Alzheimer: A família, a doença

Alzheimer: A família, a doença Érico J. Santos

Resenhas -

Rafaela.Costa 06/05/2022

Raso
Não curti a leitura desse livro. São mais de 150 páginas em que o autor fala a mesma coisa e sem nenhuma profundidade, sem esclarecimentos. Superficial e sem conteúdo, daria pra escrever em 50 páginas o que ele enrolou em 158

Desireé (@UpLiterario) 16/08/2018

A família, a doença e o amor.
O Alzheimer é uma doença incurável e degenerativa, que torna o paciente gradualmente dependente de cuidados médicos e da própria família. Uma doença que afeta não apenas as lembranças, mas toda a sua memória, chegando até a prejudicar a fala, a locomoção e tudo aquilo que nos define como um ser humano.
Além disso, o Alzheimer não escolhe raça, classe social ou bandeira, podendo se manifestar em qualquer um de nós. Por isso, é essencial conhecermos esta doença e, principalmente, nos inteirarmos de suas consequência: para o paciente e para sua família e amigos.💔
Imagina observar uma pessoa que você ama definhar, pouco a pouco, perdendo-se em seu passado, em uma viagem em meio a lembranças enevoadas, sem rumo e sem destino certo. Observá-la enfraquecer dia após dia, perdendo as habilidades mais básicas e a sua própria voz.
"A doença de Alzheimer nos faz refletir sobre nossos conceitos a respeito da vida. Quando entendemos a doença, compreendemos a necessidade de aprender a amar e de reconhecer o amor que ganhamos dos nossos pais."
Uma leitura emocionante e reflexiva, que nos permite analisar os mais vários aspectos da doença, questionando nossas relações familiares e interpessoais. Mesclando conteúdo médico, espiritual e didático, Érico nos proporciona uma série de conselhos, intercalados com histórias reais sobre o Alzheimer e seus impactos na vida familiar.
Um livro muito importante para qualquer um de nós e, principalmente, para aqueles que enfrentam a doença e precisam de um pouco de luz. Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

BIANCA 03/10/2018

Maravilhoso!
#RESENHADALUZ

O autor : Érico José dos Santos nasceu em Maceió-AL. Ficou órfão de pai com apenas um ano de idade. Ao tempo da publicação desta obra, ele cuidava de sua mãe, de 87 anos, de sua sogra, de 85, e de sua cunhada, especial de 55 anos, todas com a doença de Alzheimer.

Esta é uma obra de não ficção elaborada, percebo, por quem tem total domínio de conhecimento não só sobre a doença de Alzheimer, mas na melhor forma cuidar de um ente querido, em seu estágio mais frágil, que é a senilidade. Com suas palavras, o autor nos acolhe, e na maioria do tempo - pelo que já vivi - parecia que estava falando diretamente comigo. Não há como não ler essa obra com o coração.

Em diversos momentos me deparei com lágrimas nos olhos e percebendo meus erros passados e presentes. Trazendo uma lição aos pais, aos filhos e até mesmo ao parente mais distante da familia, Érico nos enlaça com a verdade e nos mostra o caminho do amor real, do perdão e da compreensão.

A obra é recheada de frases maravilhosas e que nos resgata do nosso eu cheio de egoísmo, nos levando a uma intensa reflexão.

Não pense que esse livro é apenas sobre a doença. É muito mais do que isso: é sobre dar, receber, ser grato, aprender a ouvir, ter empatia. Tire todo seu preconceito com livros de auto ajuda, pois este é uma verdadeira lição e enriquecimento para nossa alma e coração.

Visão geral: Se você realmente quer aprender mais sobre ser uma pessoa melhor com os seus, leia este livro maravilhoso. Foi o livro que mais emocionou-me este ano.

Simplesmente amei!

Acesse o Instagram @alzheimerafamiliaadoenca Para saber como adquirir seu exemplar.

