O Lado Avesso Do Amor

O Lado Avesso Do Amor Dresa Guerra

Resenhas - O Lado Avesso Do Amor

Stela75 10/01/2023

Amor ou obsessão?
Rebeca nos mostra como funciona a cabeça de uma pessoa que lida com um transtorno, o do amor obsessivo, como uma doença. Não há como não se questionar sobre o que acreditamos ser ao amor e, ao mesmo tempo, se perguntar como ninguém notou que sempre teve algo errado no comportamento dela. Vale a leitura, mas não espere personagens fofos ou perfeitos.

Lu Resenhando 20/09/2020

Muito bom!
O relacionamento entre dois adolescentes que durante 4 anos, fora conturbado, e termina de um jeito mal resolvido. Rebeca que ama Lucas, que também a ama, mas não consegue proteger esse amor com propriedade para ser manter nesse relacionamento.
A premissa é maravilhosa e bem desenvolvida. Uma boa carga emocional, porém com muitos pontos de vistas e explicações, que não deixam que leitura seja totalmente fluída e assim quebrando um pouco as emoções. Entretanto não tira o mérito da história, que é boa e instigante.
O lado avesso do amor mostra um lado do amor que é feio, mas real. Que leva as pessoas a tomar decisões que definem suas vidas e a de quem as rodeiam, de uma maneira irrevogável.
Com um plot twist sensacional, enlouquecedor e que nos tira do eixo.
Um final ao meu ver maravilhoso, mas que muitos talvez não gostem, pois não é bonito ou fantasioso é cru. Esse final te deixa com mil teorias e vários questionamentos, e isso é a vida, é o real. Nunca estamos certo de tudo.
Indico com certeza essa história, pois leitura boa é a que nos modificam de algum modo.

site: @cantinho_da_lu_leitora

vannessa 23/09/2017

Adorei
Leitura rápida e gostosa, sem falar que o final é surpreendente.

Laila @entrelivros 29/11/2017

Quando o Amor é o grande vilão...
“Nem todo amor é o que parece”... Antes de qualquer coisa, uma pergunta: Você já amou alguém de verdade?

Rebeca acreditava que Lucas era o amor de sua vida. Ela deu sua vida para ele: construiu sonhos, planejou o futuro, acreditou cegamente que tudo o que eles viviam era o amor verdadeiro e infinito. Até ele se cansar dos ataques de ciúmes dela e destruir seu coração em milhares de pedaços. Não foi fácil para ninguém. Todas saíram feridos e magoados, mas aquele sentimento puro e devastador ainda os unia, mesmo a distância eles se pertenciam. Ou achavam que sim.

Mas a vida tem dessas coisas de nos mostrar que nem sempre o que queremos é o que precisamos e vice e versa. Assim, Lucas conheceu Natasha e Miguel foi o anjo protetor de Rebeca. Tudo seria lindo e perfeito se ela não tivesse guardado por tanto tempo esse amor por Lucas. Amor esse que a magoou, a feriu, a quebrou. Rebeca foi para longe, acreditando que assim sufocaria esse sentimento indestrutível por Lucas e tentou se entregar a Miguel da forma como ele merecia e Miguel aceitou, afinal, ele a amava. Quando você ama uma pessoa não importa o quanto ela te ama de volta, as vezes você pode amar o suficiente pelos dois. Às vezes pode amar igual ao outro, ou quem sabe amar mais que a si mesmo.

Dresa Guerra se superou nessa narrativa. Ela nos mostra as facetas que um sentimento (que deveria ser) puro e belo pode ter. Podemos fazer coisas que podem ser errado para os outros, mas perfeitamente certo para nós, que o fazemos em nome do amor. Neste livro o amor vai te arrebatar, talvez não de uma maneira boa, vai te fazer chorar, vai te fazer sorrir, vai te fazer acreditar que ele salva, mas te mostrar que também destrói. Não fique com raiva dela, ela não fez por mal.

