Viva a Vagina

Viva a Vagina Nina Brochmann...

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Maria Leticia 06/12/2020

Esclarecedor e necessário
Escrito por duas estudantes de medicina norueguesas, o livro surgiu das inúmeras dúvidas enviadas para o blog sobre saúde ginecológico mantido por elas e aborda todas as questões que envolvem o corpo feminino de forma simples e didática. Desde as partes que compõem o aparelho genital feminino até formas de contracepção, problemas menstruais, doenças sexualmente transmissíveis e aborto.

Em um mundo ideal esse livro seria leitura obrigatória no ensino médio.

LucAlio.CAmara 10/08/2022

Para todas às mulheres
Viva a vagina é um livro bastante informativo, não tem nada a ver com erotismo apesar do título. Às autoras aborda os temas de forma bem educativo e acessível no seu vocabulário de fácil entendimento. Esse livro não foi escrito só para leitoras e pode ser lido também por homens. Eu particularmente achei bastante interessante e pude saber mais sobre os temas abordados como Intersexualidade, Trans*, Homens, Mulheres, menstruação, TPM, (SCT pelo mau uso do absorventes internos, a melhor forma de evitar uma infeção é fazer uma boa higienização), Sexo, Orgasmo, Contraceptivos, e têm muito mais.

Destaco aqui para às mulheres que não querem engravidar por descuido, pois os contraceptivos pelo que li, fazem muitas mulheres engravidar por uso incorreto mesmo. Por exemplo, se o método escolhido for a pílula que é a mais popular, tem o descuido do intervalo ou esquecer de tomar um dos comprimidos nos dias corretos.

Enfim, o método contraceptivo que achei mais eficaz foram dois: o implante subcutâneo 99,95% de eficácia e o Diu hormonal 99,98% de eficácia. No caso do implante subcutâneo, uma vez implantado dura 3 anos para fazer a troca por outro. O Diu também é semelhante.

Recomendo essa leitura a todas às mulheres!

Natalia.Castanha 16/10/2021

Livro de fácil compreensão
Estudando sobre sexualidade na minha pós graduação, me deparei com questões femininas de sexualidade e encontrei esse livro, um livro didático de introdução à sexualidade feminina e todas as suas particularidades, entre conhecer nossos órgãos sexuais, saber mais sobre prazer feminino, métodos contraceptivos, dentre outras questões? de forma simples, objetiva e atualizada. Recomendo para introdução à sexualidade feminina e educação sexual para jovens. Para profissionais de psicologia também é interessante.

Brina.nm 09/12/2017

Simplesmente incrível, precisamos falar mais sobre esse livro.
Sabe quando você termina um livro e tudo que queria era que mais pessoas tivesse acesso, que mais mulheres pudesse ler e entender como seu corpo funciona ao invés de sair acreditando em tudo que se lê no Facebook? Pois é, esse livro é assim.

O livro aborda tantos temas importantes que é difícil eu vir aqui e tentar falar de todos pra vocês com a mesma profundidade que ele trás, sinceramente acho que nem conseguiria. Entre alguns super importantes e que são absurdamente necessários serem mais divulgados e esclarecidos são o sexo (desde a parte física até ao sexo psicológico, genético até assuntos como orgasmo, hímen), contraceptivos (abordando também a gravidez e aborto) e é claro doenças (desde disturbios vaginais, cancer, infecção urinária, endometriose e micoses)

Esse livro é escrito por duas médicas (ainda em formação) que decidiram criar um 'guia' sobre a vagina mais didático, porque até mesmo em cursos o assunto é abordado de forma muito vaga e os livros são extremamente didáticos deixando todos entediados. Com uma abordagem mais fluida é possível que mais pessoas adquiram o interesse no assunto, que mais mulheres passem a se informar melhor sobre seu corpo e procurem ajuda correta quando for necessário ~ao invés de recorrer ao deus Google ou ao tio Mark zuckerberg.

O livro consegue mesclar humor e ensinamentos nas mais de 300 páginas, é realmente como um guia sobre o assunto que serve para as meninas que estão iniciando sua vida sexual até para as mais experientes para desmistificar todas aquelas neuras que aprendemos com nossas mães/ avós e nas redes sociais. Então, vou sintetizar essa resenha em três tópicos que eu achei super importantes neste livro.

