A Liga da Lei

A Liga da Lei Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn 4

Gian.Calixto 22/05/2023

De volta a Scadriel
Foi legal ter revisitado esse mundo, ja um pouco avançado tecnologicamente e com referencias a eventos/personagens do passado. Eu gostei de ser bem menor em número de paginas que os anteriores. Me parece que o autor soube enxugar de uma forma melhor os acontecimentos e coisas a se comparado a 1° era. Os personagens principais são bem carismáticos, um deles a mais q os outros, e seus backgrounds são bem apresentados. A trama é bem contida nesse primeiro volume dando brechas pra coisas mais grandiosas q estarão por vir, eu creio, ainda mais considerando aquele epílogo. Foi um bom livro pra sair de uma ressaca literária.

Ana Lívia 18/05/2023

O livro é muito divertido, achei os personagens bons, apesar de ter achado algumas coisas problemáticas. No geral as motivações ainda não me convenceram.

Babi Nole 16/05/2023

O livro começou muito bem, estava super envolvida, entretanto, depois de alguns comentários da Marasi, os achismos do Miles , as coisas desandaram um pouco e a resolução do conflito foi chatinha mas aí depois ficou bom de novo. Foi maravilhoso e aconchegante pegar as referências da trilogia original, mas, o livro em si não foi especial, mas foi bom e obviamente pretendo continuar!

Chana.Deon 23/04/2023

Adorei esse novo tipo de alomancia que o Brandon Sanderson criou muito mais amplo e os personagens são sensacionais ri muito.

Sara 04/04/2023

Senti um quentinho no coração lendo esse livro, acho que nada vai superar o que a primeira era foi, mas esse livro foi muito bom e estou realmente animada com a segunda era.
Esse epilogo foi inesperado e como sempre o autor me surpreendeu muito.

jael 26/03/2023

História mais modesta, porém...
A história perde o tom épico e se torna algo mais mundano, começando com um roubo seguido de sequestro, e os personagens metidos a investigadores e vigilantes querem resolver a situação. Quem for ler essa nova saga achando que é uma continuação direta do plot dos anteriores vai se decepcionar.

Um dos grandes pontos positivos do livro são os novos personagens, Wax e Wayne, que além de serem carismáticos, possuem uma ótima sintonia. Outro personagem que vale mencionar é Marasi, estudante de direito que adora investigação e se juntará à dupla de amigos.

A Liga da Lei foi um livro muito rápido de ler, não só por sua fluidez, mas também por ser um livro com menos da metade de páginas se comparado com o menor livro da primeira trilogia.

Quem aí já leu alguma fantasia em que as histórias duraram séculos (talvez milênios), mas nenhuma evolução tecnológica significativa aconteceu?

É estranho pensar que na nossa história humana, apenas 56 anos separam o primeiro voo em um avião da primeira viagem tripulada ao espaço. E foi pensando nessa questão que Brandon criou Mistborn, sendo a Primeira Era parecida com o século XVII da nossa história e a Segunda se situando em algo em torno dos anos 1900.

Por ser uma fantasia que evolui, a terceira era já está programada para ter uma tecnologia semelhante aos anos 1980 e a quarta, supostamente, será uma trama espacial.

Quem estava familiarizado com a sociedade dos primeiros livros, aqui vai se surpreender. 300 anos fizeram surgir armas, energia elétrica, trens e outras tecnologias inexistentes anteriormente.

A magia dos metais ainda continua, mas agora o clima de A Liga da Lei pode ser definido como um Velho Oeste com um pouco de Steampunk. Então os personagens, além de usarem os poderes que já conhecemos, terão que lidar com armas de fogo. Esse tipo de atualização traz um frescor para a história e mostra que o mundo não ficou estagnado.

Tiago Doreia 12/03/2023

Apesar dos pesares, muito bom!
Primeiro livro da segunda trilogia do império final de Bradon Sanderson. Confesso que já cheguei nessa saga um pouco receoso, devido à primeira trilogia ter sido maravilhosa, de proporções gigantescas, então seria realmente difícil manter aquele padrão de qualidade.

E não poderia ser diferente. Apesar de não ser totalmente correto comparações, é impossível evitar de evitar correlacionar a primeira era com a segunda.
E é fácil notar que a grandiosidade e escopo imensamente maior da primeira era com relação à segunda, visto que a primeira é tão grande que os protagonistas se tornam lendas, e alguns até deuses, 300 anos depois. Até na características, quantidade e grandeza dos poderes dentro desse universo são menores no início da segundas trilogia.

A segunda era se passa em um clima de faroeste com toques de steampunk. Como sempre muitíssimo bem ambientado, ricamente descrito, no qual você realmente se sente naquele lugar, naquela época, com aquelas pessoas.
Senti falta de um aprofundamento um pouco maior nos personagens principais. O livro é curto, teria espaço confortável para explorar essa questão.

