Insular

Insular Leonardo Galvão

Resenhas - Insular

Corujão 25/09/2017

Aventura e terror na Ilha...
Mais uma vez o autor Leonardo Galvão escreveu uma história de tirar o fôlego, que prende o leitor do começo ao fim, misturando ficção com realidade e personagens incríveis.

Neste livro, explora a individualidade humana dos personagens, como seus medos e ambições, enquanto exploram Ilhabela em busca do tesouro pirata. A ilha se torna o personagem principal, levando os personagens ao limite de suas forças, capacidades e vontades.

Pude sentir o cheiro da mata, o calor da praia, a sede durante a caminhada e consegui visualizar cada cena e diálogo da história. Senti medo durante algumas passagens, há cenas de arrepiar. Um dos personagens possuí uma música que o acompanha durante a história, corri para ouvi-la e agora não a tiro mais da cabeça.

Simplesmente sem palavras para dizer o quanto esse livro é incrível!

Senti que o final deixou uma porta aberta para novos trabalhos e histórias na ilha. Será? Se for já estou ansioso.

Recomendo muito a leitura deste livro. Além de viajar por Ilhabela em busca do Tesouro do Sombrio, muito terror e suspense vão lhe acompanhar durante a leitura!!!

site: http://bloggcorujao.blogspot.com.br/2017/09/livro-insular.html
Capitão Jack 29/03/2023minha estante
Insular

Foi o primeiro livro que li do autor Leonardo Galvão e sinceramente me surpreendeu, pois adorei o toque sobrenatural adicionado a trama principal. Outra coisa que gostei muito foi que a história se passa em Ilha Bela, que deixou a história muito mais interessante.

Eu li este livro duas vezes!

P. J. Acácio 01/02/2018

Suba a bordo,se tiver estômago.
Uma aventura surpreendente, realmente, algo que eu não esperava era uma qualidade tão grande de escrita e uma história fantástica misturando causos locais com ficção.

A Holdford 24/02/2018

O tesouro de Ilhabela
Primeira vez que li um livro do autor nacional Leonardo Henrique e fiquei fascinada pela obra. É simplesmente um daqueles livros que ao ter em mãos não se tem como parar de ler. O texto é tão envolvente e a leitura tão agradável, que você nem percebe as páginas "correndo" enquanto lê. Além disso, os personagens são bem elaborados e, mesmo que sejam vários, com profundidade e "dramas próprios" (cada um com seu próprio "fantasma") que os levaram neste lugar naquele momento.

A trama se passa em três "tempos", dois deles intercalados e um outro que se passa entre eles. Mas, para não ficar confuso, deixe-me esclarecer melhor qual a dinâmica dos acontecimentos, ok?

O primeiro capítulo são dois religiosos conversando após um mapa de "tesouro pirata" ter sido resgatado por um deles. Este ato marca um "meio tempo" entre os acontecimentos que vão ser narrados em capítulos intercalados no decorrer do livro. Não dá para se ter uma dimensão de tudo o que aconteceu só por essa conversa. Para ser bem franca, tive a impressão de que um deles só queria "por medo" no outro (algo na forma de falar dele não me deu medo, só desconfiança, pois sou daquelas que tem que ver pra crer, desculpe, eheheheh), já que o segundo voltou com o "mapa maldito" aparentemente são e salvo. Porém, no decorrer do livro a minha cara caiu e pedi desculpas mentalmente ao senhor "alarmista", pois realmente o outro teve muita sorte mesmo.

Em tempos atuais, em Ilhabela, somos apresentados a Cézar, um jovem rico que tem um plano audacioso em mente. Ele espera por Carlos, jornalista de formação e antigo morador/pescador do local, para pedir ajuda para colocar em prática sua expedição de caça ao tesouro. Cézar tem certeza de que achou o local, tendo em posse um "mapa do tesouro" a muito perdido (como ele o conseguiu? Tenho minhas teorias, mas nada é muito lícito), mas Carlos está inclinado a achar que aquilo é uma "lenda para turistas", tentando desacreditá-lo disso.

Cézar, no entanto, se faz ser bem convincente, levando o jornalista a crer que a descoberta de tal tesouro o colocaria em um "furo de reportagem" e que lhe daria uma posição melhor em sua própria profissão, dando-lhe a possibilidade de ser tornar um escritor de livros consagrado de bônus. Mesmo Carlos o advertindo de que muitas pessoas já morreram em busca deste tesouro, a lábia de Cézar o faz ceder e aceitar o "convite".

O jovem rico, aliás, não brinca em serviço. Ele conseguiu reunir outras pessoas para o empreendimento, pessoas com conhecimento em áreas que lhe serão muito úteis durante a expedição, mas que ao serem contactadas não foram exatamente avisadas do que ele buscava encontrar. Tanto que uma delas, pelo menos, só descobre do que se trata de fato ao chegar ao local.