Nicolly @querumlivro 08/08/2018

Super importante! > Sigam @querumlivro no Instagram.
• #ResenhasQuerUmLivro • “ ALZHEIMER: A FAMILIA, A DOENÇA”
📖

O livro convida a fazer uma reflexão sobre a vida e a descobrir de fato quem somos,
De onde viemos e para onde devemos ir.
Não é um livro que fala somente da doença, ele fala dos sentimentos, dos atos do tempo, e da família.
Ele se propõe a mostrar um caminho de amor. 📖
Quando vi este livro, realmente pesei que autor focaria muito na doença, não foi o Só pelo livro em si, ter um tema que nunca vi em livros já é algo interessante, e chamativo.
A minha família graças a Deus não tem relatos da doença (não que eu saiba) mas foi muito curioso entra na pele de um homem que passa por isso.
A leitura é super fluída, com mensagens tocantes, que nos leva a cogitações de como tratamos a nossa família e o mais importante como tratamos o nosso “eu”. Se quer ler a este livro não se preocupe com palavras mirabolantes e fatos científicos, pois não tem, é uma escrita simples, mas que você entende o que o autor está a transmitir. 📖
“ Felicidade é algo profundo. Encontra-se lá dentro, bem fundo na escuridão do mundo, onde só você pode entender” p56
Espero que vocês leiam este livro, mesmo se “não tiver nada a ver com vocês”.
📖
P.S.: Agradeço a assessora do Erico J. Santos @alzheimerafamiliaadoenca pelo envio do livro.
Beijinhos 😘.

site: https://www.instagram.com/querumlivro/?hl=pt-br

Nathalia Almeida 30/04/2018

Todo amor
" [...] A doença de Alzheimer transforma nossa rotina. Precisamos, sim, construir defesas físicas e emocionais. Físicas, por estarmos sempre alertas. Não nós é permitido descansar, chegamos ao limite da paciência e nosso lado humano fica fragilizado. Emocionais por que, se não olhamos para dentro de nós, o tempo e suas ações vão nos transformando em pó de areia, que o vento leva a qualquer direção. Se descobrimos quem somos, de onde viemos e o que podemos ser, portanto, podemos nos proteger. Caso contrário, não haverá opção: ficaremos doentes [...] "

Mundo da Vavah 28/10/2018

Um livro para falar de amor, foi isso que senti ao realizar essa leitura extremamente gratificante.
Em "Alzheimer, a família, a doença", Erico nos mostra como podemos e devemos agir de maneira mais simples e afetuosa mediante essa doença que atinge a tantos entes queridos.
Uma palavra, um gesto, um toque ou até mesmo um silêncio no momento certo podem fazer total diferença para quem esta sendo cuidado e até mesmo para quem cuida.
O perdão enquanto ainda é tempo, aquele momento único, que talvez nos passe despercebido, mas que depois dessa leitura talvez consigamos enxergar. "Busque sempre a alegria no coração, o perdão da alma, o entendimento dos fatos, suas razões e sua emoções. Seja sábio: tome decisões no tempo certo." Não podemos curar, mas podemos entender e principalmente podemos ajudar. Erico deixa muito claro o quanto não é simples e o quanto os problemas podem se agravar entre a família se todos os sentimentos não forem bem trabalhados em todos os envolvidos.
Eu indico essa leitura em qualquer momento da sua vida, para qualquer pessoa, em qualquer lugar, pois ela irá te fazer refletir, mesmo que não esteja passando por um caso de Alzheimer na família. "Se olharmos dentro de nós, superaremos o medo, encontrando a renovação, o amor, a paz, a espiritualidade....só assim poderemos cuidar, brincar, proteger, viver e amar os nossos filhos, netos e nossa família até o fim da nossa vida. "

Amor é o que você irá sentir nessa leitura.

KpopBrasil 24/12/2018

"Se fosse possível comprar a felicidade com dinheiro, todo filho compraria a cura do Alzheimer da mãe ou do pai."
Alzheimer - A família, a doença é uma história de não ficção, onde o autor conta como é ter uma pessoa da família, que você ama muito, com essa doença.

O autor nos conta como a doença aparece sem ser percebida, que a pessoa começa esquecendo coisas do dia-a-dia como por exemplo, que dia é hoje, as vezes esquece de fechar a geladeira e etc. E que levar a pessoa em um especialista no começo é crucial para não ter tantas sequelas mais pra frente.

"Não podemos esquecer que o dia mais importante da nossa vida será o dia de hoje."

