As Fases da Lua

As Fases da Lua Cinthia Sampaio

Resenhas - As Fases da Lua

Bruna.Bookstagram 02/08/2021

Experiência maravilhosa
O livro é composto por poemas leves e de fácil entendimento. Aparentemente mostra passagens da vida da autora registrado em versos. Para quem fica inseguro em ler um livro composto apenas com esse tipo de obra, não precisa ficar receoso, a autora sabe perfeitamente colocar em poucas páginas, um acontecimento específico. Eles são curtos e de fácil interpretação, ela consegue e tem o dom de transmitir perfeitamente os seus sentimentos.

Ana Mc Bairros 16/10/2017

As Fases da Lua
Em um mundo caótico e conturbado, os sentimentos, pensamentos e emoções transformadas em palavras e poesias, são um bálsamo para a alma. E os poemas da Cínthia nos tocam profundamente.

Mesmo que eu tente descrever o que se passava no momento em que ela escrevia, acredito que não lhe farei justiça, mas tentarei repassar o que eu senti durante a leitura.

Há momentos em que vemos um amor livre e incondicional pela vida: há esperança, cumplicidade, segredos não revelados... Em outros, vemos saudade do tempo passado, uma nostalgia, arrependimentos, ou até mesmo uma força que parecia estar longe de seu alcance, e o onde lhe restava apenas escrever, escrever e escrever...

Outras vezes, nos deparamos com a situação do mundo a nossa volta, situações que acontecem com as outras pessoas de modo geral: as tristezas, dúvidas, medos, incertezas... Assim, uma descrição e reflexão do porquê o mundo estar assim.

Cínthia revela porque escreve, porque gosta tanto de escrever, "colocar no papel" aquilo que está angustiando, remoendo, pedindo para saírem para fora. E tudo isso de um modo singelo, mas muito belo.

Nós percebemos o quanto a vida é maravilhosa nas pequenas coisas. Podemos enxergar o quanto devemos encarar nossos dias de forma tranquila, mas nos preocupar também com as situações que nos exigem atenção.

Descrever as diversas sensações, pensamentos em palavras bonitas é um desafio e tanto, mas Cínthia consegue tocar nosso coração com seus belos textos.

As Fases da Lua são gotas de doçura e alento. Em doses pequenas, vão salpicando nosso dia escuro com luzes brilhantes, em excesso preenchem um vazio antes não percebido.

Acredito que não preciso nem dizer o quanto adorei a obra. A fonte, a diagramação, e o conteúdo estão excelentes, e não percebi nenhum erro de digitação.

Recomendo a leitura do livro não apenas para quem aprecia e admira o gênero da poesia, mas que também gosta de refletir, pensar sobre a vida e se sentir abraçado com palavras.

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/10/eu-li-as-fases-da-lua.html

Kelly | @kellymachadoblog 14/05/2020

Doce e intenso
Um livro com textos incríveis que nos mostram a delicadeza do nascimento de um amor, mas também a dureza em conhecer um falso amor. Conhecer a dor de amar alguém que não retribui tal sentimento. É um livro doce e intenso ao mesmo tempo. Vale muito a leitura.

Adria Raquel 15/03/2021

?Resenha?
@um_refugio_entre_livros
Sou suspeita pra falar de poemas tanto quanto sou suspeita ao falar de clichê? mas o fato é que posso ser mais suspeita ainda por falar da escrita da Cínthia. A questão é que eu me apaixonei pela maneira que essa mulher escreve e em As Fases da Lua não foi diferente afinal todos nós temos a nossa fase não é mesmo?

Aqui, a autora abre seu coração e nos mostra um pouco mais dela em desabafos poéticos e em músicas de sua autoria.

Aqui a Cínthia toca o leitor, intriga e simplesmente continua sendo ela mesma.

