Revolução à La suicida

Revolução à La suicida Fellipe de Sousa Barreto

Resenhas - Revolução à La suicida

Laboralivros 21/12/2017

Resenha por Thalliany
Em momentos em que crises sociais, culturais, política e econômica, como o que inclusive estamos vivendo, essa palavra começa a ser requisitada e muitas vezes até pedida, pelo simples fato que essa palavra significa uma mudança total e radical transformando a sociedade em todos os contextos.

E é esse cenário que o autor Fellipe Barreto trás em seu livro Revolução á la Suicida: um Brasil que conseguiu superar todas essas adversidades com um movimento que retirou todos os criminosos e corruptos do poder e desde então cresce em ritmos nunca antes vistos, com um presidente que pode ser o melhor já visto. E este presidente é um dos personagens principais da história, junto com uma prostituta e um general.

E em relação a esse grupo distinto de personagens, o autor já inicia com o prólogo falando sobre eles e como eles não serão perfeitos como geralmente esperamos, o que particularmente já me chamou atenção pois personagens reais em geral são mais cativantes para mim. E este fato também ajuda a compor o cenário de que nada é exatamente como parece.

"Esse foi meu maior propósito, apesar do que os outros dizem sobre determinada pessoa, jamais saberemos o que ela realmente passa, o que pensa, o que sente – seja um mendigo, ou o presidente da república."

Quando comecei o livro depois do prólogo, já fui surpreendida com o primeiro capítulo onde o presidente da república se mata, deixando uma carta para que seu advogado publique para toda a imprensa. Tal ato já aumentou minha curiosidade, pois Bernardo, era um presidente aparentemente muito amado por todos e principalmente pelo momento que o país vive, de estado de sítio remontando os acontecimentos de 1930.

Mas durante o livro o que eu percebi que como o autor já deixou claro nas primeiras páginas nada seria exatamente previsível, nenhum dos motivos que eu imaginei foi o que levou a essa atitude e tudo isso contribuiu para que a atmosfera de mistério do livro fosse muito bem trabalhada e cativante do inicio ao fim.

"Dois guardas correram até o gabinete presidencial e o que viram era terrível e assustador: o presidente estava caído no chão, parte de seu crânio e cérebro escorria das paredes, seu sangue ainda saía pulsante e espalhava-se pelo chão. Enquanto o pânico atingia os guardas, as paredes simplesmente encaravam caladas o corpo imóvel de Bernardo."

O livro vai construindo os personagens aos poucos e de modo cativante, sem deixar de lado o quão humanos eles são. Bernardo, mesmo sendo o presidente da república e adorado por todos, possui uma história difícil, que o prende e atrela seu destino a um dos personagens que se tornou de todos os meus livros uns dos personagens mais odiados, o general Deodoro.

General Deodoro, que carrega o mesmo nome do militar que proclamou a república e foi o nosso primeiro presidente e tem como herói e meta ditadores como Stalin, com toda certeza foi um personagem muito bem construído e também não podemos deixar de lado, que passou por muitas perdas que ajudaram a tornar o cara que ele é hoje. O general tem um papel importante na história e é protagonista da maioria das reviravoltas, contudo até em sua loucura o autor consegue colocar uma pitada de humor em toda sua insanidade.

“Essa criatura conseguiu amolecer meu coração de pedra. Ela morreu e com ela se vai meus últimos sentimentos bondosos pela humanidade”.-Stalin

Mas de todos os personagens, talvez aquela que tinha tudo para ser a mais secundária, foi a que fez a maior diferença para a história e para o país. Bruna, a prostituta que não teve um começo nem um fim feliz e que para mim provou que não precisa de ser uma pessoa completamente boa para ser uma grande heroína, você pode ser uma pessoa real e ainda assim fazer a diferença.

Revolução á la suicida foi sem dúvida um livro surpreendente, uma leitura fácil e cativante com reviravoltas que remontam grandes acontecimentos da nossa história com muita originalidade e deixa como ensinamentos que apesar de tudo de presidente a república a mendigos, somos todos pessoas reais com problemas, defeitos e qualidades. O livro de Fellipe Barreto é uma boa pedida para quem está interessado em um romance com aventura e surpreendentemente real.

Boa leitura!

site: https://clubedelivroswattpad.wordpress.com/2017/12/19/resenha-revolucao-a-la-suicida-de-fellipe-barreto/