Herdeiros de Drácula

Herdeiros de Drácula Bram Stoker
Algernon Blackwood
Richard Dalby




Resenhas - Herdeiros de Drácula


31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


edisik 18/12/2023

É uma reunião de diversas historias bem interessantes sobre todos os tipos de vampiros. Mas como sempre, alguns são bem chatos. É bom conhecer historias esquecidas de ótimos autores.
comentários(0)comente



Jeff.Rodrigues 29/11/2017

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Coletâneas de histórias costumam resultar, na maioria dos casos, em altos e baixos, com narrativas muito boas e outras que deixam bastante a desejar. Isso não é um defeito, apenas uma característica que fui notando ao longo das diversas obras que li. Incrivelmente, Herdeiros de Drácula se mostrou um ponto fora dessa minha estatística pessoal. Os 25 contos nele reunidos são de extrema qualidade e também bastante diversificados, embora tratem de uma mesma temática: o vampirismo.

Publicada em 1897, Drácula é sem dúvida a obra mais famosa protagonizada por um vampiro. Em Herdeiros de Drácula, Richard Dalby reuniu tanto histórias anteriores ao sucesso da obra de Bram Stoker, quanto contos posteriores que podem ter sofrido influência direta dessa alta popularidade do tema. Nomes consagrados da literatura como Arthur Conan Doyle figuram junto a autores totalmente desconhecidos no Brasil ou que já repousam no esquecimento a algum tempo. O resultado é pra lá de prazeroso para quem curte o gênero terror.

O livro mergulha no bizarro, no desconhecido e no inexplicável em histórias que falam sobre “sugadores de vida”. Essa vida tanto pode ser sangue quanto a alma ou a energia. A figura do vampiro cede espaço, em alguns contos, para seres que também precisam sugar algo de suas vítimas para se manterem vivos e saciados. Em comum todos trazem a maldade como principal característica. Com isso, percebemos a força dessas lendas junto ao público leitor dos fins do século XIX e início do XX.

Uma curiosidade presente nestes contos e que sempre me chamou a atenção em obras do gênero, e que vamos encontrar em diversos outros autores, é que os contos são sempre narrados por uma pessoa que ouviu aquela história e decidiu registrá-la para a posteridade. São raras as narrativas em que o narrador é também o protagonista da trama. Aproveito para chamar atenção ao fato de que precisamos ler estas histórias com a consciência da época em que foram escritas. Elas guardam estilos narrativos que podem soar inocentes ou sem efeito para nós, mas que funcionavam perfeitamente bem para o período em que foram publicadas.

Destaco para os leitores os contos: A árvore assassina, O mistério de Campagna, Solto, A Parasita, O quarto de pedra, Marsias em Flandres, O travesseiro de penas, A estranha morte de Morton, O sumagre, O poço das lamentações, Princesa da escuridão.

Além de ser um compilado de histórias de horror, Herdeiros de Drácula é também um interessante documento histórico sobre a literatura do gênero. Aos leitores que costumam relacionar vampiros apenas com novelas, séries adolescentes ou filmes de anos mais recentes, este livro é de conhecimento obrigatório. Ao mergulhar nos contos, aqui dispostos em ordem cronológica, vamos acompanhando as formas como cada época se relacionou com o sobrenatural e o oculto. A figura do vampiro é muito mais antiga do que se pensa, foi sendo construída ao longo das décadas e sofrendo influências de cada período histórico. Os vampiros se apresentam na literatura refletindo, mesmo que discretamente, as características dos leitores e da sociedade de cada época. Vale conhecer essa cronologia e se encantar com o poder das lendas junto ao nosso imaginário. E na dúvida, tenha sempre um crucifixo na mão!

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/11/28/resenha-herdeiros-de-dracula-org-richard-dalby/
Cristiano.Cruz 25/05/2022minha estante
Leu "O grande livro dos vampiros"? Se sim, qual sua opinião sobre?


Jeff.Rodrigues 28/05/2022minha estante
Ainda não, cara? ta nos meus planos? Tu ja leu?


Cristiano.Cruz 30/05/2022minha estante
Ainda não, mas não resisti e acabei de adquirir em uma promoção. Espero que seja no mínimo bom.


