O livro de Jô

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Sabrina320 24/04/2020

Quanta história
E eu só ficava pensando....que vida interessante, caramba!
Quantos nomes e endereços, quanta vida!

Tuninho 20/09/2023

Jô Soares
Que figura esse Jô Soares. Inteligente, carismático, talentoso e engraçado. Sua biografia desautorizada revela fatos de sua vida que não foram públicos e só havia especulações. Nasceu e foi criado num período da história do Brasil onde aconteciam muitas revoluções, tanto políticas, tecnológicas e de comportamento. Nascido no pós guerra, viu a história acontecer perante seus olhos até o dia do seu falecimento e narra, nesse primeiro volume tudo que aconteceu na sua vida e na vida do país, até a ditadura. São quase 500 páginas que são uma delícia de ler. O segundo volume deve tratar de sua vida pós- ditadura e sua evolução como artista multifacetado. Daqui a pouco início a leitura desse segundo volume.

Luciano Luíz 24/11/2021

O LIVRO DE JÔ - UMA AUTOBIOGRAFIA DESAUTORIZADA - VOLUME 1, escrito por JÔ SOARES em parceria com o jornalista MATINAS SUZUKI JR. é uma obra obrigatória tanto para os fãs do gordo quanto para quem curte biografias. Aqui o livro vai além da biografia padrão, deixando claro que nem tudo que ali se encontra pode-se ter certeza de como aconteceu, afinal, memórias antigas não são tão simples de recuperar, além do fato de que também é preciso fazer uma ampla e profunda pesquisa quando envolve datas e acontecimentos históricos. E este é um dos pontos fundamentais dessa biografia onde o Jô mescla coisas distantes que nada tinha a ver com ele apenas para ampliar o conteúdo, como narrar sobre um evento nos Estados Unidos e que a mais de mil quilômetros de distância nascia o bebê Jô.
Além de fatos marcantes da história mundial, há muitos atores e atrizes que de destacam nas páginas, principalmente por ter alguma cena próxima na vida do humorista. Lendo esse livro, dá uma nostalgia, sabe, saudade mesmo da época televisiva do Jô. Tanto do programa humorístico quanto de entrevistas.
A obra cobre desde o nascimento até o fim dos anos 1960 (mas há inúmeras menções a períodos posteriores). Leitura rápida, inteligente e divertida. Há palavrões em diálogos que arrancam riso e até gargalhadas.
Interessante a vida dos pais do Jô e também dos desafios do gordo ser reconhecido (em qualquer coisa, desde que fosse possível se sustentar). Visualmente falando é um livro grande e bonito. A leitura é rápida e prazerosa. Há inúmeras fotos, mas algumas (poucas) infelizmente são pequenas, algo que fica estranho, pois seria facilmente possível ampliar mesmo com a qualidade um pouco mais baixa. Tem também ilustrações do autor e sempre que possível, ele dá um jeito de inserir alguma coisa que pode não ser muito a ver com o capítulo só pra emendar o humor.
Enfim, esse volume 1 é muito bom. Não dá pra dizer mais porque estraga a experiência de quem ainda não leu e tem interesse. Quando possível dou uma fuçada no volume 2.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Lulis 26/03/2021

O livro é até bom...
Mas pensei que nunca conseguiria terminar de ler... alguns fatos tornam o livro cansativo. Eu tive que me forçar a terminar, mas sinceramente não foi dos melhores. Amo o Jô e admiro mais que tudo, mas esse livro não me fez brilhar os olhos.

Edson Camara 22/12/2017

Viva o gordo
Ler Jô Soares é se divertir muito, a velocidade da narrativa é muito rápida e rítmica contando história atrás de história as vezes separadas por um único ponto. O livro de Jô contém centenas de histórias, centenas de personagens verdadeiros, eventos e mais eventos da nossa história, da televisão brasileira, do teatro, da música, cinema e humor. Jô nasceu em berço de ouro e viveu muito bem até o final da adolescência quando seu pai perdeu sua fortuna. Foi criado na Suíça e conheceu a Europa e os Estados Unidos nos anos 50, voltou depois de anos com uma bela formação acadêmica e falando seis idiomas, mas sem um curso universitário.
Jô nos conta neste primeiro volume, o que me deixou feliz em saber que virá um próximo, muitas curiosidades e fatos da vida brasileira dos anos 50, 60, 70 e 80. Me bateu uma saudade tremenda, muitas das coisas descritas no livro tive oportunidade de ver na época, como a família Trapo que eu, criança ainda, não perdia um programa, adorava o Carlos Bronco Dinossauro e o gordíssimo mordomo Gordon vivido pelo próprio Jô que também era um dos roteiristas do programa.
Garanto muitas risadas, algumas gargalhadas e vários momento de ternura, tristeza, melancolia e até alguns de raiva, quando Jô conta um pouco do tempo da ditadura militar no país e a perseguição a diversos tipos de pessoas, de professores universitários a atores.
O livro é gordo como o autor, mas é fácil e rápido de ler e quando acaba fica aquela vontade de abraçar o JÔ e pedir para ele corre com o segundo volume.
É uma biografia de uma personalidade 100% brasileira, como o próprio Jô fala, se não fosse brasileiro, muito do que ele fez não poderia ter feito. E me sinto muito feliz em fazer parte de um país que gerou tantas pessoas brilhantes como o Jô Soares.
Concordo inteiramente, ser brasileiro é um privilégio especial.
Viva o Gordo.
Carol 16/01/2018minha estante
Quantos livros serão?

