Preconceito contra a origem geográfica e de lugar:

Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: Durval Muniz de Albuquerque Jr

Resenhas -

Gael 02/07/2020

Desconstruindo preconceitos e estereótipos
As vezes me pergunto, como estudante recém saído do ensino médio, se vou encontrar um livro de conteúdo acadêmico com linguagem mais acessível. Pois o encontrei aqui!

Nesta obra de Durval Muniz, entenderemos o preconceito através da compreensão da história. Durval busca explicar a formação de fronteiras e os embates entre diferentes povos pelos domínios de terras como fonte originária dos preconceitos geográficos. Além disso, ao adentrar na interpretação dos preconceitos dentro da própria nação brasileira, mostra que estes foram originados pelos conflitos de interesse das elites brasileiras entre si, formando um ideal, um estereótipo sobre sua região com uma finalidade politica e financeira.

Este livro desconstrói a nossa visão de estereótipo sobre regionalidade e traz indicação de diversas outras obras pra enriquecer a discussão. Recomendo demais!

Maria Clara 11/06/2023

Origens do preconceito brasileiro.
Minha professora de geografia emprestou este livro para mim, o motivo? Em uma aula de geografia, conversei com ela sobre a origem e o preconceito que o nordestino sofre, vendo meu interesse neste tema, na próxima aula que tivemos de geografia ela me emprestou o livro.

O que de fato eu adorei, o livro tem uma didática super fácil de entender e é direto e desenvolve bem os pontos que precisam ser ressaltados quando se aborda um tema tão complexo como o preconceito.

Recomendo este livro e ele me ensinou e fez-me perceber o preconceito que enfrentamos em nosso cotidiano, mas não percebemos porque normalizamos tal situação. Como nordestina e baiana foi bastante esclarecedor saber porque eu e meus conterrâneos temos que lidar com preconceito por parte de outras regiões do Brasil e de nós mesmos.

Isabela 29/01/2023

A menina que roubava livros.......Eu!
Sim, vou deixar claro que eu roubei esse livro da biblioteca da minha antiga escola,mas como tem o selo do ministério da educação,logo,tudo pertence ao povo...E mano...foi um dos melhores roubos que já cometi,ESTE LIVRO deveria ser obrigatório nos estudos geográficos, sociológicos, antropológicos e das ciências humanas nas escolas brasileiras,sério...não sei pq os professores nunca recomendaram,pois faz parte da formação da nação...E principalmente ajudaria mais a combater esse preconceito que a gente tem um com outro(sulista X nordestino)...

??E ah, nós brasileiros também temos culpa no cartório,pois além de não nos enxergamos como latinos,somos ainda preconceituosos com outros países que fazem parte dessa união latino-americana quase inexistente ? Ex: "Tudo que é do Paraguai é ruim"...será mesmo?
??(eu mesma só fui entender o que era ser latina na 8° série,achava que nós brasileiros não éramos latinos, tá vendo que nós também só olhamos para o nosso umbigo? Não é somente os americanos/estadunidenses que são egocêntricos com si próprio)

Olha,esse livro retrata de maneira rápida e cronológica (desde a formação da criação dos Estados modernos até os dias de hoje) todos os capítulos da construção do espaço geográfico brasileiro atrelado a colonização e explica a origem da xenofobia que perpétua na sociedade brasileira...e pq o sudeste e Sul se acham o centro do Brasil..aqui pra eles ó ??

SÉRIO recomendo demais é um livro interessantíssimo que explica e exemplifica do começo ao fim sem delongas,é uma leitura bastante FLUÍDA, amo quando os autores possuem uma linguagem acessível¹, seja para o público mais "acadêmico" seja para o público que não tem acesso ao linguajar rebuscado...Acho que TODO brasileiro DEVERIA ler,sério,gostei demais,aprendi tanto,explicou tanta coisa... principalmente sobre o BOICOTE que o nordeste SOFRE desde...bom,desde que o Nordeste é o Nordeste :/

~"Somos herdeiros dos gregos,inclusive,em seus preconceitos por origem geográfica"

¹ e gente,se um autor,escritor,palestrante,professor,ministro,a gangue toda realmente quiser atingir as MASSAS,o que custa simplesmente não falar com a Linguagem que todos entendem??? A escritora norte-americana Bell Hooks já falava sobre isso como crítica para aqueles que formentaram na academização do pensamento feminista,pq isso acabou impossibilitando chegar o pensamento para a MASSA que realmente deveria ter atingido.

?Vou reler o livro, voltar e dizer mais coisas a respeito