Gilda não morreu

Gilda não morreu Caroline Demantova

Resenhas - Gilda não morreu

shadowfax 11/02/2018

GILDA NÃO MORREU, CAROLINE DEMANTOVA
Dora é uma advogada, que mora em Curitiba e trabalha em um escritório de advocacia. Ao se dirigir a residência de um cliente, em uma região erma nos arredores de Campo Largo, o veículo de Dora fica sem gasolina e ao sair do carro para tentar chegar a audiência a tempo, se deparou com um homem baleado caído na rua, ele parecia estar morto, mas se mexeu e falou com Dora.

" - G-Gilda... Gilda não morreu... Gilda está viva e ainda pode estar correndo perigo..."

O homem lhe entregou um bilhete com o endereço da Fazenda Malvezzi, e ao buscar ajuda e retornar para o local onde o homem estava, Dora não encontrou o corpo.

Mas o livro não começa com Dona, e sim com Carina, viúva de Artur, filho de Geremias, milionário e dono da Fazenda Malvezzi. Carina, logo no começo do livro, mostra seu plano mirabolante para ficar com a herança de Geremias. Ela estava grávida de Artur, mas perdeu o bebê e omitiu este fato da família, conseguindo, com a ajuda de seu amigo José Mauro, fingir uma gravidez, e forjando um parto contratando Maristela, uma moça pobre que estava grávida também. Carina combinou com Maristela que fingiria que o bebê Gabriel fosse seu filho por um tempo e quando o bebê herdasse a fortuna de Geremias, simulariam a morte dele para que Carina ficasse com toda a bolada sozinha.

Geremias Malvezzi está internado em um hospital, em coma e com grandes chances de não sobreviver.

Ao chegar na fazenda, procurando esclarecer o ocorrido com o homem baleado, Dora se depara com José Mauro, que esteve envolvido com Dora em uma história nebulosa do passado, o qual não é esclarecido no começo do livro. Mas Dora usa José Mauro como desculpa para ficar hospedada ali na fazenda, combinando com ele que diria as pessoas que era sua namorada.

Dora percebe também, que Carina não é a única que estava morando ali na fazenda tentando tomar algum tipo de vantagem com o coma de Geremias.

Morava ali também, Esmeralda, uma suposta sobrinha do milionário, que chegou ali dizendo ser sobrinha dele quado ele ainda não estava internado, fato que ele aceitou sem questionar, o que gerou suspeitas em todos que moravam na casa.

Após conhecer os habitantes da fazenda, Dora começa a questionar cada um sobre quem seria Gilda, se alguém a conhecia, mentindo ser uma amiga dela, e aos poucos vai conseguindo informações sobre Elizabete, uma mulher que fora assassinada na lagoa da fazenda 30 anos atrás.

Mas Elizabete não era a unica a ser assassinada naquela fazenda, anos mais tarde Artur, marido de Carina, também fora atacado e morto nas ruínas onde Elizabete costumava morar, e como se não bastasse, uma mulher que se apresentou como Maria Giacomi havia aparecido na fazenda antes de Geremias entrar em coma, e simplesmente desaparecido, sem nenhuma explicação.

Muitos mistérios rondam a fazenda Malvezzi, bem como, aparições sobrenaturais de Elizabete na região, que acaba se comunicando algumas vezes com Dora, que ao que aparenta, já possuía outras experiências com contatos com fantasmas.

Ao desenrolar da história, muitos outros mistérios começam a aparecer, e coisas estranhas acontecem o tempo todo, e assim como Dora, outros moradores da fazenda começam a se preocupar com tudo, e todos os personagens acabam se envolvendo, de alguma forma, nas investigações dos fatos ocorridos no local.

MINHA OPINIÃO
Gostei bastante do livro, achei muito bem desenvolvido, a escrita da autora é sensacional, muito bem feita e muito bem elaborada.

O livro é todo narrado em terceira pessoa e podemos saber o que cada personagem está pensando por cauda disso, o tempo todo temos o ponto de vista de um personagem diferente.

Apesar de grande, o livro não é difícil de ler, eu acabei demorado um pouco para ler ele, mas quando pegava para ler, sempre lia várias páginas, pois há muitos diálogos, e as páginas são amarelas (graças a Deus), facilitando a leitura. Eu particularmente amo livros com páginas amarelas, pois não forçam minha vista.

