: leia de forma presente, reflita sobre as mensagens transmitidas pelo personagem principal e, quando menos esperar, o final chegará em um desfecho de deixar o coração quentinho, mas talvez algumas expectativas frustradas.

Acho que é um dos clássicos: ame ou odeie.

Eu amei, apesar de ser um livro bem diferente, e não tenho nem como colocar em palavras o quanto alguns trechos ficarão em minha memória (e em sessões de terapia) porque esse livro não foi só uma meta de leitura, mas sim uma virada de chave enooorme pra minha perspectiva sobre o tempo.

Amanda1333 30/03/2024

Li a biblioteca da meia noite e queria conhecer mais obras do autor, então apostei nesse livro, que obra de arte, a forma como o autor fala sobre a vida, parece que ele traz metáforas da realidade em suas obras e é de uma forma incrível, sabe aquele livro que dá vontade de viver, então.

Natalia 27/03/2024

Reflexões complexas
Como parar o tempo foi o segundo livro que li do autor ( a biblioteca da meia noite) foi um livro que gostei muito, então decidi conhecer outra obra dele. Não foi o melhor livro, bem de longe , mas trouxe muitas reflexões sobre a vida e o tempo. Marquei muitas passagens que ele aborda com maestria.
Além dos capítulos serem curtos e flui muito rápido a leitura.

Isa 27/03/2024

Tinha tudo pra um super plot, mas não teve nada kkkkk
Achei que ia amar tanto quanto a biblioteca da meia noite, mas o livro foi só sobre o chato do Tom reclamando sobre o quanto é uma bosta viver

Clara2720 27/03/2024

Eu esperava mais açao, ou mais romance? senti que no meio nao tem muito de nada, é tipo apenas contando da vida
Mas a ideia do livro sobre o tempo e a vida é bem bacana

maryokumoto 25/03/2024

Aventuras no tempo
Apesar de a leitura ser bem fluida e a premissa muito interessante, achei meio sem pé e nem cabeça. Não consegui achar muito interessante

Daniela.Losso 23/03/2024

Sobre o livro e algumas frases
Gostei bastante desse livro. O livro tem uma proposta bem interessante, ele conta a história de Tom, que envelhece bemm lentamente, e entre seus capítulos nós viajamos na história e no tempo, conhecendo algumas das experiencias de Tom, é bem legal ver como as decisões presentes dele são afetadas pelo passado. Contudo, mesmo a história sendo interessante, acredito que este
livro seja mais para reflexão, muitas das falas e pensamentos do Tom conforme a história anda eu pude conectar a minha vida e minhas opiniões, é um livro que faz você pensar sobre a vida e por que vive-la, faz você ver como ela é feita de uma série de momentos, independente se forem bons ou ruins. Eu recomendo bastante esse livro para quem busca um incentivo, e fazer essa reflexão, acredito ser um livro profundo e muito importante.

Eu não gostei muito do final, teve algumas partes previsiveis, e acredito que não tenha finalizado muito bem, parece que o final foi meio corrido. Apesar disso, a história foi boa, eu tive minhas teorias em relação aos personagens e o que iria acontecer, e algumas partes me suprienderam bastante.

Enfim, é um ótimo livro. Eu recomendo, com certeza valeu a pena.

Algumas partes que destaquei em minha leitura:

?A história já é viva? nós somos história?. (23)

?Viver é mais do que o passado e o futuro. É estar aqui, de verdade? (25)

?Talvez todo o mundo fosse um palco. Talvez, sem atuação, tudo desmoronasse. A chave para a felicidade não era ser você mesmo, por que o que significa afinal? Todos possuíam muitos eus. Não. A chave para a felicidade é encontrar a mentira que se encaixa melhor.? (62)

E a vida é assim. Não se deve temer a mudança nem recebê-la de bracos abertos, quando não se tem nada a perder. Mudancas fazem parte da vida. É sua única constante.

?Você não é o único que sofre no mundo. Não segure as dores como se fossem preciosas. Tem o suficiente delas por aí.? (127)

?Sim, havia um vazio dentro de mim, mas vazios são subestimados. Vazios não possuem amor, mas também não possuem dor. Vazios possuem vantagens. Pode-se existir com o vazio.? (234)

Priii Reis 26/02/2024

O livro não é ruim,mas ele se perde na temática entre ficção e não ficção já que cita diversos momentos históricos que de fato aconteceram.
A parte não ficção da doença rara,os anos sendo julgado por ser diferente de todos,e da esposa. Ser acusado de bruxaria,ver a própria mãe morrer só por ele ser diferente.
Foi tenso. É absolutamente tenso,
e também muito reflexivo,não existe de fato quem viva para sempre,mas a mensagem é viva o hoje intensamente. O agora é a única certeza que temos.
________________________
A linguagem é atual e se mistura com algo antigo,se trata de um homem que nasceu a 400 anos.
A história dele se mistura com a do mundo e por todas as suas "vidas". Ele não é um vampiro,mas tem uma condição rara que o faz envelhecer lentamente e não é o único com essa condição.
Existem muitos,e antes de conhecer a sociedade eles eram mortos como bruxas e demônios.

