Como Parar o Tempo

Matt Haig

Resenhas - Como parar o tempo

luiza.manchon 08/06/2020

Uma mensagem importante
Li esse livro em um momento que estava muito desacreditada da vida. Quando terminei, respirei fundo e viver não parecia tão doloroso assim...
Ra 23/10/2021minha estante
o livro é muito triste?

Babi 09/01/2023minha estante
Gente, que livro perfeito! Ele te ensina a ver a vida de outra forma, a apreciar mais ela. Tenho certeza que muita gente quer viver pra sempre e acha que isso pode ser uma benção mas na verdade é uma maldição.

jug0mes 03/08/2023minha estante
Caramba?

Luciana.Lira 24/01/2024minha estante
Ra, o livro não é triste,vele nós mostra a importância de vivermos intensamente o presente.

Luciana.Lira 24/01/2024minha estante
Desculpem os erros de ortografia. ?

Priii Reis 26/02/2024

O livro não é ruim,mas ele se perde na temática entre ficção e não ficção já que cita diversos momentos históricos que de fato aconteceram.
A parte não ficção da doença rara,os anos sendo julgado por ser diferente de todos,e da esposa. Ser acusado de bruxaria,ver a própria mãe morrer só por ele ser diferente.
Foi tenso. É absolutamente tenso,
e também muito reflexivo,não existe de fato quem viva para sempre,mas a mensagem é viva o hoje intensamente. O agora é a única certeza que temos.
________________________
A linguagem é atual e se mistura com algo antigo,se trata de um homem que nasceu a 400 anos.
A história dele se mistura com a do mundo e por todas as suas "vidas". Ele não é um vampiro,mas tem uma condição rara que o faz envelhecer lentamente e não é o único com essa condição.
Existem muitos,e antes de conhecer a sociedade eles eram mortos como bruxas e demônios.

A Sociedade Altroz os protegem e faz qualquer coisa para que suas identidades e condições continuem anônimas. Quem não andar conforme a sociedade manda,é rapidamente eliminado.
Quem não aceita entrar é eliminado.
Quem quer sair depois de entrar é eliminado.
Não podem ter relações com humanos,e nem procriar.
Parece ser uma ajuda,mas é um controle Tom só aceitou entrar porque precisava encontrar sua filha,e as promessas do líder durava anos e a prisão a ele também.
____ POSSIVEL SPOILER ______

As regras da sociedade são:
'Não se apaixone
'A cada 8 anos sua vida vai mudar,identidade,lugar,
pessoas (não crie vinculos)
'Nesse intervalo de 8 anos terá de fazer um "favor" ao líder e sem contestar.

A principio parece complexo por ter tantos fatos históricos,mas é interessante entender que naquele contexto Tom o principal, viveu cada um daqueles momentos.
Como começou seu relacionamento com Rose,o fato de ele ser um nobre que estava fugindo com a mãe por causa da guerra.

Ele se tornar professor de história,e ser parte dela. Quando ele fala de algum conteúdo que viveu,como Shakespeare que é uma lembrança,ou é perguntado de algum livro famoso de um autor que conheceu chamado Scott Fitzgerald. Isso lhe dá diversos tormentos na cabeça,é como abrir buracos reais em sua mente.

"É estranho como o passado está próximo, mesmo quando o imaginamos tão distante. Estranho como ele salta de uma frase e o atinge.
Estranho como cada objeto ou palavra pode abrigar um fantasma."

Só quase no final do livro ele conta como foi difícil ficar sem a esposa e a filha,que pela segurança delas precisou se afastar. A igreja os caçava,as pessoas nas ruas os ofendiam e até ameaças de morte recebiam por dizer que ele era um filho de bruxa e a filha dele um demônio.
O que nunca ele esperaria é que alguns anos depois,a filha dele teria sua mesma doença e fugiria pelo mesmo motivo:o medo da morte.

"Recentemente, pensei que queria me livrar de Hendrich, mas, talvez, isso seja um erro. Sim, Hendrich é meu ?dono?, mas há certo conforto nisso. Liberdade pode ser superestimada.
?Angústia?, Kierkegaard escreveu, no meio do século XIX, ?é a vertigem da liberdade?."

"A vida toda, percebo, fui caçado pelo medo. Hendrich prometera dar um fim a esses medos, mas apenas os acentuou. Ele controlava pelo medo. Controlou-me pelo medo, controlou Marion pelo medo.
Quando era apenas eu, era difícil perceber, mas ver como ele manipulou Marion, mentindo para nós dois, fez com que eu percebesse os segredos da Sociedade Albatroz, a manipulação de seus membros, tudo para servir à paranoia crescente de Hendrich quanto a ameaças externas."

