O Menino de Boa Esperança

O Menino de Boa Esperança Sérgio Douglas

Resenhas - Menino da Boa Esperança

RUDY 04/11/2017

RESUMO SINÓPTICO/ANÁLISE TÉCNICA
MARIETA DOS ANJOS que fugiu do interior de Minas Gerais após a tentativa de estupro pelo pai; conseguiu apenas ser alfabetizada ainda na roça; ficou em um alojamento de desabrigados até conseguir uma família que a levasse para o RIO DE JANEIRO. Trabalhou por aproximadamente 5 anos na casa dessa família que a tratava mais como ‘escrava’. E conseguiu juntar uma pequena quantia e conseguiu comprar um pequeno terreno com barraco em um lugarejo distante chamado Gama no município de Nova Iguaçu/RJ. Apesar de distante do centro, trabalhava arduamente e frequentava a igreja evangélica. O barraco não tinha infra estrutura, não tinha energia elétrica e água. Fazia lavado de roupa e crochê para tentar sobreviver. Queria ser aceita definitivamente na igreja e acabou casando sem amar com Antônio que dizia procurar emprego, porém nada fazia na vida. Teve a primeira filha BENEDITA e quando estava grávida da segunda filha Lucimar, recebeu a notícia do falecimento de Antônio. Depois disso teve mais sete filhos: Rosalía, um aborto de gêmeos, Rosimere, mais dois abortos de um menino e uma menina e Elias, cada um de um pai diferente. Benedita a mais velha era responsável pelos menores para a mãe poder trabalhar. A vida era muito complicada e sem condições de sobrevivência. Casou uma segunda vez com Valdir, ajudante de pedreiro, porém imundo.
BENEDITA OU BENÉ era a filha mais velha e herdou o sofrimento da mãe...Tomava conta dos irmãos menores e fazia todo serviço doméstico. Foi culpada pelo falecimento da irmã Lucimar que comeu cacos de vidro enquanto ela fazia outras atividades. Gostava de frequentar a igreja e apesar de não gostar muito de estudar, frequentava a escola, porém não aprendia muito, a única coisa que a fazia persistir era o carinho do coleguinha João Otávio. Consegui conciliar a rotina do lar, a vida escolar e os constantes espancamentos da mãe e do padrasto até os 12 anos, quando achou que deveria ajudar com algum dinheiro em casa e passou a trabalhar em casa de família. Pela manhã fazia os serviços em casa e a tarde prestava serviços nas casas de famílias grã-finas. Acabou deixando a escola. O relacionamento com a mãe e o padrasto era muito complicado, não tinha amor, afeto ou gratidão; o dinheiro que ganhava ia todo para as mãos de Marieta, e embora aos 16 anos pensasse muito em sair daquele lar, era uma pessoa resignada e temente a Deus, pedia diariamente que ele colocasse em seu caminho um bom rapaz com quem pudesse casar. Aos 17 anos depois de muitas surras, resolveu fugir de casa e pediu ajuda a amiga Márcia que trabalhava em um bar. Márcia a levou para casa e arrumou emprego no mesmo bar que trabalhava, mas logo BENÉ percebeu que lá não era apenas um bar , era um prostíbulo com 17 anos acabou perdendo a virgindade, aprendeu a fumar e gostava de sexo. Vez por outro voltava em casa para deixar um dinheiro com a mãe e sentia muita falta da igreja. Passou a frequentar uma casa noturna onde se apresentavam vários cantores, onde se apaixonou por Damasco, um cantor sertanejo e começaram a manter um relacionamento e aos 19 anos acaba engravidando e sabia que nem adiantava comunicar o fato ao parceiro, pois com sua experiência de vida, sabia que ele não iria assumir. Acabou tendo WASHINGTON e não cogitava de voltar para casa da mãe, porém propôs pagar um valor para que ela tomasse conta do neto enquanto trabalhava. Após um tempo acaba reencontrando João Otávio ou TAVINHO que agora morava sozinho, mas estava noivo de outra, ainda assim, começaram a ter um ‘caso’ e quando ela engravida, ele a abandona sem só, nem piedade... Bené ficou arrasada e transformou todo seu amor em ódio e rancor por Tavinho. Agora não trabalhava mais na noite, fazia serviços domésticos na casa de gente rica. Uma amiga de Dona Berta onde trabalhava, a Dione, mulher casada e sem filhos, resolve abrigar Bené e dar todo auxílio durante a gravidez, comprou o enxoval e tinha o maior carinho por ela. Resolveu fazer uma homenagem ao médico que cuidou dela e deu a criança o nome de Francisco Luiz.
CHICO era um menino lindo, olhos verdes e muito inteligente. Conquistava a todos por onde passava, era extrovertido e aprendia tudo com facilidade. Teve de morar com a avó Marieta, que nessa época já estava viúva de Valdir e cuidado apenas do irmão dele Washigton. Eram unha e carne, Chico adorava o irmão, mesmo que ele fosse feinho e não tão inteligente quanto ele, eram companheiros para tudo. Ajudava a avó a cuidar da casa e era o queridinho na escola, porque aprendia tudo com facilidade. Devido a falta de condições na casa de Marieta, Bené resolve alugar um cantinho para ir morar com os filhos, pois sentia muita saudades deles, já eu só voltava para casa nos finais de semana. Foram para um bairro melhor e alugaram um quarto com pia e banheiro. Os meninos passaram a trabalhar em um supermercado em um horário e no outro iam para escola estudar, além de fazer todo o serviço em casa. Cada vez mais Chico foi tendo destaque na escola, no bairro e em tudo que fazia, porém sonhava em conhecer o pai... Um dia Tavinho reaparece na porta de Bené e propõe levar Chico para passar duas semanas com ele para se conhecerem melhor. Chico vai e passa dias totalmente diferente de sua rotina, passeando, morando na casa grande do pai, com alimentação farta e ainda convivendo com sua irmã de quem gostava muito, porém ao final desse período Tavinho propõe que Chico abandone a mãe e vá ter uma vida melhor ao lado dele. O menino não aceita de forma alguma e Tavinho diz que não quer mais velo... Chico era uma criança benevolente, gostava de ajudar a todos e procurava fazer tudo pela mãe e pelo irmão. A mãe apesar de não ter condições, soube educar o filho de forma informal, mostrando o quanto a fé era importante, bem como a honestidade e assim Chico cresceu tendo preceitos positivos em sua vida.
E querem saber o que aconteceu com ele? Então, leiam o livro....