Porquê algo tão ela mexe com a gente? Porque, em minha opinião, já passamos por uma coisa ou outra, por um sentimento ou outro aqui redigido. A Cínthia exprime em poemas ou canções algo que viveu, algo que sentiu e por vários momentos senti a nostalgia, o amor, a dúvida, a tristeza, o medo e as incertezas que ela passou para o papel...

...os textos são dela mas uma parte considerável parecia que era pra mim pois o sentimento que ela colocou em sua obra faz com que seja impossível não se identificar. Enfim, o livro possui uma leitura fluída e é bem gostosinho de ler apesar de ter momentos que possa ser bem amargo.
?Recomendo!

Anne Silva 07/06/2022

Poemas nacionais que parecem narrar momentos vividos pela autora, isso faz com a gente acabe se identificando com os poemas.
Dá pra ler em um fim de semana e a autora ainda disponibiliza uma playlist que ela usou pra escrever.

Evelyn.Moraes 01/05/2021

Uma incrível experiência poética!
Então, gente, a coisa mais importante que eu quero falar é que amei ler e super indico para vocês que adoram poesia! De uma forma muito íntima e reflexiva, a autora expõe nas suas poesias suas vivências pessoais e suas percepções de mundo. Fui tocada por versos e trechos. Senti tudo tão real, como se fosse eu mesma que escrevi ou como se a autora fosse minha melhor amiga e confidente!

powerbookofc 19/07/2021

Poemas leves
As Fases da Lua é um livro de poemas leve e de rápida leitura.
Foi a primeira vez que li um livro composto por poemas e também dessa autora.
A autora Cinthia tem uma escrita definitivamente fácil de entender (pelo menos nesse livro).
Alguns poemas tocam na alma, nós podemos sentir que estamos sendo representados, isso nos aproxima mais ainda do livro.

Lari @larireads 29/09/2017

Eu amei cada parte desse livro, foi uma experiência maravilhosa e me senti em uma conversa entre amigas enquanto lia. Todos os escritos são profundos e te fazem pensar sobre o tema exposto. Em breve farei uma resenha mais detalhada em meu IG.

site: https://www.instagram.com/larireads/

Arautos de Lettera 14/10/2017

Resenha | As Fases da Lua - Cínthia Sampaio
“O que faz você se sentir assim?
Com uma pontinha de tristeza no olhar?
Por que chora quando ninguém mais vê?
E por que escreve coisas que nunca irão ler?"

Registrar seus medos e inseguranças no papel está longe de ser uma tarefa fácil. Somos seres complexos, criados no experimentar, no sentir e no vivenciar, tudo assim com nossa alma, nossa mente e nosso corpo. Somos feitos de irregularidades, transições, pensamentos desordenados. Enfim, somos muito mais que as dicotomias do caos e da ordem, da guerra e da paz, do amor e do ódio. Estamos no meio, não somos nem um, nem o outro. Somos toda a escala cinza, e azul, verde, rosa, amarelo… somos um amontoado de coisas. Algumas das quais temos consciência, outras apenas não sabemos nomear, e outras sequer sabemos que existem. E para tanta complexidade não há palavras o suficiente, ou sequer técnicas precisas. Há apenas a vontade, o desejo e a necessidade. Há apenas o papel e a caneta.

Em As Fases da Lua, Cínthia Sampaio se propõe a enfrentar essa difícil tarefa que é a de registrar sua vida em palavras, e a enfrentar o mais difícil de todos os desafios: o de permitir que as leiam. Em poucas páginas, a antologia traz, em poemas e relatos, as transições presentes entre as fases da vida de uma garota que com o tempo se torna mulher. Trata do sofrimento provocados pelas mazelas da vida, da confusão, do amar, do platônico e de outras tantas temáticas que nos envolvem à medida que crescemos e nos descobrimos.

Diferente do que o senso comum nos leva a esperar de um poema, Cínthia escreve de forma simples, irregular e distinta do que normalmente vemos nas demais poesias. Mas não se engane, a ausência do linguajar formal e complicado não é, e nunca será, sinônimo de perca de qualidade. Mesmo em seus versos simples, onde a rima não se faz tão presente, Cínthia recheia suas palavras com sentimentos dos mais variados gêneros. Da dúvida à certeza, da queda a ascensão, do ódio ao amor. Em As Fases da Lua a autora é mais do que aquela que escolheu as palavras certas, ela é as palavras.