Jeff.Rodrigues 31/05/2022minha estante
Me da sua opinião quando ler?


Cristiano.Cruz 02/06/2022minha estante
?




Nariane Sá 03/05/2022

Contos incríveis
Contos um melhor que o outro, curtos, dinâmicos, leitura bem gostosa. Os contos vampirescos com algumas temáticas diferentes.
comentários(0)comente



ThayAvalon 01/10/2021

Compilado de sanguinários (as)
São contos de muitos autores conhecidos e pouco conhecidos de muitos séculos antes, durante e depois de Bram Stocker. "Pra quem AMA VAMPIROS, vai adorar esse livro é um compilado de contos de autores que muitos nem sabia da existência e outros que fiquei chocada que escreveram algum conto vampiresco ou sobrenatural. Os contos são muito bons no meu ver , mas confesso que tem uns poucos. ( 2/3) que falam sobre sobrenatural e não tem uma Co-relação com o vampirismo, seriam mais sobre magnetismo e misticismo mas o que não deixa de ser um conto agradável."
comentários(0)comente



O Tolo de Amarelo 11/07/2023

A melhor coleção vampiresca de todas
Esqueçam o Grande Livro de Vampiros da Pipoca e Nanquim.

Herdeiros de Dracula traz as criaturas da noite no seu estado mais brutal e original. As narrativas são muito bem escritas e apresentam diversidades para uma tema tão terrível.

Temos ideias clássicas como igrejas amaldiçoados, terras misteriosas que os animais evitam e os homens sábios temem, mulheres misteriosas com vontades malignas e, claro, amigos passando um momento Infernal durante a estadia num local isolado. Mas, além disso, temos outras ideias diferentes como o doutor que cria monstros e uma cientista que descobre uma espécie de peixe muito peculiar.

Qualquer que seja a narrativa, saiba que você estará envolvido no melhor que o universo vampiresco tem a oferecer. São mais de 500 páginas de pura sedução vampiresca.

Só lembre-se de se proteger à noite. Após a releitura desse livro, cheguei a conclusão que as sombras da noite se movem mais depressa do que meus olhos podem ver.
comentários(0)comente



Marcelo 05/09/2022

Ótima Coletânea.
Não conhecia a maioria dos contos desta coletânea e foi uma surpresa muito agradável. Todos os contos tem a temática do vampiro e suas variações e são de uma qualidade inquestionável. Obra prima e justa homenagem ao clássico maior Drácula de Bram Stoker.
comentários(0)comente



Geórgea 29/01/2018

Herdeiros de Drácula
Imagine um livro onde estão reunidos diversos contos sobre vampiros, onde os seus autores podem ter servido de inspiração ou se inspirado no Drácula? Imagine encontrar histórias tão antigas e tão cheias de detalhes que te fazem acreditar que elas podem ser reais? É isso que você encontrará em Herdeiros de Drácula. Prepare-se para se confrontar com contos como “Os Últimos Senhores de Gardonal” de William Gilbert, onde o barão Conrad deseja tanto a jovem Teresa Biffi que pode acabar se arrependendo amargamente. Cuidado com o que você deseja! Ou então, vermos os infortúnios sofridos pela pobre madame Cabanel ao mudar-se para um lugar tão supersticioso como em “O Destino de Madame Cabanel” de Eliza Lynn Linton.

“Enquanto olhava para ela, os lábios vermelhos pareceram ficar mais vermelhos. Estavam mais vermelhos! Os pequenos dentes perolados apareciam entre eles. Eu não tinha notado antes, e foi nesse momento que vi uma gota vermelha escorrer até o queixo arredondado e, dali, cair sobre seu pescoço.”

Aqui você também encontrará a figura da mulher sombria, que está presente na imaginação do povo irlandês, que é conhecido por ser tão supersticioso. Neste conto o jovem Ken nem imagina os perigos que representam andar em um cemitério isolado em “O Mistério de Ken” de Julian Hawthorne, não é de espantar que o jovem tenha voltado tão mudado após sua viagem pela Europa. E o que falar do conto de Sir Arthur Conan Doyle, que narra em “A Parasita”, os momentos de tensão que são enfrentados pelo jovem professor Gilroy ao conhecer a misteriosa senhorita Penelosa. Essa estranha mulher guarda muitos segredos e vai levar esse homem à loucura.

