Batgirl: Ano Um

Batgirl: Ano Um Scott Beatty...

Resenhas - Batgirl

Leonardo 15/05/2022

Bat-família
Uma ótima historia de origem. Não conhecia muito essa personagem, apesar de conhecer bastante o Batman.
Acabei lendo essa historia pois estava sendo indicado em uma lista das historias essenciais para conhecer toda a cronologia do Batman. Achei que não iria gostar muito, mas me surpreendeu bastante.
É muito interessante ver o começo da Barbara Gordon como Bat-Girl, e ver a reação do Batman acompanhando isso tudo.
Apesar de ter alguns momentos clichês, a história é muito divertida, e consegue nos prender. A arte também é muito boa.
Indicado não só para os leitores do Batman, mas para qualquer um que goste de uma boa HQ.

Carlão 01/06/2018

BATGIRL: YEAR ONE
Está edição é o número 48 da DC COMICS COLEÇÃO de GRAPHIC NOVELS da editora EAGLEMOSS, e compila as edições de BATGIRL: YEAR ONE 1-9, de Fevereiro a Outubro de 2003.

O roteiro fica a cargo do SCOTT BEATTY e CHUCK DIXON, e os desenhos por MARCOS MARTIN.

Por mais que na Era de Ouro e Prata ambas tiveram suas respectivas Batgirl, a mais famosa talvez seja a Barbara Górdon, filha do Comissário de polícia James Gordon, e está história conta justamenteo primeiro ano de Bárbara como a mais nova vigilante do crime de Gotham City.

A história começa com Bárbara tentando convencer seu pai de deixar ela ser uma policial assim como ele, pois ela admira os heróis, principalmente a Sociedade Da Justiça Da América, mas em decorrência de sua preocupação paternal, o comissário nega com todas as forças, desanimando assim a garota.

Barbara insiste, treina artes marciais, estuda e tira notas altas, se prepara mentalmente e fisicamente, mas seu pai nega até um ponto que a própria desiste.

Seu pai vendo sua filha cabisbaixa, a convida para uma festa a fantasia no DPGC, e a menina sabendo do envolvimento dele para com o Batman, faz uma fantasia parecida com a do morcego para provocar seu velho.

Mas chegando na festa, todos são surpreendidos pelo vilão Mariposa Assassina (nome ridículo) e cabe a ela dar cabo do malfeitor. O inimigo foge, mas para não ser um noite desperdiçada, ela enfim encontra o Batman e o Robin, começando aqui uma forte aliança.

A leitura é dinâmica, cheia de ação, o autor consegue transpor muito bem os sentimentos da menina, suas angústias, dúvidas e medos, assim como também sua determinação, garra e carisma.

Eu particularmente gosto muito de histórias de origens, a única coisa que as vezes me incomoda é a unilateralidade da personagem, mas felizmente isso não acontece aqui, pois o autor conseguiu dar muitas camadas para ela, definindo assim uma identidade própria, deixando muito mais orgânico a relação dela para com seus conflitos e objetivos.

Vitor16Hq 24/04/2023

Ano um
Já que a Warner cancelou o filme, fica a indicação de uma Hq.

É uma boa história de origem, que acompanha as primeiras aventuras da heroína.

As motivações para ela começar a agir como vigilante são bem colocadas na trama, as cenas em que o Gordon aparace renderam ótimos diálogos, mostrando um lado de pai protetor do comissário. E dá para entender muito bem o lado de cada um.

A forma com que ela vai aprendendo a fazer isso é bem escrita, junto com ela tendo que esconder a identidade secreta.

Teve até um momento muito engraçado, em que revela por que os vigilantes de Gotham não agem durante o dia.

A participação da dupla dinâmica não são só uma participação especial, tendo até um diálogo entre Bruce e Alfred sobre mais um jovem vigilante. A participação do Robin rendeu alguns momentos engraçados e a relação dos dois foi bem encaixada na história.

Os vilões não são lá muito marcantes, mas cumpriram bem o propósito deles.

O traço mais cartunesco se encaixou perfeitamente ao roteiro, lembrando um pouco a série animada, e fazendo a leitura ser mais leve. E as cores são muito bonitas.

É um quadrinho divertido com um roteiro bem escrito, e uma personagem principal cativante.

(Mas fala sério Warner, pra que cancelar o filme!)

Amanda 28/02/2022

?????
É uma historia ótima para ver sobre como tudo começou e para acompanhar a Babis nessa vida ??.
Defeito ter acabado, é uma história muito boa de se ler a arte dela tá linda nesse estilo que deu charme mais

Ricardo.Barroso 23/03/2022

Batgirl: um novo Robin que precisa a todo momento se provar?
História de origem da Bárbara Gordon como Batgirl. Eu não conhecia a personagem então foi um ótimo ponto de partida. O vilão é muito bem trabalhado também, mas Robin e principalmente Batman são verdadeiros pé no saco nesse volume. A coitada precisa se provar o tempo todo de que é capaz de atuar com eles (machismo?), não tem todos os apetrechos e ainda precisa esconder do pai.

Gabi Maximoff 10/09/2022

Incrível ?
Essa hq é linda, a arte é simples porém muito bonita, me lembra bastante batman animated series. A história é uma história básica de origem, mas que funciona perfeitamente. Adorei o romance da Bárbara com o Dick, é realmente muito bonitinho, também gostei bastante de ver a Bárbara batendo de frente com o Batman.
Essa é (até então) a melhor história da Batgirl que eu já li, recomendo de mais.

