A Liga da Lei

A Liga da Lei Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn 4

Bruno 13/10/2022

Bem fraco?
Me disseram pra ir para esse livro sem expectativas depois do final da primeira era, mas eu nao esperava que fosse tão inferior assim.

As referências ao passado de Scadriel foram o que me fizeram continuar a leitura, por que o plot do livro por si nao me comprou em momento algum.

Pretendo dar continuidade na serie por motivos de Cosmere, mas to bem desanimado

Andre.Pithon 04/10/2022

Bingo de Fantasia e Sci/fi do /RFantasy
5.1: Finalista de prêmio, mas não ganhou

3.5

Ah, Sanderson! Após mais de um ano sem tocar no mais popular autor de fantasia contemporâneo (dos quais ainda escrevem, te devolvo o título assim que tu lançar algo, Martin), retorno para o universo de Mistborn. Hilariamente, já faz muito tempo que tenho o terceiro livro da segunda era de Mistborn sentado na minha estante, que achei muito barato em promoção, só esperando eu tomar coragem e ler os outros dois. Então lá vamos nós.

Eu gosto do conceito desse livro. Gosto do misto de velho oeste levemente steampunk. Gosto da ideia de pegar um universo medieval e empurrar para o futuro com as mesmas leis arcanas, mostrando progressão na religião, cultura e tecnologia. Sanderson é bom nos conceitos, em construir cenários curiosos. A continuação dos sistemas de magia, pegando muitos dos conceitos já explorados na trilogia original, traz um senso de familiaridade agradável.

É um livro extremamente agradável. E meio vazio.
Sanderson tem um estilo bem simples, bem comercial, ele conta histórias divertidas, com poderes legais, humor meio questionável mas que funciona de vez em quando, pontuais momentos excelentes de ação e espetáculo.
O MCU literário.

E eu gosto dos meus filmes/livros pipoca de puro entretenimento de tempos em tempos, mas não se pode esperar muito deles. Não haverão personagens extremamente complexos (complexidade guardada apenas para os detalhes dos poderes), nem prosa fascinante, nem diálogos apaixonantes. Mas passa o tempo, diverte, a ação é bem feita, as tramas são extremamente bem fechadas e planejadas, dezenas de detalhes se conectando.

A segunda era de Mistborn começa mais fraca que a primeira, mas traz muitos paralelos a ela, o que torna uma leitura cheia de referências, tanto narrativas, mas as melhores são as temáticas. É excelente ver o antagonista aqui poder ser facilmente considerado um dos protagonistas do primeiro livro, se ele estivesse lá atrás. É uma história de proporções muito menores que a saga de Vin e Kelsier, e não há nada de errado com isso, mas também não traz tantas revelações e reviravoltas, a típica explosão Sandersoniana contida sempre no clímax está aqui, mas não é tão impressionantemente densa quanto de costume.

É uma história que se fecha, mas que obviamente te deixa uma cena pós-crédito chamando pro próximo livro dessa série infinita.
E eu vou.

Tatinha 03/10/2022

Terminei na base da força! Mas terminei! Não me prendeu muito, achei um pouco confuso e uns dramas que achei desnecessário. Enfim, o
final me interessou mais.

Raphaela 03/10/2022

Abaixo da espectativa
A liga da lei tem uma pegada diferente do q a gente viu na primeira era de mistborn, n tem aquele tom épico. Aqui até rola uma certa aventura em grupo mas nem se compara com o bando do kelsier (e comparações entre os livros são inesquecíveis). Achei a interação entre os personagens um pouco estranha as vezes.
Mas no geral foi uma boa leitura, bom revisitar esse mundo, adorei as referências, no finalzinho ali tem coisa q derrete o coração de um fã mistborn.
Vale muito a leitura.

beatriz 14/09/2022

ok...
sendo um livro ambientado em mistborn eu esperava tãaaooo mais, e até na primeira metade eu estava envolvida e interessada, indo pro final já estava cansada e o vilão me deixava no tédio. é um livro curto ok mas eu realmente esperava alguma coisa a mais. dito isso vou continuar sim pela minha meta de ler a cosmere e até espero que os outros livros melhore

Inácio 06/09/2022

Ótima
Uma ótima continuação da trilogia Mistborn. Somos apresentados ao mesmo mundo 300 anos após os eventos dos livros anteriores. Ótima ambientação de onde a magia coexiste com tecnologia, neste caso equivalente ao nosso século XIX. Somos introduzidos a três novos personagens que conduzem a história e tem ótima interação entre eles, gostei bastante do Wayne. A ambientação lembra uma Londres vitoriana e velho oeste americano. Muito autêntica. Gostei de ver a interação da alomancia com a tecnologia, mas gostaria de ter visto um nascido das brumas. Infelizmente não tem os contornos épicos da primeira trilogia, mas pelo menos não deixou que eu entrasse em ressaca literária pela trilogia original.