A única coisa que achei estranho foi Dora ver fantasmas, eu não esperava que isso acontecesse, mesmo com a capa do livro demonstrando algo meio cabuloso, eu não imaginei isso, talvez eu que tenha sido desatenta. Mas a autora soube dosar muito bem essa parte, e não exagerou em nada.

O desenrolar da história ficou muito bom, com vários personagens fica difícil saber quem seria o culpado por vários acontecimentos na fazenda e gostei muito quando chegou o momento das revelações.

Na verdade existem acontecimentos e pequenas revelações e desconfianças durante todo o livro, o que torna muito gostoso de ler, não encontrei nenhum momento parado, aqueles que quase todo o livro tem, antes de finalmente começar a aventura.

Assim como Conto dos Dragões, que já resenhei aqui, este livro se passa no Brasil e na verdade bem aqui no Paraná, perto da cidade que eu moro, achei isso bem legal!

ESCRITO POR: JESS
LINK ORIGINAL: http://www.livrosqueli.com/2018/02/gilda-nao-morreu-caroline-demantova.html

site: http://www.livrosqueli.com/2018/02/gilda-nao-morreu-caroline-demantova.html
Caroline.Demantova 09/05/2018minha estante
Resumiu bem os diversos acontecimentos. Adorei a resenha. Então, com relação ao fato de Dora ver fantasmas, sempre fico na dúvida entre partir para o sobrenatural, pelo qual tenho uma queda, ou me manter no policial, por isso acabo ficando no meio termo (risos).

Natália | @tracandolivros 19/11/2017

Incrível
Dora de Barros dirigia para uma audiência de seu trabalho, na região metropolitana de Curitiba, quando encontrou, no acostamento, um homem baleado. Ao socorrê-lo, ele lhe diz “Gilda não morreu, e pode estar em perigo”, e entrega um papel com o endereço de uma fazenda em Monte Verde. Dora vai procurar ajuda, e quando chega no local do acidente, o homem não se encontra mais lá, e ela não sabe onde ele foi parar.

Ela segue sua vida, com aquela pulga atrás da orelha, e quando o detetive que ela contratou para procurar José Mauro — um ex-ator seu amigo que fugiu dela — diz para ela que encontrou-o na mesma fazenda daquele endereço em Monte Verde, Dora resolve que vai ter que ir atrás deste mistério.

À caminho da fazenda Dora descobre que não é apenas este mistério que ronda aquela casa, que um assassinato ocorreu recentemente com o herdeiro, e um afogamento a anos atrás, tudo isso e muito mais vai surgindo e Dora vai ter que se virar em três para conseguir juntar todos os pontos desse incrível enigma.

O livro pode ser um calhamaço de mais de 600 páginas, mas elas passam voando, a trama prende tanto que nem se percebe esse tamanho todo. Os personagens são bem distintos, todos bem trabalhados, praticamente todo mundo é suspeito e a cada nova pista todas as teorias acabam mudando, é bem difícil acertar tudo e ainda por cima todo mundo pode ser culpado.

O crescimento de uma das personagens também é muito bem feito, aos poucos a autora foi mostrando porque ela foi mudando, e quando no início a gente odeia ela, no final se encontra torcendo para que ela fique bem.

Logo que finalizei o livro, eu tinha dado 4,5 estrelas para ele, porque o passado da Dora tinha ficado “mal explicado”, mas ao falar com a autora, percebi que foi deixado de propósito para não estragar a experiência de leitura de outro livro dela (A Maldição dos Barros), assim sendo, mudei minha nota e já estou muito ansiosa para tentar resolver esse mistério. Para fãs de suspense, os para quem quiser começar e não sabe por onde: eu indico demais esse livro!

site: https://www.instagram.com/tracandolivros/

Kelly.Marques 09/11/2017

O livro me despertou vários sentimentos...
Dentre eles a emoção da paixão de José Mauro e Dora.
Um romance realista, que não fica fantasiando um homem perfeito, sem nenhum defeito.
A maneira única e criativa da escritora fez com que apenas no final do livro fosse possível desvendar os mistérios dos fatos criminosos.
Enfim, parabéns pelo livro, espero que continue com outros tão interessantes quanto os já publicados.

