Manifesto Comunista e Teses de Abril

Vladimir Lenin
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto Comunista e Teses de Abril

johannbsf 20/03/2024

Quando o cara é bom não adianta

Foi no final do livro que eu descobri que essa minha edição é comemorativa dos 100 anos do desembarque de Lênin na estação Finlândia, um marco pra revolução.

É complicado fazer uma resenha direta pois se tratam de dois livros totalmente distintos: o primeiro escrito por Marx e com caráter universal, onde é dado a teoria e o método ideal para o século XIX com o começo dos nacionalismos na Europa. Já as teses de abril, escritas pelo Lênin, possuem um caráter emergencial em sua escrita, pois pois se trata de um contexto extremamente delicado onde não se pode dar um passo em falso.

Esse contexto se dá durante a primeira guerra mundial e com a renúncia do tsar Nicolau II, onde o governo da Rússia se torna um ponto decisivo nessa guerra, se ela continua a destruir o campesinato e o proletariado ou é feita a paz. O texto basicamente conta o método necessário para uma paz duradoura em um contexto de guerra, ao mesmo tempo que demonstra os interesses das classes baixas.

Um exemplo é o caso dos empréstimos feitos ao tsar, onde quantidades exorbitantes de dinheiro foram gastas nos esforços de guerra para que os pobres se matem entre si. Logicamente a resposta do Lênin é firmar a ilegitimidade desse processo.

Juro, se for falar tudo, não vai haver caracteres.

Christian.Pablo 08/01/2024

Um grande marco na história da Rússia e do mundo
Relendo o manifesto pude entender melhor alguns conceitos e rever algumas coisas que Marx e Engel escreveram, mas pra mim a grande surpresa mesmo foi ler as teses de Abril, meu primeiro contato lendo Lênin e apesar de me faltar certo conhecimento de detalhes da história da Rússia dá pra entender muito bem tudo que ele elabora, e melhor a cada carta ele deixa mais claro que pra uma mudança efetiva na Rússia não bastava teóricos e supostos marxistas, mas que as coisas deveriam ser vistas de um olhar prático e um olhar real de como o proletário poderia se comportar diante daquelas situações após o fim da monarquia na Rússia.

Raul 15/11/2023

Tão atuais...
A genialidade de Marx, Engels e Lênin advém das formulações gerais (e específicas, mas as que nos interessa agora são as gerais) que independem do país e das condições específicas para serem verdadeiras.
O materialismo histórico-dialético é uma formulação geral quanto ao método de análise para entender o mundo. O jornal do Partido é uma formulação geral para a organização de um partido marxistas-leninista.
Marx e Engels acertam em suas análises, acertam nas definições de socialismo burguês, pequeno burguês, etc. Lênin acerta, tanto nas Teses de Abril, quanto nas Cartas de Longe, na formulação do jornal e da milícia proletária.
Nós, comunistas do PCB-RR e da UJC (a verdadeira), clamamos pela criação do Poder Popular; aqui, Lênin nos diz como alcançar.

Dennis14 17/10/2023

Se não formos todos, não iremos nenhum.
Devido aos acontecimentos recentes que levaram a radicalização Marxista-leninista de muitas pessoas da nossa população, é mais do que importante divulgar essa leitura para ainda mais pessoas, em especial as que não se radicalizaram, se quisermos alcançar futuramente a Revolução Socialista Brasileira.

Precisamos deixar claro para as pessoas as nossas ideias e o que nós queremos para o nosso país de verdade, já que a direita fez questão de fazer nossa causa parecer algo diretamente enviado por Satanás. Nós temos que explicar para as pessoas que o que nós queremos é a libertação dos explorados e dos oprimidos pelo sistema capitalista, que o que nós queremos é garantir que todas as pessoas tenham o direito de terem uma vida digna independente de fatores adversos, que o que nós queremos é prevenir a morte de milhões de seres-humanos por coisas perfeitamente solucionáveis.

Uni-vos camaradas, cada dia mais e mais pessoas estão se juntando a nossa luta pela nossa libertação!

