Nova Chance para o Amor

Nova Chance para o Amor Renata Souza

Resenhas - Nova Chance para o Amor

Marcos 15/10/2017

Maria Luísa era uma jovem que tinha tudo na vida. Vinda de família rica, ela nunca precisou trabalhar e tinha um grande potencial de futuro. Seu pai era o provedor de toda a família e era alguém a quem ela amava muito. Porém, ele vem a falecer e, no meio de todo o luto, ela e sua mãe terão de lidar com uma situação inesperada: o testamento de seu pai não lhes deixou nenhuma herança, pelo contrário. Sem saber como lidar com aquela situação, Maria Luísa se disponibiliza a ir trabalhar numa fazenda numa cidade muito pequena, no interior de seu estado, onde estavam precisando de uma governanta. Nossa protagonista se jogará nessa nova jornada de anseios, dúvidas e esperanças de um futuro melhor.

Lá é onde tudo na sua vida começa a mudar. O dono, um carrancudo senhor Mateus, logo a lhe trata muito bem e ela fica sem entender o motivo de sua tristeza. Maria foi contratada para cuidar de André, filho de Mateus, uma doçura de criança pela qual logo se afeiçoa. Mas, à medida que os dias passam, ela sente que algo entre ela e Mateus está brotando e é muito além da relação profissional. Porém, uma reviravolta na história acontece e Paula, ex-noiva de Mateus, que é veterinária, volta à fazenda para tratar de alguns animais doentes. É quando muitos segredos são revelados e Maria passará por um inúmero conjunto de sentimentos.

Os personagens do livro são construídos ao redor da protagonista e de sua jornada. Eles surgem à medida que Maria Luísa evolui enquanto pessoa e amadurece muito no processo. Gostei da autora não ter exagerado na quantidade deles. Por ser um livro curto, ela soube como dosar o número de personagens de forma exata, dando a cada um deles uma função narrativa clara, sem estarem avulsos ou aparecerem só para fazer um elenco expressivo no texto.

A narrativa é focada nos diálogos. A autora usa do recurso de contar toda a história através das falas dos personagens, o que torna a leitura extremamente ágil. O eitor consegue lê-lo de uma vez, sem pausas. A agilidade da narrativa é sentida o tempo todo, à medida que evoluímoss na leitura.

O enredo do livro tem um tom novelesco e traz o famoso triângulo amoroso muito usado em histórias do gênero. Nesse caso, temos Maria Luísa e Paula disputando o amor de Mateus. Esse é um formato recorrente em romances do tipo e, nesse caso, foi usado sem nenhuma modificação principal. O livro tem alguns clichês do gênero que formam uma história redonda e que agrada ao leitor mais fiel.

Nova Chance para o Amor é um livro que se encaixa no que chamamos de literatura de nicho, ou seja, ele atinge um público-alvo bem específico, de leitores que consomem romances românticos. Acredito que seja também uma boa opção para quem tem interesse em começar por essa temática mas que não sabe por onde começar. É um texto gostoso de ler que te remete a outras obras que com certeza o leitor deve ter visto ou lido na vida. Não espere nada espetacular da leitura mas sim uma obra leve e atraente, que serve muito para ler sem grandes pretensões e viver naquele local por um tempo.

Li o livro todo em um dia, uma vez que o texto tem fluidez e o livro é relativamente curto. Recomendo a quem se interessar pelo gênero de romance romântico e por histórias desse tipo.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2017/10/resenha-nova-chance-para-o-amor-de.html