Já ficaram sem encontrar palavras para descrever o que sentem ao ler um livro? Pois é, é o meu caso no momento... sem palavras para conseguir transmitir o quanto essa leitura é boa, o quanto ela mexeu comigo e o quanto ri, sofri e acompanhei as agruras da vida de Chico e toda família
Nossa! A jornada foi tão sofrida e dolorida que deveria dizer que é um enredo triste, porém, mais do que isso, é a prova de que mesmo sem condições nenhuma, inclusive de higiene, mesmo sem ter o que comer, a educação, o amor e a força de vontade acoplada a honestidade, podem sim trazer um futuro melhor para qualquer pessoa.
Na verdade o livro é uma verdadeira lição de vida. É um estímulo para todos que já perderam a fé em melhorar, que não acreditam que podem crescer na vida e manter um controle, tanto emocional como financeiro. É a prova viva que quando se tem um objetivo e mesmo sem o apoio da família, pode se alcançar todos os sonhos e mudar uma situação degradante em um futuro seguro.
O mais lindo ainda é que o autor/protagonista tinha uma boa índole, um bom coração e mesmo sem ter recebido a atenção que merecia, foi grato e ajudou toda a família, porque ele sabia eu família é tudo na vida e é mesmo.
O livro me atingiu de várias formas positivas e foi mais uma das melhores leituras feitas esse ano, por isso sempre digo, não tenham preconceito com nossos autores nacionais, se permitam viajar em uma nova leitura e conhecer cada vez mais novos autores, para que possamos propagar os bons livros escritos em nosso país.
É uma leitura que todos devem fazer. A linguagem é bem moderna e acabamos nos envolvendo de tal forma que quando menos esperamos, já acabou e ficamos a pensar e remoer cada situação vivida.
A única coisa que tenho a ‘reclamar’ é: Sérgio escreva a continuação... preciso saber como está hoje sua vida e tudo que aconteceu após obter o sucesso que desejava.
Mais que recomendado, e já foi para o meu TOP 5 do ano.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/10/resenha-60-o-menino-d-boa-esperanca.html
Michelle 09/04/2022minha estante
cada página é um ensinamento e uma lição

Angela Cunha 24/12/2022minha estante
Até o título já mostra o quanto de sentimentos deve haver nessa leitura!
Como eu não conhecia o livro, já estou aqui encantada com essa história e se encontrar o livro, quero muito ler!
Beijo