Thiago 26/09/2022

O começo de mais um integrante da batfamilia, seu nome? Batgirl, seu lugar? É isso que ela procura descobrir. Uma hq bem interessante que mostra todo o enredo em volta da batgirl.

Pedro 13/01/2023

Finalmente Batgirl
Perfeito. Apenas isso, finalmente esse personagem tão legal teve a profundidade merecida, saindo de peguete do robin pra de fato protagonista de uma graphic novel que não seja a mensal (sempre muito mais rasa e infantil)

Vivi 22/01/2021

Tudo pra mim
Para um bom fã da batgirl ou da batfamily esse volume aí é obrigatório. Minha hq favorita

bttiabu 05/12/2022

A única
Adorei ver o início dessa heroína que me encanta demais! Me surpreendi como barbara foi sendo construída e adorei as interações com os outros personagens. Saber quem é seu vilão principal foi interessante, embora eu tenha sentido falta de mais desenvolvimento. Mas ainda continua maravilhosa para mim!!

-Paula- 21/10/2023

Adorei conhecer melhor a história dela, personalidade forte, durona, muito dona de si, a típica adolescente rebelde, aqui mostra a origem da Batgirl, mas com pouca experiência ela já mostrou muita coragem, força, agilidade e se mostrou ser muito mais do que uma simples menina.

Eu gostei dessa profundidade que deram pra ela, diferente dela ser apenas uma namoradinha do Robin, aqui ela acaba tendo um destaque só dela e com uma forte presença, além dela ter sua própria opinião, ela acaba enfrentando até o Batman e eu adorei essa hq.

Marcelo.Castro 05/09/2023

Boa coletânea
Uma edição bem estruturada reunindo as histórias do Ano Um de Batgirl. A qualidade e estilo dos desenhos é excelente e a narrativa cobre bem os primeiros passos da heroína mascarada. De bônus, ao final da edição, temos a primeira aparição da Bat-Girl em uma HQ do Batman.

Paulo 02/11/2021

Uma ótima história em quadrinhos
Barbara Gordon é uma jovem que quer ingressar na carreira policial assim como seu pai. Esse objetivo é cercado de muitas dificuldades a começar pela imagem que as pessoas tem dela, uma garota frágil e delicada e um pouco baixa para os padrões de uma policial. Contudo o que é mais doloroso para ela é que seu pai também não a apoia nessa decisão, por ser uma profissão muita arriscada e perigosa e não desejar essa vida para ela. Barbara porém não desiste de seu sonho de ser uma combatente do crime e continua treinando, estudando e se preparando, ela é uma exímia lutadora.

Um dia numa festa a fantasia onde ela curiosamente foi vestida como morcego, um vilão invade a celebração e tenta roupa as pessoa no recinto. O que o criminoso não esperava era encontrar uma jovem com habilidades marciais que conseguiria lutar com ele e expulsa-lo da festa, com isso o vilão que vai embora jurando vingança contra a moça. Esse tramite dá inicio a uma grande aventura onde nossa protagonista tenta ser uma heroína independente, mas Batman e Robin estão no seu encalço para mostrar o quanto isso pode ser perigoso e tentam dissuadi-la da ideia. Ela quer mostrar que consegue e está cansada de outros tentarem domina-la.

Os dois heróis irão mudar de ideia e à ajudarão a ser uma heroína como eles no combate ao crime?
O vilão que escapou voltará para pega-la e cumprir o que prometeu?

Batgirl: Ano Um é uma ótima história em quadrinhos que além de marcar um momento simbólico na vida da personagem, introduz e mostra a origem de um grande vilão nas histórias do Batman, o Vagalume. Outro antagonista que também ganha muito destaque na história é o Mariposa Assassina que é muito bem desenvolvido e funciona muito bem na trama . Eu gostei de cada momento da história, a Bárbara Gordon é a minha Batgirl favorita, desde a série animada ela ocupa esse lugar no meu coração. Com todo respeito as outras moças que vestiram o manto da heroína, para mim ela e a melhor. Ler esse gibi para mim foi um deleite, pois além de ser muito bem escrito ele traz uma ótima origem para a personagem. Super recomendo a leitura.

Geovanna658 12/02/2024

Babs
Quadrinho mostra como Bárbara Gordon se tornou a batgirl a história ostra em policial tempo isso desenvolvendo perfeitamente tanto barbara como James Gordon, batman e robin na época Richard grayson (com quão nas hqs de agora ela namora), a hq tem um traço nostálgico tornando tudo melhor

Peter23 30/11/2022

Leitura feita por pura influência, mas, não me arrependi um segundo sequer de fazer.

Pra começo, é uma leitura super leve. Muito, até demais. Tranquila e relaxante leitura pra se fazer quando não se tem pretensões e se surpreender com uma história de traços bacanas, embora não sejam os mais bonitos e um roteiro bastante honesto do começo ao fim.

Não é genial ao ponto de ser absurdo, mas não é exagerado ou confuso. É um roteiro com coesão, atratividade e simplicidade para trazer uma boa abordagem/Narrativa.

Gostei, espero conseguir pegar a versão física muito em breve.