@obibliomaniaco 05/09/2018

Magnífico
Dora de Barros estava indo para uma audiência em Curitiba, não poderia imaginar cometer algum deslize, pois se fizesse, seria demitida.

Porém, ela encontra um homem baleado no acostamento da estrada. Quando vai tentar ajudá-lo, o homem alerta de que Gilda não morreu, que corre perigo e lhe entrega um endereço de uma fazenda.

Dora vai buscar ajuda, mas quando volta o homem tinha desaparecido.

Então, muito intrigada com o que aconteceu, Dora vai até a fazenda Malvezzi. Chegando lá, descobre que um assassinato e um desaparecimento aconteceu recentemente e também de um afogamento ocorrido 30 anos atrás.

Dora agora tem um objetivo, desvendar todos os fatos para encontrar Gilda e o homem baleado. Também ficará surpresa ao encontrar José Mauro, com quem tem um passado sombrio.

Ela não descansará até descobrir tudo e quanto mais perscruta, mais descobertas terá. Ameaças estão sendo feitas, histórias de fantasmas são contadas, atentados são cometidos e um assassino está entre eles.

Opinião

Muito difícil falar desse livro, não sei dizer onde ele é melhor, no começo, meio ou fim.

Essa mulher saber fazer um enredo brilhante, lhe prender até a última página, fazer você surta e perde o fôlego, criar personagens humanos e fazer você se arrepiar.

Verdade seja dita, a Carol sabe fazer um bom personagem.

Foram 654 de puro suspense, tensão, segredos, mistérios e ambição. Um ar sobrenatural ronda o enredo. Ficou foda!

Dora simplesmente é INCRÍVEL, já é minha personagem favorita, só penso nela como filha de Poirot. Maluquinha, determina e uma ruiva belíssima, sem falar no seu lado sensitivo que dá arrepios.

Livro com muitos plots twists, a cada página você fica com mais sede de saber das coisas, quando você pensa que não vai ter mais nada, a autora vai lá e surpreende. Sensacional!

São muitos fatos e coisas acontecendo a cada segundo, uma teia de mistério bem construído e amarrado. Gilda não Morreu é magnífico.

Precisam conhecer os livros dela, foda. Carol vem surpreendendo a cada livro. Merece reconhecimento demais.

Não é segredo que ela é uma das minhas autoras favoritas. Obrigado pela confiança!

#resenhabibliomaniaco

Fernando @sabioleitor 17/01/2018

Um livro sensacional
Dora de Barros, advogada e herdeira de uma família rica, embora não seja detetive, gosta de investigar crimes, principalmente após os fatos ocorridos na chácara de sua família em Marumbi, e também envolvendo seu amigo e ator José Mauro Mendes, o qual se encontra desaparecido desde então.

Em uma noite, quando seguia para uma audiência, Dora encontra um homem baleado no acostamento da estrada. O mesmo profere a estranha e misteriosa frase “Gilda não Morreu” e entrega o endereço da famosa Fazenda dos Malvezzi em Monte Verde. Enquanto Dora corre por ajuda, o enigmático homem desaparece.

Nesse mesmo período, Dora vem a descobrir, que coincidentemente José Mauro está hospedado nesta mesma fazenda. Querendo descobrir quem é Gilda, saber mais sobre o homem baleado e também reencontrar seu amigo que até mesmo salvou sua vida em Marumbi, Dora larga tudo e segue para Monte Verde.

A Fazenda dos Malvezzi é palco de excêntricos assassinatos, desaparecimentos e crimes de diversas natureza. Um clima de tensão e medo paira naquele ambiente, onde qualquer um pode ser a próxima vítima, e que a polícia nada consegue desvendar. Dora terá sucesso em solucionar algum crime ou também será uma vítima?

Um livro longo, mas ao mesmo tempo uma leitura rápida e empolgante, devido aos capítulos curtos e ao enredo bem escrito que proporciona fluidez ao trazer novos acontecimentos para o leitor a cada página. Em nenhum momento a leitura se tornou cansativa, pelo contrário, quanto mais você avança, mais o livro te prende. Caroline também tem uma ótima escrita e trabalha com maestria os fatos e o tema. Sem dúvida é um livro que entrou para a lista dos favoritos.

site: https://lostwordsin.blogspot.com.br/ - https://www.instagram.com/sabioleitor/

