Como Parar o Tempo

Matt Haig

Resenhas - Como parar o tempo

Fernanda Augusta 10/11/2023

Sobre viver
Mais um livro do Matt Haig que tocou o meu coração ??

A história é simplesmente linda, muito bem escrita e trás uma mensagem muito importante sobre viver o presente e ser fiel a su mesmo.

Se você procura grandes plot twists eu não recomendo, mas se quiser descansar a cabeça com um bom livro reflexivo esse é excelente.

Gostei muito do último capítulo, realmente me deu um quentinho no coração.

abóbra 05/11/2023

Mó papo cabeça de viagem no tempo sem ser complicado
gostei absurdamente desse livro por trazer uma perspectiva e uma realidade, apesar de ser a mesma que a minha, mas com umas ideias bem diferentes da que eu vivo

Juno.Cruvinel 05/11/2023

O enredo é interessante!!
O autor escreve muito bem e o enredo é muito interessante!! Nos faz refletir e é quase uma aula de história! Eu gostei, a única coisa é que o meio ficou um pouco enrolado e o final muito corrido.. achei que tinha muito potencial e é bom, mas a execução não foi perfeita.

Pheriannath 22/10/2023

O livro dos ansiosos
Nas velharias de leitura, de vez em quando, a gente se depara com esse tipo de livro aqui. Esse tipo de história que merecia ser difundida, conhecida e popular.

Autores que não decepcionam são muito poucos, sabemos que pessoas tem opiniões diferentes a respeito das coisas. Mas, esse tipo de história aqui, é o que me faz pensar o quanto vale a pena ler.e dedicar tanto tempo, a algo que me traz paz, alegria, e benefícios a longo prazo.

Essa é uma história sobre profundidade, ansiedade, obssessoes. Nos mostra o quanto a gente perde, vivendo no passado e sempre planejar o futuro.

Passamos tanto tempo se arrependendo pelo que fizemos ou não fizemos, e sempre pensando nos futuros alternativos que isso poderia ter resultado, o que gera ansiedade pela vivência no passado. E tanto tempo pensando no que o futuro pode ou não, ser ou fazer, que acabamos passando pelo presente como um nada.

Estou em um período da minha vida, em que a proximidade dos 30 anos e a sensação de não ter feito nada, ser um nada, é gigantesca. Questionar o que eu tenho feito da minha vida até hoje, e é só isso que tenho lido ultimamente. Nós assalariados temos o costume de viver os dias monótonos de forma automática, sem compreender que aquilo ali, no futuro, vai te gerar saudade.

Esse é um livro para ansiosos, me fez enchergar que não importa aonde vou estar no futuro, meu passado não vai mudar. Mas posso pensar o que fazer no agora, e principalmente, visualizar coisas boas, mesmo que sejam cotidianas. Porque isso vai me fazer falta algum dia.

Duda 16/10/2023

Pra finalmente ler outro autor
Fiquei obcecada por Matt Haig desde a Biblioteca da Meia Noite, passei por Os Humanos e me curo nesse aqui, que não é tão bom quanto os outros. Final bem corrido, Matt passou muito tempo divagando sobre a vida e esqueceu de desenvolver o plot do livro. Mas a história é bem legal.

Jessica.Virgens 08/10/2023

Esse livro me prendeu logo no início. Gosto da escrita do autor e ele trouxe um Q de baixa fantasia muito bom.
Mas foi se enrolando.muito ao longo do caminho.
O romance não cativou, o reencontro com a filha foi... Péssimo... A reviravolta no desfecho... Nooooosa... desnecessário e corrido... Ficou, sei lá, com a sensação de "querido, o que vc tá fazendo do seu livro?!"
Esse livro não é um romance e ao tentar colocar isso, ficou meio uma novela mexicana dos anos 90...
Maaaass, Matt Haig sempre terá um "mas" pra mim. Ele aborda questões muito boas e reflexivas em seus livro que, geralmente, só faz sentido para uma galera próximo aos 30 ou mais, com uma bagagem um pouco maior.
As reflexões sobre o tempo são muito interessantes. Conhecer, trabalhar com pessoas famosas, ser muitas pessoas e ainda assim não estar feliz, viver na função de outros ou preso ao medo, sendo constantemente manipulado... É preciso se libertar de muitas amarras para realmente ter felicidade. Nada é eterno, o amor mutável, existem muitos amores e só ele não basta, não cura, não transforma.

Recomendo esse livros com ressalvas. Não o leia se, o que vc busca, é um romance que atravessa gerações, pois não encontrará aqui. Não senti isso nem na história com a filha, apesar de estar nas palavras, não teve tempo o suficiente para o leitor sentir também.

Renata.Oliveira 19/09/2023

A ideia e o enredo do livro parecem muito bons, mas o desenrolar é fraco e honestamente achei bem mal escrito.

A narração do personagem principal é chata, o romance é entediante, o propósito do protagonista se perde diversas vezes e o final é apressado e totalmente óbvio.