O livro é de uma leitura rápida e viciante, levei cerca de quatro horas para ler e quanto mais eu lia, mas eu entendia e me assustava e me reconhecia (em alguns momentos). A maior parte da narrativa é feita por Rebeca e alterna passado, presente e futuro. Em alguns momentos temos a visão de outros personagens tão ou mais importantes que ela para que você entenda os mistérios desse sentimento tão complexo chamado Amor.

“Não erramos ao amar. Erramos ao esperarmos ser amados da mesma maneira em troca.”

Recheados de quotes incríveis e pensamentos muito reflexivos, essa leitura foi de tamanha importância na minha vida. E tenho certeza que foi a resenha mais difícil de fazer. Não é todo dia que temos um sentimento como vilão e isso acabou me desestabilizando por me fazer perceber que sentimentos mal resolvidos voltam para nos atrapalhar. E se você ler o livro e achar que conhece alguém como rebeca, Miguel, Lucas, Natasha e Rodrigo, procure ajuda. Tudo o que é demais faz mal, inclusive o Amor.

“Quando você ama muito uma pessoa, você é capaz de qualquer coisa por ela, mesmo que para a maioria pareça um crime ou loucura.”

site: instagram.com/entrelivros

Lu silva 05/07/2018

Mais um livro terminado
Adorei conhecer esses personagens,foi muito bom , é sempre bom conhecer ...a autora está de parabéns,ela colocou na história ,uma maneira diferente de ver as coisas,nos ensinou que nem tudo é o que parece...nos fez ver o mundo de uma maneira única... Gostei do início ao fim... será que todos fazemos qualquer coisa por amor...

Confissões de uma leitora 08/07/2018

Meu primeiro contato com este livro foi tipo (1) Ei, temos um luto aqui; (2) Opa! Um doente a vista e (3) Eita, são todos loucos?
São muitas impressões e dúvidas disparando em poucas páginas lidas.
É um grande trabalho tentando adivinhar quem é normal nessa história enquanto a autora vai construindo uma teia de suspense e nos enredando nela.
Lucas é um exemplo que quando você permissivo demais, deixando que o outro manipule SUAS escolhas, o resultado é desastroso. Afinal, ninguém, além de você mesmo, terá de lidar com as consequências boas e ruins de suas ações. Então por que dar ao outro poder sobre algo que concerne somente a você?
Bem como, Rebeca é um exemplo clássico e bem clichê, mas muito valido e real, que vire e mexe todos falamos, mas muitos não parecem acreditar. É impossível para alguém que não se ama, amar outra pessoa.
Como podemos dar ao outro aquilo que não temos?
Que não (re)conhecemos?
O que Rebeca sentia era tudo, exceto amor.
Ciúmes é uma demonstração da incapacidade que o sujeito sente em relação a si mesmo e projeta no outro. Ele não é seguro de si, portanto, precisa ter o controle sobre o outro para que, desta forma, possa ter um vislumbre de segurança. Repita comigo: CIÚMES NÃO É DEMONSTRAÇÃO DE AMOR.
Tenho que confessar, inicialmente, comecei a alimentar um leve ranço de ambos até entender determinados pontos, onde passei a enxergá-los de maneira diferente, e meu sentimento mudou para pesar. Não dá pra apontar culpados, porque não há culpados. Todos são vítimas de suas tomadas de decisões e escolhas. É claro que somos responsáveis por nossos atos, exceto o doente. Responsabilizar, ou pior, culpabilizar um doente soa/é burro e desumano.
Lucas foi omisso, permissivo e muito acovardado, e, infelizmente, cometeu o erro fatal que destrói muitas pessoas/famílias: subestimar o outro.
Rebeca é uma pessoa doente que não tinha – no momento – qualquer capacidade para lidar consigo mesma, quem dirá com a carga de um relacionamento amoroso. O ciclo de repetição, de autodestruição é tão nítido, mas, ao mesmo tempo, turvo diante do cotidiano corrido que nos transformam em seres automáticos. E é aí que entra o erro fatal de subestimar o outro. Miguel tem toda razão quando diz somos capazes de tudo. E eu acredito nisso. Nós seres humanos, por mais tenebroso e difícil que seja reconhecer e admitir, somos capazes de cometer atrocidades que poria o diabo de cabelo em pé.
O LADO AVESSO DO AMOR é o melhor título que este livro poderia ter. Nada nem ninguém é só bom ou só ruim. Em tudo há positivo e negativo. A busca pelo equilíbrio é constante. Mas aqui ninguém busca pelo equilíbrio. Os extremos sempre estão em evidência, às linhas estão muito próximas ao limite ameaçando se romper em níveis perigosos, mas subestimados. Reparou que subestimação apareceu bastante, né? Talvez esta, pelo menos pra mim, seja uma palavra que resuma bem as inter-relações nessa história e os desastres iminentes.
Impossível não me sensibilizar com Rebeca e suas cartas.
Impossível não sentir por Lucas, Miguel, Rodrigo...
Meu único “porém” se dá pelas explicações em excesso e pelas repetições nos PoVs alternados, que acabam minando o impacto do fator surpresa.
No mais, leitura mais que recomendada.