Juh - @dosedafelicidade ð 07/11/2017

Gilda não morreu
Gilda não morreu é um romance policial, misturado com muito suspense e um toque de sobrenatural...
?
Certo dia, Dora de Barros está a caminho de uma audiência e por um acaso, encontra um homem baleado semi-morto na estrada. Antes de o cara fechar os olhos e tombar de vez a cabeça para trás, ele lhe entrega um papel com um endereço e suas últimas palavras foram: "Gilda não morreu... Gilda está viva e ainda pode estar correndo perigo...". Quando correu para procurar ajuda e voltou ao local, o homem tinha sumido.
?
Dora fica impressionada, e como aquele cara que estava morrendo ali no acostamento lhe entregou um endereço, ela achou que o mínimo a se fazer por ele era ir atrás de Gilda, assim ela descobriria quem era aquele homem e o por que teria lhe confiado essas informações. ?
O endereço contido no papel era de uma Fazenda próximo a Londrina, que é para onde Dora dirige-se. Ao conhecer a Fazenda dos Malvezzi, descobre que há vários problemas ocorrentes naquele lugar. Além de descobrir que duas pessoas desapareceram a caminho dessa fazenda, inclusive Gilda, descobriu também que ali ocorreu um recente assassinato, e também um afogamento ocorrido há trinta anos atrás, e que parece que o espírito ainda ronda aquele lugar. ?
Todos esses crimes e desaparecimentos parecem estar interligados, e por isso Dora se impõe a desvendar esses mistérios. A cada dia que passa, ela descobre a complexidade de tudo, e as atrocidades cometidas no passado e presente daquela fazenda. ?
QUE LIVRO MARAVILHOSO É ESSE? Recomendo a todos que gostam de mistério. Os personagens são incríveis e tão bem construídos quanto a história, sem contar nas resoluções maravilhosas... Uma palavra define: intenso. A cada descoberta eu ficava boquiaberta.. além de toda a tensão, a autora ainda conseguiu encaixar o sobrenatural, e para isso não tenho palavras.. confesso que senti uns arrepios lendo algumas partes. Mergulhei de cabeça nas teorias da Dora (já sinto falta ?).
ESTRELAS: 5/5 ?????
?
Quero agradecer imensamente à minha autora parceira @caroldemantova pela oportunidade. A Carol é uma autora excelente, uma pessoa incrível e atenciosa. ?

Fernanda.Werka 19/10/2017

Novos mistérios desvendados por Dora!
Gilda não morreu traz de volta os personagens Dora e José Mauro do livro A Maldição dos Barros, o que desde logo já me deixou com muita vontade de ler! Além disso, conhecendo as outras obras da escritora, já tinha certeza de que seria outro mistério com um final imprevisível! Foi impossível tentar descobrir o final da trama! Quando achava que não tinha mais como resolver todo o mistério que se desenrolava ao longo da trama, a autora simplesmente esclareceu todas as situações, dando à elas um desfecho inusitado e que alegra o leitor! Sou fã da autora em razão da criatividade e da inteligência e preocupação com o leitor na hora de escrever! Se você já leu A Maldição dos Barros certamente irá se surpreender ao notar uma evolução da autora na produção desta nova obra! Se você gostou das outras obras da autora, essa irá te surpreender mais ainda!

Daniel Pinheiro 25/05/2019

Um das melhores surpresas literárias que tive esse ano
Que livro maravilhoso!!! A história me prendeu do início ao fim, a escrita da Caroline é bem clara, e que criatividade! Dos crimes que acontecem, só consegui decifrar um, porque os outros foram total surpresa. Uma coisa que me deixou subindo pelas paredes foram as referências ao que aconteceu em Marumbi, virei o doido das teorias, mas felizmente já entrei em contato com a escritora e mês que vem já compro A Maldição dos Barros.
Eu adorei a Dora logo de cara, apesar dela já chegar com o pé na porta. Eu fui aprendendo a gostar do José Mauro e da Carina ao longo da história. Agora uma pessoa que me dava nojo era a Virgínia, Deus me livre!!!

Jéssica Bueno 28/02/2018

Eu indico esse livro para todos os amantes de crimes e mistério, ele tem uma dosagem perfeita dos dois gêneros.