Carolina165 07/05/2021

Um livro especial
Que livro completo e apaixonante!

Tem história de amor? Sim.
Tem quotes incríveis? Sim (e muitos).
Tem uma escrita fluida e envolvente? Sim.
Tem dor e superação? Sim.
Vale a pena ler? Com certeza.

"Amor à primeira vista pode ou não existir, mas amor ao primeiro momento existe sim". Pág. 227

"Nada fixa alguma coisa tão intensamente na memória quanto o desejo de esquecê-la". Pág. 255

"As pessoas geralmente veem o que querem ver". Pág. 273

"Amor é onde se encontra significado. [...] Esse é o negócio com o tempo, né? Não é igual. Alguns dias, alguns anos, algumas décadas são vazios. Não têm nada. Calmaria. Aí você se depara com um ano, ou mesmo um dia, uma tarde, e é tudo". Pág. 279

"Não é possível se apaixonar e não pensar que exista algo maior nos governando. Algo, sabe, que não é a gente mesmo. Algo que mora dentro de nós, aprisionado, pronto pra nos ajudar ou nos foder. Somos mistérios pra nós mesmos. Até a ciência sabe. Não temos porra nenhuma de ideia sobre como nossa mente funciona". Pág. 279

"O homem que teme o sofrimento já está sofrendo pelo que teme". Pág. 289

"Da mesma forma que é preciso apenas de um minuto para morrer, é preciso apenas de um minuto para viver. Apenas se fecha os olhos e deixa qualquer medo inútil ir embora. E então, nesse novo estado, livre do medo, você se pergunta: quem sou eu? Se eu pudesse viver sem dúvida alguma, o que eu faria?" Pág. 294
Ra 23/10/2021minha estante
o livro é muito triste?

Carolina165 20/12/2021minha estante
Oi Ra, não achei triste não

diliterando 17/02/2023minha estante
Comecei a leitura..eu adoro esse autor

Carolina165 17/02/2023minha estante
Eu tbm!

Heitor S S C Silva 01/01/2024

Proposta boa, mas execução ruim...
Quão fascinante seria mergulhar em uma história, onde o personagem principal possui mais de 400 anos, e presenciou todas as transformações culturais, tecnológicas, políticas e econômicas do mundo contemporâneo? Quão interessante seria explorar toda a complexidade da mente humana de alguém com o "dom" do protagonista, que presenciou todas as pessoas importantes em sua vida partirem, inclusive o seu grande amor? Com propostas tão interessantes, me senti decepcionado ao longo da leitura, nenhuma das histórias relembradas possui a profundidade necessária, o desfecho nitidamente acelerado, ao ponto do autor colocar todo mundo no mesmo lugar para a história "se resolver" decepcionou bastante... Ficou claro que o livro poderia ter sido melhor desenvolvido, para contar bem uma história de um personagem que viveu tanto, o livro deveria ter tido no mínimo o dobro de páginas. Mas nem tudo foi ruim, muito pontos de reflexão foram deixados, alguns bem profundos e que me fizeram mudar de perspectiva... Dito isso, como trata-se de um livro curto, indico a obra para os leitores que gostam de ficção científica sem muita profundidade...

Mary 08/09/2023

Tom tem uma genética que atrasa o envelhecimento, ele tem 439 anos com fisionomia de 40, vive uma busca incansável pra encontrar a filha que herdou a genética dele e não dá mãe uma mortal comum, depôs de anos procurando ela encontra ele, um encontro conturbado, porém tudo acaba bem.... o Tom se preocupava tanto com o futuro que esquecia de aproveitar o presente...... mas aprendeu com 439 anos que devemos aproveitar o presente...

