Viva a Vagina

Viva a Vagina Nina Brochmann...

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Biafort.Meireles 24/02/2024

Esclarecedor e interessante
Muita coisa interessante. Não há evidência científica forte de que existe o ponto G; existem várias formas de hímens; segundo dois estudos, 44 e 60% das mulheres podem não sangrar na primeira relação consensual; não existe um exame para detectar o hímen.
Não sabia que na bula de absorvente íntimo tem um aviso sobre a síndrome do choque tóxico. Para evitá-la, deve-se trocar frequentemente o absorvente.
Na fecundação, não são só os espermatozoides que lutam, mas existe uma competição entre mil folículos, dos quais só um vai liberar o óvulo, que vai boiando até os espermatozoides, de forma ativa. Gêmeos bivitelinos ocorrem mais vezes que univitelinos e ocorrem com maior frequência em mulheres mais velhas ou em famílias que nascem mais gêmeos.
Apresentou-se o ciclo menstrual, o papel dos hormônios. A questão do orgasmo é discutida. Eu achei interessante que o estímulo do clitoris era essencial no séc XVII, mas depois Freud disse que só valia o orgasmo vaginal e quem não conseguia assim era louca. Depois de muito tempo alguém protestou e o clitoris voltou a ter seu papel de destaque.
A contracepção é explicada também e achei que adolescentes e iniciantes no sexo podem gostar muito dessa parte do livro. Tem uma parte só sobre os efeitos colaterais dos métodos, muitos mitos são derrubados e a sensação de segurança prevalece. A contracepção hormonal protege contra câncer de intestino, ovário e colo do útero. Também reduz a chance de nódulos benignos nas mamas. A explicação de como as dores de cólica menstrual ocorrem são excelentes.
Já que o assunto e o título é Vagina, acho que faltou falar do sexo entre mulheres, as autoras focaram só entre mulher e homem. Poderia ter explorado mais a masturbação.
Por outro lado, as explicações são dadas sobre síndrome do ovário policístico, endometriose, dor na vulva. Sobre o herpes, gostei da explicação por que não se pode inferir traição quando o(a) parceiro(a) apresenta lesões. Outras doenças são explicadas, como micoses, clamídia, gonorreia e hpv.
Também fala sobre aborto espontâneo, incontinência urinária, endometriose. Quanto ao aborto, discute a relação com o tabagismo e o álcool. Interessante a discussão sobre a plástica íntima, redução dos lábios menores.

V ROSA 27/11/2023

Fiquei com preguiça mas é muito bom
?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????. ?????.

Kaaa 25/09/2023

Saúde básica feminina
Duas jovens estudantes de medicina resumiram com uma escrita acessível os principais processos biológicos do corpo feminino. Um livro com benefício social inestimável, visto que a saúde feminina ainda é subpesquisada.

Clariar 07/08/2023

Leitura essencial!!
Demorei muito pra ler porque o livro contém muitas informações... o que por vezes torna a leitura um pouco difícil, cansativa.
No entanto, a acessibilidade desse tipo de informação em uma linguagem fácil é tão importante e libertador! Talvez o ideal desse livro seja ser usado como consulta, pra ler sem pressa de acordo com os tópicos que você tem mais dúvidas ou interesse em aprender.
Ótima ferramenta de autoconhecimento para tomar decisões mais conscientes sobre seu próprio corpo, como a escolha de iniciar a vida sexual, optar métodos anticoncepcionais e engravidar ou não.

Tati 22/07/2023

Que toda menina, moça e mulher possa ler!
Viva a Vagina é um livro escrito por estudantes de medicina em uma linguagem simples e informal. Aborda diversos temas, desde a apresentação anatômica do aparelho genital, até orgasmo, ISTs, preconceitos, neuras, métodos contraceptivos, entre demais coisas :)
Queria muito ter lido esse livro aos meus 15 anos, na adolescência. Muito dinâmico e fluído, recomendo a leitura para todas as moças que buscam se conhecer melhor. Afinal de contas, ninguém melhor para nos conhecer do que nós mesmas!

Lud 19/05/2023

É um livro bem informativo. O começo me prendeu bastante, achei bem interessante, mas quando começa a discorrer sobre determinados assuntos de maneira muito detalhista foi me cansando. Acho que vale a leitura para conhecer melhor sobre as peculiaridades da vagina e da vulva, no entanto é um livro pra ir lendo aos poucos, porque é um pouco maçante pra ler numa sentada.