Mirtes 08/07/2018

O lado avesso do amor
Um conflito de sentimentos.
A autora nos mostra de forma intensa o que o amor é capaz de fazer
Super indico.

Felipe Saraiça 09/07/2018

Um romance surpreendente
O lado avesso do amor, é um romance que, a primeira vista, parece clichê, porém, conforme as páginas vão passando, a história vai se tornando mais original e surpreendente.

Uma das coisas que mais gostei na história foi a forma com que a autora abordou o amor de cada personagem e a consequência que esse sentimento pode nos trazer. Isso é um dos pontos que, como disse, é original e surpreendente. Na história, o amor não é narrado somente em sua forma positiva, como estamos acostumados, mas também na sua forma negativa e é nessa forma negativa que a autora trouxe um tema que acontece diariamente, mas pouco é falado: O amor obsessivo e patológico.

Mari Canan 09/07/2018

Instigante, intenso e surpreendente
?O amor é a força mais poderosa e mais destruidora que existe. Estamos todos pagando por amar demais.?
Acho que começar minhas considerações por esta frase é o mais certo a se fazer pois acredito que esta frase define exatamente os acontecimentos dessa história.
Confesso que de início me senti um tanto confusa com a série de acontecimentos. Um amor adolescente que cresceu e tomou proporções inesperadas.
Rebeca com seus traços de amor obsessivo e Lucas que apesar de amá-la, não foi corajoso o suficiente para peitar o que ele queria para si e de certo modo foi permissivo o suficiente para que o término doloroso do relacionamento deixassem marcas profundas em ambos.
Contudo Rebeca ao meu ver até tentou seguir em frente, à sua maneira, encontrou Miguel que de início me pareceu muito condescendente com toda a situação, no entanto era apenas mais um que amava demais.
Rodrigo e Natasha também foram vítimas dessa rede de vícios e dores, se mantiveram amando pessoas por anos a fio, mesmo sabendo a não reciprocidade desse amor.
Vivi uma montanha russa desgovernada com essa leitura. Usei da empatia para tentar entender toda essa situação, mas é complicado quando se trata de um amor destrutivo. Sempre achamos e vemos o amor romântico, o amor que tudo salva, que tudo cura, no entanto como a frase que iniciei esse texto é extremamente verdadeira, o amor é a força mais poderosa que existe e infelizmente no caso de Rebeca e Lucas, que encontraram um amor para a vida toda, não foram capaz de sustentar esse amor de maneira saudável, aliás o que Rebeca sentia, ultrapassou e muito os limites de um amor saudável, tornou-se obsessivo e me arrisco a voltar no item permissividade, pois todos a sua volta sabendo dos problemas que ela passava não foram capazes de persuadi-la ao tratamento.
Agora falar o quê desse final surpreendente!
Durante toda leitura foi formando teorias mirabolantes que eram derrubadas a cada capítulo, mas nem toda a minha imaginação, empatia e teorias me prepararam para esse final.
Uma história extremamente instigante, uma trama bem construída e desenvolvida cheia altos e baixos emocionais e dramas que eu me arrisco a dizer que são da vida real.
Com certeza é uma história de amor às avessas.
Parabéns a Dresa Guerra por compor uma história que com todos os seus elementos, mesmo que não sejam os esperados, consegue prender o leitor do início ao fim.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 03/09/2018