Um ponto interessante foi observar a evolução da era, com a introdução da eletricidade, que gera uma série de repercussões na própria história.

No mais, é um livro incrível que não há dúvida nenhuma que deve ser lido por quem é fã do universo de mistborn e de Brandon Sanderson.

Belizário 22/02/2023

Brandon Sanderson não para de surpreender
É claro que o primeiro volume da Segunda Era não conseguiu chegar perto do estupor que causa o primeiro da Primeira Era.
Mas isso é compreensível. Afinal, são propostas muito diferentes.
Outrossim, o ritmo de leitura é completamente diferente. Esse é bem mais tranquilo e célere. Porém, não deixa de ser bom.
É fascinante ver as transformações que o Brandon Sanderson implementou no mesmo universo.
A introdução da tecnologia. A criação de novos personagens e o aparecimento de velhos conhecidos. As referências...
Enfim, a "continuidade descontínua" das histórias. Haha

Repito, não tem o mesmo esplendor que "O Império Final", mas nem por isso deixa de ser deveras intrigante acompanhar o "novo-velho" mundo do autor.

Sanderson, para mim, se evidencia novamente como um gênio entre os gênios e suas obras são um deleite aos apreciadores de uma boa fantasia.

Schmitz40 17/02/2023

Sanderson não erra.
Depois de terminar a primeira era de mistborn fiquei com medo de perder um pouco da magia que a trilogia inicial teve, mas definitivamente esse não foi o caso.

O salto temporal foi perfeitamente construído, e as referências são muito gostosas de ler e perceber, como as flores de ?Mare-me-quer? ou os nomes das cidades, etc.

Isso somado a ambientação meio faroeste/meio steampunk/meio investigativa se tornou, na minha opinião, mais uma obra prima do Sanderson.

Se pudesse citar um único defeito, seria não ter mais páginas! :)

Mente de um Leitor 22/01/2023

Leitura super fluída, como de costume ao Brandon, é um livro curto bem introdutório mas não deixa de ser muito interessante, pra quem acabou de terminar a primeira era eu estranhei um pouco, é uma mudança enorme mesmo sendo o mesmo mundo.

As menções no decorrer do livro trazem um conforto enorme principalmente o final, me deixou muito ansiosa pelos próximos, principalmente que agora tem the lost metal e tá recebendo várias críticas positivas, tô muito curiosa por essa era.

Bebel 13/01/2023

Sherlock + steampunk + Mistborn era 1
Dito o título, tem como o livro dar errado? Sanderson vem surpreender novamente. Após o fim trágico e surpreendente da era 1, vemos aqui cerca de 300 anos após esses acontecimentos, num lugar completamente diferente porém com diversos pontos familiares. Para você que já viu Avatar a Lenda de Aang e a de Korra fica bem mais fácil relacionar era 1 como a lenda de.aamg e era 2 como se fosse a lenda de korra. Muito fascinante, incrível como o Brandon escolhe um tipo de narrativa diferente para casa livro. Muito bom!

Wagner 03/01/2023

Vale muito a pena
Mistborn, a primeira era, foi a melhor trilogia que já li, e não me canso de dizer isso. Com o Sanderson a gente sabe que toda ponta solta que aparece vai ser magistralmente amarrada no futuro. Sabe aquela sensação que Lost deixou na gente de "será que me animo com esse mistério? Porque vai que no fim das contas é uma bobagem sem graça"? Com o Sanderson eu me sinto confiante pra me animar, porque ele nunca me decepcionou nesse sentido.

Depois de ler a primeira era eu tava meio relutante em ler a segunda. O período tecnológico não me atraía tanto e eu gostei tanto da primeira era que tinha receio de me decepcionar com a segunda. Fico muito contente de estar errado. A segunda era é uma história nova, original, suficientemente diferente da primeira, e ainda assim bem fundamentada nela. Eu acho que o Sanderson adaptou muito bem a história e o sistema de magia pra essa nova era tecnológica, e eu defendo fielmente que qualquer pessoa que tenha gostado da primeira precisa ler a segunda.

Eu já estou irremediavelmente apegado a todos os personagens.

Evertonnn 02/01/2023

Eu não cheguei a ler a primeira era por não gostar tanto de fantasia medieval, essa mistura de steampunk com tecnologia é oq mais me chama atenção, lembra muito rpg onde os personagens realmente tem limitações em seus poderes isso é dms :))

M@g@ 14/12/2022

Estou abismada
Livro pequeno que deixou saudade, me lembra um velho oeste cheio de ação, personagens inteligentes com um toque de saudade dos personagens dos livros anteriores. Li com medo, más valeu d+ a pena.

Rodrigo 01/11/2022

Muito boa a história. Não me entusiasmou como as outras, mas o final salvou. Vale a leitura com certeza.