SEXO

Com certeza é um dos temas mais bem abordados do livro, iniciando com uma aulinha básica de como se forma um bebê (esqueça aqueles vídeos dos espermatozoides correndo igual loucos e encontrando o óvulo sem segundos - na verdade eles levam cerca de 7 HORAS para chegar no útero, e esperam pacientemente o óvulo chegar até eles ~nosso óvulo é uma diva e só chega quando quer, não tem que correr pra ninguém hahahah) até as variações genéticas na formação do sexo do bebê (parte a qual deveria ser mais difundida nas escolas, para todos aprenderem desde cedo que a criança não possui um sexo até a sexta semana, até esse ponto ambos possuem a mesma estrutura sexual ~até porque anatomicamente a vagina não é assim não diferente de um pênis). Entendendo tal formação você consegue compreender como é fácil ocorrer uma variação nos genes de modo a nascer uma criança com o sexo físico diferente do psicológico, levando a grande "prova" que homossexualidade não é uma doença, não se escolhe ser, você nasce assim e ponto final.

Nessa parte também aprendemos sobre a nossa anatomia (o tal do ponto G, sobre o hímen, clitóris...) sobre relações sexuais e sobre como Freud foi um infeliz ao propagar a ideia de que o orgasmo clitoriano era errado e que uma mulher que se preze tinha que dar ao parceiro um orgasmo vaginal, o qual é bem raro viu pessoas, não acreditem nessas protagonistas loucas dos livros que gozam loucamente duzentas vezes em uma noite. As autoras nos enganam hahahaha

Aliás, esse é um ponto bem interessante de comentar nessa resenha, como leitora de muitos romances eróticos eu já vi de tudo nas cenas de sexo, e sempre bate aquela dúvida se aquilo é possível, se você é normal por não ser assim e tals. E lendo esse livro eu pude aprender que 90% do que a gente lê é ficção, você acaba dando ótimas gargalhas quando lembra de uma cena de um livro hot em que a autora cita tal coisa que é desmentida nesse livro. É sempre bom lembrar: não se desespere se seu relacionamento não é perfeito igual ao dos livros, se o sexo não é tão louco quanto ou se você não goza loucamente igual as mocinhas virgens dos romances. FICÇÃO. Hahahaha

CONTRACEPTIVOS

Essa é a parte que com certeza chamou mais a minha atenção, pois eu pude perceber que era extremamente leiga no assunto e pude aprender muito sobre gravidez, aborto e é claro os métodos contraceptivos.

Uma das coisa que nós mulheres sempre ouvimos é como os anticoncepcionais hormonais são um veneno pro corpo, enchem seu corpo de hormônios artificiais, matam muitas mulheres por ano, trazem imensos problemas pra nossa saúde e que é bem melhor não tomar essa porcaria. Bem queridas leitoras, isso é tudo mentira.

As autoras dedicaram muito estudo em cima de tal tema, e tudo tem ali sua referência bibliográfica a cada dado citado, elas explicam detalhadamente como cada método funciona e ainda tem uma tabela com todos os dados para você escolher - JUNTO A UM MÉDICO- qual é a melhor opção para seu caso.

Mas resumindo a ópera, os anticoncepcionais hormonais possuem um hormônio chamado PROGESTINA, que nada mais é do que a progesterona sintética, o hormônio responsável pela gravidez. A que contém no contraceptivo simula para seu cérebro uma gravidez, impedindo seu corpo de ovular e assim de engravidar/menstruar.

Quando você entende como eles funcionam é fácil entender que os efeitos colaterais nada são do que os 'sintomas' de uma gravidez em muito menor escala, como retenção de líquidos, alteração no humor, inchaço nas pernas, manchas na pele, dor de cabeça...

E por falar em efeitos colaterais, há uma parte gigante sobre isso no livro, afinal o que mais tem na internet são artigos falsos ou completamente sensacionalistas sobre como é prejudicial usar tais métodos, como se as indústrias farmacêuticas e os médicos estivessem escondendo de nós a verdade. Pois bem, acreditem que eles nos falam tudo que precisamos saber, e que não é porque existe um risco maior para as usuárias que aquilo realmente vai acontecer com você, como é o caso da trombose, por exemplo.

Eu sempre fiquei meio neurótica com isso, já vi fotos de meninas que perderam dedos, pés, mão, e associaram isso a tomar a pírola anticoncepcional, porém ao ler esse livro aprendi que há opções para quem tem risco de trombose na família ou está acima do peso, e também que esse risco é muito pequeno mesmo (0,0005% a 0,001% - entre 50 a 100 mulheres em 100 mil), sendo que é muito mais perigoso ter trombose na gravidez do que tomando um remédio para evitá-la.

Essa parte do livro pra mim é algo que deveria ser conversado mais abertamente com as mulheres, principalmente hoje em dia que temos tanta informações circulando por aí. Ás vezes uma garota deixa de se prevenir com medo dos efeitos colaterais de tal contraceptivo, mas acaba engravidando e tendo sua saúde mais prejudicada por isso, fora o peso de ter que lidar com uma gravidez indesejada, que dependendo da condição que a mulher está naquele momento pode ser um problema, e como no nosso país é muito mais importante amaciar o ego das religiões que veem o aborto como algo hediondo do que salvar a vida de uma mulher, prevenir deveria ser sempre a primeira opção.

Foi muito importante pra mim saber mais sobre o Aborto nesse livro também, se você sempre teve curiosidade de saber como são feitos (spoiler, não tem nada de pequenos bebês saindo de você pela descarga do vaso), quais países são legalizados e principalmente as implicâncias da proibição de tal ato. É um capítulo curto, porém muito esclarecedor, espero que um dia nosso país consiga ver a importância de tal prática e perceber que em países onde este é legalizado há um menor índice da prática e assim menos crianças em orfanatos, nas ruas, menos mães praticando abortos clandestinos e morrendo por isso....

PROBLEMAS NAS PARTES ÍNTIMAS

Pra fechar o livro temos um capítulo extremamente informativo sobre doenças, distúrbios, infecções, bactérias.... Em fim, todos os problemas que atingem a vagina e que não são tão difundidos por aí (afinal é mais assustador mostrar a jovens imagens bizarras de DST's do que falar sobre câncer do colo do útero, endometriose, aborto espontâneo, síndrome do ovário policístico, e micoses) e que atingem várias mulheres em várias idades diferentes, e que são extremamente mais comuns que as imagens bizarras que vemos nas escolas.

As autoras não poupam informações, e com uma linguagem bem fluída e clara você consegue entender claramente o que é cada problema, como identificar os sintomas para procurar ajuda médica quando algo estranho estiver acontecendo com você e como algumas possuem fácil tratamento quando descobertas cedo. Como disse são informações que não são tão passadas para as mulheres - nem mesmo pelos médicos que frequentamos - e que talvez se fossem tais doenças ocorreriam com menos frequência, ou pudessem ser identificadas logo cedo salvando/ melhorando várias vidas.

Enfim, falei demais nessa resenha, mas ainda assim não cheguei nem perto de falar pra vocês o quanto esse livro é importante. Não é um livro para se ler em uma tacada, alguns assuntos são um pouco mais demorados e vale a pena ler com calma para entender cada página, cada informação e reproduzi-las da maneira correta, absorver a verdade e desacreditar os mitos que aprendemos através de gerações. Conhecimento é tudo nessa vida, e quanto mais mulheres conhecerem seu corpo melhor será a qualidade de vida que teremos, quanto mais tais assuntos forem difundidos menos será a pressão social em cima da virgindade (esqueça aquela balela sobre hímen e sangrar na primeira vez) e menos mulheres sofrerão com mutilações e castigos por causa de tais assuntos.

Se um dia tiverem a oportunidade de ler esse livro, leiam! Vocês não vão se arrepender. E lembrem-se que sempre que tiverem uma dúvida sobre algum assunto sobre seu corpo procurem um médico, pois cada mulher é diferente da outra, às vezes o que aconteceu com sua amiga não tem nada a ver com o que você está passando, e o Google na maioria das vezes não é uma fonte confiável de informações sobre questões como a saúde, ainda mais sendo algo tão importante quanto nossa vagina.