Lia 28/01/2021

Como parar o tempo
Como parar o tempo é um livro bonito, que trata sobre a vida de forma muito habilidosa e cuidadosa. Ele nos traz lindas lições e liga isso com uma história de ficção fascinante, tratando sobre questões mais profundas de forma mais leve, sem causar confusão ou deixar os leitores entediados. É sobre descobrir o sentido da vida, da sua própria maneira. Super recomendo, o livro me surpreendeu de uma maneira muito positiva.

diliterando 26/02/2023

Mediano pra bom
" Eu fui pessoas que odiei e pessoas que admirei. Fui divertido e chato e feliz e infinitamente triste. Já estive do lado certo e do errado da história. Pará resumir, eu me perdi."
Conhecemos o Tom Hazard um professor de história em Londres, aparentemente comum, mas ele guarda um segredo ele tem uma condição genética chamada anageria que não o deixa envelhecer. Ele tem 490 anos com aparecendo de 40.???
Ele faz parte da Sociedade Albatroz que protege pessoas com essa condição, de perigos e experimentos de laboratório. Com a condição de nenhum dele se apaixonar e sempre mudar de cidade a cada 8 anos.
Vamos acompanhando a trajetória de Tom e seu sofrimento por ser dessa forma. Ele vai passando pelo tempo e pela história narrando vários momentos. ( achei interessante). A perseguição e morte da sua mãe, como bruxa por ele não envelhecer.
Tom se apaixona por Rose e decidem viver juntos apesar do perigo que correm. Acabam tendo uma filha a Marion, porém logo eles são atacados e Tom resolve deixa-las para proteger.
Tempos depois ele descobre que sua filha herdou sua condição. Então sua meta é encontra-la
O livro intercala o passado com presente de Tom. Na escola atual que da aulas ele conhece a Camille e tenta se manter afastado. O romance é quase nulo entre os dois.(+ até entendo que não seja o foco).
? Eu gosto muito de Haig, mas esse livro não me prendeu infelizmente ?. O ponto alto foi todas as regência história feitas e reflexões sobre como o tempo interfere em nossa vida e nossas decisões. Como se ter muitos anos de experiência pode se tornar torturante, em confusões de pensamentos.
É um livro bem característico de Haig, boa premissa, com pontos negativos + no geral vale a pena a leitura. ????
Obs tenho tentado ler mais obras dos autores que gosto... depois de ler A Biblioteca da Meia Noite eu quero ler sempre suas obras.
" Eu me mudava de lugar para lugar e de época para época, como uma flecha imune a gravidade."

@juliaavictorino 05/07/2021

Repleto de reflexões sobre a vida
Se engana quem acha que vai encontrar um romance com uma pegada fantástica. Esse livro vai bem mais a fundo e traz reflexões sobre vida, tempo, solidão, preconceitos, amor, liberdade...

A narrativa se passa nos dias atuais, mas não segue uma linha do tempo comum. Presente e passado se intercalam dentro dos 439 de vida de Tom, apresentando momentos e pessoas importantes em sua vida.

Diferente do "comum", Tom vive se mudando se escondendo, com medo da violência e opressão que ele e pessoas próximas a ele possam sofrer.

Tendo vivido na época da caça às bruxas e seus terrores, o protagonista vê a história avançar e se repetir. E não precisamos ir muito longe pra perceber nossa triste realidade dentro dessa ficção.

É no amor por sua família e nas promessas que fez pra sua mãe e sua amada Rose que ele encontra seu propósito. Mas uma vida de solidão e mentiras não é uma vida plena e tudo que ele deseja é ser livre pra ser quem ele realmente é.

O desfecho segue o caminho previsível, mas não chega a prejudicar a experiência. Gostaria de ter visto desenvolvimento maior do romance no presente e do tão aguardado reencontro. Mesmo assim o livro me surpreendeu demais e já se tornou um favorito. ?

luan.willian00 09/07/2023

Um bom livro que peca pelo ritmo
Primeiramente gostei da premissa do livro e da questão do personagem viver muito tempo, isso o permitiu viver em diferentes épocas e ao mesmo tempo o impediu de viver algumas coisas consideradas banais de nós meros mortais. O livro trás muitas reflexões sobre como vemos e sentimos a passagem do tempo, além de reflexoes de passado-presente-futuro. porém em vários momentos o livro é arrastado e vagaroso de mais, apesar de já desconfiar das intenções do Hendrick, a construção do desfecho foi muito corrida, Patricamente jogada e sem explicar, contrastando com o restante do livro.

caroukruger 05/03/2021

Amei a história, amei personagens que já viveram a peste, as guerras e hoje vivem com redes sociais e
Amei perceber que personalidades históricas são pessoas normais e não são super humanos, como eu sempre tenho a impressão de serem.
Eu poderia ler mais um livro sobre a história de Tom entre os séculos, mas o desfecho me deixou um pouco decepcionada. O livro corre com uma velocidade boa até chegar no final, onde tudo é atropelado e simplesmente acaba.
Possui diversas pontos para pensar, em como o tempo corre e nos preocupamos ficando com medo das nossas consequências e medo de coisas que nem aconteceram ainda. Vivemos com medo da dor que podemos sentir no futuro, sem nos preocupar em aproveitar os momentos enquanto estes acontecem.

