O livro de Jô

O livro de Jô Jô Soares

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Adriana 25/04/2023

Jô sendo o Jô, muito bom, envolvente, busca os acontecimentos da época, enquanto narra sua própria história.

Denize.Bueno 20/03/2021

Muita vida
Muitas memórias entrelaçadas, muitas figuras políticas, artistas, amigos e história da televisão no Brasil

Fernanda1605 14/07/2021

A história do teatro na voz de uma de suas maiores figuras
Sou apaixonada por teatro e amo biografias como esta do Jô! São fatos vividos ou presenciados por ele e que contam a história da nossa dramaturgia e a história recente do Brasil de um jeito leve e divertido! É fascinante conhecer a sociedade dos anos 1940 tendo como cenário o Copacabana Palace e, ao mesmo tempo, ler passagens sobre encontros com estrelas internacionais como Orson Welles e saber algumas duras verdades sobre os anos de chumbo no Brasil. Muitas passagens são engraçadas e muitas outras emocionantes! A ligação do autor com a família, especialmente com a mãe e com o filho, são belíssimas. Uma vida vivida em sua plenitude. É
uma oportunidade única ter acesso a todas essas informações fornecidas pelo próprio Jô em vida! Vale muito a pena. Ansiosa para começar o volume 2.

Danilo Vicente 27/03/2021

Fácil de ler
O primeiro volume da autobiografia de #JoSoares tem 445 páginas que passam em segundos. O multi talentoso escreve fácil. Bora comprar o segundo.

Arlete.Lety 04/03/2023

Jô era único
Nossa, pensa em uma leitura gostosa para relaxar. Li em um mês exatamente, em média 20 páginas por dia. Havia trechos tão engraçados que eu dava gargalhada. Jô teve uma vida muito interessante, soube aproveitar as oportunidades da vida. Embora tenha nascido em família rica e teve todas as regalias de filho único, seus pais o educaram muito bem. Achei tão lindo o amor e respeito que ele tinha por seus pais, por seu filho e suas esposas, que mesmo tendo terminado os dois casamentos, continuou sendo amigo das ex esposas. Um grande gênio do humor, entrevistador maravilhoso, escritor esplêndido e uma pessoa de um coração enorme. Às vezes penso, como que deveria ter sido, se fosse filha desse cara, eu queria ter tido um pai assim, inteligente, amoroso, generoso e talentoso. Eu amava os programas dele, assistia quando criança, era muito fã. Já vou começar o volume II. Super recomendo a leitura!

Whermeson 26/05/2020

Livro 12 – 2019 - O Livro de Jô – Uma Autobiografia Desautorizada – Volume 1 – Jô Soares e Matinas Suzuki Jr.
“Alguns meses depois do golpe, o Juca de Oliveira, bateu à minha porta. Estava acompanhado de um senhor de cabelos brancos e grossas sobrancelhas negras; preso nos dentes, um indefectível charuto. O Juca me disse:
- Precisamos esconder o Mário.
Mário Schenberg. Um dos mais importantes físicos do mundo, considerado por Einstein um de seus herdeiros. Era procurado pela repressão.
A vida desse grande brasileiro foi um inferno durante os anos da repressão militar. Além de preso várias vezes, ele seria anos depois compulsoriamente cassado, e não pôde mais dar aulas. Penso em quanto a física brasileira, historicamente necessitada de apoio, pôde ter sido prejudicada em seu desenvolvimento pelo fato de Mário Schenberg não poder trabalhar. O prejuízo que a ditadura causou ao país com as perseguições aos cientistas de esquerda é incalculável. Quando ouço, hoje em dia, jovens falando na volta dos militares ao poder, fico pensando como seria importante esclarecê-los sobre as consequências amplas e profundas de uma vida sob o tacão ditatorial. O país retrocede não só nos direitos da cidadania, mas também no conhecimento, na inovação, na cultura e no avanço científico.”

site: https://www.oquetemnanossaestante.com.br/2018/01/o-livro-de-jo-uma-autobiografia.html

Andy Santana 25/08/2021

Muitas histórias do início da carreira
Depois de anos de insistências de que escrevesse suas memórias, o autor, diretor, ator, apresentador e escritor Jô Soares, se rendeu aos pedidos e convidou o autor Matinas Suzuki Jr. para ajuda-lo a colocar no papel as inúmeras histórias.