Entre contos que trazem a figura mais conhecida dos vampiros e outros que usam de elementos da natureza e até pessoas comuns. Adentramos em um mundo cheio de misticismo e figuras que habitam apenas a imaginação das pessoas. Não deixe de acompanhar todos esses contos, que são cheios segredos e sangue. Conheça todas as formas que os vampiros podem se apresentar para nós.

Minha Opinião

Não espere aqui histórias apavorantes ou apenas contos maravilhosos. Por diversas vezes, os “vampiros” não aparecem na forma que os conhecemos. Em caixões, com dentes pontiagudos e medo do sol. Aqui teremos a palavra vampiro explorada além do pé da letra. Uma das definições para essa palavra é de uma pessoa que vive de explorar as outras, e isso poderá ser facilmente encontrado aqui. Teremos, é claro, aquele ser sobrenatural que está presente nas tradições lendárias, mas também, pessoas (ou até coisas) que possuem o dom de “vampirizar” as outras sem tomar o seu sangue.

Teremos contos pequenos e outros grandes. Alguns que vão te deixar pensativo e trarão a melhor forma dos vampiros, e outros que vão explorar outras vertentes. Não se assuste se encontrar um dedo ou uma árvore assassina. Aqui dentro tudo é possível e a criatividade desses autores ultrapassa barreiras e gerações. O que mais amei foi encontrar um poema sobre vampiros. Quem me conhece sabe que é algo que amo e por muitos anos os vampiros foram meus seres sobrenaturais preferidos, hoje em dia eles estão apenas como uma lembrança, mas encontrar os dois juntos e tão bem trabalhados foi maravilhoso. O poema “O Vampiro” de Vasile Alecsandri é sensacional.

Desde pequena sempre gostei de histórias de terror e que tinham o sobrenatural como base. Comecei lendo sobre vampiros com Anne Rice, por isso já tinha uma figura formada na minha cabeça. Vampiros eternos, sedentos por sangue, maus e que não saiam no sol. Eu gosto desses vampiros maus, saturei de vampiros brilhantes e “vegetarianos”. Ler esses contos foi um alento.

“Desavisado viajante, tenhas cuidado
Com o espectro que vagueia ao teu lado;
Fecha teus olhos, apressa teu cavalo
E que siga num tropejo sem abalo;
Porque debaixo da cruz, mal respiro,
Se deita corpo obsceno de vampiro!”

É interessante encontrar aqui histórias tão antigas e que retratam os vampiros de diversas formas. Seja baseados pela época, localidade ou crenças. Imagine como foi no começo tantas pessoas falando sobre vampiros. O que essas elas imaginavam que eram os vampiros. Numa época em que não existia quase nenhum contato e as pessoas eram tão ignorantes, tudo era motivo para culpar o sobrenatural e os seres místicos que habitavam a mente das pessoas mais supersticiosas. Temos aqui um retrato fiel dessa época, com pessoas tão apavoradas com o que não sabiam explicar, que acabavam criando novas definições para o desconhecido.

Se você parar para procurar sobre vampiros, verá que eles existem na boca do povo há muitos anos. E me questiono onde realmente teve início esse mito. Existem diversas definições para eles. Há quem acredite e há quem ache uma bobagem, mas o fato é que tudo que era misterioso e sem explicação, já era taxado de algo mau e agourento por essas pessoas mais antigas. Daí a minha curiosidade de ver, através desses contos, as diferentes formas de representar essa figura.

“Ela desperta algo em mim, algo maligno, algo em que eu preferiria não pensar. Ela também paralisa o melhor da minha natureza boa, ao passo que estimula o pior. Decididamente, não é bom para mim estar perto dela.”

A maioria dos contos é muito bem detalhada e traz os elementos da época. Os costumes da sociedade de determinado ano, são extremamente bem escritos e trazem à tona toda aquela atmosfera bem característica da época. Os costumes mais antigos são expostos para que possamos analisar e comparar com os nossos e, assim, vermos todas as diferenças que eles apresentam. É, no mínimo, muito prazeroso poder viajar para épocas tão distantes e adentrarmos em contos tão antigos.