mil vezes amei!
Dizem que o primeiro amor a gente nunca esquece para Rebeca e Lucas isso é uma verdade que não podem negar, dois adolescentes que se amaram ao extremo, mas que por conta dos ciúmes e cenas exageradas que a garota armava acabam se separando, por não conseguirem conviver assim.
Os anos passam e Lucas acaba se casando com alguém que não ama tanto, mas que está li por ele, e que torna sua vida mais fácil, Rebeca está com Miguel, á quem não ama completamente, pois a sombra do amor que teve e ainda tem por Lucas está sempre presente.

Como o universo sempre conspira para algumas coisas acontecerem, o trabalho da nossa protagonista exige que ela volte para sua cidade natal, o medo de encontrar Lucas novamente a atinge como uma avalanche, ao mesmo tempo ele fica sabendo que ela voltará e resolve fazer uma ligação para ela. Essa ligação mudará o rumo de todas as coisas daqui para frente.

O lado avesso do amor é aquele típico livro que você acha que vai ser um clichê e quando vê está envolvida em uma trama de mistério, mágoas e vinganças, onde o leitor não consegue prever o que virá. Mesmo imaginando que uma tragédia podia acontecer, fiquei muito surpresa quanto ao rumo que foi tomado, transformando o livro de romance para uma narrativa psicológica e poderosa.

Uma leitura viciante, envolvente, e muito surpreendente. Nos envolvemos com Rebeca quase que imediatamente, sentindo suas dores e inseguranças em nossa própria pele. Devorei este livro madrugada a dentro, apaixonada pela escrita e desenvolvimento da obra da autora.

O lado avesso do amor,nos traz ainda uma reflexão sobre como o amor, e a paixão em demasia podem transformar a vida das pessoas ao redor.

Indico este livro para todos, especialmente as pessoas que como eu estão cansadas de romances comuns, e preferem uma narrativa que os surpreenda.

Sobre a autora : Dresa Guerra é carioca, casada, professora e mãe de gatos.

Apaixonada por Supernatural, Coca-cola, Nietzsche, Legião Urbana, Harry Potter, blue ice e livros. Seu interesse pela leitura começou muito cedo, e, com ele, veio o amor pela escrita. Escreve desde os 12 anos, mas foi somente no final de 2015, por meio do Wattpad, que teve coragem de mostrar o que escrevia.
Seu livro de estreia é "Um encontro com o acaso", uma comédia romântica leve e divertida, indicada para todas as idades. Lançado em formato físico e digital, o sorvetinho, como é carinhosamente chamado, tem sido sucesso de público.
Dressa também é autora de “O lado avesso do amor”, um drama com uma pitada de suspense, livro um da série “As faces do amor”, e de “Real?”, um conto de terror, disponível em ebook na Amazon.

Aline 09/09/2018

O amor pode fazer mal...
Primeiro eu preciso dizer uma coisa: que história é essa? Que livro minha gente, que livro! Nele conhecemos a história de Rebeca, jornalista, que mora em Campinas, fez pós-graduação na Unicamp e é noiva do Miguel, mas Rebeca como todos nós, tem um amor do passado. Lucas, seu grande amor, terminou o noivado, mesmo com casa construída, já que não aguentava mais o comportamento excessivo de Rebeca, já que ela agia de forma exagerada e descontrolada sempre que tinha algum ciúme.