Em “O livro do Jô – Uma autografia desautorizada, Volume 1”, a história começa do seu início, com o nascimento e a infância de José Eugênio Soares. Suas muitas histórias são compatíveis com a quantidade de carimbos em seus passaportes. De tanto viajar a passeio e/ou estudo, Joe Soares (como ficou conhecido por um bom tempo), adquiriu o hábito de colecionar memórias, culturas e idiomas.

Estadias em Nova York e na Europa, foram fundamentais no repertório do artista que se tornou. Muitas histórias são tão detalhadas, que transportam os leitores para dentro de um dos quartos do Copacabana Palace, lugar este que serviu de moradia ao ator por muitos anos. Com ricos detalhes e inúmeros personagens, você fica um pouco perdido nas páginas, até porque você tem a sensação de estar num bate papo com o apresentador no seu famoso programa “Jô Onze e Meia”.

A autobiografia é um relato obrigatório para quem quer entender a história da TV brasileira, veículo este, que o humorista Jô Soares conhece tão bem, tendo passagens pelas principais emissoras do país: Record TV, SBT e Globo. Os inúmeros nomes que são descritos nos longos capítulos, envolvem a história, a política, a música, bem como a vida amorosa e sua trajetória de sucesso, como comunicador e pai.

O livro trata das perdas, do falecimento de sua mãe, de seu pai e mais recentemente de seu filho Rafael. São tantas memórias e histórias, que não couberam num volume único, portanto, passagens engraçadas dos seus programas de TV, assim como personagens memoráveis, ficam no aguardo de uma próxima leitura.

site: http://www.sodapop.com.br/resenha-o-livro-do-jo-uma-autografia-desautorizada-volume-1/

Paula1735 17/12/2022

Uma biografia desautorizado, em que começa a narrar infância de Jo Soares. Seus pais o tiveram tarde e por isso ele é filho único. Sempre teve uma vida boa. Na época da faculdade, se vê obrigado a parar e começa a trabalhar. E decide trabalhar na TV. Mas para entrar na TV ñ foi fácil. Boni quando tomava a frente da globo, disse para o jovem jo soares que ele ñ precisa trabalhar na TV por ser rico. Mas jo com medo de contar sua atual situação financeira consegue convencer o Boni a lhe contratar na globo.

Thiago 30/12/2018

Difícil de ler
Nossa, como eu esperava que esse livro fosse mais do que foi. Cheio de personagens que foram enfiados no livro sem amarração alguma.
Poucas histórias no decorrer do livro valeram a leitura. Não recomendo.

Reemilk 25/12/2018

Chato
Achei o livro muito cansativo, cheio de histórias de época e acontecimentos históricos, ele não é apenas sobre o Jô, mas sobre diversos acontecimentos que ele esteve presente. Me senti perdida durante a leitura pois livro contém muitos personagens que eu não faço ideia de quem sejam, não consegui fazer uma ligação da história e dos personagens durante a leitura.

Chato!

The 26/05/2018

Esse livro trata da primeira parte da trajetória de Jô Soares, desde sua infância privilegiada no Rio e fora do Brasil até o início de sua carreira artística. O livro é repleto de encontros que Jô teve com grandes personalidades, estando sempre em meio a uma efervescência cultural incrível. Fala com carinho de seus pais e fala ainda de todos com quem se encontrou e que contribuíram de algum modo para sua formação, cita ainda figuras excêntricas de cidades onde passou. São tantos fatos históricos e pessoas de referencia que permearam sua vida, que as vezes, pro jovem leitor, como eu, é difícil acompanhar todos os nomes e vislumbrar o fato de que ao tempo de uma vida tantas coisas mudaram.
Leitura magnífica para quem gosta de Jô Soares, dinâmica, fluída e por vezes divertida.
Acompanho os programas de entrevista do Jô desde criança, não perdia nenhum, o horário de dormir era sempre após o beijo do gordo, assim conhecer mais de sua história e ter contato com seu humor, ainda mais agora que sinto muito sua falta na tv, é rememorar aquelas horas boas em que ele fazia companhia a todos nós pela telinha.
Elogios ainda a edição, no entanto não acharia nada mal se viessem acompanhada dos desenhos que ele menciona ao decorrer, porém, muitas fotos ajudam a dar essa ilustração mencionada a história.
Indico a leitura, não se intimide pela robustez do livro de tantas folhas, é muito história boa ali contida.