Essa é a minha super recomendação para você que adora esses seres. Você encontrará aqui de tudo um pouco. E verá aquele “vampiro raiz” sendo descrito e lembrado. Em um mundo onde os vampiros mais brandos e condolentes tomaram conta, é sempre bom ter uma verdadeira dose de terror e desespero. Não deixe de acompanhar todas as histórias que formam esse livro que está lindíssimo e com uma incrível seleção de contos.

site: http://resenhandosonhos.com/herdeiros-de-dracula-richard-dalby/
comentários(0)comente



GG 18/10/2023

Meus contos favoritos:
O destino de madame Cabanel de Eliza Linton
O mistério da campagna de Anne Crawford
O mistério de Ken de Julian Hawthorne
A parasita de Conan Doyle
A árvore da morte de Barry Pain
Outra selvagem? de E.Heron-Allen
A princesa da escuridão de Frederick Cowles
comentários(0)comente



Alana Evelyn 06/03/2023

Uma coletânea de contos interessante para quem se interessa pela construção do vampiro ao longo dos anos e gostaria de ver como foi trabalhada na literatura comum alheia aos mestres do gênero. Os autores são pertinentes ao conceito, sejam amigos, profissionalmente próximos ou inspirados no trabalho de Bram Stoker. Alguns contos não deveriam estar aqui e apenas 9 dos 25 contos apresentam um vampiro literal (muitos ainda mais próximos do conceito de assombração do que os vampiros modernos), para mim uma falha, mas minha experiência de leitura ainda foi ótima.
comentários(0)comente



cid 04/01/2023

Classicos esquecidos
São 25 contos .Gostei de todos mas menciono meus favoritos:
- O destino de madame Cabarel (Eliza Lynn Linton),
- A árvore assassina (Phil Robinson)
- A boa Lady Ducayne (Mary E Braddon)
- Vontade (Vincent O Sullivan),
- Marsias em Flandres (Vernon Lee),
- O sumagre (Ulrich Dalbeny),
- A Pedra viva (E R Punshon)
Os contos que ficaram na memória, que me fizeram pensar foram Marsias em Flandres (pesquisei o personagem mitológico , fantástico) e A pedra viva (O conto parte de uma frase extremamente intrigante)
comentários(0)comente



Jheh 04/07/2022

Por ser uma leitora árdua de temas que tenham vampiro devo confessar a minha decepção em "Herdeiros de Dracula".
Contos (em sua maioria) extremamente cansativos, sendo que muitos nem se tratam do vampirismo em si.
comentários(0)comente



Nicole710 01/01/2021

Morno, porém a maioria dos contos bem escrito
Gostei bastante de alguns contos, mas outros foram bem chatinhos. O ponto forte é a escrita da maioria dos autores e o ponto fraco é que são todos muito parecidos então cansa um pouco. Mas não é um livro ruim.
comentários(0)comente



elaflorencio 17/02/2020

Uma luta!
Meu Deus, acho que esse foi o livro mais cansativo que li na minha vida! Eu, como sempre fui amante dos vampiros, me apaixonei de primeira pelo livro quando o vi na loja. Sua capa era extremamente chamativa, e acabei ganhando-o da minha mãe um tempinho depois. Demorei muito tempo para começar a ler, mas o primeiro conto me encantou por ser retratado num ambiente do qual eu gosto muito, mas os outros...
Como eu costumo dizer, ler aquele livro foi um parto! Houveram sim alguns contos que me instigaram a continuar, porém o resto era o cúmulo da chatice!
Meu coração dói em dizer que tive uma grande decepção com esse livro, e que eu nunca desejei tanto que um livro acabasse como esse.
As coisas não tem muito a ver com o vampirismo, e isso me deixou em choque. É muito bem construído, mas tem uma escrita insuportavelmente arrastada.
Talvez outras pessoas tenham gostado, mas eu criei uma grande expectativa sobre esse livro e me decepcionei enormemente.
comentários(0)comente



Mirtes.Tatiane 16/02/2021

Muitos Vampiros.
Uma coletânea de contos com temática de vampiros que são de dar medo. São apresentados diversas histórias que são dignas de serem adaptadas às telas.
comentários(0)comente



31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR