A Liga da Lei

A Liga da Lei Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn 4

-Koraline 30/01/2024

Até agora, esse é o livro do Brandon que menos gostei, e ainda assim adorei demais a história, o que diz muito sobre o talento incrível dele como autor. Ao contrário de Mistborn, que é uma fantasia muito bem desenvolvida, achei esse livro um pouco bobinho, no sentido de que: o suspense não é realmente um suspense, e é impossível se surpreender com o vilão pois não o conhecia antes, a investigação é bastante engraçada e caricaturada, especilamente todas as situações envolvendo o Wayne, e a questão fantástica não é tão explorada aqui, mas ainda assim é um ótimo livro, e já ouvi falar que o universo de Mistborn vai ser mais abordado nos próximos livros.

Alessandratss 03/05/2020

Novos rostos, mesmo mundo.
Como sempre, é um prazer novamente ler um livro do Brandon Sanderson.

Em A liga da Lei, Sanderson começa a segunda era de Mistborn, trezentos anos após O Herói das Eras (1° era de Mistborn) em uma sociedade não mais medieval mas sim com cara de era vitoriana misturada com faroeste, com ótimos personagens e uma trama não tão boa como a primeira era, mas que sem dúvidas vale a leitura!

Antes de mais detalhes gostaria de avisar que sim, deve-se ler a primeira era de Mistborn antes desse livro. Caso não aconteça, A Liga da Lei será um livro completamente confuso e sem graça pra quem ler despreparado.

Bem, minha opinião sobre o livro é a seguinte:

Entendo que comparar obras é algo bem chato, mas é impossível não comparar esse livro com outros do autor. Esse livro é definitivamente inferior ao primeiro livro da 1° era de Mistborn.

Tive a impressão que Sanderson quis deixar o livro mais jovem e acessível. O que foi um pouco deprimente, já que o universo de Mistborn é tão complexo e genial, queria que fosse uma história mais grandiosa.

Acredito que o ponto forte desse livro foram os personagens. Wax, Wayne e Marasi, são personagens bastante carismáticos e interessantes, estou ansiosa para ver o que os reserva pra o segundo livro.

Uma coisa muito legal do livro foram as referências da primeira Era. Mesmo que mínimas e não totalmente visíveis, aqueciam meu coração sempre que notava. Quando citou a Vin, me emocionei.

Concluindo, apesar de Brandon Sanderson ser um dos meus autores favoritos tenho que admitir, foi uma leitura muito lenta e chata em várias partes. A minha dica é vá com calma e sem expectativas, se não, talvez se decepcione. Apesar de tudo, recomendo!

joao 17/03/2024

Eu comecei esse livro com desconfiança, eu realmente fiquei chocado com o início, quase desanimei , mas por sorte persisti, e encontrei uma história muito legal, personagens bem originais, e os conceitos da série misturados de maneira bem inteligente. o mundo evoluiu muito rápido nos 300 anos de distância entre o fim da primeira trilogia e o início dessa história, e através dessa leitura identificar essa evolução é uma jornada bem legal.Gostaria de ressaltar a capacidade do autor de manter coerente a série Mistborn porque a primeira e a segunda era tem suas diferenças bem expressas e mesmo assim é fácil ver que se trata do mesmo mundo .

Rodrigo Digão 08/06/2021

Mais uma vez Sanderson surpreendendo, otimo livro, mostrando um pouco mais seu universo alomantico, com pitada de faroeste numa trama com várias camadas. Livro rápido e gostoso de se ler. E o final dando um super gancho de direita no queicho.

MArcio183 12/04/2021

A liga da lei
Mistborn- A liga da lei publicado pela editora Leya é o primeiro livro da segunda era cujo o autor Brandon Sanderson na minha humilde opinião acertou a mão mais uma vez.
A obra traz um suspense psicológico desde de os primeiros capítulos de modo que prende o leitor do início ao fim fazendo com que as páginas voem nas mãos, diferente da primeira era a segunda era se passa no período vitoriano e o que surpreende é a adaptação que o autor fez na interação entre tecnologia bélica, e os poderes originais da trilogia alomancia e feruquemia, Sanderdon inovou com personagens marcantes com características únicas como Wayne, Marasi e Waxilliun.
Infelizmente este tem poucas referências à primeira era, o que eu acho interessante conectar mais as duas eras, não houve nenhuma aparição de nascidos da bruma.
O final foi surpreendente como finamente houve uma aparição de um personagem da primeira era, e o desfecho da história deixou bem claro que as aventuras estão apenas começando e tem muitas coisas a serem reveladas ainda deixando o leitor curioso para iniciar a leitura do segundo livro da trilogia.

Beatriz Kath 05/12/2021

A Liga da Lei
Os acontecimentos deste livro se passam 300 anos depois do anterior ("O Herói das Eras") e ocorrem no mesmo mundo, mas que já está bem diferente depois de todo esse tempo, com novas tecnologias sendo descobertas e mudanças na organização das sociedades.

