O Herege

Bernard Cornwell

Resenhas - O Herege

Valesca.Castelani 14/12/2023

Espetacular
O terceiro livro da série ,vem na mesma pegada dos dois primeiros, muita ação, batalhas memoráveis.
Thomas continua sua busca pelo graal enfrentando inimigos poderosos. Amigos leais , algumas perdas muito tristes .
Mas pra mim o final foi espetacular pra essa trilogia que vai deixar saudades.
Gleidson 14/12/2023minha estante
Espetacular é um termo bem apropriado mesmo. ????

Valesca.Castelani 14/12/2023minha estante
Empolgante sensacional etc
Acho que vou de casa em casa falar desse livro

Núbia Cortinhas 15/12/2023minha estante
Valesca, já vou adc para a meta de 2024! Parabéns pela resenha!

Valesca.Castelani 15/12/2023minha estante
muito obrigada Núbia fico muito
vindo de vc ?

Gleidson 15/12/2023minha estante
Gostei dessa ideia de ir de casa em casa pra falar desse livro. ?

Valesca.Castelani 15/12/2023minha estante
que da vontade da é tão empolgante Gleidson

Gleidson 16/12/2023minha estante
Cornwell é demais!

Valesca.Castelani 16/12/2023minha estante
sim ele é viciante

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de livros: A busca do Graal (03): O Herege, de Bernard Cornwell
“O pai de Thomas sempre dissera que a beleza provocava tanto ódio quanto amor, porque a beleza era anormal, uma ofensa contra a lama, as cicatrizes e o sangue da vida comum.”
“– E se eles não mandarem o dinheiro? – perguntou Faircloth.
– A honra existe, não existe? – disse Sir Guillaume. – Quer dizer, nós saqueamos, roubamos, estupramos e matamos, mas nunca tapeamos uns aos outros quanto a resgates. Meu doce Jesus! Se isso acontecesse jamais se poderia confiar em outra pessoa.”
“– Vou ficar aqui – insistiu ele. – Vou morrer ao ar livre.
– Você não vai morrer – disse Thomas. – O céu não vai aceitá-lo, e o diabo não precisa de concorrentes.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/12/busca-do-graal-o-herege-bernard.html

Francisco 07/02/2023

Um romance histórico sobre a Inquisição e o início da Peste Negra
Nessa continuação, com início no Cerco de Calais em 1347, Thomas de Hookton parte para a região francesa da Gasconha disfarçado como um eclesiástico dominicano em companhia de Robbie Douglas e Guilherme D'Evecque sob q finalidade de saquear os castelos franceses.

Na Gasconha, salvam Genevieve, uma jovem falsamente condenada pela Inquisição de prática de bruxaria a uma morte na fogueira. A partir de então, Thomas e sua nova amada passam a ser perseguidos pela Igreja, com o auxílio do conde de Berat e seu sobrinho Joscelyn. Enquanto isso, é também perseguido por seu primo Guy Vexille em sua busca pelo Santo Graal.

Dos três primeiros livros, esse sem dúvida alguma é o melhor. No entanto, o destino de Jeanette Chernier, a Condessa de Armorica permanece insoluto. Historicamente, segundo o próprio Cornwell, apenas o Cerco de Calais e alguns dados sobre a Peste Negra são verossímeis. Através dessa leitura podemos perceber com uma maior amplitude a influência e a crueldade da Inquisição na Idade Média. Que venha o quarto livro da série.

Pedro Sucupira 18/01/2021

2021 LIVRO 4 - O Herege, Bernard Cornwell.
O terceiro livro da série A Busca do Graal. Muitas guerras (Não há quem descreva uma guerra melhor que Bernard), mistérios e ataque à igreja católica corrupta do século XIV, e tudo isso em meio à Grande Peste e à Inquisição que assolaram a Europa nessa época. Tudo o que a gente gosta e mais um pouco em um livro.

Bastos 18/07/2023

Ai sinceramente sem saco pra esse livro, a trilogia inteira na verdade tinha um potencial do 🤬 #$%!& e parece que foi tudo desperdiçado.