Paralelo a isso, somos apresentados ao "criador do mapa", o Capitão Pirata que atende por Sombrio, aliás, alcunha que lhe cai perfeitamente bem. Ele mantem sua tribulação com mãos de ferro, sendo sanguinário e sem remorso, visando apenas o lucro para si próprio. Sua fama é notória, já que muitas pessoas perderam seus barcos, pertences e a própria vida em suas mãos. Sombrio definitivamente gosta da fama de "mau" que tem, não dando a ninguém o perdão e matando-os sem dó.

É após um grande saque que ele consegue o tesouro que será escondido no local, afinal, a quantidade era tão grande que não seria sensato ficar passeando com ele por aí (afinal, adendo meu: vai que ele tromba com outro ladrão, né? Heheheh). Ele faz com que um escravo foragido leve-o até um local seguro, o antigo local onde ele esteve escondido após sua fuga de "seu senhor" para que ele e alguns de seus homens escondam o tesouro. Ao chegar lá, Sombrio fica satisfeito com o esconderijo e embora pareça demonstrar "gratidão" ao rapaz, mata ele e seus próprios auxiliares para que somente ele conheça o local.

Muitas das ações de Sombrio, provindas do envolvimento dele com outras pessoas, faz com que o local acabe sendo amaldiçoado de forma mística e até sobrenatural. Então, o autor soube explicar para nós até mesmo o motivo das mortes de outras pessoas que buscaram tal tesouro. Aliás, é nítido na postura e nos atos dos participantes da expedição o como a influência "imaterial" (ou seja, dos espíritos de pessoas mortas no local) afeta a forma de cada um deles agir.

Particularmente, eu adorei o livro, cada nova descoberta me deixava mais curiosa ainda.

site: http://tudooqueeuleio.blogspot.com.br/2018/02/livro-insular-por-leonardo-henrique.html
Rachel 25/02/2018minha estante
Adoro esse livro!!!

Dy 27/04/2020

Insular | Por Minha Fuga da Realidade
Carlos nasceu e cresceu em Ilhabela, porém, sem querer seguir os passos de sua família que eram pescadores, esforçou-se para estudar e sair da ilha. Foi para São Sebastião e formou-se em jornalismo. Por ele, não voltaria a fazer expedições por aquele lugar, mas aproveitando a oportunidade que surge com Cézar, um jovem rico que deseja encontrar o Tesouro do Sombrio, Carlos vê a oportunidade de ter sua carreira alavancada caso o sujeito tenha êxito em sua jornada. Além de Carlos e Cézar, a expedição conta com a presença de Roberto e Márcio, os responsáveis pelo navio e equipamentos que usarão. E a última integrante da equipe é Laura, sua contribuição vem de sua formação em geologia e especialização em nesografia (ciência que estuda as ilhas).
O quinteto embarca em busca do tesouro, para a maioria ali, o mais importante é o destaque em suas profissões que irão conseguir ter por esta magnífica descoberta em seu currículo. Mas ir atrás de um tesouro pirata, onde dezenas de pessoas já fracassaram requer coragem e perseverança.
Ao chegarem ao local, Roberto fica a bordo do Circe, um caça minas da marinha reformado, cuidando e monitorando tudo, enquanto os outros quatro desembarcam para sua aventura. Ao se embrenharem no caminho indicado por Carlos, os quatro conversavam amistosamente, enquanto a vegetação ficava cada vez mais fechada, dando uma trégua do sol quente. A cada quilômetro avançado, os mistérios da ilha testam o coração de cada componente da equipe...
[foto]
A narrativa é dividida em duas passagens de tempo. Uma no séc. XIX, contando a origem do tesouro do Sombrio, e a outra em 2017, narrando os acontecimentos da expedição.
A escrita simples, porém fluída contribui para uma leitura rápida, onde se devora capítulo atrás de capítulo querendo saber o que acontece agora. Porém há um pequeno ponto que não gostei logo no início, que foram os nomes "abrasileirados" para a data e o local. Ademais, adorei a ambientação do livro e suas descrições. Um ponto que gostei muito foi como o autor explorou sobre Laura e seu passado.
Sem clichês e com um final surpreendente, Insular é uma leitura mais que recomendada!
Caso você fique curioso sobre Ilhabela, o autor disponibiliza uma bibliografia ao final do livro que lhe auxiliou durante a pesquisa de sua escrita.
[foto & quote]

site: https://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com/2020/04/resenhando-insular.html

Natalie.Coppola 24/12/2021

Enredo bacana, mas o desenvolvimento é muito superficial. Final criativo, mas poderia ter aprofundado mais também. Se o livro tivesse umas 100 páginas a mais para desenvolver com calma, os personagens seriam mais carismáticos.