MãeLiteratura 09/10/2017

Livro Inspirador!
Eu gosto muito de livros autobiográficos. Normalmente eles são interessantes e prendem minha atenção. Foi isso que aconteceu na leitura deste livro inspirador!
Utilizando-se de um alter ego, Francisco Luiz, Sergio Douglas, um jovem carioca, narra sua incrível história de superação.
Tudo bem que estou em casa, de molho, de pé quebrado, mas o fato de ter devorado o livro numa tarde, não se deve só a este detalhe. Não! É que o livro tem uma trama tão incrível que é impossível largá-lo pela metade.
O autor começa o livro contado sobre seus avós e pais. Numa linguagem franca e contundente, narra as dificuldades extremas vivenciadas principalmente por sua avó materna, Marieta e sua mãe, Benedita. Criado com um irmão por parte de mãe, Francisco Luiz tem uma infância paupérrima, cresce subnutrido, com muitas privações materiais, mas com amor da sua mãe e do seu irmão.
O que eu mais gostei do livro, foi conhecer esta historia através do olha ingênuo e terno deste menino. Uma criança mirradinha, franzina, que desde de cedo aprendeu que para ter algo, teria que batalhar muito.
Num lance inspirador, percebe desde cedo (ao contrário da mãe e do irmão) que a escola, fará a diferença em sua vida. Ele foi o primeiro na família a terminar um curso técnico, a ter formação em ensino superior (formado em direito). A passar em um (um não, em todos os) concursos públicos que prestou!
Acostumado a trabalhar desde cedo, pois nada cai do céu para esta família, nosso menino tem na mãe e na avó, modelos de independência e força para o trabalho. Francisco aproveita cada oportunidade e com garra, educação e determinação surpreende a todos.
Sergio mantém coragem e mostra facetas fortes e por vezes difíceis dos seus familiares, como agressividade, envolvimento com prostituição, relações abusivas. Bem como uma fé (materna principalmente) arraigada e que beira o fanatismo. Por outro lado mostra também ética, valores nobres que moldam seu caráter e muitas vezes surpreendem as pessoas.
Algumas passagens me emocionaram muito, como a que a Benedita o leva para passar o dia na casa de uma das suas clientes (nesta época ela trabalhava como doméstica).O olhar de descoberta, de maravilhamento do personagem é de arrepiar de tão lindo. Naquele momento ele diz que um dia morará por ali...até isto acontecer vamos acompanhar sua trajetória de lutas, sofrimentos e descobertas. Minha vontade é contar aqui o livro todo, mas vou deixar para vocês muitas passagens interessantes.
Gostei muito da capa! Letras em tamanho confortável, boa diagramação, folhas amarelas. Alguns errinhos ortográficos bem pequenos passaram pela revisão, mas não comprometem a leitura. O principal aqui é a história de vida do autor, ele é o protagonista da trama.
Recomendo muito esta leitura inspiradora! Leia e depois me conte o que achou.

site: www.maeliteratura.com

Alex Nascimentto 10/11/2017

Nesse livro, o autor Sérgio Douglas retrata de forma romantesca sua vida sob o pseudônimo de Francisco Luiz. Conhecemos momentos particular da tragetoria de um menino simples e feliz que jamais desistiu de seus sonhos. Também somos comovidos com a maneira que temas tão próximos à nossa realidade são tratados nessa obra.

Francisco Luiz sempre se esforçou para conquistar seus desejos, se dedicou e conseguiu chegar à um lugar que jamais imaginara. O autor nessa obra aborda a história de sua vó, que fugiu de casa muito cedo por causa dos abusos sofridos pelo pai; de sua mãe, que precisou se prostituir para colocar comida em casa;

É uma leitura cativante, leve e doce, já que os fatos são narrados pela ótica de uma criança, ou melhor dizendo, do momento da boa esperança. Uma verdadeira lição de vida!

Paty 22/11/2017

Resenha Leituras Plus - Patrícia Brito
O Menino de Boa Esperança é um livro que narra os de percursos difíceis de um jovem, uma leitura de superação e desafio, uma obra com erudição e compreensão sobre “saber viver”.

Na primeira parte da obra o autor explana o histórico dos seus ascendentes, começando pela “A Vó” - Marieta, passando pelos filhos até chegar aos momentos de conquistas. Entretanto a verdade é que a cada capítulo, é uma provocação da vida conquistada, quase um convite para sua desistência.

“Tinha tido uma infância muito difícil e não estava muito interessado em aventuras de adolescente.” (p.195)

Este livro tem todo segredo de uma leitura enriquecedora. Proporcionando oportunidade a cada leitor, de aprender com o "saber viver".

Narrativa romanceada da própria vida do autor.

Um livro refinado, linguagem simples, com palavras bem posicionadas, fazendo a leitura ficar prazerosa.

Acreditar, saber escolher e dedicar-se ao seu objetivo, independente da condição vivenciada. Este é segredo e o maior aprendizado que esta leitura deixa aos leitores.

Resenha completa no site http://www.leiturasplus.com/2017/11/o-menino-de-boa-esperanca-sergio-douglas.html

site: http://www.leiturasplus.com/2017/11/o-menino-de-boa-esperanca-sergio-douglas.html