A Sociedade Altroz os protegem e faz qualquer coisa para que suas identidades e condições continuem anônimas. Quem não andar conforme a sociedade manda,é rapidamente eliminado.
Quem não aceita entrar é eliminado.
Quem quer sair depois de entrar é eliminado.
Não podem ter relações com humanos,e nem procriar.
Parece ser uma ajuda,mas é um controle Tom só aceitou entrar porque precisava encontrar sua filha,e as promessas do líder durava anos e a prisão a ele também.
____ POSSIVEL SPOILER ______

As regras da sociedade são:
'Não se apaixone
'A cada 8 anos sua vida vai mudar,identidade,lugar,
pessoas (não crie vinculos)
'Nesse intervalo de 8 anos terá de fazer um "favor" ao líder e sem contestar.

A principio parece complexo por ter tantos fatos históricos,mas é interessante entender que naquele contexto Tom o principal, viveu cada um daqueles momentos.
Como começou seu relacionamento com Rose,o fato de ele ser um nobre que estava fugindo com a mãe por causa da guerra.

Ele se tornar professor de história,e ser parte dela. Quando ele fala de algum conteúdo que viveu,como Shakespeare que é uma lembrança,ou é perguntado de algum livro famoso de um autor que conheceu chamado Scott Fitzgerald. Isso lhe dá diversos tormentos na cabeça,é como abrir buracos reais em sua mente.

"É estranho como o passado está próximo, mesmo quando o imaginamos tão distante. Estranho como ele salta de uma frase e o atinge.
Estranho como cada objeto ou palavra pode abrigar um fantasma."

Só quase no final do livro ele conta como foi difícil ficar sem a esposa e a filha,que pela segurança delas precisou se afastar. A igreja os caçava,as pessoas nas ruas os ofendiam e até ameaças de morte recebiam por dizer que ele era um filho de bruxa e a filha dele um demônio.
O que nunca ele esperaria é que alguns anos depois,a filha dele teria sua mesma doença e fugiria pelo mesmo motivo:o medo da morte.

"Recentemente, pensei que queria me livrar de Hendrich, mas, talvez, isso seja um erro. Sim, Hendrich é meu ?dono?, mas há certo conforto nisso. Liberdade pode ser superestimada.
?Angústia?, Kierkegaard escreveu, no meio do século XIX, ?é a vertigem da liberdade?."

"A vida toda, percebo, fui caçado pelo medo. Hendrich prometera dar um fim a esses medos, mas apenas os acentuou. Ele controlava pelo medo. Controlou-me pelo medo, controlou Marion pelo medo.
Quando era apenas eu, era difícil perceber, mas ver como ele manipulou Marion, mentindo para nós dois, fez com que eu percebesse os segredos da Sociedade Albatroz, a manipulação de seus membros, tudo para servir à paranoia crescente de Hendrich quanto a ameaças externas."

Carlos531 26/02/2024

Como Parar o Tempo, de Matt Haig
"Como parar o tempo" é uma obra fascinante que explora a imortalidade e a beleza efêmera da vida.
A narrativa habilmente entrelaça o passado e o presente, e isso pode confundir o leitor no início, mas se torna uma ótima imersão.

Solidade. 24/02/2024

Gostei desse livro, mas não tanto. Demorei quase 2 semanas para terminar ele (considerando o meu ritmo de leitura é MUITO tempo).

Não consegui me prender totalmente a história, mesmo gostando de alguns personagens sinto que faltou alguma coisa que despertasse a minha vontade de ler esse livro.

A proposta dele é muito boa, essa coisa toda de mostrar a possível realidade de pessoas que vivem mais do que o adequado e tudo mais, só que comigo não funcionou.

Talvez esse não fosse o meu momento para ler esse livro, mas achei interessante.

Lelê 11/02/2024

?Amor é onde se encontra significado.?
Me apaixonei com a escrita do Matt Haig em A Biblioteca da Meia-Noite e esse livro aqui não me decepcionou nada. Como parar o tempo fala de tantos tempos ao mesmo tempo, fala de amor romântico, amor paterno, amor fraterno e como as coisas mudam mas o essencial, fica.
Tem um plot-twist que eu já nem pensava que ia acontecer, mas aconteceu e que bom!
É isso, foi uma leitura maravilhosa. Já tenho mais livros do Matt Haig pra ler, inclusive! ?

Mariana113 10/02/2024

Leitura agradável
Texto de fácil leitura, intercâmbio entre o presente e o passado. Excelente construção da narrativa. Envolvente e surpreendente.