Políticas do sexo

Políticas do sexo Gayle Rubin

Resenhas - Políticas do sexo

Adonai 31/12/2021

Para que possamos sempre discutir sobre sexualidade
As discussões sobre gênero e sexualidade seguem seus fluxos e continuam ramificando reflexões e é muito bom poder ter contato com produções mais anteriores que colocam em dizeres algumas situações-chave, mas que também fazem pensar que precisamos avançar bastante.

Não é um livro tão simples, muitas referências, excesso de leituras acumuladas e palavras que carregam muitos significados. A leitura foi ótima, trabalhosa, estimulante e ao mesmo tempo desviante, não são textos que se encerram, pelo contrário, fazem a gente sair do livro o tempo todo.
Alysson 31/12/2021minha estante
Li no meu TCC, é ótimo! ?

luanabarcelosr 19/03/2022minha estante
???

Adriana Scarpin 07/12/2017

No primeiro ensaio, O tráfico de mulheres, Rubin faz um paralelo entre Lévi-Strauss e Freud chegando em Lacan e explicita o gênero dentro da psicanálise. Gayle faz em sessenta páginas o que em cinco anos de graduação em psicologia não fizeram: eu ficar em paz com a questão de gênero pelo viés psicanalítico. Rubin termina o ensaio, escrito em 1975, implorando que alguém reescreva a Origem da propriedade, do Estado e da Família de Engels com a questão de gênero mais elucidada, felizmente trinta anos depois de ter escrito isso Silvia Federici apareceu com seu Calibã e a Bruxa.
O segundo e último ensaio, Pensando o Sexo, é uma ode à subjetivação da sexualidade e que as feministas radicais não irão gostar por afrontar justamente todo o tipo de conservadorismo presente em seus discursos, desde a questão do sexo comercial como a pornografia e prostituição, até a questão do consentimento intergeracional, tudo isso sob um viés liberal.
Um livro realmente essencial, tanto em questões feministas quanto antropológicas.

Julia.Martins 31/07/2020

O livro Políticas do Sexo traz dois textos seminais da antropóloga Gayle Rubin. Esse texto traz uma importante contribuição aos Estudos Feministas, pois analisa as questões de gênero sob três óticas: a da psicanálise, do marxismo e do pensamento de Levi-Strauss. As três correntes trazem reflexões muito importantes acerca da sexualidade e das hierarquias sexuais que são construídas discursivamente em sociedade sobre o que é permitido (sexo bom) e o que é negado (sexo mau), principalmente no que diz respeito aos padrões desviantes de sexualidade, uma vez que a heteronormatividade é a lógica predominante. A autora nem sempre foi bem sucedida e conseguiu se desvencilhar da lógica dicotômica, mas de qualquer forma, ambos os textos são extremamente importantes para compreender a gênese dos estudos nessa área. Recomendo a leitura!

Phill 26/05/2020

válido e interessante
Uma ótima leitura se vc busca ter mais informação, curiosidades e uma boa bibliografia a respeito de assuntos como sexualidade e gênero.
Um ótimo estudo!
E bastante enriquecedor

giovannalukesic 28/05/2020

Recomendo
A leitura é fácil e didática. Recomendo a leitura para quem quer uma leitura acadêmica sobre gênero e sexualidade de fácil compreensão, sem enfrentar um texto pomposo e difícil de se ler.

Eurritimia 28/05/2023

Um livro curto, relativamente fácil de ler, e indispensável a todes que queiram entender como sexo-gênero afeta nossas vidas

DanielJ 07/08/2019

Leitura obrigatória
Excelente! Leitura obrigatória para quem tem algum interesse em discutir feminismo, gênero e sexualidade.

humberto.semensato 11/12/2021

?Essencial?
Importantíssimo pra qualquer um que deseje se adentrar nos estudos de gênero. É um bom livro para começar os estudos na temática.

Ira 15/12/2021

Excelente
Muito bom, vale a pena demais e tá difícil de encontrar o livro físico, esse foi o digital emprestado da Amazon :)