Star Wars: Doutora Aphra, Vol. 1

Star Wars: Doutora Aphra, Vol. 1 Kieron Gillen

Resenhas - Star Wars: Doctor Aphra Vol.1

31/05/2021

Quer meu coração, Aphra? Já é seu
Arqueóloga, trapaceira e sobrevivente da fúria de Darth Vader.

Aphra nunca soube o que é trabalhar em equipe porque sempre precisou fugir de planeta em planeta nessa galáxia tão, tão distante. Mas agora, em seu arco solo, ela precisa reviver o pior do seu passado enquanto tenta sobreviver, porém dessa vez acompanhada de sua própria tripulação, os dróides Beetee e Triplo Zero.

Divertida e mais recheada de aventuras do que nunca, a primeira introdução de Aphra ao universo de Star Wars aconteceu no primeiro volume de arcos do próprio Vader, quando ele precisou reunir secretamente um exército de dróides e Aphra, conhecida na galáxia pela sua reputação por ser uma ótima contrabandeadora, foi a escolhida para a missão.

Mas é claro que, uma vez que você falha com Darth Vader, você não vive o dia seguinte para contar a história.

Porém Aphra viveu, e em idas e vidas, ela ainda conseguiu se envolver em uma briga com Leia Organa, trabalhar ao lado de Luke Skywalker, rir na cara do Imperador Palpatine e, pasmem, continuou sobrevivendo para viver a próxima aventura.

Aphra é aquela personagem do universo expandido de Star Wars extremamente cativante pela sua ousadia e língua afiada, suas histórias são cômicas porém um prato cheio para quem busca se aprofundar nos bastidores de acontecimentos vistos nos filmes. Eu gostaria de vê-la ganhando destaque da forma que a Ahsoka conseguiu (que, aliás, abala meu coração ciumento sempre que penso sobre).

Star Wars é rico em mulheres fodon@as e em cada mídia você consegue encontrar pelo menos uma para se apaixonar, com a Doutora Aphra não é diferente.

Matheus Alves Carmo 02/09/2020

Uma das melhores personagens do novo universo expandido
Dr. Aphra surgiu inicialmente nas páginas de Darth Vader, sendo sua forçada "parceira". Após o ajudar em determinadas missões pessoais e secretas, Vader se desfaz dela, a jogando no espaço, mas ela sobrevive e aqui acompanhamos suas aventuras após isso, por mais que ainda não me desça tão bem que Lorde Vader tenha sido enganado assim, mas podemos argumentar que ele não foi atrás dela, ou de sentir se ela estava viva por não se importar o bastante.
De qualquer forma, ainda nas páginas de Vader, Aphra se mostrava uma ótima personagem, bem carismática e inteligente, além de ter seus carismáticos e assassinos droids.
Aqui em sua revista solo, a personagem se expande ainda mais, e conhecemos melhor seu estilo de vida, família e seu passado. Aqui ela também é acompanhada do mercenário Wookie que não consigo aprender o nome, que faz mais um paralelo com os protagonistas da trilogia clássica (um Wookie, dois droids..), mas dessa vez todos com índole no mínimo duvidosa.
O roteiro tem um toque de humor que é ótimo, sem passar dos limites, mas o principal é seu tom aventuresco. É uma história que flui muito bem e nos faz querer ler sem parar, e de quebra nós trouxe uma trama que remete ao passado distante dos Jedi e do universo SW. O pai dela é um personagem interessante, e a general pode ter um papel maior no futuro.
Pra finalizar, a arte é muito linda, e completa a obra.
Um grande acerto do novo Cânone.

Mary 18/02/2021

Mano.Do.Céu.
Okay, a Aphra definitivamente se tornou a minha personagem preferida de Star Wars, hahahah
Ao mesmo tempo que ela é claramente uma... hmmm... canalha (psicopata?), que não tem nenhum remorso de matar sempre que é necessário (ou conveniente), ela também é entulhada em todo tipo de problemas (inclusive emocionais).
E gente do céu, os personagens desse livro também, meu deus. São INCRÍVEIS!
Os melhores droides que eu já conheci (depois do R2D2, claro hahaha)! O Krrsantan tb é fantástico, salva a galera 99% das vezes!
E o final... pqp... Perfeito. Simplesmente per-fei-to!!!!
Não imaginava nem em um milhão de anos que iria me divertir tanto!

Drigo 16/01/2022

Surpreso positivamente
Inesperadamente engraçado! Esperava algo mais com ação e aventura e tal, mas recebi um drama familiar básico com humor. Algumas partes achei meio parado, mas é bom pra dar um respiro.

joAo.lightwood 21/07/2023

Preciso ter os outros volumes.
Eu comprei esse quadrinho faz um tempinho, mas nunca tinha pego pra ler porque pensava que a história seria confusa e não seria tão instigante, porém, após terminar de ler, percebo que eu estava bem errado e fico feliz por isso.

eu gostei da forma como tudo se desenrolou: rápida e divertida, porque a aphra, digo, doutora aphra, é cativante e divertida, com suas tiradas e a forma como consegue se safar de tudo, até mesmo de um leilão com um droide maluco.

a arte da hq é linda demais! as cores, os desenhos, os cenários feitos... tudo é muito bem planejado e montado. agora eu quero os próximos volumes, porque pelo visto, a doutora não vai ter um final feliz, pelo menos não agora.

Milas Caldas 27/02/2021

Uma das melhores personagens do universo expandido
Nascida nós quadrinhos de Darth Vader de 2015, doutora Aphra é uma arqueóloga que parece ter o dom para se meter em problemas. Porém com sua moral altamente duvidosa e seu chamar e engenhosidade, ela consegue, em grande maioria das vezes, se livrar das encrencas. Uma leitura fluida e divertida.