Manifesto Comunista e Teses de Abril

Lista de Livros 02/04/2020

Lista de Livros: Manifesto Comunista e Teses de Abril – Marx, Engels, Lenin
Manifesto Comunista
Parte I:

“A burguesia desempenhou na História um papel iminentemente revolucionário.

Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas. Rasgou todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus “superiores naturais”, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse, as duras exigências do “pagamento à vista”. Afogou os fervores sagrados da exaltação religiosa, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas duramente, por uma única liberdade sem escrúpulos: a do comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração dissimulada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, direta, despudorada e brutal.

A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas como dignas e encaradas com piedoso respeito. Fez do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio seus servidores assalariados.

A burguesia revelou como a brutal manifestação de força na Idade Média, tão admirada pela reação, encontra seu complemento natural na ociosidade mais completa. Foi a primeira a provar o que a atividade humana pode realizar: criou maravilhas maiores que as pirâmides do Egito, os aquedutos romanos, as catedrais góticas; conduziu expedições que empanaram mesmo as antigas invasões e as Cruzadas.

A burguesia não pode existir sem revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais. A conservação inalterada do antigo modo de produção era, pelo contrário, a primeira condição de existência de todas as classes industriais anteriores. Essa subversão contínua da produção, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitação permanente e essa falta de segurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes. Dissolvem-se todas as relações sociais antigas e cristalizadas, com seu cortejo de concepções e de ideias secularmente veneradas; as relações que as substituem tornam-se antiquadas antes de se consolidarem. Tudo o que era sólido e estável se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente a encarar sem ilusões a sua posição social e as suas relações com os outros homens.”
Mais do blog @Lista de Liv em:

Parte II:

“Os que no regime burguês trabalham não lucram e os que lucram não trabalham.”
“Mas não discutais conosco aplicando à abolição da propriedade burguesa o critério de vossas noções burguesas de liberdade, cultura, direito etc. Vossas próprias ideias são produtos das relações de produção e de propriedade burguesas, assim como o vosso direito não passa da vontade de vossa classe erigida em lei, vontade cujo conteúdo é determinado pelas condições materiais de vossa existência como classe.”
“Os operários não têm pátria.”
“As ideias dominantes de uma época sempre foram as ideias da classe dominante.”
Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! Nela os proletários nada têm a perder a não ser os seus grilhões. Têm um mundo a ganhar.
PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!”
Mais do blog Lista de Livros em:
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Teses de abril

“O instinto e a inteligência da massa proletária não se contentam com declamações, com exclamações, com promessas de reformas e de liberdades, com o título de “ministro por mandato dos operários” ou outro ouropel análogo, mas procuram apoio apenas onde ele pode ser encontrado, nas massas populares armadas, organizadas e dirigidas pelo proletariado, os trabalhadores com consciência de classe.”
“Gutchkov, Lvov, Miliukov, os nossos atuais ministros, não o são por acaso. São representantes e chefes de toda a classe dos latifundiários e dos capitalistas. Estão amarrados pelos interesses do capital. Os capitalistas não podem renunciar aos seus interesses, tal como um homem não pode erguer-se puxando pelo seu próprio cabelo.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2020/01/teses-de-abril-vladimir-lenin.html

Robert 28/05/2023

Sensacional
Muitos dos que falam sobre marx pouco o lêem. A obra é um convite a se conhecer por sua linguagem simples.

Yasmim 23/03/2022

Achei um pouco difícil de ler sozinha porque os dois documentos falam de contextos e personagens muito específicos do tempo e local dos autores, mas em geral, focando nos trechos que entendia, foi uma leitura muito boa! Insano como 200 anos depois a gente se identifica totalmente e visualiza na sociedade de hoje a mesma lógica que eles apontaram com tanta precisão. Com certeza são documentos que quero reler em outro momento, talvez junto com outras pessoas ou vendo alguma análise pra entender melhor (a Sabrina Fernandes inclusive tem um vídeo assim)!

Ingrid 17/04/2021

é um livro bom, a edição é bela e achei maravilhoso juntarem tudo em um livro só, dá um contexto mais elaborado e dinâmico a leitura. você ler os mestres e em seguida o discípulo que aplicou as ideias. enfim, é uma leitura que deveria ser obrigatória por todos, principalmente aqueles que criticam os posicionamentos marxistas.
enfim, há coisas, na minha opinião, que devem ser aproveitadas, outras que não seriam tão facilmente aplicadas e aquelas que podem ser jogadas no buraco do esquecimento. é isso. bjs até a próxima
du19 17/04/2021minha estante
perfeita, sensata, nunca errou

Marcos Wlrich 15/05/2021

Edição Lindona
Essa edição da Boitempo é perfeita, ela é comemorativa do aniversário de 100 anos da revolução Russa! S2

nalumarx 13/12/2022

Amei essa edição da boitempo que junta os dois textos, mostra os principais pontos da luta de classes, e os problemas centrais do capitalismo de forma simples. deveria ser uma leitura obrigatória para todos!

