Post Mortem

Post Mortem Susan Cruz

Resenhas - Post Mortem

May 31/10/2019

TERROR NO AUGE DA ERA VITORIANA
Cecília vive com a família em uma casa imponente, e como hobbie tira fotos de post mortem. Mas depois de duas tragédias na família coisas estranhas começam acontecer na casa e com sua família.

"Ele sempre dizia que essa casa despertava o pior das pessoas."

Para quem já leu outras obras da Susan consegue perceber a característica da sua escrita, a história apesar de mórbida também tem uma carga psicológica enorme, além de ser uma escrita super fluida, apesar do livro se passar em um século passado.

É uma história sobre o sofrimento que algumas pessoas têm que passar, sobre mediunidade e carga emocional. Além disso, a forma que a autora retrata as mulheres é fantástica, são personagens com um protagonismo feminino perfeito.

"Minha mãe diz que a beleza, às vezes, é uma maldição. Eu não acho que ser bonita é uma maldição, eu acho que, às vezes, ser mulher é uma maldição."

No geral, o início do livro é um pouco confuso até pegar o ritmo da leitura, porém, depois flui tranquilamente. Senti falta de um foco maior nas fotos de post mortem que inicialmente é o assunto principal.

@vcdisselivros 31/10/2019

Demônios, espíritos e muitos encontros sobrenaturais
Escrito por Susan Cruz, Post Mortem caminha entre o terror e o romance, apresentando ao leitor uma sensibilidade tocante.

Na Narrativa, Cecília é uma jovem de 17 anos, com cabelos escuros e olhos cor violeta. Ela, que vive em Londres na era vitoriana, possui o gosto de colecionar fotos de pessoas falecidas, mantendo um álbum em que mortos posam sozinhos ou junto aos parentes vivos.

Pode parecer estranho, mas a prática era comum na época, devido ao custo de se produzir uma fotografia. Assim, as pessoas eram fotografadas somente ao nascer e ao morrer, pois acreditava-se que desse modo, fazia-se uma homenagem ao falecido, na medida que a família poderia ficar com o “souvenir” para apaziguar o luto.

Por coincidência ou maldição, a morte parece fazer parte do cotidiano da jovem, que sucessivamente perde parentes e familiares ao longo do livro. Com tais eventos, Cecília e as irmãs vão morar com a tia Lúcia, na famosa mansão Greywish, onde passa a ser alvo constante de forças sobrenaturais. A jovem apesar de forte, encontra consolo no primo, por quem nutre um amor proibido.

ALÉM DAS FOTOS

Post Mortem possui todos os fatores para funcionar ao apostar em espíritos, demônios, assassinos e na própria maldade que existe no ser humano.

CASA DAS MULHERES

Como vantagem, Susan Cruz se sai bem ao mostrar mulheres que estão à frente de seu tempo, que são autossuficientes e que possuem forte posicionamento perante o machismo. .
QUEREMOS MAIS

A própria história da Mansão Greywish também ganha seu protagonismo, levando o leitor a querer visitar o local retratado como luxuoso e imponente novamente.

O QUE ESPERAR

No geral, Post Mortem é uma leitura agradável, ideal para aqueles que gostam do sobrenatural e do glamour vitoriano.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/?hl=pt-br

Danii36 24/04/2018

Fantástico!
Um romance de terror gótico que se passa em Londres na era vitoriana.
A história é narrada por Cecília, uma jovem de 17 anos com um gosto um tanto estranho por colecionar fotos de pessoas mortas. O que na época era bem comum, tirar fotos de pessoas já mortas junto aos parentes ainda vivos, para que ficasse registrado essa homenagem... o que era bem mórbido!
Cecília carrega um estigma em seu nome, além da paixão de infância por seu primo Theo, que morre em um acidente ainda bem novo e por quem ela segue de luto junto com o seu irmão gemeo, Gabriel.
Após alguns acontecimentos, Cecília se muda com a família para a mansão Greywish, onde mora seu primo e sua tia Lucia. Greywish é uma mansão linda, rica e nobre, porém carregada de mistérios e fatos sobrenaturais. Além das mortes que rondam a família.
Cecília é assombrada por pesadelos muito reais e é perseguida pelo sobrenatural, como se quisesse lhe revelar algo. Ela é uma jovem forte e determinada e apesar de nova, não teme o que a persegue, enfrenta tudo para desvendar tais segredos.
A história é bem construída e retrata muito bem os acontecimentos e comportamento das pessoas daquela época.
A autora soube conduzir bem a trama de forma que prende o leitor até o desfecho.