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 03/04/2020

Mais ou Menos
Legal, mas acho que o livro se expande muito além do que consegue concluir.

camerighi 23/06/2020

Se é que é possível parar o tempo...
A história tem mensagens bonitas sobre o tempo e como apreciar a vida, com suas coisas boas e ruins. E o mais interessante é que é uma ficção, das bem inventadas.

Ingrid06 29/05/2021

Confesso que demorei um pouco para ingressar na leitura. Mas depois de um tempo foi muito bom. Uma trama bem elaborada.

Thais.Garrido 22/07/2021

Surpreendentemente apaixonante
Quem estava esperando por uma ficção científica pode se decepcionar, pois este livro nada mais é do que uma grande reflexão sobre o sentido da vida e nosso propósito em sua existência.
A escrita do autor é sensível, instigante e calorosa, e é realmente impressionante como o Matt discorre por diversos temas distintos de maneira delicada e cativante.
Ao terminar esse livro, senti como se estivesse recebendo um abraço bem apertado de um querido amigo, e ele vai estar sempre ali, vivo entre as páginas, quando eu precisar dele de novo.

Lívia.Beatrice 16/01/2023

O melhor de 2022
Eu vendi este livro como um dos mais importantes do ano, e chegou a hora de explicar o porquê. Como parar o tempo não é um romance comum, ou uma trama cheia de teias a desvendar, e sim uma história de reflexões sobre o tempo e humanidade.

Tom Hazard pode parecer um homem normal de 40 anos, mas na verdade já viveu 438. Ele possui uma condição genética chamada anageria, que atrasa o envelhecimento em 10x o normal.

Toda essa condição poderia ser apenas muito interessante, se esquecêssemos o grande período da história em que se caçavam pessoas acusadas de bruxaria pelo mínimo motivo que fosse. Tom nasceu em 1581, e já muito jovem começou a sofrer as consequências da anageria. Seus mais de 400 anos de vida foram de eterna fuga, uma jornada que nunca pode ser completa, ou simplesmente normal.

“O meu nome é Tom Hazard. Pareço ter 40 anos, mas não se deixe iludir… sou muito mais velho do que isso. Séculos mais velho. E este é o meu perigoso segredo. Fui contemporâneo de Shakespeare, vivi em Paris nos loucos anos 20, cruzei os mares de uma ponta a outra. Eternamente a fugir do meu passado e à procura daquilo que me foi roubado. Mas sem identidade ou raízes, a vida eterna pode tornar-se um vazio.”

A narrativa intercala capítulos do passado e da atualidade, dinamizando uma jornada de perdas, romance, pertencimento e solidão. Um fator permeou todas as fases: a injustiça. Tom é claro ao mostrar a incapacidade do homem de aprender com seus próprios erros, e como as gerações vivem em looping eterno de ignorância e morte.

“Os homens consideram os limites do seu campo de visão como os limites do mundo.”

“A lição da história é que ignorância e superstição são coisas que podem surgir, dentro de quase todo mundo, a qualquer momento. E o que começa como dúvida na mente pode rapidamente se tornar ação no mundo.”

Para tentar sobreviver, Tom se junta a comunidade Albatroz, que une pessoas com a mesma condição que ele. Todos vivem escondidos, na sombra dos acontecimentos do mundo. Seria ali que ele finalmente encontraria algum conforto? Para a comunidade Albatroz, nós humanos somos efeméridas, os que estão aqui de passagem, que nascem e morrem enquanto eles não envelheceram nem 10 anos.

Tom nos rende grandes reflexões sobre como enxergamos o tempo, e como ele interage com a evolução, ou não, da humanidade. Mas há ainda outro ponto alto neste livro: a história do mundo. Tom vive grandes momentos marcantes, e a trama é rica em detalhes e veracidade.

Tom foi amigo de Shakespeare, sobreviveu a caça às bruxas, e encontrou Scott e Zelda Fitzgerald. Conheceu muitos países, deu a volta ao mundo de barco, e até sobreviveu à Peste Negra.

Eu não consigo encontrar um ponto fraco em Como Parar o tempo, apenas posso dizer que, se você espera um livro de romance, saiba que vai até encontrar cenas muito bonitas, e honestas, mas não é por isso que eu recomendo de olhos fechados a história de Tom Hazard. Como Parar o Tempo é um livro de jornada, de um homem, de muitos homens, do mundo.