Larissa.Cifarelli 24/10/2022

Dêem a ordem!
O livro apresenta o manifesto comunista e cinco cartas escritas por Lênin.

Acredito que todos deveriam ler o manifesto, primeiro para ter uma base política crítica em relação ao modo capitalista, segundo para conseguir visualizar outras possibilidades econômicas e sociais.

Vivemos em um mundo onde pensar de forma diferente é quase que impossível, e aí meus caros é que se faz importante essa leitura, o trabalhador não consegue enxergar o poder que tem em suas mãos, a mídia em geral nos oferece uma visão distorcida de uma realidade escancarada, lembremos que vivemos em um imperialismo burguês, que vai a qualquer custo impedir que conheçamos a realidade em que estamos inseridos.

Dou 5, 10, 20 estrelas!

Esperando o comando, dêem a ordem !!

Gustavo 14/05/2022

Atemporal!
Textos excelentes. A teoria e "prática" combinadas no mesmo livro. Interessante notar como as ideias e a visão sobre os problemas do capitalismo feitas por Marx são tão atuais, apesar de terem sido escritas em 1800. Uma percepção e compreensão da realidade que surpreende! Por isso seus pensamentos perduraram e mexem com a mente de tantos, para o bem ou para o mal. Leitura essencial para criarmos consciência.

Faço uma ressalva, não como característica negativa, mas para tentar ser trabalhado antes/durante a leitura. Há muitos fatos históricos e nomes de personalidades que, se a leitura for feita com conhecimento prévio, podem melhorar a experiência. Tanto para o Manifesto quanto para as Teses. Confesso que ficava perdido muitas vezes. Mesmo assim, a falta do conhecimento histórico não impede a compreensão do cerne dos pensamentos proposto pelos escritores.

Karoline315 09/12/2020

Amei essa edição da boitempo que, além de linda, traz introduções de Tariq Ali e as Teses de Abril de Lênin. Leitura importante.

Pantaleoniano 09/02/2020

Simples e revolucionários
Além de lançar as bases do chamado socialismo científico, um mapa geral do que seria a teoria marxiana. Teses de Abril demonstra a preocupação com o teor democrático da revolução socialista brilhantemente. Textos clássicos tanto para o marxismo, quanto para a história mundial.

Erika 10/03/2020

Primeiro temos que ter em mente que o manifesto comunista é um documento histórico. Tentar replicar na íntegra seria anacronismo. Entretanto é um excelente texto para reflexão das práticas desenfreadas do capitalismo e suas consequências, principalmente a crescente desigualdade social que assola a humanidade.

"O comunismo não priva ninguém do poder de se apropriar de sua parte dos produtos sociais; apenas suprime o poder de subjugar o trabalho de outros por meio dessa apropriação".

Dira 20/05/2020

Trabalhadores do mundo, uni-vos!
O maior e melhor texto da classe e para a classe trabalhadora de qualquer parte do mundo. Se todo trabalhador e operário soubesse o valor de sua força de trabalho, nós não estaríamos sendo explorados. Essa edição da Boitempo é bem bonita e tem uma nota introdutória bem boa.

natalia 22/05/2020

Essa edição linda trás o Manifesto Comunista (Marx e Engels) e as Teses de Abril (Lênin).

A leitura do manifesto é essencial para a desmistificação da visão de comunismo que se tem no Brasil principalmente nos dias de hoje. Creio que grande parte da aversão as teorias marxistas são causadas pela ignorância.

Quanto as Teses de Lenin, são um tema mais complexo pois trata bastante da política no contexto da Revolução Russa e do programa traçado por Lenin para o sucesso da mesma.

johannbsf 20/03/2024

Quando o cara é bom não adianta

Foi no final do livro que eu descobri que essa minha edição é comemorativa dos 100 anos do desembarque de Lênin na estação Finlândia, um marco pra revolução.

É complicado fazer uma resenha direta pois se tratam de dois livros totalmente distintos: o primeiro escrito por Marx e com caráter universal, onde é dado a teoria e o método ideal para o século XIX com o começo dos nacionalismos na Europa. Já as teses de abril, escritas pelo Lênin, possuem um caráter emergencial em sua escrita, pois pois se trata de um contexto extremamente delicado onde não se pode dar um passo em falso.