“Dizia que o meu sorriso era o mais lindo do mundo, mas queria trancá-lo para que ninguém o visse. Dizia que eu era a melhor pessoa que já conheceu, mas não queria que eu fosse boa com mais ninguém. Era privilégio apenas seu ter alguém como eu na sua vida. O resto do mundo não podia me conhecer e eu não precisava conhecer o mundo.”

Para Cínthia, mulher forte que ousou bater de frente com a vida e com uma sociedade patriarcal, machista e violenta. Mulher que apanhou, caiu e teve seu corpo e sua alma feridos pelos acontecimentos da vida. Enfrentou a decepção consigo mesma, a culpa que não lhe pertence e a angústia das amarras que lhe prendiam, mesmo quando nenhum crime, por ela, havia sido cometido. Para Cínthia, jovem mulher, que assim como a Lua teve e ainda tem suas fases, o futuro ainda há de trazer muitas surpresas.

Não tenho a menor dúvida de que suas palavras são sinceras e que o furacão de sentimentos que habita em você é real. Sei que a vida lhe trouxe muitas desventuras, mas sei também que você é capaz de enfrentar suas próximas batalhas de queixo erguido.

Suas palavras ainda irão amadurecer, sua escrita se tornará cada vez melhor. E assim como você se permitiu conhecer novos sentimentos, espero que você se permita conhecer as inúmeras possibilidades que a escrita oferece. Mantenha sua sinceridade, sua simplicidade e sua sensibilidade. Nunca perca sua essência, afinal você batalhou muito para a conquistar. Entretanto, não se acomode. Permita-se experimentar, permita que sua escrita floresça assim como você está florescendo. Seu grito silencioso fora apenas uma fase, e agora, grita através da literatura, das palavras, dos versos, dos pontos, das páginas de um livro. Você mesmo disse, você é verso, você é obra, você é poesia. Mas você também é tantas outras coisas, e poderá ser ainda mais. As Fases da Lua é apenas o começo, e muito te aguarda nesse vasto universo da escrita.

Em sua antologia, Cínthia Sampaio nos leva para dentro de sua humanidade. Encontramos, ali, suas dúvidas e certezas, sua kryptonita e sua força. Em palavras ela se desfez e refez tantas vezes, e agora expõe para o mundo suas fases, que são tantas, assim como as da Lua. O autodescobrimento é uma viagem recheada de desventuras e perigos, mas também de prazeres e gozações. É tudo muito complexo, e ainda assim pode ser simples. Estes somos nós. Esta é Cínthia.

E para você, nós… que tenhamos sempre em mente que não somos culpados a abusividade e da violência com que nos atacam diariamente. É, e sempre será, difícil se livrar da culpa que nos fazem acreditar ser nossa, mas carregue em seu peito a certeza de que não somos nós que não somos bons o suficiente para eles, são eles que não são bons o suficiente para nós. E se você está em um relacionamento abusivo, ou se você conhece alguém que está, ajude-se e ajude ao outro, e não se cale somente pelo medo do que vão dizer. Afinal, a ignorância e os julgamentos pré-concebidos machucam, mas são os socos e a abusividade daqueles que nós amamos que nos matam.

site: http://arautosdelettera.blogspot.com.br/2017/10/resenha-as-fases-da-lua-cinthia-sampaio.html

Cabine de Leitura 17/11/2017

Fases que encantam.
Eu confesso que me deixo levar pela capa dos livros. E foi exatamente por isso que baixei esse livro no Amazon. Grande não foi a minha surpresa que hoje quando fui ler vi que não se tratava de história, mas sim de um conglomerado de poemas.
Quem me acompanha sabe que tenho meu amor por poemas e contos, então mergulhei nas fases desta lua.