Vanessa 20/08/2022

Bang, bang, tem alomancia nos faroeste!!!
Esse livro é, assim de tudo, um lenço e até um afago nas cabecinhas tristes dos fãs do Brandon que leram e sofreram com a primeira era de mistborn.
Muitos anos se passaram, séculos na verdade, e o mundo foi refeito por Harmonia, o deus maior de todos na cidade de Elendel. Sim, Elendel. Entendedores, entenderão. Pois muito bem, novos personagens são inseridos aqui, como Wax. um Homem da Lei e alomantico, acostumado a viver nas Terras Brutas, um lugar onde as regras são escritas com o cano de um revolver. De uma hora para outra o tio dele morre,sem deixar herdeiros, deixando o titulo de lorde para Wax. Ele então vai para a cidade, e decidi mudar de vida. Mas os problemas começam a aparecer quando roubos e sequestros sucessivos acontecem pela cidade.
Aqui entra o melhor personagem desse livro: Wayne. E seu chapéu da sorte! hahahaha Temos também a Marasi, uma personagem encantadora. E a Steris, que faz falta nenhuma. É isso! haha
Aqui temos cenas cinematográficas, há momentos que você precisa se esforçar pra imaginar o que tá lendo! hahaha Todas as referências, mesmo que pequenas, aos personagens da primeira era é de aquecer o coração, você percebe que o autor quis honra a memoria de todos eles e do que fizeram para o mundo atual.
E o epilogo desse livro....Preciso começar o proximo JÁ! haha

Henrique 20/08/2022

Mistborn A Liga Da Lei
Tenho que começar dizendo que livro maravilhoso eu fiquei viciado lendo ele é um livro bem mais curto que os da primeira era mais não deixa de ser incrível aqui vemos uma evolução em tudo comparado a primeira era e tem muitas referências que só quem leu vai pegar e quando eu achava que o final tinha sido excelente o Brandon Sanderson vem com epílogo e me mostra que eu não sabia o que esperar que o melhor estava por vir não esperava esse epílogo eu fiquei ???????? e agora quero mais do que nunca ler o próximo parabéns Brandon por mais um livro maravilhoso que você escreveu.

B. A Silva 20/08/2022

Tiro, porrada e bomba
Eu amei essa nova trilogia, eu me apeguei tão fácil aos personagens, eles são tão cativantes e carismáticos, não consigo contar quantas marcações eu fiz graças ao Wayne, que devo dizer estou rezando para que o Brandon não o mate ?
Shipei muito a Marasi e o Wax eu admito ? ela é uma personagem tão maravilhosa. Wax é tudo de bom, a dínamica dele com o Wayne é muito vibes te odeio, mas te amo. Não vejo a hora de começar o segundo ?

Bec4 29/07/2022

A Liga da Lei - Mistborn 2° Era
E estamos de volta a Scadrial.
Que sdds eu tava desse mundo louco e agora evoluído. Amei tudo.
As mudanças que ocorreram nesses 300 anos foram incríveis. É legal ver como a Alomancia e Feruquemia evoluíram, como a questão das religiões são tratadas...
Confesso que inicialmente meu foco estava em caçar cada migalha de referência sobre a Primeira era, mas com o passar da leitura, que é muito fluída, eu fui criando um carinho pelos novos personagens. Em especial, pelo Wayne, que é simplesmente incrível, divertido... quando ele aparece não tem como não roubar a cena.

É até um pouco estranho um livro do Brandon ser tão pequeno, mas é uma leitura que vale a pena e cumpre seu propósito.
E o epílogo me deixou em estado de surto e querendo respostas (Já tô ficando até acostumada a ficar nesse estado depois de passar por isso em todos os livros do Brandon q eu li kk)
Ansiosa pra ler a continuação.

Sindu 28/07/2022

Cara livro muito bom, mesma pegada da série anterior. Tudo explicado direitinho mas muito mistério por baixo ainda. É mt legal ver a referência dos personagens da primeira era nessa, como se fossem eastereggs, bem divertido de ler.
Indico com certeza!

solandbooks 21/07/2022

o epilogo me rendeu surtos
certo, me senti na obrigação de fazer comentários sobre esse livro. A melhor coisa foi buscar pistas sobre a primeira serie de Mistborn nele (o que me deixou com uma vontade louca de reler). O plot é bem divertido e por não precisar fazer toda a construção do universo o livro tem um passo bem mais rápido do que qualquer outro livro do brandon. Li ele muito rápido tbm (estranho ler um livro com do brandon com menos de 500 pags kkjkkk). Tem um pegada muito diferente da primeira era de mistborn, mas mesmo assim eu gostei já que eu não fui esperando algo parecido com a primeira era. O livro é muito bom no que se propoem a ser, os personagens são cativantes e engraçados e é uma leitura bem leve. O EPILOGO FOI SIMPLESMENTE TUDO, surte levemente e criei muitas teorias. Foi um livro divertido e sinto que os próximos vão ser melhores ainda.

Leo 05/07/2022

Mudança e Referências
O mundo mudou muito desde O Heroi das Eras, estamos em uma época em que há energia elétrica, ferrovias e armas de fogo.
A mistura desses elementos novos com as artes metálicas traz um grande frescor para a série assim como a mudança no mundo em si onde temos agora a cidade de Elendel como esta grande metrópole e as Terras Brutas como uma terra selvagem quase sem lei.
Wax e Wayne são protagonistas muito diferentes, não apenas por serem mais velhos, mas também por, em minha opinião, parecerem um pouco mais reais.
Aparições e referências a personagens da primeira era me trouxeram um sentimento muito gostoso de estar acompanhando um mundo vivo e em desenvolvimento em que tudo que aconteceu no passado importa e traz consequências pro futuro.