Mas, o livro começa a ter uma reviravolta quando Rebeca precisa voltar ao Rio de Janeiro a trabalho, primeiro passará uma semana e depois voltará para ficar até as Olimpíadas e voltará a viver em sua casa no bairro de Madureira.

Em um belo dia em que se preparava para sair com Miguel, Rebeca recebe uma ligação do Rio e quando atende é Lucas e a moça tem um choque, pois a última vez que o viu foi no casamento dele com Natasha, uma mulher que descobrimos no decorrer do livro, ele nunca amou, mas o casamento foi cômodo para ele.
Alguns dias se passam e Rebeca chega ao Rio. A primeira visita que recebe é de Natasha e aí notamos o descontrole de Rebeca, depois ela se encontra com Lucas, os dois se beijam, mas logo ele se vai a deixando cada vez mais deprimida. Conforme a história é contada, conhecemos diferentes perspectivas dos personagens e também do passado de Lucas e Rebeca e vamos percebendo que ela não só o ama, ela é obcecada por ele e isso a torna uma mulher violenta, imprevisível e deprimida.

Quer ler a resenha completa? Vai no blog, o link blogliterarioalinealmeida.blogspot.com

site: http://blogliterarioalinealmeida.blogspot.com

Raposa Literária 24/11/2018

O lado avesso do amor - resenha
Confira as primeiras impressões no blog Raposa Literária ou no ig @literariaraposa.

Acredito que o título do livro condiz completamente com o que encontramos na história, estamos acostumados a ver/ler sobre amor, mas apenas aquele amor, que vem para nos ?proteger?, cuidar e zelar, e nos esquecemos que na prática, não é apenas isso que existe. Não falamos sobre os amores tóxicos, aqueles que são em excessos, ou que vem disfarçados de cuidados, mas que na real, não são nem de longe um comportamento empático, e que mais tarde descobrimos ser obsessivo.

casando com ela.

Conforme eu avancei na leitura, pude perceber que Rebeca não aceitou o fim do relacionamento muito bem, ela começou a se comportar de maneira diferente do habitual e Lucas achou que ela se feria, para que ele sentisse dor, afinal ele ainda a amava.

Quando Rebeca retorna para sua cidade natal, vemos que o amor entre Lucas e ela ainda é real, e talvez ainda tenha alguma chance, mesmo que ele seja casado e sua esposa esteja grávida; e ela noiva, ambos estão dispostos a entender o que sentem. Lucas elabora um plano para reconquistar Rebeca e cuidar do coração que ele mesmo partiu. Porém, ele é assassinado antes que tenha a chance.

A princípio, eu achei que a morte dele fazia parte de um plano maior, não me julguem, sou viciada em novelas mexicanas, mas não era disso que se tratava. Um inquérito foi aberto e então, todos se tornaram suspeitos, afinal todos tinham motivos para querer Lucas morto.

Rebeca foi um amor de juventude que não deu certo, e que estava de volta a cidade, mas que poderia querer vingança pelo sofrimento que passou. Natasha, a esposa, poderia querer vingança pelo pedido de divórcio. Miguel, noivo de Rebeca, poderia querer que Lucas sumisse da vida de sua noiva, para que não houvesse ?concorrência? e uma chance de recaída.

Em meio a investigação, conhecemos melhor o relacionamento entre os personagens e conhecemos um pouco mais sobre a personalidade de cada um, e mesmo assim, não conseguimos afirmar com a devida certeza quem poderia ser o assassino de Lucas, como diz minha avó ?coração dos outros é terra onde não se pisa?. Ninguém sabe realmente o que outro alguém é capaz de fazer pelos mais simples motivos. Correndo o risco de parafrasear Rebeca, as pessoas fazem coisas malucas em nome do amor.

Foi uma leitura intensa, que me rendeu muita reflexão no fim e sem duvidas uma ótima experiência.