Também é contado como o Alzheimer funciona, que uma hora quem está falando com você é seu ente querido, que age normalmente, conversa normalmente, mas alguns minutos depois não é aquela mesma pessoa falando, e sim o Alzheimer. E que é importante você entrar no "mundo do Alzheimer", quando uma pessoa diz que aquela não é a casa dela, ou pergunta por alguém que já morreu, não é bom você tentar convencer a pessoa o contrário e acabar causando discussões desnecessárias, você tem que dizer o que a pessoa precisa ouvir naquele momento. E o mais importante é deixar a pessoa que sofre com o Alzheimer ciente que tem essa doença.

O livro é cheio de frases maravilhosas que fazem a gente refletir, o autor também diz como é importante a figura do geriatra e fisioterapeuta para quem sofre dessa doença, e que o psicólogo é muito importante para alguém que vive e cuida de uma pessoa com Alzheimer.

"Viva as emoções agora! Você pode não ter tempo para viver depois!"

Essa obra não é apenas sobre a doença, é sobre ter coragem, pensar, aprender, mudar e principalmente amar.

É um ótimo livro para você entender melhor como o Alzheimer funciona, como é viver todos os dias com um pessoa que sofre dessa doença. Em vários momentos do livro o autor faz a gente refletir sobre várias coisas, é um livro que vai encher os olhos de lágrimas de quem ler.

"Alzheimer, tu me roubaste quase tudo."

site: http://poeliterar.blogspot.com

Maila.Fernandes 22/04/2019

Resenha do livro: Alzheimer ? a família, a doença
Autor: Érico J. Santos
Editora: Novo Século
Nota: 5/5

O livro Alzheimer ? a família, a doença é o primeiro livro que leio do autor. Érico J. Santos é palestrante, empresário, casado, pai de duas filhas, e dedica-se à família, cuidando em seu próprio lar de sua mãe, sogra, e de sua cunhada especial, todas com a doença Alzheimer.

? O momento mais importante da vida é o agora, então se sinta vivo e ame agora.?

Quando vi o livro confesso que fiquei muito curiosa, pois a carência de informação acerca do assunto é imensa, e neste livro Érico aborda o tema de forma clara e precisa para que possamos entender um pouco a mais sobre a doença.

?Quando entendemos a doença, compreendemos a necessidade de aprender a amar e de reconhecer o amor que ganhamos dos nosso pais.? Pág. 23

O livro prende o leitor do início ao fim, com uma escrita bem construída o autor relata sua experiência com a doença dando ? nos dicas muito valiosas, tais como lidar com os primeiros sintomas, qual profissional procurar, exames necessários, a valorizar nossos pais, refletir sobre nossas condutas diárias, amar, perdoar, respeitar, e compreender as pessoas.

? Amar significa renunciar. Precisamos entender, respeitar as diferenças dos outros.? Pág.135

? Que saibamos renunciar, entendendo o quanto precisamos amar, reconstruindo o perdão todos os dias e aprendendo a ser mais feliz.? Pág.158

Super recomendo esse livro

Agradeço a assessoria do Érico @alzheimerafamiliaadoenca pelo envio do livro.

Os livros estão disponíveis nas livrarias: Saraiva e Amazon.

Petra 26/06/2021

Achei o livro um pouco confuso e repetitivo. A narrativa se baseia na experiência pessoal do autor e é bem romantizada. Ele fala muito de perdão e de amor.
Eu esperava algo mais científico, mais voltado pro dia a dia, mas vai para um lado mais poético.
A ideia de família é bem tradicional, o que me deixou incomodada. O autor acredita que é obrigação dos filhos cuidar dos pais com Alzheimer.
Enfim... Não me agradou, mas ainda vou tentar o próximo livro.

Mary - @mundo_literario.mary 15/10/2022

Uma leitura interesante
O autor nos conta como o Alzheimer chega sem aviso prévio e afeta toda família, no começo do Alzheimer às vezes nem é notado pela família, pois começa praticamente com o esquecimento de coisas do dia-a-dia, como esqueceu deixou os óculos sendo que eles estão no rosto da pessoa.
É muito importante levar a pessoa ao geriatra, logo nos primeiros indícios da doença, para que não haja menos para que haja menos sequelas no futuro.
Gostei bastante do livro, ele ensina muito sobre a doença e também como devemos tratar as pessoas com ela, eu perdi minha avó materna para o Alzheimer a 4 anos e tenho o meu avô paterno com Alzheimer em um estado avançado e sei muito bem como é difícil ver quem tanto amamos com essa doença terrível.