Ps: Não tomem os dados ou informações desta resenha como verdade absoluta, posso ter me enganado ou comentado alguma coisa de maneira levemente diferente pela interpretação.

site: http://www.stalker-literaria.com/2017/12/resenha-viva-vagina-nina-brochmann.html
Alberto 15/04/2020minha estante
Sou homem e fiquei curioso.

Emy b. 25/02/2022

Viva a vagina
Achei uma escrita direta e fluída no começo, porém, chegou em um certo momento em que acabei empacando e para um livro de um pouco mais de 300 páginas eu demorei MUITO para terminar.

É uma leitura válida para quem tem curiosidade e vontade de aprender mais sobre o assunto, já que é um livro bem completinho.

Ju 29/08/2022

Essencial para educação sexual
Como um primeiro contato, o livro é muito bom e deveria ser mais divulgado. Entretanto, ao iniciar a obra, as autoras prometem responder perguntas "diferenciadas" que as leitoras de seu blog costumavam fazer. Não vi nada de diferente do que o padrão de dúvida comum. Cadê a tranquilização das paranóicas?

Elas entram em detalhes sobre várias doenças e confortam o leitor sobre elas, o que é um trabalho muito importante visto que há um peso muito grande em ser portador.

Porém, minha crítica vai para o capítulo de contraceptivos. Parece que a única solução para tudo são as pílulas (as quais são os métodos que elas mais entram em detalhes). Senti muita falta de mais aprofundamento sobre DIUs (em especial o de cobre e o de prata, que sequer foi citado) e dúvidas derivadas deles.

Biafort.Meireles 24/02/2024

Esclarecedor e interessante
Muita coisa interessante. Não há evidência científica forte de que existe o ponto G; existem várias formas de hímens; segundo dois estudos, 44 e 60% das mulheres podem não sangrar na primeira relação consensual; não existe um exame para detectar o hímen.
Não sabia que na bula de absorvente íntimo tem um aviso sobre a síndrome do choque tóxico. Para evitá-la, deve-se trocar frequentemente o absorvente.
Na fecundação, não são só os espermatozoides que lutam, mas existe uma competição entre mil folículos, dos quais só um vai liberar o óvulo, que vai boiando até os espermatozoides, de forma ativa. Gêmeos bivitelinos ocorrem mais vezes que univitelinos e ocorrem com maior frequência em mulheres mais velhas ou em famílias que nascem mais gêmeos.
Apresentou-se o ciclo menstrual, o papel dos hormônios. A questão do orgasmo é discutida. Eu achei interessante que o estímulo do clitoris era essencial no séc XVII, mas depois Freud disse que só valia o orgasmo vaginal e quem não conseguia assim era louca. Depois de muito tempo alguém protestou e o clitoris voltou a ter seu papel de destaque.
A contracepção é explicada também e achei que adolescentes e iniciantes no sexo podem gostar muito dessa parte do livro. Tem uma parte só sobre os efeitos colaterais dos métodos, muitos mitos são derrubados e a sensação de segurança prevalece. A contracepção hormonal protege contra câncer de intestino, ovário e colo do útero. Também reduz a chance de nódulos benignos nas mamas. A explicação de como as dores de cólica menstrual ocorrem são excelentes.
Já que o assunto e o título é Vagina, acho que faltou falar do sexo entre mulheres, as autoras focaram só entre mulher e homem. Poderia ter explorado mais a masturbação.
Por outro lado, as explicações são dadas sobre síndrome do ovário policístico, endometriose, dor na vulva. Sobre o herpes, gostei da explicação por que não se pode inferir traição quando o(a) parceiro(a) apresenta lesões. Outras doenças são explicadas, como micoses, clamídia, gonorreia e hpv.
Também fala sobre aborto espontâneo, incontinência urinária, endometriose. Quanto ao aborto, discute a relação com o tabagismo e o álcool. Interessante a discussão sobre a plástica íntima, redução dos lábios menores.