As únicas coisas boas foram as batalhas e os personagens secundários, nesse volume conseguiram cagar até com os secundários que ficaram bem fracos, só não tão fraco quanto o protagonista que continua burro como sempre. Isso sem falar na Jeanette que nem sequer é mencionada aqui.

Mesmo assim eu ainda vou dar outras chances para o autor.

Luiz.Machado 01/06/2021

Aqui o autor se revela mais uma vez como o mestre que é, em narrar batalhas é o cotidiano na idade média. Além de dar um belo final para o protagonista da história.

Kátia Roque 04/02/2024

Um bom modo de fechar o ciclo com Thomas
Último livro dessa trilogia que enrolei horrores para ler. No fim, foi uma ótima experiência. Bernard Cornwell tem uma habilidade ímpar para contar histórias, misturando fatos e descrições com certa precisão história com a ficção. Algumas mortes que aconteceram no livro me deixaram bem tristes, mas acredito que foram fundamentais para o desenrolar da trama.
Um ponto que preciso comentar é o fato de ler esse livro após passarmos por uma pandemia: a angústia quando a história começar a dar sinais de que a peste irá ser um "personagem" importante na história e o terror quando de fato, ela chega e se espalha rapidamente, proporcionam uma visão diferente no leitor pós pandemia de 2020.
Amei o jeito que a história se encerra e mal posso esperar para encontrar Thomas e seus amigos novamente no livro 1356.

Jack 21/08/2020

Em busca do Graal
No geral eu gostei da saga, não me impactou tanto quanto a saga do rei Arthur, mas ainda sim ela é bem escrita, tem bons personagens, e as descrições das armas e batalhas são ótimas.
Bernard Cornwell é sem dúvida um dos melhores escritores de Ficção histórica da atualidade, ao lado (e um pouco acima kkkk) de Conn Iggulden

Daniel.Lourencin 16/06/2023

Uma jornada épica
A série de livros "A Busca do Graal" de Bernard Cornwell é uma jornada emocionante através da história da Inglaterra medieval. Com sua habilidade inata de descrever cenas de luta e batalha, Cornwell transporta o leitor para dentro dos conflitos.

O ponto forte dos livros de Cornwell é a sua capacidade de descrever com maestria as lutas e batalhas em que seus personagens estão envolvidos. Detalhes precisos das táticas, armas e ferimentos de guerra fazem com que as cenas pareçam reais e emocionantes.

No entanto, Cornwell não se limita apenas às cenas de guerra, mas também explora o drama que os personagens enfrentam no pré e pós-guerra. Thomas é atormentado por suas próprias falhas e incertezas, e luta para encontrar seu lugar em um mundo em constante conflito.

Campos 27/10/2020

Muito morno
O livro começa muito bem, porém aos poucos vai se perdendo, as páginas vão acabando a trama andando e você percebendo que o fim se encaminha para mais do mesmo. Acabou que essa trilogia teve um desfecho fraco, com uma conclusão que me lembrou um final de novela

Thiarles 05/12/2020

Brutal como foi este período
A perda de personagens é o que mais me marcou neste livro. Ao mesmo tempo que é extremamente triste para nós leitores lidarmos com a perda, é de se admirar a bela representação de Cornwell de um período terrível que foi esse. A guerra nunca é fácil, a morte é algo frequente, porém não pensamos que os personagens que acompanhamos serão afetados da forma como acontece aqui. É um encerramento bom para a trilogia, as batalhas são descritas magistralmente e os diálogos são ótimos, ponto positivo também para o andamento da história.

.anA 01/01/2013

Calix meus inebrians
Clássico. Dos que eu li, o melhor dos livros de Cornwell. Não há disputa mais grotesca que se torne tão real quanto as criadas e retratadas por ele, não há realidade mais viva do que a vida que o autor dá ao mundo de 1347/8, a Thomas de Hookton, ao Herege. Os comentários e diálogos relacionados à Igreja, a personalidade intrincada e obstinada de Guy Vexille, a história de seus antepassados e do envolvimento com o Graal, até mesmo as frases em latim nos deixam com um ar tão medieval, que o sabor do Graal continua em nós, e o peso dele em nossas mãos, como se estivéssemos segurando tal relíquia, e não um livro de capa alaranjada.