Aqui, os personagens e a história que acompanhamos na Primeira Era são vistos como lendas e mitos, uma vez que agora já não existem mais Nascidos da Bruma nem Feruquêmicos, apenas raros brumosos e ferumosos, além de alguns - ainda mais raros - duplonatos (pessoas que possuem, ao mesmo tempo, um poder alomântico e um poder feruquêmico), o que é o caso dos protagonistas dessa história, Waxillium Ladrian (ou Wax) e Wayne.

Wax é alguém que, mesmo tendo nascido numa casa nobre, decidiu deixar a grande capital de Elendel para combater o crime com suas próprias mãos nas chamadas "Terras Brutas", uma área afastada das grandes cidades e onde acredita-se não haver leis. Utilizando sua inteligência e suas capacidades de duplonato, juntamente de sua grande habilidade como atirador (agora que as armas de fogo já foram inventadas), Wax persegue e julga criminosos das Terras Brutas, logo se tornando bastante conhecido e temido por lá.

Porém, quando o tio de Wax morre num acidente e não há qualquer outro herdeiro para tomar conta de sua casa (já quase falida) em Elendel, Wax se vê obrigado a voltar, e algum tempo depois fica sabendo da existência de um grupo misterioso que vêm roubando cargas de mercadorias e sequestrando várias mulheres da cidade. Um grupo que a polícia ainda não conseguiu encontrar e deter.

Depois de também ser pessoalmente afetado pelos tais criminosos, Wax passa a investigar o caso por conta própria, buscando descobrir o que exatamente esses criminosos querem e onde eles e suas reféns estão.

Eu gostei bastante desse livro, ele é como um romance policial mas num mundo de fantasia onde algumas pessoas têm capacidades "mágicas", e é muito interessante ver como essas pessoas utilizam tais poderes no cotidiano, seja para cometer crimes, para combatê-los ou só para se locomover mais rapidamente pela cidade e tornar suas tarefas diárias mais fáceis. Além disso, como a época em que se passa essa Segunda Era de Mistborn é bem mais próxima da nossa, achei mais fácil relacioná-la com o nosso próprio mundo, o que me trouxe um sentimento bem diferente, mas que gostei tanto quanto o da Primeira Era.

O livro também é muito divertido, principalmente por conta da existência do Wayne. O Wayne é, para mim, um personagem extremamente interessante de se acompanhar. Isso porque, além de ter poderes muito legais e uma personalidade carismática e divertida, ele ainda é um mestre dos disfarces que "rouba" sotaques alheios e tem um jeito de agir e pensar muito únicos.

A amizade e as interações dele com o Wax são perfeitas. Os dois funcionam muito bem juntos, seja lutando ou fazendo qualquer outra coisa.

Também há outros personagens bem interessantes, como a Marasi, Steris e Ranette. E mesmo que as duas últimas não tenham aparecido por muito tempo nesse livro, elas já conseguiram me conquistar. Ao menos a princípio, me identifiquei muito com a Steris; e a Ranette é uma personagem com uma presença muito forte, além de eu ter achado as invenções dela fascinantes.

A sociedade atual da história também traz várias referências e homenagens aos antigos heróis da Primeira Era, o que é bem legal de acompanhar, caso você tenha lido a primeira trilogia da série. Isso porque, ao longo de todo esse tempo, as histórias foram naturalmente sofrendo algumas alterações, e é interessante (e engraçado) perceber as diferenças entre o que de fato aconteceu e o que as pessoas de agora (300 anos depois) contam ou pensam que aconteceu.
Bruno 05/12/2021minha estante
Muito bommmm!. A trilogia original e essa, são muito bons

Beatriz Kath 05/12/2021minha estante
Sim! Foram algumas das histórias que mais gostei de ter conhecido.

Eudes Júnior 31/10/2020

Brandon Sanderson não decepciona!
Bom, acaba não sendo do mesmo nível dos livros da primeira era, mas é muito bom!

Alexandre 28/06/2023

Otimo inicio de trilogia
Bem, cyberpunk, metalurgia, brandon anderson e fantasia, uma combinação que não esperava, mas que me fascinou. Poucas obras fantasiosas lidam bem com armas e tecnologias cyberpunk.

Outro ponto alto são os personagens, Marasi, Wayne e Wax, impecáveis, bem construidos e carismáticos, aguardo o desenvolvimento deles, Marasi em especial minha favorita.

Novas questões e conflitos de mundo diferentes dos da trilogia passada, e poucas referencias diretas uma a outra(confesso que fiquei emocionado nas poucas vezes que citacam a Vin).

Em geral, muito bom.

