A Liga da Lei

A Liga da Lei Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn 4

Gigi 07/07/2020

Maravilhoso
Brandon Sanderson como sempre não desaponta, é muito bom ver como o mundo evolui e como eles lidam com as ações do passado

Davi.Winchester 03/06/2020

creio eu que nessa era o autor perdeu a magia, não aquele mesmo mundo magnifico como a primeira era. Estou terminando segundo livro...

Ale 03/05/2020

Novos rostos, mesmo mundo.
Como sempre, é um prazer novamente ler um livro do Brandon Sanderson.

Em A liga da Lei, Sanderson começa a segunda era de Mistborn, trezentos anos após O Herói das Eras (1° era de Mistborn) em uma sociedade não mais medieval mas sim com cara de era vitoriana misturada com faroeste, com ótimos personagens e uma trama não tão boa como a primeira era, mas que sem dúvidas vale a leitura!

Antes de mais detalhes gostaria de avisar que sim, deve-se ler a primeira era de Mistborn antes desse livro. Caso não aconteça, A Liga da Lei será um livro completamente confuso e sem graça pra quem ler despreparado.

Bem, minha opinião sobre o livro é a seguinte:

Entendo que comparar obras é algo bem chato, mas é impossível não comparar esse livro com outros do autor. Esse livro é definitivamente inferior ao primeiro livro da 1° era de Mistborn.

Tive a impressão que Sanderson quis deixar o livro mais jovem e acessível. O que foi um pouco deprimente, já que o universo de Mistborn é tão complexo e genial, queria que fosse uma história mais grandiosa.

Acredito que o ponto forte desse livro foram os personagens. Wax, Wayne e Marasi, são personagens bastante carismáticos e interessantes, estou ansiosa para ver o que os reserva pra o segundo livro.

Uma coisa muito legal do livro foram as referências da primeira Era. Mesmo que mínimas e não totalmente visíveis, aqueciam meu coração sempre que notava. Quando citou a Vin, me emocionei.

Concluindo, apesar de Brandon Sanderson ser um dos meus autores favoritos tenho que admitir, foi uma leitura muito lenta e chata em várias partes. A minha dica é vá com calma e sem expectativas, se não, talvez se decepcione. Apesar de tudo, recomendo!

Naty 23/04/2020

Faroeste mais alomância = uma história mais Light de Brandon Sanderson
Brandon Sanderson é um autor conhecido por seus livros profundos e difíceis de adivinhar o final. Foi assim em Mistborn primeira era e em Elantris. Já aqui, no primeiro livro da segunda era de Mistborn, ele nos traz uma história bem mais leve e engraçada. Sem tanta abordagem à política ou à religião, mas com várias críticas sociais. Uma das maiores críticas desse mundo é com certeza o fato de, apesar de o mundo evoluir tecnologicamente e em questões governamentais, a criminalidade e a maldade ainda existem e talvez sejam ainda mais difíceis de se derrotar, pois se escondem onde menos se espera. E o que parece ser o foco dos bandidos pode ser só uma grande farsa para esconder uma jogada maior de quem os financia.
A ambientação nessa nova Elendel é bem legal. Uma mistura de era vitoriana com personagens saídos do faroeste. Acho que, nesse livro, a melhor parte foi acompanhar os personagens, os quais são super divertidos. Principalmente o Wayne. Apesar de que eles ás vezes exageram nos palavrões.
Wax, nosso personagem principal, é um grande atirador e um duplonato. Ele é um lança moedas, mas também consegue aumentar ou diminuir seu peso. Sua personalidade é forte e ele passa por uma grande perda (registrada logo no início do livro) que acaba o marcando e fazendo ele voltar para a cidade.
Seu amigo Wayne é de longe o personagem mais hilário. Na ver das, ele bem um mentiroso sem vergonha, mas usa isso a favor da lei (ás vezes). Ele consegue enganar quase que qualquer pessoa com disfarces rápidos e sotaques diferentes. Além de seus poderes de poder criar uma bolha de tempo acelerado e guardar saúde para poder se curar nas batalhas, ele tem um grande apego ao seu chapéu e um senso de humor que dá fluidez à história. Ele faz você ver todo mundo morrendo, mas mesmo assim conseguir sorrir das piadas dele.
Marasi é outra personagem de importância. O leitor lá no meio da história descobre algumas coisas sobre ela e ela será de suma importância para que tudo dê certo. É uma personagem feminina interessante, mas que não me cativou tanto. Ela gosta de se me ter numa aventura com certeza e é inteligente, mas ás vezes, para uma dama, é meio sem noção de mais.
O grande vilão aqui será Miles. É, apesar do autor ter criado um livro com menos de 300 páginas, realmente me perguntei se Miles conseguiria ser derrotado em tão pouco tempo. Ele tem poderes que o tornam quase indestrutíveis.
O fim do livro nos promete que ele tende a melhorar, trazendo mais política e religião (grandes pontos fortes do autor), é tornando a história mais difícil. As revelações do final não são tão bombásticas como costumamos ver em outros livros do autor. Não é lá um grande plot twist, mas valeu cada segundo acompanhando esses personagens.
Apesar de não ser a história mais bem estruturada de Brandon Sanderson, é bem fluida e diverte, com certeza.

@livrostasticos 19/04/2020

Esse livro foi divertido e eu adorei o fato de que Sanderson conseguiu continuar a incrível história que tivemos na primeira trilogia (Mistborn), de uma maneira tão única e fantástica.
Obviamente, essa segunda trilogia é bem mais curta e senti um pouco de falta do desenvolvimento do universo de que tanto gosto nos livros do autor, mas eu entendo que esses livros da segunda era eram mais short stories que cresceram um pouco demais.