Mary 08/09/2023

Tom tem uma genética que atrasa o envelhecimento, ele tem 439 anos com fisionomia de 40, vive uma busca incansável pra encontrar a filha que herdou a genética dele e não dá mãe uma mortal comum, depôs de anos procurando ela encontra ele, um encontro conturbado, porém tudo acaba bem.... o Tom se preocupava tanto com o futuro que esquecia de aproveitar o presente...... mas aprendeu com 439 anos que devemos aproveitar o presente...

Lua 21/08/2023

Muito bom! para mim, o mais interessante na leitura é o passar do tempo e como o personagem lida com os próprios dilemas e as observações que faz sobre as formas que o mundo mudou, mas ao mesmo tempo parece que continua igual. esse livro (pelo menos na minha opinião) não foi tão impactante quanto a biblioteca da meia noite, mas de qualquer maneira, gostei muito.

?As pessoas que amamos nunca morrem.

Foi o que Omai disse, tantos anos atrás. E ele tinha razão. Não morrem. Não inteiramente. Vivem na nossa mente, como sempre viveram dentro da gente. Mantemos a luz delas viva. Se lembrar-se delas com clareza, ainda podem guiá-as como o brilho de estrelas há tanto tempo extintas guia navios em águas desconhecidas. Se parar de velar por elas, e começar a ouvi-las, ainda possuem o poder de mudar sua vida. Podem, em resumo, ser a salvação.?

Rosana Miyata 19/08/2023

Fui com expectativas para essa leitura por ter lido "A biblioteca da meia-noite" e ter amado e favoritado, mas essa leitura em si não achei grande coisa.
O enredo é interessante, mas achei o desenvolvimento lento e, eu que normalmente gosto quando tem capítulos com datas alternadas, dessa vez achei que isso estava um pouco demais, deu uns nós na cabeça essas idas e voltas no tempo.
Achei que a história lembra um pouco "Addie LaRue" (que também achei bem lendo e enrolado).
O final pra mim ficou faltando fechar várias coisas.

A leitura foi boa pelos temas abordados, mas não quero ler mais nada do autor.

Maressa 08/08/2023

Enredo muito promissor, história e personagens muito interessantes mas pouco explorados. senti uma nostalgia porque a leitura me lembrou um pouco ?a vida invisível de addie larue? e eu amo demais esse livro, por a história ser parecida acabei fixando com expectativas de que iria ter uma experiência parecida ou se não a mesma lendo esse livro. mas não chega nem aos pés da inesquecível Addie. no mais a história é interessante mas muito rasa, teve bastante desenvolvimento do sofrimento psíquico do protagonista, mas o cara viveu mais de 500 anos poxa, tinha muitas vivencias interessantes e com certeza importantes que moldaram a personalidade dele que poderiam ter sido mais abordadas. senti falta disso e de um final pro romance que ficou incompleto. o plot também foi bem básico e previsível, e o final do ?vilão? não fez sentido pra mim.

Bárbara 29/07/2023

Gostei
O livro tem um suspense legal, faz você querer continuar lendo para saber o que aconteceu e o que vai acontecer. O final achei meio corrido, mas valeu a leitura!

addie larue's gf 27/07/2023

Ruim
Achei esse aqui totalmente confuso e nenhum dos acontecimentos me marcaram. era tudo sempre morno, genérico e massante. o Matt Haig tenta fazer uma reflexão elaborada sobre o tempo e a vida e o amor mas acaba que ele mesmo se perde. terrível. chato. Eu pessoalmente não curti biblioteca da meia-noite, mas, comparado a esse, é bem melhor.

Liliane 19/07/2023

Tom já viveu muito, teve que aprender a perder pessoas que amava. Ele tem anageria e precisa aprender a conviver, sem se apegar, com as efeméridas.
Nada de se apaixonar nem ficar mais que 8 anos no mesmo lugar. É preciso mudar de nome, de localidade, o tempo não para no entanto, ele parece não passar qua do se trata da aparência física.
O livro é uma ficção sobre como se perder e encontrar-se, aprendendo a viver muitas vidas dentro da mesma.
Parece confuso, mas é cheio de reflexões e vale a leitura de cada página, que faz o leitor querer descobrir como tudo vai terminar.

sphcreative 16/07/2023

LEIAM!!
Sem dúvida meu gênero favorito de livro é desse tipo que acompanha a vida do personagem através dos anos. Que passa pelos momentos mais importantes, pelas pessoas que amou, pelos lugares que visitou. Onde não existe uma barreira de espaço, e nem de tempo. Tudo bem estar em 1920 na França, e logo depois em 1600 na Inglaterra, e logo depois na Austrália no século XXI.
Matt Haig já se tornou um dos meus autores favoritos quando li "A Biblioteca da Meia-Noite". Mas dessa vez, ele se superou.
Como uma pessoa com ansiedade, que está sempre preocupada com o futuro, esse livro é um baita tapa na cara. Ele até pode falar de passado, mas nunca vi algo mais presente.
Amei amei amei! Já tem um milhão de citações que gostaria de discursar sobre. Leiam!!