Abiridim 15/05/2021

Scandrial vive
Mistborn tem sido minha saga de livros preferida desde o momento em que fechei o Império final, foi o livro que fez eu me apaixonar por Sanderson e inclusive me motivou a ler em inglês para conhecer mais histórias desse escritor, mas por muito tempo relutei em começar a segunda era por um certo receio do que iria encontrar, eu não podia estar mais errado

De fato como 90% das pessoas que leram antes de mim disseram eu concordo, não é tão bom quanto a trilogia original, mas eu acho até meio injusto comparar, as propostas são completamente diferentes, aqui temos um western com poderes, o mundo já não é mais aquela coisa sombria de antes, os tempos mudaram e faz sentido o estilo mudar. Mas ao mesmo tempo o coração é o mesmo, tudo mudou mas você reconhece o lugar, como se estivesse voltando anos depois para a cidade onde cresceu.

Os personagens são extremamente carismáticos, sai completamente apaixonado por Wax, Wayne e Steris assim como achei extremamente interessante os novos poderes que foram apresentados, sinto um pouco de falta dos Mistborns mas gosto que eles não estejam mais na área e que a sensação do momento sejam os duplonatos (pessoa com um poder alomantico e um feruquemico) possibilitando uma nova enorme Gama de possibilidades.

A história é simples, a mais simples de todos os livros ambientados no Cosmere que eu já li, temos um mistério, investigações e boas cenas de ação mas nada tão grandioso, me parece mais como se estivesse preparando o leitor para algo maior, mas ainda é uma leitura extremamente prazerosa e divertida.

As referencias a trilogia original são perfeitas, uma cereja no bolo para os fãs da saga, existem trechos que o fãnzinho em mim entrou em surto total.

E assim mais uma vez Brandon me fez sair apaixonado de um dos seus livros.

L D 23/08/2020

Scandrial continua.
[Sem Spoilers]

300 anos após a primeira era temos uma civilização evoluída. Tecnologia se mistura à magia dando ainda mais camadas de complexidade ao combate. Novos metais são descobertos nesse tempo longo ao passo que Waxillium e Wayne, uma dupla de (ex)homens da lei, e mais uma terceira figura, acabam se embrenhando num mistério de crimes e sociedades ricas secretas tão nebulosas quanto os segredos que o Senhor Soberano poderia esconder até sua morte.

Pessoalmente achei uma narrativa ótima com personagens incríveis. Foi um tanto demorado pra ''cair a ficha'' que Vin, Elend e os outros não iriam mais aparecer pois minha mente ainda se concentrava em Scadrial Imperial devido meu apego à eles, mas lá pela metade do livro eu me sintonizei.

O que posso dizer? Não é nem de longe tão grandioso e intrincado quanto a primeira saga, mas também não se pode comparar ambas já que o tamanho é ridiculamente menor. Ainda assim eu me diverti muito lendo, embora o gostinho bom mesmo das revelações Sanderson da vida tenham ficado só para o epílogo, que diga-se de passagem, fez meu queixo cair.

A influência que cada um dos personagens da primeira saga têm historicamente e religiosamente nesse tempo atual é incrível, desde os nomes das cidades até coisas pequenas que aparecem ao longo da trama, que deixarei para você descobrir, são muito bem feitas e fazem pensar novamente sobre certas coisas da primeira era sem que o autor faça você chegar nesses pensamentos através dos diálogos de forma indireta.

Não espere uma Primeira Era 2.0, mas vale à pena ler mesmo assim, enriquece muito o universo!

Para quem ainda não sabe essa trilogia é uma quadrilogia(ou pelo menos é até aqui de acordo com as informações que o próprio autor deu), com o quarto livro da segunda era sendo lançado só em 2021! Quem sabe os mistérios que vão ser concluídos e como novos vão ser abertos?

Não esqueçamos das sábias palavras do Lorde das Brumas: sempre há outro segredo.

Bec4 29/07/2022

A Liga da Lei - Mistborn 2° Era
E estamos de volta a Scadrial.
Que sdds eu tava desse mundo louco e agora evoluído. Amei tudo.
As mudanças que ocorreram nesses 300 anos foram incríveis. É legal ver como a Alomancia e Feruquemia evoluíram, como a questão das religiões são tratadas...
Confesso que inicialmente meu foco estava em caçar cada migalha de referência sobre a Primeira era, mas com o passar da leitura, que é muito fluída, eu fui criando um carinho pelos novos personagens. Em especial, pelo Wayne, que é simplesmente incrível, divertido... quando ele aparece não tem como não roubar a cena.

É até um pouco estranho um livro do Brandon ser tão pequeno, mas é uma leitura que vale a pena e cumpre seu propósito.
E o epílogo me deixou em estado de surto e querendo respostas (Já tô ficando até acostumada a ficar nesse estado depois de passar por isso em todos os livros do Brandon q eu li kk)
Ansiosa pra ler a continuação.

Moringan 23/07/2023

Com uma pegada de faroeste.
Uma novela policial com nascidos das brumas.
O gancho final para o próximo livro pareceu bastante auspicioso.

Caiana 06/07/2021

Bem bacaninha
Não é a grandiosidade da primeira era, porém é bem fechado e com espaço para continuar. Muito bom revisitar o mundo de Mistborn, que continua surpreendente, emocionante e encantador. Ansiosa para ler o resto.