Albert 23/05/2018

Grande personalidade
Depois de escrever vários livros sobre diversos temas, Jô Soares finalmente escreveu sua autobiografia. Dotado de intelectualismo e muita cultura, já tinha passado da hora de escrever sobre sua vida. Precisávamos de uma biografia contando sua rica e interessante história. O autor teve privilégios e oportunidades ao longo de sua vida artística e particular de conhecer grandes nomes do cenário artístico e político contribuindo para enriquecer a obra. Biografias são interessantes pelo contexto do gênero e também por algum fato em particular que acontece na vida do biografado. No caso do José Eugênio Soares (Jô Soares) eu diria que seu passado foi um misto de alegrias, tristezas, surpresas e senso de humor. Certos fatos e a forma como era encarado provocará no leitor boas risadas.

Naturalmente o livro possui uma extensão maior sobre a carreira na dramaturgia. Senti um pouco de desconforto pelos excessos sobre o meio artístico no teatro, TV etc. Não que a leitura tenha sido enfadonha, mas é que ficou extenso, com detalhes que talvez não seja da curiosidade do leitor, embora tenha sido nesse meio que ele tenha iniciado a carreira.

O livro possui uma leitura fluida e com fotografias dos principais momentos particular e artístico. Vale a pena para conhecer mais desse grande personagem. Espero que o segundo volume seja tão bom quanto o primeiro.

Valesi 25/11/2021

Muitas histórias em só meia história
O primeiro volume da autobiografia do polímata Jô Soares (e, depois de lê-lo, você entende porque foram necessários dois tomos) nos conta as histórias que vão do seu nascimento - na verdade, desde antes, pois ele inclui informações sobre pais, avós e outros relacionados - até sua ida para a Globo. Da infância abastada, morando no Copacabana Palace, à adolescência como interno em um colégio na Europa, passando pelos perrengues da juventude sem grana e pela construção da carreira, vemos que seu talento e sua "cara-de pau" eram inatos.
Apesar das inúmeras passagens que não tem realmente relação com a vida do autobiografado, servindo apenas como anedotas para situar o momento no mundo, o que sobra das aventuras de Jô e das pessoas que cruzaram seu caminho o credencia sem dúvida ao cargo de Forrest Gump brasileiro. A impressão é que não aconteceu absolutamente nada de relevante no teatro, cinema, música, política ou coluna social do país sem que ele estivesse envolvido.
A leitura é agradável e leve (e o livro em si também, apesar do volume), com algumas poucas quebras que me incomodaram um pouco, dando a impressão de serem casos salpicados a posteriori em qualquer lugar, interrompendo o fluxo temporal da narrativa. Mas nada que desabone a obra. Já providenciei a segunda parte.

Wagner 06/01/2018

PASSADOS MAIS DE 50 ANOS...

(...) Depois do golpe de 1964, enfrentávamos não só a perseguição política implacável, mas também um triunfo provisório do falso moralismo, da mesquinhez provinciana, do ressentimento da classe média contra as mudanças de costumes. (...)

In: SOARES, Jo. O livro do Jo - uma autobiografia desautorizada. SÃO PAULO: Companhia das Letras, 2017.

Janine.Martins 25/01/2019

Ps.: encomendei o livro na internet, como sempre, imaginando que seria o livro do mês. Quando ele chegou imaginei que seria um livro pra um ano, enoooorme. Quando comecei, percebi que não dava pra segurar. O mês ainda vai chegar na metade e já terminei. Realmente incrível conhecer quem viveu o iniciou da TV tão de perto, e passou por tantos momentos marcantes do país, como a ditadora, num relato tão bem humorado e próximo.

1 | 2 | 3 | 4