Stardust

Stardust Neil Gaiman...

Resenhas - Stardust

Lia 23/01/2021

Sempre esqueço detalhes da historia mas é uma das minhas favoritas. Ler ela em inglês foi uma experiência maravilhosa

Gabriela 18/01/2022

Fantasia de leve
Após anos completamente apaixonada pelo filme - mesmo sabendo de todos os defeitos - finalmente decidi ler Stardust. Primeiramente por conta do filme, em segundo lugar por recomendação frequente do meu escritor favorito, que idolatra o Gaiman.
Acho que fui com muitas expectativas, e acabei me frustrando um pouco.
Não achei a história tão mágica e emocionante quanto a história do filme. Na verdade, como adaptação, ficou péssimo, pois é completamente diferente.
O livro é legal, os personagens principais são interessantes. Porém, não consegui ver o desenvolvimento do relacionamento deles, das motivações surgindo e mudando no decorrer da história. O Tristan - Tristran - é meio sem graça. A Yvanne é mais carismática.
É uma história bacana, mas não ganhou meu coração como eu achei que ganharia.

Jean Bernard 01/09/2022

Conto de Fadas Adulto
O próprio Neil Gailman agradece Hope Mirrlees, Lord Dunsany, James Branch Cabell e C.S. Lewis, por terem lhe mostrado que Contos de Fadas também eram para adultos.
O mundo criado por Gaiman nos fazem lembrar de épocas mais ingênuas, mesmo contendo algumas cenas mais fortes (nem tanto). É agradável visitar esse mundo. Gostoso de compartilhar. Rápido, ágil e sensível.

Giu 17/12/2010

O livro é bom, mas o filme é muitoooooo melhor
Eu assisti o filme Stardust logo que lançou e amei... só esse ano que fui me tocar que tinha o livro... fui na biblioteca e decidi pegar ele..
Eu já tinha ouvido falar do Neil Gaiman, sabia que seus livros tinham um monte de críticas boas mas nunca tinha lido nenhum dele... Stardust foi o primeiro...
Devo falar que a idéia dele é brilhante... amei o mundo que ele criou, cheio de criaturas encantadas como dragões, unicórnios, piratas voadores, bruxas, princesas e estrelas que na verdade não são uma bola de gás no espaço mas sim garotas mesmo :D
Amei o Tristan e como ele era gentil e faria de tudo por amor... e também gostei da Yvaine que era uma estrela cheia de espírito...
Gostei das descrições e o livro é super fluído... você começa e não pára...
Mas infelizmente acho que o autor podia ter se aprofundado em mais coisas... e desaprofundado em outras hahaha... achei o romance do pai do Tristan mais detalhado do que o do próprio Tristan... e olha que o primeiro acontece em um capítulo e o último é contado praticamente no livro todo... não tem jeito, faltou diálogo, e sem diálogo, pra mim, não é romance...
O fim me pareceu apressado e apesar de não ter vontade de parar de ler achei que faltou um pouco de ação...
Na verdade acho que o que estou querendo dizer é que o livro foi bom mais o filme foi muitoooo melhor...
Mas vou ficar de olho nos trabalhos do Neil, porque criatividade é o que não falta nos livros dele...

Matheus.Augusto 09/01/2023

MEODEOS
Único problema: poucas páginas, leria facilmente umas 500, que história divertida, leve, em alguns momentos brutal e em outros super sensível. Pensei que ia ter um final beeem mirabolante, mas foi muito bomm. Gaiman não tem medo de usar as palavras, quando é triste é triste, quando é feliz é feliz, quando é os dois ele deixa bem claro e não poupa nenhuma dimensão das personagens, apenas incrível.

giostavahr 12/04/2021

incrível e mágico
perfeito, amo todos os personagens e como suas histórias são ligadas no final. esse livro é incrivelmente perfeito e mágico, aquece o coração.

Reylandson 28/01/2022

Uma aventura quase que despretensiosa, você vai conhecendo melhor sobre cada personagem no decorrer da aventura e, quando eles baixam a guarda e se permitem sentir, é aí também passamos a gostar deles. O final é bem simbólico e me deixou emocionado.

Sibery 23/01/2021

Leitura Especial
Eu assisti o filme há uns dez anos. E lembro de ter me apaixonado por Tristan e pela estrela Yvaine. Quando eu vi esse livro à venda, coloquei no carrinho imediatamente.

Foi a minha primeira leitura de Neil Gaiman, e o seu estilo de escrita me encantou. A narrativa, de um modo geral, se desenrola como um filme. E isso é bom. Mas, em alguns momentos, passava tão rápido que eu não conseguia entender o que havia acabado de acontecer. Foram duas ou três vezes, apenas.

Eu passei esses dias ansiosa pela hora da leitura.
Contava os minutos.

Existem algumas diferenças entre o livro e o filme, principalmente da metade para o final. Uma coisa que eu preferi na versão do livro é que os antagonistas não são tão fortes e absolutos quanto no filme. E, por isso, eu prefiro o livro ao filme.

Conclusão: Eu quero ler outros livros do Neil Gaiman.

