O Mistério Quântico

O Mistério Quântico Andrés Cassinello...

Resenhas -

Milena.Paco 20/12/2022

Livro excelente.
Nunca li um livro de física que me fizesse refletir tanto, além de despertar a curiosidade para pesquisar.
Não fora um livro fácil de ler, tive que pausar diversas vezes para pesquisar conceitos, mas isso ampliou meu conhecimento e tornou a leitura mais dinâmica. Na minha opinião, é um livro que pode ser lido mais de uma vez pois é rico em informações.
Nota máxima.

Paulo Henrique 01/06/2020

Não comece por esse livro.
Depois que Stephen Hawking escreveu "Um Breve História do Tempo" vários físicos resolveram se aventuram a explicar teorias físicas de uma maneira mais acessível. Cassinelo tenta nesse livro ficar em um meio termo, onde não se é muito simples e também não se é complexo. O livro não é para um leigo que esteja iniciando uma aventura nas teorias quânticas, mas para alguém que já leu algo a respeito, de preferência os livros de Stephen Hawking ou sugiro Carlo Rovelli. Se você começar por esse aqui, vai amar os demais, senão jamais abrirá outro livro sobre teoria quântica.
Um detalhe, você vai aprender sobre criptografia e teletransporte.

Nágela Soares 25/05/2020

Aborda os estudos e experimentos primordiais executados no campo da Física Quântica. Apesar do tema central do livro causar medo logo pelo título, esse é um livro que pode ser entendido em sua essência pela comunidade leiga no assunto. No entanto, pra quem pretende compreender com afinco todos os experimentos e termos técnicos da obra deve possuir uma bagagem mais didática do tema, começando, por exemplo, pelo outro extremo da física, o mundo macroscópico, indico Stephen Hawking. Temos no livro 9 capítulos que digerem o tema com certa repetição, pra mim isso foi um ponto positivo pois ao decorrer da leitura, a cada ênfase dada em algo já falado mais parecia que o tema tinha se alinhado na cabeça. No entanto, essa pode ser uma desvantagem para quem não gosta de rodeios.
O livro além de trazer definições dos principais conceitos da física quântica, como o sobreposição da onda-partícula, o colapso da onda, entrelaçamento quântico etc, traz também uma breve biografia de alguns dos cientistas que contribuíram para o ramo.

Marcos5813 04/05/2018

Aspectos equívocos da decoerência
Bom livro “O Mistério Quântico”, de Cassinello e Gómez, dois divulgadores de ciência espanhóis. Livro básico, mas bom sobre algo que está muito em voga na física, principalmente no mundo agitado dos últimos anos da física teórica encontrando caminhos práticos para aspectos da teoria do movimento tanto na Teoria Quântica e da Teoria da Relatividade Geral. A obra é relativamente bem-sucedida quanto tenta explicar de modo simples o mundo quântico, principalmente sobre o entrelaçamento das partículas de baixa densidade gravitacional e por isso de livre movimento para aglutinação como formação de franjas da matéria que conhecemos no mundo. O entrelaçamento quântico nada mais é que a própria matéria escura, tanto debatida no mundo acadêmicos e laboratórios da ciência experimental. O tão propalado Bósons de Higgs nada mais é que a sombra ou o rastro que essas partículas deixam ao movimentarem no espaço-tempo. Assim como na pintura, se desenharmos formas, temos um quadro vivo da matéria no mundo observável, é importante notar que é como se fosse o negativo tirado com uma máquina fotográfica usando flash a noite. Mas a questão que suscita é se a observância dos rastros deixados pelas pinceladas da matéria escura, que são fótons polarizados direcionados a um difusor de partículas ainda na tangente de 83,7°. É fundamental nestes casos que a radiação emitida pelos elétrons para órbitas menos densa será de spin de ¾. O livro não usa quase nada de matemática, e evidentemente não seria o caso para divulgar ciência ao público leigo, mas o colapso de onda só acontecerá no primeiro quarto de hora de uma partícula com meia-vida de 15 segundos de graus de um ângulo reto, o que implica uma meia-vida de 0,033672 milionésimos de segundos. Para se perceber a sobreposição do mundo macroscópico essa diferença está embrenhada no circuito interno do cérebro humano. Não é um pulso elétrico isolado, mas todo cérebro consciente em um mesmo estado e noutro perdendo sua consciência materializada anteriormente. Os vários mundos estarão sempre na variável oculta que gira em ¾ de uma rota aparentemente plana e retilínea. A decoerência exige necessariamente uma história a ser contada, caso contrário não haverá colapso de onda logo depois de sua sobreposição. Este é a causa de dar coerência a decoerência. O entrelaçamento quântico comprovada foi de grande alegria para os físicos e cientistas que questionavam o que era matéria, agora, a questão é, o tempo passa ou a matéria decai neste ritmo, qual seja, de 0,033672 milionésimo de segundo. No ruído branco este são os lados de um triangulo retângulo cujo o centro da hipotenusa na tela de uma Tv fora de frequência é coincidente com a primeira transmissão de pulsos elétricos feitos por Marconi. A quebra da impedância desse ruído branco é exatamente o quadrado da velocidade da luz multiplicado pelo fator de meia-vida da partícula acelerada pela geratriz de spin de ¾. O mundo para variável oculta, a porta quântica, acabará exatamente no dia 23 de agosto de 2037, as 23 horas 12 minutos 3 segundo e 0,033672 milionésimo de segundos. O grande mistério que fica é, será o Armagedom um lugar ou um passeio, o movimento de abertura do oitavo bit de um gerador de colapso quântico. O livro é bom, mas pouco intuitivo, coisas para poucos quando se lança a divulgação de ciência para leigos. A decorência é ainda o colapso de onde na abertura entre a sobreposição dos estados inicial e final. A constante de Planck ainda é o balizador da energia necessária para o fóton polarizado ao spin de elétron ao átomo de hélio coordenado pela geratriz. Acredito que a frequência é de 37,7 Hz. Me parece a nota ré de uma tumba, instrumento de sopro usado de forma vertiginosamente pela primeira vez na Cavalgada das Valquírias, da Ópera "Os Anéis dos Nibelungos", de Richard Wagner. Concertos a serem feitos. Concertos e não consertos!!!
Lala 07/05/2018minha estante
Ótima resenha, muito instrutiva e sincera.