Entrelivros_efilho 19/01/2019

Ameiiiii e super recomendo!!!
📖❝- G-Gilda...Gilda não morreu...Gilda está viva e ainda pode estar correndo perigo...❞ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando eu vi a indicação desse livro no @obibliomanico imaginei ser mais um suspense com crimes a desvendar e corri pra ler, adoro o gênero, mas eis que fui surpreendida e muito com tudo que acontece nesse livro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dora de Barros estava indo a uma audiência quando encontra um homem baleado na beira da estrada, ao tentar ajudá-lo ele diz que Gilda não morreu e corre perigo e lhe entrega o endereço de uma fazenda.
Dora vai buscar ajudar, mas quando volta o homem desapareceu.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Intrigada, ela vai até a tal fazenda e se depara com José Mauro com quem teve um passado sombrio, um assassinato sem solução, um desaparecimento recente e um caso de afogamento ocorrido há 30 anos, então, decide ficar até desvendar todos esses crimes e descobrir enfim quem é Gilda e o que aconteceu com o cara baleado na beira da estrada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ler esse livro é como estar em um labirinto e olhar pra todo lado e não ver saída, tive dificuldade no início com a narrativa por ser repetitiva em algumas partes, mas quando eu entrei na história, ele não me deixou dormir, primeiro porque não conseguia parar de ler e segundo porque imaginava o fantasma de Elisabeth por perto, assim como no livro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A autora criou um enredo sensacional, o lado sensitivo de Dora foi o que mais me ganhou, eu amo essas histórias, amei as aparições de Elizabeth e a forma que a autora conduziu cada detalhe foi foda demais.
A cada virada de página uma tentativa de assassinato e com tantos personagens é difícil desvendar de cara quem é o culpado, pistas são deixadas durante os acontecimentos, mas só no final você desvenda e fica chocado com tudo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A única ressalva é o passado mal contado de Dora, espero que a autora lance um livro contando o que aconteceu em Marumbi.
Capítulos curtos, enredo bem escrito e narrativa em 3ª pessoa com a visão de vários personagens torna a leitura deliciosa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para fãs de suspense policial com um toque sobrenatural é leitura obrigatória!

site: https://www.instagram.com/p/Bsx-EIbg2hV/
Daniel Pinheiro 25/05/2019minha estante
Conversei com a autora hoje e ela me disse que já tem livro contando o que aconteceu em Marumbi, o livro é A Maldição dos Barros, ela mesma vende.

Leticia 17/11/2017

Livro incrível!!
Dora de Barros está à procura de José Mauro, um ator e seu suposto namorado que decidiu se esconder de todos. Certa noite, Dora encontra um homem baleado na estrada. Ao tentar acudi-lo, o homem misterioso lhe entrega o endereço de uma fazenda e avisa que Gilda não morreu e que ainda corre perigo. Dora tenta buscar ajuda, mas na volta, o homem sumiu. Dora decide investigar esse estranho caso e vai até a fazenda onde descobre ser o paradeiro de José Mauro e onde ocorreu um assassinato.

“Gilda não morreu” é um livro grande, têm 654 págs, mas em momento algum fica monótono, pelo o contrário, a cada capítulo temos uma surpresa! O livro contém suspense e um toque sobrenatural também.

A Fazenda dos Malvezzi é de uma família muito rica e com segredos horríveis. Acontecem assassinatos e desaparecimentos inexplicáveis. Dora que ama solucionar mistérios acaba se envolvendo nas histórias como uma detetive, junto com José Mauro, que no início não gostava da presença da moça, por questões pessoais do passado de ambos.

Durante todo o livro o leitor acha que descobriu algo, mas depois outras revelações são feitas e o leitor fica tipo: “não acredito nisso!”😱
Eu fiquei surpresa em vários momentos e por isso esse se tornou um dos melhores livros que já li. Os personagens e as revelações são impactantes e tudo bem construído, além da parte sobrenatural da história que da uma certa tensão.

Todos deveriam ler esse livro porque é muito mais do que posso escrever aqui.
Vou sentir saudade da Dora, dos mistérios, de tudo...

_________
📖 Quotes:

“Ninguém gostava de ninguém naquela casa... havia um clima terrível.”

“Não é bom se intrometer demais onde não é chamada.”

“Ao olhar para cima, estremeceu. Havia um vulto de uma mulher na janela observando-a.”

“Se não confessar e cumprir pena pela morte do seu marido, da próxima vez não serão apenas os seus pneus que serão atingidos.”