José Eduardo 08/07/2021

Poético
Impressionou-me a avaliação aquém do meu sentimento pessoal conferida a essa obra. Já nas primeiras páginas senti-me atraído pela linguagem bela e pela história que se desenhava. Não sou de ler contos de fada e, se comecei a leitura deste livro, foi por não ter lido nada a seu respeito quando o achei, apressadamente, nas prateleiras da Barnes & Noble, em 2018, tampouco quando o escolhi entre outros livros da minha estante, por ocasião da viagem na qual celebrei dez anos de casado. Ao final e ao cabo, o acaso levou-me a ler o livro nesse momento especial de minha vida, quando, creio, meu romantismo, então adormecido, aflorou-se.
Não darei spoiler. Apenas antecipo que a história corre no mundo real, o que a torna ainda mais incrível. Como ressalta o autor, "The events that follow transpired many years ago. Queen Victoria was on the throne of England, but she was not yet the black-clad widow of Windsor (...) Mr. Charles Dickens was serializing his novel Oliver Twist; Mr. Draper had just taken the first photograph of the moon, freezing her pale face on cold paper; Mr. Morse had recently announced a way of transmitting messages down metal wires. Had you mentioned magic or Faerie to any of them, they would have smiled at you disdainfully, except, perhaps, for Mr. Dickens, at the time a young man, and beardless. He would have looked at you wistfully". E eis que o nome do primeiro personagem nos é apresentado: "At that time Dustan Thorn was eighteen, and he was not a romantic". Como constou das primeiras linhas da história: "There was once a young man who wished to gain his Heart's Desire".
Mas se poderia dizer que outro personagem da história já havia sido apresentado. "The tale started, as many tales have started, in Wall". O conto nasce em Wall, que serve como paralelo entre o mundo real e Faerie. Wall, de certo modo, parece um personagem por si mesmo, e, espero, pode vir a contribuir com outros livros do autor.
Em uma feira que ocorre a cada nove anos, onde o mundo encantado se aproxima dos muros de Wall, Dustan recebe em pagamento pela estadia de seu não usual inquilino um presente "that will last as long as I live", "Your Heart's Desire". E em seguida ocorre aquilo que dará vida à história do autor.
A narrativa que se segue é extraordinária, criativa, fantástica e poética. Eu, particularmente, senti-me transportado para Wall, sentado ao lado do narrador, a torcer pelo protagonista, ou indignar-me com ele. E ingressei em Faerie, ainda a seu lado, deslumbrado pelo universo desenhado pelo autor. Nas várias pausas, contava à minha esposa, com os olhos a brilhar de satisfação, o quanto estava encantado pela forma como Neil Gaiman traçava, a cada linha, a mágica história de Tristran Thorn e de Yvaine. Tamanho meu apego que, ao alcançar as últimas páginas do livro, passei a evitá-lo. Não queria que a história tivesse um fim e sentia com pesar que o autor também não tivera outra opção, senão entregá-lo a seus leitores.
Lida a última linha, só me resta torcer para que o autor decida revisitar Wall e Faerie.

Ju Guerra 10/07/2021

Assisti o filme depois que terminei e não dá, essa é minha história de fantasia favorita. Obrigada, Neil Gaiman. Tristan pode ser cego no começo, mas parece que no fundo ele sabia que tinha algo maior e melhor para ele. E o final é tão lindo no livro, mais lindo até do que foi retratado no filme. E como eu disse, já terminei querendo ler de novo...

Carol 16/12/2021

Realmente, este é o primeiro livro que eu faço questão de dizer que a adaptação cinematográfica dele ficou melhor do que ele!
Uma história nada envolvente no papel :(
Muito decepcionante e nada criativo! O filme é tão bom que vou continuar pensando que existe só ele!

Jefferson 30/03/2021

Neil Gaiman fazendo o que faz melhor
Mundo mágico fascinante, personagens cativantes, e tramas paralelas que se entrelaçam naturalmente. Excelente.

Iris.Kawane 02/02/2024

Troca de farpas e um conto de fadas
Eu gostei bastante desse livro (gente finalmente posso dizer que li um livro em inglês, emocionada)!
Ele é divertido, sarcástico e tem boa dose de fantasia, suspense, perseguição, briga por poder e um toque de amor.
Acompanhamos o querido e idiota Tristran ir atrás de uma estrela cadente pra conquistar sua amada, que por acaso é outra idiota, mas do tipo proposital. Só que, quando ele encontra a estrela, as coisas se complicam, porque ela não é uma pedra, mas sim uma pessoa. Uma mulher, e de língua afiada kkkkkk
Também há outras pessoas atrás da estrela cadente, e Tristran vai passar por poucas e boas ao longo do livro.
É uma ótima aventura, recomendo!
* Lembrando que é cenário de conto de fadas, mas é um humor um pouco mais maduro, pois tem cenas brutais com sangue, e também cenas de sexo.

O final foi meio triste e poético. Eu amei o bilhete de Tristran no final, foi como se fechasse o livro com chave de ouro, apesar de não ter acabado ali.

Bah 20/05/2014

Primeiro livro do Neil que eu li e a única coisa que posso falar é: Quero ler todos, quero ler tudo dele, eu quero ele. ♡ To apaixonada pela escrita dele.

Carolina 22/12/2020

O principal é a aventura
A história começa explicando de onde veio o jovem Tristan, apesar de o próprio personagem não saber esses eventos. Quando Victória vê uma estrela caindo e pede que ele traga essa estrela, em troca ela faria o que ele quisesse. E aí ele cruza o Muro em busca da estrela. O foco do autor não é o romance, mas sim a aventura e retratar as peculiaridades dos habitantes do outro lado do Muro. Foi feito um filme baseado no livro, que tem bem mais romance e mais batalhas, mas retrata bem alguns momentos descritos no livro. O li em inglês, nas falas dos personagens o autor as deixa bem coloquiais e usa gírias, o que faz a leitura ser um pouco dinâmica. A escrita é realmente interessante, com muitas figuras de linguagem. A primeira metade da história é a mais descritiva, da segunda metade para o final os eventos não são abordados com profundidade, e termina com um epílogo retratando o pós história de modo real.