Gabi 30/07/2023

Dar uma única nota pra esse livro que contém dois textos relacionados entre si, porém tão diferentes um do outro, foi bem difícil!
O primeiro texto, manifesto comunista, é obviamente o ?carro chefe? do livro. Uma síntese do que é a ideologia comunista do ponto de vista teórico - sugerindo a prática, porém sem considerar contextos específicos, também porque o congresso no qual o manifesto foi gerado era internacional, contando com a participação de diversos países. É um texto simples e direto, no qual a ideia é claramente apresentada. Me lembrou um pouco a leitura de textos como a constituição, por exemplo, a partir dos quais podemos imaginar uma sociedade ?ideal?.
As teses de abril, por outro lado, são ao meu ver muito mais panfletárias. Escritas no contexto político russo da época, são uma chamada mais prática - portanto não somente ideológica - à implementação de um regime comunista, considerados vários dos passos intermediários.
Enfim, um texto é universal e ideológico, enquanto o outro é local e panfletário, tornando-se de fato duas leituras muitíssimo diferentes entre si.

itshayka 09/06/2023

TRABALHADORES DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!!!
Sinceramente, deveria ser uma leitura obrigatória!!!!
Simplesmente perfeito, três mentes geniais.

"Sem teoria revolucionária, não há movimento revolucionário."

- Lênin

Robert 28/05/2023

Sensacional
Muitos dos que falam sobre marx pouco o lêem. A obra é um convite a se conhecer por sua linguagem simples.

jessiereputation 08/05/2023

TRABALHADORES DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!
Karl Marx, Vladimir Lenin e Frediech Engels são simplesmente os maiores gênios que já existiram na humanidade.

kele2 10/01/2023

Necessário
O  filósofo, economista, teórico, jornalista e sociólogo alemão deixou um legado importante para se compreender as relações sociais e políticas no mundo, que se desdobram, por exemplo, na "luta de classes", "consciência de classes", "divisão social do trabalho", entre outros conceitos.

?"A história se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa."
? "Ser radical é atacar o problema em suas raízes."
? "Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas."

Excelente para quem quer entender o comunismo, mas este livro só fala da parte boa. Cada um interpreta o livro da sua maneira, o importante é que leia o livro e tire suas próprias conclusões!

nalumarx 13/12/2022

Amei essa edição da boitempo que junta os dois textos, mostra os principais pontos da luta de classes, e os problemas centrais do capitalismo de forma simples. deveria ser uma leitura obrigatória para todos!

.geo. 09/11/2022

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!
MANIFESTO COMUNISMO
"A história de toda a sociedade até nossos dias moveu-se em antagonismos de classes, antagonismos que têm revestido de formas diferentes épocas."

"Os comunistas lutam pelos interesses e objetivos imediatos da classe operária, mas, ao mesmo tempo, defendem e representam, no movimento atual, o futuro do movimento."

TESES DE ABRIL
"É muito mais fácil, naturalmente, gritar, insultar e vociferar do que tentar expor, explicar e recordar como raciocinaram Marx e Engels em 1817, 1872 e 1875 sobre a experiência da Comuna de Paris e sobre o tipo de Estado de que o proletariado necessita."

"[...] a palavra de ordem do momento, tanto nas vésperas da nova revolução, como durante e posteriormente a ela, deve ser a organização proletária."

Larissa.Cifarelli 24/10/2022

Dêem a ordem!
O livro apresenta o manifesto comunista e cinco cartas escritas por Lênin.

Acredito que todos deveriam ler o manifesto, primeiro para ter uma base política crítica em relação ao modo capitalista, segundo para conseguir visualizar outras possibilidades econômicas e sociais.

Vivemos em um mundo onde pensar de forma diferente é quase que impossível, e aí meus caros é que se faz importante essa leitura, o trabalhador não consegue enxergar o poder que tem em suas mãos, a mídia em geral nos oferece uma visão distorcida de uma realidade escancarada, lembremos que vivemos em um imperialismo burguês, que vai a qualquer custo impedir que conheçamos a realidade em que estamos inseridos.

Dou 5, 10, 20 estrelas!

Esperando o comando, dêem a ordem !!

Junior 02/10/2022

Dois dos principais escritos da teoria Marxista em uma edição muito bonita da Boitempo. A introdução que precede ao Manifesto Comunista é muito bem escrita e dá uma ótima contextualização. Na parte das Teses de Abril, o destaque vai para as cartas de Lenin que também ajudam a contextualizar grandemente o período pré-revolução Russa.

eupoetizo 07/09/2022

Rascunho 47
Achei o livro incrível, junção e elaboração da editora foi excelente demais. Pretendo reler, acho que não captei tudo.

Julia 04/06/2022

Clássico
Acho interessante o quanto muita gente fala do comunismo ou até mesmo do Marx sem nem mesmo terem lido um único texto dele. Independente do posicionamento politico é precisso conhecer, estudar e enxergar os pontos relevantes de qualquer abordagem.