Juliana.Sousa 21/08/2020

Leitura indispensável!
Gostaria de começar dizendo que sou muito grata por este livro!
Aprendi muitas coisas que eu devia ter aprendido na escola, mas não fui ensinada. Infelizmente, a educação sexual ainda é um tabu e, consequentemente, nos levar a "aprender" com o senso comum, que por diversas fezes é errôneo.
O livro fala não só da vagina, mas também dos processos dos quais ela está envolvida.
Logo no início, me surpreendi bastante quando as autoras mencionam que até a 12° semana de gestação o sexo do bebê ainda não está definido, tendo pois, uma genitália um tanto... unissex, digamos assim. Que mais tarte, pode transformar-se em um pênis ou em uma vagina. Fiquei ainda mais surpresa quando as autoras esclarecem em meio ao processo de combinação para determinar o sexo do feto, pode ocorrer variações que façam com que o bebê não nasça perfeitamente menino ou perfeitamente menina. Isso, definitivamente, explica muita coisa!
O livro desmistifica muitas ideias que se tem sobre sexo, anticoncepcionais, doenças genitais e, até mesmo, sobre a aparência da vulva.
Enfim, vale muito a leitura!
Pretendo reler um dia.

Luna 19/07/2021

Leve e Informativo
Muito bom pra conhecer um pouco melhor a vagina, o funcionamento do corpo, afecções e coisinhas relacionadas. Linguagem simples e acessível.

vit 05/06/2020

Sex education
Eu achei esse livro fuçando na amazon e eu simplesmente amei, as duas autoras são estudantes de medicina da Noruega e elas tratam todos os assuntos referentes à sexualidade de modo claro, sem muito termo técnico e com uma didática maravilhosa. Esse livro é a verdadeira bíblia da sexualidade feminina e eu indico sempre pra todos !! É um pacote completo com figurinhas e tabelas muito boas. Não tem como se arrepender de comprar ele.

Ivy 21/03/2021

O conhecimento realmente Liberta
Um livro necessário. Quebra várias tabus e desmitifica vários assuntos que fomos acreditadas a pensar que não podiam ser diferentes. Vale a pena a leitura.

Paixão 07/01/2023

Livro feminino
Livro feminino, acredito que deveria ser obrigatório para todas as mulheres. Para homens nem tanto, mas vale a pena ler, leitura bem agradável,
bem didático e com muitas referências!

Babi 01/09/2020

Leitura obrigatória para todos, principalmente mulheres
Achei o livro perfeito, descrevendo de forma descontraída e simples coisas que envolvem nossa região íntima, abrangendo desde o funcionamento do nosso órgão reprodutor até a saúde feminina, e ainda vai mais além. Conteúdo riquíssimo e confiável.

Muitos vezes não discutimos sobre assuntos envolvendo nossa região íntima, por vergonha ou até mesmo tabu, como por exemplo a questão dos orgasmos femininos, problemas ginecológicos (e você descobre que muitas vezes eles são mais simples e comuns do que você imagina), autoconhecimento, aborto espontâneo, busca por padrão "ideal" de vulva, dentre outros. Esse livro esclarece muito bem essas questões, e outras que não citei.

Atende bem a principal proposta do livro que é a da informação, a qual é essencial para pararmos de ter certas neuras. Como dito no próprio livro, o aparelho genital feminino é fantástico, e devemos sentir orgulho de sermos donas de um. Vale muito a pena a leitura!

cass.luce 03/10/2022

Revelador
Recomendo a leitura para todos, principalmente as mulheres. Nina e Ellen abriram meus olhos e me contaram muito sobre o meu próprio corpo, definitivamente gostaria de ter lido este livro ainda na minha pré-adolescência.

sophrosyne 09/09/2020

livro necessário
Traz informações importantíssimas de forma simples e compreensível. Apesar de conter uma linguagem um pouco técnica em alguns momentos, a leitura é fluida e não é comprometida. Aborda um leque de temas fundamentais, faz questão de demonstrar a normalidade de diversos aspectos presentes na nossa vida, desmente mitos associados à saúde e sexualidade de pessoas com vulva e apresenta até fundamentos históricos relacionados ao tema abordado. É um verdadeiro guia de autoconhecimento, recomendo para todas as pessoas que tem interesse em entender um pouco mais sobre seu corpo, seus comportamentos que se relacionam com seu sistema reprodutor ou pra quem não tem vulva, nas tem curiosidade sobre o assunto.

1 | 2 | 3 | 4