Esse contexto se dá durante a primeira guerra mundial e com a renúncia do tsar Nicolau II, onde o governo da Rússia se torna um ponto decisivo nessa guerra, se ela continua a destruir o campesinato e o proletariado ou é feita a paz. O texto basicamente conta o método necessário para uma paz duradoura em um contexto de guerra, ao mesmo tempo que demonstra os interesses das classes baixas.

Um exemplo é o caso dos empréstimos feitos ao tsar, onde quantidades exorbitantes de dinheiro foram gastas nos esforços de guerra para que os pobres se matem entre si. Logicamente a resposta do Lênin é firmar a ilegitimidade desse processo.

Juro, se for falar tudo, não vai haver caracteres.

Rhuan Maciel 28/10/2020

Proletários do todos os países, uni-vos.
Manifesto Comunista: Para Marx, as lutas de classes são os motores da história, e, agora, na sociedade burguesa, ficou mais nítido ainda esse contraste de antagonismos de classes. A burguesia e o proletariado estão englobando todas posições sociais remanescentes do antigo regime. O capitalismo se tornou universal e as colônias já não eram tão úteis assim, pois, com o modo de produção capitalista, a superprodução e a escassez de mercado viraram um problema sério para o lucro burguês. Desse modo, as outras nações também precisariam adotar esse modelo de sociedade, assim os capitalistas universalizaram o sistema liberal. Por conseguinte, a massa proletária vai transformando-se, cada vez mais homogênea e precária. Portanto, é inexorável que as massas se organizem e tomem o poder para si, já que seu valor social é o de recircular o capital, nada do excedente produzido é seu, somente o necessário para sua subsistência, a fim de manter a máquina produtiva funcionando. Os triunfos dos trabalhadores dentro do sistema burguês não são um fim em si mesmo, uma vez que Marx se coloca opostamente ao socialismo burguês/reformismo, mas são progressos que fortalecem a classe como unidade revolucionária. A abolição da propriedade privada é a finalidade comunista, construindo, primeiramente, um Estado controlado pelo povo, em que os meios de produção serão socializados, e após a máquina estatal consolidar o poder proletário, será possível conduzir a sociedade para o comunismo. É de extrema importância ressaltar o caráter internacionalista do comunismo, as barreiras das nações serão superadas com a união dos trabalhadores de todo o mundo, e serão aliados para, cada unidade revolucionária, derrotar sua burguesia e dominar seu respectivo Estado. Para a sustentação da estrutura econômica, inúmeras mentiras de um mundo mais livre são contadas. "A democracia (burguesa) com a repartição dos 3 poderes é a única forma de garantir liberdade a todos". Liberdade a quem exatamente? O socialismo de Marx é o socialismo científico, utilizando o seu método de análise - o materialismo histórico dialético. Marx e Engels tecem várias críticas a outras vertentes do socialismo, sejam eles utópicos ou burguês.

Teses de Abril: Lênin, em Zurique, tenta se informar sobre a revolução que ocorreu em seu país. Com jornais tendenciosos, executa uma tentativa de análise da situação da Rússia e escreve suas teses para enviar aos seus companheiros. Explicitou sua postura anti-guerra imperialista, sua oposição ao governo provisório e o apoio ao armamento da população. Alguns desses pontos chocaram inclusive membros do partido bolchevique, que tinham fé no novo governo e, de certo modo, apoiado a guerra. Fez duras críticas aos ministros e sustentou que o governo provisório servia ao capital anglo-francês, e, portanto, não podia acabar com a guerra que trazia somente miséria e fome para o povo russo. A intenção dos ministros era imperialista, de conquista e saqueamento. A única forma de conseguir manter o progresso da revolução em andamento era: formar milícias proletárias, fortalecer o poder político do Soviete e criar sovietes em todo o país para cada grupo social. O destino agora era acabar com essa dominância burguesa, construir uma ditadura do operário e do camponês. Isso, porém, não era ainda um socialismo, pois não mexeria na forma produtiva da sociedade, apenas modificaria o consumo, dando casas e palácios (não mais ocupados pelo czar) a pessoas que precisem, não deixando faltar pão ao povo em detrimento da fartura burguesa, e o controle policial não mais pelo Estado Burguês, mas pelas milícias de trabalhadores que seria formada. O poder político na mão do povo. Lênin sabe que uma segunda revolução vai acontecer, só não quando que vai, já que não possui muita informação sobre a situação em andamento.