Seja lá qual for a fé que você tenha, qual for a sua ideia sobre religião, sobre a instituição da Igreja em si, sobre Deus; a magnificência deste livro na sua simplicidade da escrita e no profundo poder de descrição, o deixarão inebriado. No brutal da época e na ficção de personagens, o desejo real se mistura, A Busca do Graal, nos seus derramamentos de sangue, na peste, nos dias enlameados de tempestades, e em cada flecha disparada pelo tão inglês arco de teixo.
É bonito. É incrível. É clássico, pela lógica e pelos acontecimentos.

E se o Graal é encontrado ou não durante a trilogia, e se ele existe(existiu?) ou não, tanto lá quanto aqui, e sobre o que ele realmente foi, fico com as palavras de Bernard, cujo entendimento virá pelo leitor (da obra, é claro): "Fosse lá o que fosse, nunca foi achado, embora persistam rumores e haja quem diga que ele está escondido na Escócia."

Deixe-se inebriar, vai. Vale à pena.

Dante 30/08/2020

De serviçal a líder de bando. De religioso a herege. De herege a excomungado. De fugitivo a herói. Thomas de hookton. O arqueiro. Merece uma serie, sem duvidas.
Este magnifico livro tem como fundo o cenário histórico da guerra de 100. A Guerra dos Cem Anos foi uma série de conflitos travados de 1337 a 1453 pela Casa Plantageneta, governantes do Reino da Inglaterra, contra a Casa de Valois, governantes do Reino da França, sobre a sucessão do trono francês.
Durante o livro encontramos personagens famosos da História real. Suas atitudes e ações, todas são reais, ou melhor, tiradas da história verdadeira.
Neste terceiro e ultimo livro, encerrando a trilogia com orgulho e sem deixar pontas soltas. O herege fecha a busca pelo graal de uma maneira sutil e inusitada. Quando tudo indicava seu descobrimento a narrativa sofre uma guinada para apenas uma fantasia e posterior descobrisse o graal. Mas, não se anime, o graal não é nada como todos pensam.
As aventuras de Thomas de hookton chegam ao fim. Um rapaz que viu seu pai ser assassinado. Cresceu no meio do caos da guerra. Se torna arqueiro e aprende o oficio de matar. Sua profissão era ceifar vidas sem pensar. Durante os três livros ele vai percebendo que sua história é muito antiga e profunda. Um bastardo de uma lendária família e herege. Durante toda a história, Thomas vai de rebelde, herói, mocinho, vilão, fugitivo, herege, excomungado, líder de bando e serviçal. Conquista amigos fieis e inimigos obstinados. A narrativa ainda mostra como as mulheres sofriam nesse período tenebroso, cheio de superstições e dominado pela igreja. A inquisição era terrível. E no final do terceiro livro o autor traz a peste bubônica, como fato real.
Só tenho a agradecer pela oportunidade por apreciar essa magnífica aventura. Essa história grandiosa, muito bem construída. Essa trilogia tirou meu fôlego. A muito via pessoas tecerem muitos elogios. Estava na minha estante por muito tempo. Três semanas atrás decidir embarcar na busca pelo graal. Estou muito feliz, por ter lido. E indico a todos. As últimas 100 páginas te pegam em uma frenética leitura. Que final mestral. O graal sem dúvidas foi bem representado e construído. Todos os personagens bem feitos e únicos. Tudo na história é bem construído. Personagens tão vivos que te faz querer mais. Risos, palavrões, amor, ódio, raiva, tristeza, empatia, companheirismo, enfim, tudo isso e muito mais, essa trilogia tirou de min. E agora eu fico com aquele sentimento alegre por termina a história e triste por acabar. Queria mais. No entanto, tudo que é bom um fim é necessário. É com estes sentimentos que devolvo a trilogia para minha estante. Para um dia, quem sabe em um futuro ler novamente e apreciar toda essa aventura com outros olhos.