@livrosdeanna 02/05/2019

Hello people hoje vim trazer essa resenha/indicação desse livro que eu achei muito bom!!.
É um romance daqueles feitos para não dar certo por mais que você torça para dar.
A história se baseia na vida de quatro pessoas, Lucas, Rebeca, Natasha e Miguel. No passado Lucas e Rebeca namoravam quando eram mais jovens e foi aquele amor intenso, devastador, doentio, se amavam como nunca, mas terminaram, ai que entra Natasha e Miguel. Natasha começou a namorar Lucas e Miguel Rebeca.
Rebeca era muito ciumenta com Lucas, daquelas bem loucas mesmo de fazer barraco por qualquer coisa, então quando eles terminaram foi aquele término mal resolvido que acabou machucando muito os dois.
Tantas coisas acontecem nessa história, tantos barracos. É uma história de dor, amor, obsessão, vingança. No meio do livro acontece uma coisa que eu fiquei MUITO chocada kkkkkk, e o final então nem se fala.
Não conhecia muito sobre esse o tema desse livro que é amor obsessivo ao ponto de se tornar uma doença, e achei incrível o jeito que a Dresa abordou.
Até que ponto fazer algumas coisas por amor é certo?
Enfim, se você ainda não leu esse livro tá esperando o quê?? Eu simplesmente AMEI.

@deborah.mrodrigues 29/06/2019

Recomendo!!!!
O que você faria por amor? Até onde você seria capaz de ir por amor?
Em O Lado Avesso do Amor temos Lucas e Rebecca como personagens centrais, mas várias histórias se desenrolam a partir e em função desse relacionamento.
Quando escolhi esse livro para um desafio no tema capa vermelha, fui de maneira totalmente despretensiosa, porque seria o meu 1° contato com a escrita da Dresa e não sabia o que esperar. Mas, a leitura tomou um rumo tão inesperado que me vi sem saber o que pensar e o que aconteceria.
O ponto central dessa história é o amor patológico e depois dessa leitura fui dar um pesquisada para saber mais, porque de verdade eu fiquei chocada com o rumo que história tomou e com a revelação de inúmeras situações, e achei uma frase que se adequa e muito a esse livro: "O amor pode nos fazer muito bem, contudo, na mesma proporção ele pode ser muito prejudicial se não for vivido de uma forma saudável, o que chamamos de amor patológico". O amor patológico é uma distorção da forma de amar, ou seja, o amor que machuca, que corrói.
O Lado Avesso do Amor é recheado de muito suspense, drama, mistério e muito amor, mas o amor que dói, machuca e fere. Essa leitura superou e muito as minhas expectativas, eu não sabia o que viria pela frente e eu fui muito surpreendida. O livro tem muitas dúvidas e mistério, foi um trabalho intenso saber quem era o normal ali, mas no final a impressão que tiro é que ninguém ali é normal. A Dresa criou um teia de suspense incrível e ficou nítido que teve um trabalho de pesquisa intenso e profundo para a construção dos personagens.
Só teve uma coisa que me incomodou, a repetição de algunas cenas nos POVs alternados, acho que a leitura seria mais dinâmica e teria mais surpresas se não tivesse essas repetições. Mas, recomendo a história da mesma forma.
Para finalizar, deixo aqui um trecho do que a autora disse nos agradecimentos, achei bastante relevante: "Desde que comecei a pesquisa sobre amor obsessivo e amor patológico, eu soube que tinha um trabalho árduo nas mãos, mas que, se bem feito, poderia soar como alerta. Tudo em excesso faz mal, inclusive o amor. Pena que, às vezes, não enxergamos isso."
Quotes
"O amor não conhece limites ou pressupostos para existir. Ele acontece e ponto. E quando acontece, é impossível saber no que vai dar."
"O amor é um sentimento perigoso. Ele te dá asas e te derruba com a mesma intensidade. Arranca lágrimas e sorrisos em questão de minutos. Te muda. Ele te exalta em todos os sentidos, até os piores."
"(...) em termos de sentimentos, o amor é o mais perigoso deles, pois cura e fere na mesma intensidade."
"(...) As pessoas são capazes das maiores loucuras em nome do amor, minha querida. Matar é apenas uma delas."