&

Cínthia Sampaio, reuniu neste livro seus escritos de adolescência. Já no texto de apresentação nos deparamos com um pouquinho do que será a experiência desta leitura. O livro contém cerca de 60 poemas, todos curtinhos, mas que no contexto falam muito com o leitor.

A autora tem a habilidade de transformar sentimentos em palavras.
Poemas que descrevem as idas e vindas do amor, que descreve as desventuras da vida e que nos faz refletir e reviver muitas coisas dessa nossa caminhada, sejam elas boas ou ruins.
Poemas singelos, com o poder de nos fazer se identificar com muitas situações e pensar que realmente a vida é igual para todos.

Alguns poemas sobre o amor e vida soam clichês, mas o quê é a vida se não um ciclo que peca pela repetição. E esse tal de amor, que não passa de um sentimento repetitivo e sem originalidade. São chavões que muita das vezes esquecemos, mas que estes poemas tem a destreza de trazer a tona e nos mostrar que não adianta se desesperar.

Nem tudo pode ser resolvido
No momento que desejou
Ás vezes o que queremos
Não é o que precisamos.

Por vez outros poemas são despretensiosos como é o caso de Sinais de Afeto, que descreve pequenas coisas do nosso dia-a-dia, mas que se apreciadas se tornam lindas, marcantes.

[...] Só não amo quem me acorda cedo.
Brincadeira
Dependendo da pessoa
Amo também.

O meu destaque vai para Amarras, um texto que fala com exatidão o sentimento que temos ao sair de um relacionamento abusivo. Ele reflete com perfeição a situação que vivemos ao nos sujeitarmos a algo do tipo.

Fui conivente, deixei que acontecesse, dei razão com medo de lhe perder, sendo que lhe perder seria me achar.

Já o texto Idiossincrasia, retrata a juventude de muitos de nós, fala sobre nossas estranhas diferenças para coisas semelhantes. Por conta, Quando Escrever dá Medo, fala sobre a dificuldade de escrever para os outros, para que leiam e se deleitem com a leitura, para que entendam o quê você quer transmitir.

É fácil escrever para si, difícil é colocar os seus sentimentos em um papel e jogar ao vento. Você não sabe em quem suas palavras vão acertar.

Está foi uma grata leitura, curtinha e fluída (duas horas), mesmo assim foi marcante e encantadora. Recomendo não só para os apaixonados por poema, mas a todos que apreciam textos que nos reflete a alma.

site: https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/10/eu-li-as-fases-da-lua.html

Quel 13/02/2018

Muito interessante
Não temo com dar somente uma estrela, não é um livro com personagens fictícios mas sim, a histórias da própria autora, nos poemas escritos você vê paixão, perdas, amor, receios.
Não faz muito o meu estilo de leitura, mas, gostei de ler algo diferente.

Maselha Alves 24/07/2018

As Fases da Lua poema para refletir e se inspirar cada vez mais.
Fase da lua, um livro que te faz viajar na história e penetrar dentro deste poema maravilhoso.

Este livro é da autora Cínthia Sampaio, li este livro na Kindle e amei, o livro é de poemas com estilos, românticos, sobre a vida, problemas, tudo que vocês possam imaginar tem neste livro.
Colocarei as partes do livro que me chamou bastante a atenção e analisei cada palavra escrita.

1- As Fases Da Lua

Este poema fala um pouco sobre as nossas escolhas, por que uns preferem isto e outro aquilo? sabendo que tudo tem uma finalidade própria e faz sentido, nós vivemos fazendo escolha, se eu te perguntar qual é a sua fase da lua preferida que você gosta? terá várias opiniões sobre elas, mas por que escolheu esta? se cada um tem a sua finalidade?
A pergunta colocada neste poema foi uma perfeita reflexão.

2-Olhares

Esta foi uns dos poemas que concordei sem analisar por que está bem clara, os olhares nos dizem tudo, demonstra o que sente, o que quer dizer, houve parte romântica no poema que me fez até delirar, muito bonito a demonstração.