Giovanna 18/04/2020

Maravilhoso!
Confesso que estava receosa de começar a segunda era de Mistborn. Amei absurdamente a primeira e não imaginei que a segunda poderia chegar aos pés dessa trilogia incrível. Felizmente eu estava enganada.
A Liga da Lei é um livro muito mais curto do que O Império Final, mas é uma leitura bem agradável. Vemos o que acontece muito tempo depois do fim de O Heróis das Eras e as referências me deixaram morrendo de saudade da primeira era.
Os personagens são cativantes, adorei o Wax, amei o Wayne e gostei até da Marasi, geralmente fico irritada com as mocinhas. O livro tem um bom vilão e um bom gancho para o próximo livro que mal posso esperar para ler!

kauzzara 26/03/2020

Assim como a primeira era esse livro foi ótimo de ler, nesse a gente não acompanha ladrões o personagem é meio que um justiceiro, conhecemos novos metais e a combinação de alomantico e feruquemista passa a ser mais comum.

May 13/03/2020

Ler essa segunda era só me fez sentir saudades dos livros da primeira era. Abria um sorrisinho toda vez que aparecia alguma coisa sobre os personagens já conhecidos anteriormente. Tirando isso, o livro foi bem divertido, gostei dos personagens e o plot twist do final me deixou curiosa para saber o que vai acontecer nos outros livros. Brandon Sanderson não me decepcionou ainda!

Ramon.L IG:ramonlessa 10/03/2020

Uau
Brandon sanderson se tornou um dos meus escritores favoritos, amei a primeira era de mistborn e gostei muito desse primeiro livro da segunda era, os personagens são bastantes carismáticos , tem várias referências legais dos primeiros livros e que faz esse mundo de mistborn se tornar incrível.

Guedes 14/02/2020

Não compare e se divirta..
Primeiramente devo ressaltar que nao se pode comparar essa segunda era com a primeira, pois mesmo trazendo algumas citações a respeito da mesma é uma proposta diferente.
Essa segunda era se passa muitos anos após o acontecimento da primeira e é divertido ver com o o autor evoluiu seu mundo de maneira parecida com o que acontece em uma Londres vitoriana por exemplo. Ele mistura vários elementos como a descoberta da eletricidade e os estilos de cowboys em seus personagens.
Por falar em personagens a dinâmica entre eles me surpreendeu muito, principalmente entre Wax e Wayne, minha nossa mas que dupla. Os dois se complementam muito bem e você acaba gostando imediatamente de ambos quando estao juntos. Me arrisco a dizer ate que Wayne rouba muito a cena nesse primeiro volume se tornando um dos meus personagens favoritos.
Você se prende ao mistério do livro e fica intrigado ao fim.
Para nao dizer que o livro não tem seus problemas destaco aqui o drama inicial vivido pelo Wax que nao é muito aprofundado então acabamos não nos importando muito com esse problema em si e nem com a personagem envolvida , parecendo assim que foi apenas um fato jogado ali para dar um peso maior ao personagem ao qual falha miseravelmente em seu propósito.
No mais foi uma excelente leitura e darei continuidade a essa nova trilogia!

Rabello 20/05/2019

Fantástico!!!
Brandon me ganhou com a trilogia da 1° era de Mistborn, a história, personagens e sistema de magia são algo que não se encontra por aí moscando. Nessa 2° era ele me envolve mais uma vez, nos dando algo novo dentro do mundo da 1° era, algo não tão épico mas no nível Sanderson. Algo mais investigativo cm um suspense e mistério que nos envolve, personagens cativantes, Wayne é único hehehe...
Super indico e Sanderson se mantém no meu top 5 de melhores autores.

Will 20/04/2019

Faltou algo
Este primeiro livro da segunda trilogia de Mistborn é um misto de emoções. Mas a mais clara para mim, é justamente a falta de algo. Não sei dizer se é o plot que tem uma demora imensa para evoluir. Se é a quantidade de "mistérios" que são de fácil descoberta, ou se são alguns personagens intragáveis.
A dupla de personagens que são por falta de uma palavra melhor "principais" e até mesmo o "vilão" são bem interessantes. Mas o restante parece enfadonho e medíocre demais. As peças dos tabuleiros parecem que se movem vagarosamente e em uma direção sem segredos.
Esse primeiro livro não é ruim.
É bem escrito, tem uma ação comedida e personagens interessantes. Mas só. Ele esbarra em uma grande barreira que é do próprio autor. A primeira trilogia foi deveras grandiosa, e essa? Bem, é apenas mais uma.

Bart 25/02/2019

Mistborn - 2ª Era - A Liga da Lei
Brandon Sanderson
.Não é continuação dos livros anteriores. Neste existem algumas menções à algumas personagens da saga anterior, mas só!
É uma aventura nova, talvez se o leitor já for com isso na cabeça não ache a trama ruim...é um livro "morno"!
Parece que a 1ª trilogia aconteceu na era medieval do tempo deles, e depois de sei lá, milênios a sociedade deles evoluiu p/tipo o "Velho Oeste", onde tudo é resolvido na pistola, trens...
.A trama gira em torno de Waxillium , Wayne e Marasi, juntos investigam o sequestro de mulheres "alomânticas" ou ligadas à nobres alomânticos ... Dá uma lida p/saber o que acontece!

Espero q o próximo livro seja melhor!!

Cristina.Pineda 18/01/2019

Foi dificil no começo, demorou pra engrenar a leitura, a lembrança dos personagens da primeira era me fez ficar buscando eles em cada pagina, erro meu achar que seria igual, pq não é. A liga da lei é maravilhoso, quando vc encara Vin, Kelsier, El como lendas tudo fica melhor e olha, de personagem feminino forte o Sanderson entende, simplesmente adorei!!