Aline 20/04/2023

Leitura maravilhosa
Esse livro é incrível para nós mulheres e até homens. A leitura é doce, de suma importância para quem quer conhecer mais sobre a anatomia e funcionamento genital feminino. Recomendo muito! Já estou presenteando algumas amigas. Todas as mulheres precisam desse livro.

Paixão 07/01/2023

Livro feminino
Livro feminino, acredito que deveria ser obrigatório para todas as mulheres. Para homens nem tanto, mas vale a pena ler, leitura bem agradável,
bem didático e com muitas referências!

babu 06/01/2023

É um livro muito bom, com certeza necessário. Más é bem introdutório, fala das dúvidas mais cumuns entre, principalmente, jovens. Eu indico muito o livro, em especial para meninas que estão entrando numa fase de pré adolescência, de mudanças e de conhecer seu próprio corpo. Também é escrito de uma maneira bem didática o que torna bastante acessível.

cass.luce 03/10/2022

Revelador
Recomendo a leitura para todos, principalmente as mulheres. Nina e Ellen abriram meus olhos e me contaram muito sobre o meu próprio corpo, definitivamente gostaria de ter lido este livro ainda na minha pré-adolescência.

Ju 29/08/2022

Essencial para educação sexual
Como um primeiro contato, o livro é muito bom e deveria ser mais divulgado. Entretanto, ao iniciar a obra, as autoras prometem responder perguntas "diferenciadas" que as leitoras de seu blog costumavam fazer. Não vi nada de diferente do que o padrão de dúvida comum. Cadê a tranquilização das paranóicas?

Elas entram em detalhes sobre várias doenças e confortam o leitor sobre elas, o que é um trabalho muito importante visto que há um peso muito grande em ser portador.

Porém, minha crítica vai para o capítulo de contraceptivos. Parece que a única solução para tudo são as pílulas (as quais são os métodos que elas mais entram em detalhes). Senti muita falta de mais aprofundamento sobre DIUs (em especial o de cobre e o de prata, que sequer foi citado) e dúvidas derivadas deles.

LucAlio.CAmara 10/08/2022

Para todas às mulheres
Viva a vagina é um livro bastante informativo, não tem nada a ver com erotismo apesar do título. Às autoras aborda os temas de forma bem educativo e acessível no seu vocabulário de fácil entendimento. Esse livro não foi escrito só para leitoras e pode ser lido também por homens. Eu particularmente achei bastante interessante e pude saber mais sobre os temas abordados como Intersexualidade, Trans*, Homens, Mulheres, menstruação, TPM, (SCT pelo mau uso do absorventes internos, a melhor forma de evitar uma infeção é fazer uma boa higienização), Sexo, Orgasmo, Contraceptivos, e têm muito mais.

Destaco aqui para às mulheres que não querem engravidar por descuido, pois os contraceptivos pelo que li, fazem muitas mulheres engravidar por uso incorreto mesmo. Por exemplo, se o método escolhido for a pílula que é a mais popular, tem o descuido do intervalo ou esquecer de tomar um dos comprimidos nos dias corretos.

Enfim, o método contraceptivo que achei mais eficaz foram dois: o implante subcutâneo 99,95% de eficácia e o Diu hormonal 99,98% de eficácia. No caso do implante subcutâneo, uma vez implantado dura 3 anos para fazer a troca por outro. O Diu também é semelhante.

Recomendo essa leitura a todas às mulheres!

Jessica 10/08/2022

Importante
O livro é voltado pra nos ensinar sobre o nosso corpo através do conhecimento da ciência até então, mas é escrito de uma forma bem gostosa de ler como se estivesse conversando com uma amiga. Fala sobre menstruação, primeira vez, métodos contraceptivos, clitóris, etc.

Beeea.triz 16/06/2022

Um livro que não só toda mulher, mas todo homem deveria ler
Livro de fácil leitura e compreensão, escrito por duas autoras da área da saúde, que explicam de forma comveniente e até hilária, tudo sobre o corpo feminino e também o impacto da saúde e descoberta da mulher ao longo do tempo. Desde mitos e tabus, até autodescoberta e autoconhecimento.
Um livro que TODOS deveriam ler! Até mesmo nas escolas as meninas com certeza se sentiriam bem mais confortáveis e confiantes para iniciarem sua vida sexual.

Paulinha 03/06/2022

Muito informativo
Um livro necessário a todas as mulheres e homens! Deveria ser leitura obrigatória da escola, traz em linguagem fácil e acessível muito temas que geram dúvidas dmno dia a dia.
Super indico a leitura

1 | 2 | 3 | 4