3-Madrugada

"...Enquanto outros dormem, minha mente trabalha."

Já falou tudo, amo madrugada e é neste momento que sentimos que a nossa alma se sente bem, principalmente com o silêncio que foi tratado no poema, o silêncio é a nossa morada, é nela que pensamos, refletimos, relaxamos e deixamos que isto possa nos penetrar e fazer parte da nossa vida.

4-Beije-me

Bem romântico o poema, conta os processos que sentimos, ou que a personagem sente antes de se beijar e cada palavra dita ali, é como se você realmente você estivesse ali contando os processos para o seu maravilhoso beijo. Lindo não é?

5-Ser

A autora me adivinhou só pode, realmente falar sobre nós é muito difícil, o que pensamos, falar nossos pontos de vista, tudo é complicado, mas ela fez uma pergunta interessante, se somos todos iguais, por que nos definimos? ou seja, somos diferentes e poucas pessoas aceitam isso.

6-A Vida é um filme

O poema fala que nossa vida é como um filme, temos os personagens, os vilões, pessoas que surgem nas nossas vidas para nos ajudar e os opostos que não desejam ver o nosso bem-estar e mesmo assim temos que aproveitar pois isso nunca mais acontecerá ou se repetirá.

7-Amor Próprio

Amo mim mesma, isto é tudo para mim e neste poema a autora fala exatamente isto, sobre o amor próprio e nós temos que nos valorizar, ser quem somos, procurar agradar a si mesmo(a), seguir os teus sonhos, persistir sempre e fazer aquilo que te beneficia.

8-Vampiros

Está foi o que mais me chamou atenção, a forma que foi expressada cada vez mais, a parte que realmente gostei foi quando "que há pessoas são denominadas como vampiros", existem pessoas que sugam nossas almas, nossos sonhos, desejos, energia, alegria, tudo e às vezes estamos tão desligados que não percebemos as pessoas nos atraindo e retirando tudo que temos e o que sempre sonhamos.

Espero que tenham gostado o quanto como eu gostei, achei este livro muito importante e decido levar para minha vida.

Até mais!

site: https://maselhaalves.blogspot.com/

Nathany Teixeira 03/03/2019

Perfeito
Existe tanto sentimento em cada frase que chega a ser impossível não se indentificar em quase tudo. É lindo. Emocionante. Perfeito. Parabéns a autora. Esse livro precisa ser lido por todos.

Dalton Menezes 12/03/2019

Magnífico!
Simplesmente magnífico e tocante. Ao expor o seu íntimo, seus pensamentos e trajetória, a autora nos conquista. Não há como não se identificar com a obra.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 06/05/2019

Poemas e pensamentos para nós
O livro "As Fases da Lua" nos traz poemas e pensamentos da autora Cínthia Sampaio. Bem, os textos são dela, mas quem nunca sentiu ou pensou algo do que ela traz nas deliciosas páginas desse livro? E a própria autora fala sobre sua obra da seguinte maneira:
“As Fases Da Lua representam as fases da vida e mudanças que podem ou não acontecer com todo ser. Espero que se encontre nas folhas deste livro”

O livro é composto por muitos poemas e canções escritos por Cínthia, mas há também alguns texto em prosa que, confesso, foram os que mais gostei, apesar do meu texto preferido dentre todos os escritos do livro ter sido “Palavras”, que é um dos poemas.

As palavras, aliás, são a base de muitas das reflexões da autora, e isso é uma coisa que eu amo encontrar nos livros que leio.

Eu li As fases da lua super rápido, porque o livro permite essa fluidez na leitura. Você vai lendo um texto atrás do outro e, quando vê, já acabou o livro. Claro que, por diversos momentos, tive de parar, erguer a cabeça e absorver as palavras apenas lidas. E isso só tornou a leitura desse livro ainda melhor.

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/2019/05/06/as-fases-da-lua-cinthia-sampaio/