Prosas Urbanas

Prosas Urbanas Carlos Drummond de Andrade...

Resenhas - Prosas Urbanas

Clara3203 06/10/2022

leitura de escola???
Esse livro não faz o mínimo de sentido:

1) são vários contos totalmente aleatórios resumidos;
2) cadê as prosas urbanas que eu não vi até então?!;
3) não tem nada de interessante, ainda mais sendo um paradidático para alunos do oitavo ano;
4) a linguagem é chata e complicada em todos os contos; e
5) folha branca, sem orelha, caro, parece versão econômica

conclusão: péssimo, não leiam, só os três últimos contos dão pro gasto

Daniel.Malaquias 30/04/2021

Muitas prosas urbanas.
Esta coletânea de vários autores, que escrevem sobre os temas mais diversos de nossa vida cotidiana, ou não, é uma emoção a cada página. Deleite, raiva, saudade, nostalgia, essas prosas urbanas são um mix de sentimentos e sensações, dos mais característicos, dos mais variados.

Infinita Ishtar 10/12/2021

A leitura foi interessante, uma vez que me apresentou 10 autores diferentes, dos quais só havia lido Carlos Drummond (enquanto poeta). 5 me agradaram, outros 5 não, mas isso vai do gosto de cada um. Vale citar as 2 melhores histórias, já que essas vão ficar na memória por um tempo.
"Uma Lástima", de Luiz Vilela é sentimental e muito bonita, apesar do final meio tristinho. O autor leva o leitor a experimentar o mundo pelo ponto de vista do personagem, que não possui grandes aspirações (como todos parecem cobrar dele), mas aprecia coisas pequenas, e com elas se alegra. Temos algumas críticas e uma reflexão gostosa; a história tem um tom até meio engraçado, mas o final é esmagador, já que o personagem se vê vítima da pressão ao seu redor: "[...] eu era mesmo doido, criança, [...] eu era uma lástima".
"Lembranças no varal: a roda", de Edla Van Steen começa como um relato de memórias simples, intercalado com alguns diálogos que a princípio não fazem sentido mas, ao final, trazem uma reviravolta, juntamente com uma descoberta, contada pela autora. A narração é leve e descontraída (até chegar ao final dramático) e a história é muito bem construída, surpreende muito bem.
O livro não é feito só de histórias boas mas vale para conhecer novos autores ou se aprofundar naqueles que já se conhece. Mesmo que algumas histórias sejam incrivelmente chatas e previsíveis, outras (como essas aqui explicitadas) compensam e fazem a experiência valer a pena. Ademais, o livro é pequeno e divertido e até as histórias mais chatinhas são bem fluídas.

César. 25/10/2023

Tava jogado aqui e decidi ler.
É um livro bem nhe, um conto ou outro é legalzinho, e acho que é só isso. O bom dele é que é bem curtinho, dá pra ler tudo em um dia.

Carol 01/08/2014

Prosas Urbanas
O técnico reuniu o time dois dias antes do jogo contra o adversário para fazer um comunicado.
O comunicado era que eles iam jogar de uma forma diferente de uma forma matemática ele abriu uma pasta de lá tirou uma tabela indicando que iam ganhar o jogo nos 24 minutos de segundos tempo e pediu para que os jogadores não se apavorassem e esperassem o 2 tempo e assim eles fizeram.
O outro time tinha um jogador novo e muito bom fazendo com que o time adversário ganha-se . No final um dos jogadores que fez a tabela confessou ao técnico que não era bom em matemática por isso escolheu ser jogador de futebol.
Critica:
Eu a Ana e a Luana gostamos da historia e também escolhemos pelo titulo que nos chamou a atenção e também achamos legal o jogo terminar 7X1 porque o jogo do Brasil na copa terminou 7X1.

Rafaella.Giraldell 04/06/2023

Prosas urbanas
Um livro super curtinho que da pra ler em um dia, com contos curtos e muito bons. Ótimos pra quem está começando esse gênero. Reune vários autores brasileiros, tendo contos reflexivos e poéticos que são muito bons de ler. Meus favoritos foram "O gato de olhos perplexos", "Antes do baile verde" e Lembranças no varal: a roda"