História do medo no Ocidente

História do medo no Ocidente Jean Delumeau

Resenhas - História do medo no Ocidente (1300-1800)

Wagner 04/11/2013

Divinizar FOBOS...

(...) Compreende-se por que os antigos viam no medo uma punição dos deuses e por que os gregos divinizaram DEMOS ( o temor) e FOBOS (o medo), esforçando em conciliar-se com eles em tempos de guerra. Os espartanos, nação militar, consagram uma pequena edícula a Fobos, divindade a quem Alexandre ofereceu um sacrifício solene antes da batalha de Arbelos (...)pg 26

In: DELUMEAU, Jean. A história do medo no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Volnei 02/05/2015

História do medo no ocidente
Ao tomar como objeto de estudo o medo, o autor parte da ideia de que não apenas o individuo mas também a as coletividades estão engajadas num dialogo permanente com a menos heroica das paixões humanas . Revelando-nos os pesadelos mais íntimos da civilização ocidental do século XIV ao XVIII – o mar, as trevas, a peste, a fome, a bruxaria , o Apocalipse, Satã e seus gentes - o grande pensador francês realiza uma obra sem precedentes na historiografia do ocidente.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Nazrat 07/05/2021

Imprescindível
Uma leitura essencial. Não posso medir a quantidade de aprendizado e resgate de origens de medos que persistem até hoje. Impressionante ver como política, religião, saúde, relações, muito do que nos influencia teve seu processo iniciado ou intensificado nesse período (1300-1800).

Vai desde a forma como se lida com a pandemia que vivemos atualmente, até o extremismo religioso e a "onda da direita" que nos afeta hoje. Sem contar que o modus operandi continua muito similar, quando se trata de eliminar a diversidade e de dogmatizar a vida.

Muitas vezes não é uma leitura fácil e solicita uma pesquisa adicional, mas isso só colabora ainda mais para agregar conhecimento a este material já em si muito bem embasado, com extensas referências.

Marcela 03/12/2021

Uma pesquisa grandiosa
A leitura não é muito fácil, dada a extensão de informações e pesquisas realizadas, porém é uma obra primorosa e merece reconhecimento. Uma verdadeira jornada desde os medos primordiais dos seres humanos, como a noite, a lua, a tempestade, até os mais complexos, como o das pestes, feiticeiras e demônios . Possui também extensa explicação a respeito das Reformas Católica e Protestante e como a Igreja se portava para combater muitos desses medos. Enfim, é uma obra sem precedentes na historiografia do Ocidente.

João 07/07/2022

Sobre o medo
Uma interessante obra que disserta sobre os principais medos que afligiram a civilização ocidental desde a Idade Média até a Moderna.

O autor traz exemplos de vários tipos de medos numa parte inicial para, mais para o fim, dar uma atenção especial para as mulheres, os judeus, os feiticeiros e hereges.

Posso destacar um ponto negativo relacionado ao que eu acho ser culpa da tradução, em alguns momentos realmente chega a incomodar a forma como foi feita, inclusive a inserção de texto dentro da obra original.

No entanto, é um livro excelente para quem gosta de história, principalmente essas eras de pestes e perseguições que ocorreram no mundo ocidental.

Rafael_Santiago 26/07/2022

Denso e para (re)pensar
É um livro bem denso e que tem uma pegada mais acadêmica, talvez seja mais indicado para estudantes de história. A narrativa é bastante minuciosa e por isso bem arrastada em certos momentos. O excesso de minuciosidade também produz períodos longos de desconexão com o tema central do capítulo, o que faz uma leitura bem difícil de encarar sem a orientação de alguém que já saiba o caminho das pedras, daí minha percepção de ser um livro mais indicado para cursos de história. Mesmo assim é uma leitura proveitosa para entender como o medo, religião, não entendimento da ciência e a exploração da ignorância de seus alvos têm sido utilizados como instrumentos de controle e manipulação. O livro foca mesmo em especial na Europa e culturas bem mais desenvolvidas (leia-se que já sofrem da dor há muito mais tempo), isso faz interessante e provocadora a percepção de um certo anacronismo com a América (o continente todo, caso você seja norte americano e esteja lendo isso?.). Em certos aspectos minha percepção é que a América ainda padece de certos problemas já há muito superados no ?velho mundo?, e que ironicamente o ?novo mundo? tem sido mais antiquado desde então, ao ler o livro pude relacionar releituras perfeitas de alguns modi operandi ainda adotados fortemente na cultura americana.

Rodrigo.Peixoto 20/03/2023

Como o proprio nome diz, trata dos medos que podem ser percebidos na sociedade ocidental no recorte entre 1300 até 1800. Este livro possui um repertório vasto de fontes históricas, utliliza documentos oficiais, livros, cartas, imagens, quadros. Podem ser percebidos diversos anseios da sociedade com o tempo, além das incertezas durante os períodos de doenças e rápidas mudanças sociais.

Victor Cardoso 23/09/2023

História do medo
O livro pode ser bem arrastado para quem for ler , é denso e com muitas informações mais é exatamente isso que faz dele um livro tão completo , ele passa por muitas eras no oriente e cobre basicamente toda a história recente sobre o medo , um ótimo livro para quem se interessa pelo assunto.

Maria11725 18/02/2024

Acho que foi meu primeiro calhamaço
Um riquíssimo trabalho foi realizado por Jean Delumeau, inaugurando uma área da História que é ainda pouca explorada e valorizada: a História das Mentalidades. Para se adentrar a esta é preciso ater-se de peculiaridades profundas e que muitas das são desconsideradas, é lidar com problemáticas aparentemente triviais, mas que resultam em uma interiorização coletiva/social/cultural minuciosa, precisa, que sai dos micros para a compreensão do macro.