Apenas o nada

Apenas o nada Luísa Aranha

Resenhas - Apenas o nada

Ana Hantt 13/04/2021

Discussão importante
A construção da narrativa é muito envolvente, especialmente na primeira parte do livro, quando estamos na cabeça da personagem May Viçosa e os detalhes da história vão se revelando aos poucos. O livro tem uma função clara de auxiliar vítimas que estejam ou estiveram em um relacionamento abusivo, muitas vezes, com descrições fortes e desesperadoras.

Priscila Marcia 22/06/2021

Um livro que te faz pensar!
May Viçosa, dito Maria Rita, é uma mulher de classe, rica, uma atriz conhecida e diante de seus fãs, uma representante da mulher feliz. Só que May Viçosa esconde por trás de toda esta fama, uma vida de tristezas e sofrimento. A vida lhe ensinou que nem tudo são flores e que até as flores morrem, mesmo que esta morte seja conseguida através de suas próprias determinações. E é esta determinação que colocará May em um rumo direto para o término, ou talvez, o recomeço.
Está história faz alusão ao abuso e estupro de menor, e da mulher. Conta em detalhes às ocorrências sofridas por May. Assim como fala na negligência da família em relação às crianças. É um tema difícil de ser lido, mas muito necessário. Trás assim, com as consequências destes abusos, o desenvolver psicológico e desgastante daquele que foi a vitima. Amei a leitura, tanto que varei a noite lendo. Recomendo a leitura para aquele que é forte e compreenda que estes fatos devem ser levados ao conhecimento de cada um. Não é simples, e sim muito difícil viver sob este estigma. Luísa Aranha está de parabéns, não só pela obra assim como a coragem de expô-la.

site: https://www.amazon.com.br/Apenas-nada-Lu.../dp/B075HZHKFS/

Pati 11/06/2020

Os livros da Luiza são de tirar o fôlego de tão doídos, mas ao mesmo tempo extremamente necessário, falar e ler sobre o abuso contra a mulher deve ser leitura obrigatória para ambos os sexos.

Nara.Sabrina 27/09/2017

tema importante
Eu adoro os livros da Luísa, estou iniciando esse e acho q será de tirar o fôlego, ainda mais com um tema tão importante e que precisa ser discutido: a violência contra a mulher

Janaina S 27/01/2018

Intenso
A história de Maria Rita/May é intensa.
Suas memórias e pensamentos nos fazer pensar que existe muita coisa ao nosso redor que a gente julga sem saber da verdade.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 17/03/2019

Tocante, realístico e emocionante
Um livro carregado de dor, e de drama da vida real, aquela leitura que é impossível segurar as lágrimas se você tiver um mínimo de empatia.

Maria Rita era apenas uma menininha quando perdeu sua mãe, aos 9 anos perturbada e com medo, correndo sem saber o que fazer foi encontrada por vermes malditos que a estupraram e a violentaram, retirando toda a inocência de sua infância. O que para muitos seria o suficiente para desistir da vida, traumatizou, mas não acabou com a vontade de viver da menina.
Os anos se passam e ela que foi criada em um orfanato, passa por mais uma violência extrema, um relacionamento abusivo em que sofria maus tratos psicológicos, e torturas físicas.
Em um sem fim de atrocidades que acontecem com a protagonista em assume uma nova personalidade, ela agora é May, May não tem medo dos homens, ela é uma renomada atriz que tem tudo o que quer, dinheiro não lhe falta, e tem até um namorado que lhe satisfaz.
Mas May , não quer apenas isso dá vida, ela decide que quer ser uma versão melhor e mais forte da garota que foi, ela largará tudo e voltará a ser Maria Rita.
A incrível narrativa da autora nos mostra a realidade de muitas mulheres não só no Brasil como no mundo, mulheres que se calam e se culpam por monstros que as destroem diariamente.
O trabalho de pesquisa de Luísa Aranha foi brilhante, e extremamente realístico, um dos melhores livros que já li sobre o tema.
Indicado para todos os tipos de leitores maiores de 18 anos, não sensíveis ao tema.
Se você sabe de algum caso de violência doméstica não tenha medo, denuncie anonimamente, você pode estar salvando uma vida.

Karen Cristhina 08/07/2019

Um livro muito necessário
Esse foi o primeiro livro da Luísa que li. Me surpreendeu desde o começo. Chorei demais lendo essa história por saber que ela é muito real. Infelizmente retrata a realidade da nossa sociedade com relação aos relacionamentos abusivos, aos abusos sofridos por mulheres e crianças todos os dias, e ao fato de não enxergarmos os nossos ídolos como pessoas normais, com defeitos, dores e problemas como a gente. Foi uma leitura difícil mas que eu amei ter terminado. Uma leitura perfeita do início ao fim. Amei!

Fernanda Szabo 30/03/2020

Bom, uma leitura leve e agradável.

Juliana 11/04/2022

De tirar o fôlego.
Livro intenso, impressionante. Acompanhamos de perto as trajetória e camadas de Maria Rita, que vai sendo desnudada ao leitor a cada capítulo.
História que nunca vou esquecer.