Como Parar o Tempo

Matt Haig

Resenhas - Como parar o tempo

Lays.Ordani 14/07/2021

Um livro de reflexões.
Começo dizendo que adorei essa leitura. Comprei esse livro pela capa, sem noção nenhuma da sinopse, e mesmo depois de saber "por cima" do que se tratava, ainda me surpreendeu. Os relatos históricos são ótimos, as reflexões sobre vida, luto, solidão, são de deixar inúmeras citações marcadas para a vida. O livro é curto, com capítulos rápidos alternando em algumas épocas bem distintas, mas achei tudo muito bem escrito e descrito. Recomendo com certeza!

Maluuu 11/06/2022

Recomendo e muito!
Curti muito a forma como a história foi contada, indo de um ano ao outro, explorando o passado e o presente, de modo que torne as coisas mais dinâmicas e imprevisíveis. E a própria história é interessante, porque nela a gente vê alguém que vive por séculos, mas essa "imortalidade" não é tratada como algo necessariamente bom. Ao viver por mais tempo que a maioria, você acaba vendo pessoas que ama morrer; ou tendo que se mudar de lugar pra lugar para não desconfiarem da sua particularidade... Então querendo ou não isso tem seus lados negativos.
Mas enfim, achei que a trama foi bem desenvolvida e assertiva em nos fazer refletir sobre o tempo e em como ele nos muda e muda tudo ao nosso redor.

Evellyn.Laise 14/08/2022

O começo do livro eu estava gostando e achei a premissa interessante, por já ter lido outro livro do autor e ter adorado tinha uma expectativa boa em relação a este livro, porém, infelizmente me decepcionei. O livro flui bem e tudo, mas parece que nada acontece durante o livro, e aí no final tudo acontece muito rápido e sem aprofundamento, a cena que eu mais esperava do livro foi completamente sem graça, enfim, uma ideia interessante com um desenvolvimento ruim.

Sabrina.Varges 30/04/2020

Surpreendente
Posso resumir esse livro em uma palavra: Surpreendente! Simplesmente adorei a escrita do autor, foi o meu primeiro contato e me ganhou completamente. O livro me prendeu do início ao fim e confesso que não foi nada do que eu esperava, porém uma feliz surpresa. Super recomendado!

Juno.Cruvinel 05/11/2023

O enredo é interessante!!
O autor escreve muito bem e o enredo é muito interessante!! Nos faz refletir e é quase uma aula de história! Eu gostei, a única coisa é que o meio ficou um pouco enrolado e o final muito corrido.. achei que tinha muito potencial e é bom, mas a execução não foi perfeita.

Louise Blair 26/06/2021

Um livro de citações maravilhosas!
Não achei tão espetacular como "Os Humanos", último livro dele que eu li, mas isso também não significa que não cumpriu minhas expectativas.

O excepcional do modo de escrita do Matt é como ele consegue escrever personagens tão vivos. Coisa que eu percebi com Os Humanos, raros os que são superficiais, preguiçosamente escritos. O que entra em contrapartida com a história, que eu não achei tão boa.

Não que ela seja ruim, mas ela também não é o ouro dessa mina. Talvez porque eu esperava algo do nível Os Humanos minhas apostas de algo além do excelente estavam em vigor quando eu comecei essa leitura. Pensando agora, acho que essa história não poderia ter ido mais longe do que foi. Matt trabalha muito bem nessas questões filosóficas e trabalhou muito bem nesse livro também. Recomendo muito!

Aliás, vi algo no fim do livro sobre os direitos da obra terem sido vendidos pra um produtor de filmes, mas não achei nada sobre a tal produção do filme na internet. Enfim, acho que é esperar pra ver e torcer pra que não tenha sido cancelado :)

Terezinha 17/02/2020

O que falar sobre este livro
Como Parar o Tempo é uma história que, embora de ficção, está presente em todos nós. É a busca constante por si na própria vida. É a reflexão das escolhas que fazemos. É a busca por uma luz no fim do túnel.

Pheriannath 22/10/2023

O livro dos ansiosos
Nas velharias de leitura, de vez em quando, a gente se depara com esse tipo de livro aqui. Esse tipo de história que merecia ser difundida, conhecida e popular.

Autores que não decepcionam são muito poucos, sabemos que pessoas tem opiniões diferentes a respeito das coisas. Mas, esse tipo de história aqui, é o que me faz pensar o quanto vale a pena ler.e dedicar tanto tempo, a algo que me traz paz, alegria, e benefícios a longo prazo.

Essa é uma história sobre profundidade, ansiedade, obssessoes. Nos mostra o quanto a gente perde, vivendo no passado e sempre planejar o futuro.