Andréa 27/01/2019

Sombrio e empolgante
Insular é um daqueles livros onde cada capítulo nos desperta a vontade de ler o próximo, pois não há morosidade e nem clichês, cada acontecimento pode nos surpreender ao ser anunciado ou por seu desfecho. O livro não se mostrou apenas mais uma aventura pirata ou de caça ao tesouro, e olha que já li muitas sobre o tema, trouxe junto a ação de uma boa história de piratas, a adrenalina de uma grande aventura e fatos sobrenaturais que fazem com que a busca pelo tesouro se torne um tormento pessoal para cada personagem. Paralelamente, passado e presente nos são apresentados, revelando a origem do tesouro do pirata Sombrio e sua busca por 5 jovens que vão até Ilhabela e lá encontram mais que os desafios físicos e ambientais, encontram desafios morais e psicológicos. O autor conseguiu criar um desfecho surpreendente que me fez pensar o quão ardiloso pode ser o ser humano. É maravilhoso descobrir que temos autores nacionais tão capazes nos dias de hoje e que, apesar das dificuldades e falta de incentivo, conseguem nos trazer histórias empolgantes e surpreendentes ambientadas em nosso próprio país, tornando a leitura mais próxima de nossa realidade.
Leonardo Galvão 28/01/2019minha estante
Adorei a resenha e fico muito feliz que tenha gostado desta aventura. Agradeço muito o apoio. Grande abraço e bons ventos!!!

Morgana Brunner 10/07/2019

Insular - Leonardo Henrique Galvão
Oii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha desse livro incrível.
Como sabem, sou admiradora do trabalho do Leonardo, sempre me conquistou com seus assuntos e essa é a segunda resenha que trago de seus livros, no qual sempre me cativam e fazem com que eu leia absurdamente rápido.

As lendas de piratas e tesouros existem, era aquele momento que todos estão a procura de algo que um dia fizera fama na Ilhabela, uma ilha do litoral norte de São Paulo, onde se esconde o Tesouro de Sombrio, no qual era um pirata. Cézar queria colocar a mão no tesouro e descobrir se realmente isso existiu de fato. Precisava juntar pessoas para ir com ele nessa aventura.

Carlos morava nessa ilha, mas acabara indo embora para ter uma melhor condição de estudo, tinha até mesmo vergonha diante da pobreza que ali vivia, coisas simples, mas que para quem é de fora seria necessidade, para ele, saindo de Ilhabela, iria seguir a sua vida e deixar para trás o que não lhe convinha. Então, recebera um chamado de Cézar.

Como Carlos tinha total conhecimento da ilha porque vivia ali, Cézar lhe pediu ajuda para que embarcasse junto para achar o tesouro tão esperado e cobiçado por todos, naquele momento ele seria muito bem recompensado se aceitasse a oferta do conhecido, não pensara duas vezes e decidiu que iria.

Caminhadas eram o que teriam que enfrentar, principalmente na trilha de Sombrio, no qual o nome é recebido de seu devido merecimento, coisas que aconteciam e piratas que frequentavam aquela ilha, tudo fora esquematizado e deixado pistas para que os visitantes se aprofundassem cada vez mais, sem olhar para trás, a curiosidade era maior.

Em outra questão a história é contada com o passado e o presente junto, porém, os capítulos são separados com a data acima e o século que ali acontecera, muitos anos atrás que na nossa atualidade as pessoas achavam que era tremenda besteira, que piratas nunca existiam e nem maldições, ainda mais em um lugar tão belo e cativante.

Temos Laura também como personagem no enredo, uma garota que sofrera preconceitos na infância por ser gordinha e usar óculos, normalmente as chamadas de nerds, se tornara uma mulher inteligente, com faculdades e afins. Porém, com um corpo lindo e decidida que nunca mais confiaria em um homem, depois de tudo que passara, adorei conhecê-la no enredo.

Eram cinco tripulantes que iriam em busca do Tesouro do Sombrio, enfrentariam as tempestades e as maldições que todos diziam que naquele lugar trazia quando alguém desejava o outro, será que seria mesmo verdade? Terão que se aventurar nessa aventura e descobrir se as maldições existentes para quem tem um coração ruim.

Insular definitivamente é uma leitura extremamente prazerosa, lembro-me que em menos de dois dias consegui concluir a leitura e ainda aqui escrevendo a resenha estou sentindo um vazio, não estou conseguindo nem começar uma nova leitura. O final foi arrebatador, chocante e inesperado. Leonardo se superou em conseguir me deixar de ressaca literária, ainda mais com uma edição tão bem feita, com tanto capricho e dedicação da editora.

É aquele livro de ficar exposto na melhor parte da estante, lembrando que há uma ilha para ser frequentada e sonhada, a Ilhabela é real e existe mesmo em SP, para quem é morador, é uma pedida para passeio, além das lendas que o povo conta para os turistas e de ter todo um suspense e mistério em todo o enredo abordado pelo autor, que se aprofundou para pesquisar e assim trazer uma obra completa para nós leitores.

Já coloquei como favorito no skoob e pretendo reler sempre que possível, diante da magnitude que a obra possui de deixar qualquer curioso.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com/2019/02/insular-leonardo-henrique-galvao.html