Edson Camara 17/01/2018minha estante
De onde parou este, imagino no mínimo mais dois. A história dele é muito rica.

Carol 19/01/2018minha estante
Obrigada pela resposta!

Carlos Kelsen 11/09/2022

Passeio pela história?
Livro de leitura longa, porém que faz um verdadeiro passeio pela história da vida de Jô Soares, envolvendo a família, o teatro, o cinema, a TV e até o mesmo o Brasil em um período delicado, especialmente na vida dos artistas.

São muitas lições interessantes. Afinal, é sempre bom aprender com as experiências dos outros.

Andréa 26/01/2021

Um livro divertido, rico de eventos da nossa história do Brasil e emocionante. Leiam quem puder já já vou ler o segundo volume.

Raphael.Sawaki 01/09/2020

Leitura ?ouvida?
Neste volume, Jô relata momentos de sua vida, do nascimento ao início da ascensão de sua carreira na televisão. A sensação é de estar sentado ao seu lado e ouvindo do próprio aquelas passagens, contadas com impressionante riqueza de detalhes.

Marília 14/04/2020

Uma vida
Que história de vida interessante. Como as páginas passam rápido

PITUCALELE 07/08/2023

O livro de Jô
Foi uma,leitura prazeirosa, conhecer sobre a infância, adolescência desse ser humano multi talentos

Felipe 16/02/2018

O livro não é só de Jô
Antes de começar esse comentário (não tenho a pretensão de fazer uma resenha), a honestidade me faz dizer que sou suspeito em relação ao Jô. Desde que me entendo por gente lembro dele, sempre fez parte da minha vida familiar. Meus pais adoravam Viva o Gordo, Jô onze e meia (que eu também via) e o Programa do Jô. E aí no meio vieram seus divertidos romances policiais, peças que vi dirigidas por ele, shows e a oportunidade que tive em participar de uma gravação do seu programa. Enfim, sou um admirador confesso. Mesmo assim, sua autobiografia me surpreendeu. Apesar de Jô dizer que é um gordo exibido, fiquei surpreso pelo fato de o livro ser de muitas e muitas mais pessoas além do dono da obra. Mais que uma autobiografia, é um livro de História, histórias, política, humor e drama. Em boa parte do livro fala-se mais de outros personagens que do próprio autobiografado. E essa é a grande verdade dele. Jô teve uma vida riquíssima e privilegiada (na sua infância, financeiramente e culturalmente) e após isso sua vida artística foi absolutamente notável. É um grande prazer ler tantos episódios sobre figuras tão maravilhosas. São tantas que não dá nem para citar alguns. Ri alto e me emocionei, encantado pela prosa, que parece uma conversa com Jô. Só que dessa vez os papéis parecem invertidos e o leitor passa por entrevistador. Não vejo a hora do próximo volume das memórias do gordo.

augusto.defragacardoso 04/11/2023

Grande Jô Soares
Que personalidade! Na primeira parte da sua biografia podemos entender um pouco da genialidade desse intelectual multifacetado. Humor, drama e uma escrita primorosa. Conhecemos um pouco mais sobre ele, sobre a época que viveu e tantos personagens que cruzaram pela sua vida. Deu saudade do tempo em que assistíamos seu programa de entrevistas tarde da noite, onde desfilava sua inteligência e humor.

Juliana Molina 10/05/2020

Muito Bom!
Livro com muito conteúdo sobre a história de um dos artistas mais marcantes do Brasil. Dono de uma inteligência e sagacidade ímpar. Afinal é o Livro do Jô!

Adriana 25/04/2023

Jô sendo o Jô, muito bom, envolvente, busca os acontecimentos da época, enquanto narra sua própria história.

Alberto 13/01/2023

Irreverente e cansado
Jô Soares ficou conhecido pelos textos bem humorados, que o alçaram a fama. Neste primeiro volume de sua "autobiografia desautorizada", ainda é possível ter algum contato com o gênio do humor, e a irreverência do maior apresentador de talk-show que o Brasil viu até a presente data, o que faz a leitura, ainda mais para aqueles que só iam dormir depois de assistirem o Jô, rápida e prazerosa.

No entanto, o prazer de ler este livro fica constantemente esbarrando em sua evidente bagunça. A impressão é de que Jô Soares, cansado do trabalho, desistiu e por isso ficava simplesmente falando para seu biográfo o que lhe vinha na cabeça. Tirando este erro básico, este poderia ser um livro que já teria nascido um clássico.

Extremamente recomendado também para interessados na história da televisão e teatro brasileiros.

1 | 2 | 3 | 4