Passamos tanto tempo se arrependendo pelo que fizemos ou não fizemos, e sempre pensando nos futuros alternativos que isso poderia ter resultado, o que gera ansiedade pela vivência no passado. E tanto tempo pensando no que o futuro pode ou não, ser ou fazer, que acabamos passando pelo presente como um nada.

Estou em um período da minha vida, em que a proximidade dos 30 anos e a sensação de não ter feito nada, ser um nada, é gigantesca. Questionar o que eu tenho feito da minha vida até hoje, e é só isso que tenho lido ultimamente. Nós assalariados temos o costume de viver os dias monótonos de forma automática, sem compreender que aquilo ali, no futuro, vai te gerar saudade.

Esse é um livro para ansiosos, me fez enchergar que não importa aonde vou estar no futuro, meu passado não vai mudar. Mas posso pensar o que fazer no agora, e principalmente, visualizar coisas boas, mesmo que sejam cotidianas. Porque isso vai me fazer falta algum dia.

Bia Morais 21/03/2019

Como parar o tempo - opinião
Amei esse livro desde que olhei para a capa linda e super bem acabada assim como sua lombada. A história me conquistou desde o início e adorei como é contada, mesclando o presente e o passado de Tom. As reflexões do personagem ao longo do livro são incríveis e me fizeram pensar bastante. Também amei o fato do romance ficar em segundo plano, deixando espaço para conhecermos melhor a trajetória de Tom, seus anseios e alegrias. Entrou para a lista dos favoritos.

Mirella | @readingmirella 30/04/2021

um bom livro;
adorei a premissa dele, apesar de imaginar uma coisa diferente. infelizmente achei que o protagonista era muito melancólico e apesar de entender o sentimento dele, me encheu um pouco o saco. gostei dos flashbacks, mas queria que tivesse desenvolvido um pouco mais o presente. achei o livro muito bem escrito e os capítulos curtos ajudaram muito na leitura. sei lá, foi bacana, mas acho que o problema foi o momento da leitura, não estava no clima, então recomendo você ler e tirar as próprias conclusões.

Larissa3637 11/09/2021

Sem palavras
Meu deus. Sem reação até agora com este livro.

Depois de um bom tempo sem essa experiência, esse livro me fez ter pulos de emoção dentro do peito.
A história envolve amor, saudade, angústia, medo, solidão e, o mais importante de tudo, o tempo. O tempo, os anos, as décadas, os séculos e a vida.

Perdi a conta de quantas vezes fiz marcações e destaques. Me embalei na história de um modo que há muito tempo não fazia. Me vi viajando nos séculos, com Tom. E quando colocava as músicas que o personagem citava durante a leitura me sentia ainda mais dentro do livro. Imaginando-o tocar seus instrumentos, de olhos fechados enquanto se perdia em suas próprias lembranças, suas próprias memórias.

Eu simplesmente sou apaixonada por livros que abordam o tema do tempo, da vida, do passado, presente e futuro. E a escrita do autor, definitivamente, me prendeu do começo ao fim.

"Há apenas o presente. Da mesma forma que cada objeto no mundo contém átomos similares e intercambiáveis, cada fragmento do tempo contém aspectos de outro. (...) Nesses momentos que vibram com vida, o presente dura para sempre, e sei que há muitos mais presentes para viver."

Raabe 23/01/2021

Há muito tempo eu queria ler esse livro, e eu simplismente amei a história, toda ambientação dos tempos passados, as citações incríveis, e todo pensamento de Matt Haig depositados nesse livro o torna incrivelmente maravilhoso.
Recomento que todo mundo deveria ler esse livro.

Alessandra.Werneck 26/02/2023

Apesar da leitura ter sido um pouco arrastada para mim, o livro foi simplesmente maravilhoso. Como apenas o autor sabe fazer, esse livro nos traz muitos conselhos e mensagens sobre a vida. É um verdadeiro sopro pra gente acordar e respirar fundo, sabe, e vê que viver não é tão ruim. É uma leitura tocante que vale muito a pena, te faz rever as coisas e ve de outra perspectiva.

Harveyly 17/02/2023

" o futuro é você"
As minhas expectativas pra esse eram bem grandes por ser do mesmo autores de biblioteca da meia noite e ter uma nota do autor de good omens,mas a verdade é que não me pegou. Eu tive o mesmo problema com " Você ligou para o Sam",eu pulei muitas páginas porque tinham muitas e descrições e algo particular desse: eu pulei pra acabar logo. Não é de todo mal, é bonzinho e tudo. Mas não te fisga