SOCORRO, DESPERTEI NA TERRA PLANA!

SOCORRO, DESPERTEI NA TERRA PLANA! Vanessa Bosso

Resenhas - SOCORRO, DESPERTEI NA TERRA PLANA!

duda 04/04/2020

A Terra é Plana?
No livro, vemos a história da Jéssica, ou Jazz. Jornalista desempregada, ela faz um entrevista para uma revista e eles concordam em publicar uma matéria dela, caso a matéria bombasse, eles a contratariam.

Sem saber o que publicar, ela pede ajuda a seu grande amigo de infância, o Padre Saulo, que propõe em falar sobre a teoria da Terra Plana, apresentando teorias e "fatos".

------------

Começando, não gostei da Jazz, uma protagonista chata e irritante, e, nem parece ser uma jornalista de verdade. Gostei do padre Saulo, nada a reclamar.

O livro é bom, achei que sería melhor, mas não me decepcionou.

Posso afirmar que esse livro, com os "fatos" da terra plana, me trouxe bastante curiosidade sobre o assunto e me fez pesquisar (até debater com os amigos hahahahah)

Um livro que recomendo, mas leia de mente aberta.

Se você é "mente fechada" e SUPER defensor da terra redonda/esférica pode ter certeza que não vai gostar.
Se você for assim, nem comece.

"Abra a sua mente, / Expanda a consciência, / Questione tudo, / Pesquise, / E descubra a sua verdade."

Josy.Stoque 01/10/2017

SURTANTE!
A narrativa e o enredo te tragam de uma forma que você não consegue parar de ler até saber o final! A conspiração me fez surtar tanto que eu parava de ler para fazer as mesmas pesquisas que a personagem estava fazendo e conferir os fatos com meus próprios olhos. Um assunto novo para mim, mas que me pegou de jeito. Tenho certeza de que também vai te fazer refletir sobre a verdade como me fez. Recomendadíssimo!

site: https://www.amazon.com.br/dp/B0762T6YLB/

Raíssa 19/02/2018

Bem criativo!
Olha, para dizer a verdade não é que eu não gostei do livro... é só que eu estava esperando algo diferente dele. Já que estou aqui, vou contar todos os pontos:

-1º: esse é o terceiro livro seguido que leio da Vanessa Bosso, e posso perceber que ela é simplesmente fanática por Nerds sexys e mocinhas malucas escandalosas;
-2º: este não é na-da parecido com os outros 2 livros q eu li dela (O Homem Perfeito e Caçadoras de Homens do Espaço), porque NÃO É UM ROMANCE.
-3º: achei q fosse ser mais um estilo de chick-lit, o que não é o caso, embora tenha algumas partes engraçadinhas;
-4º: infelizmente esse é um livro sobre uma teoria que eu não acredito e ela não me deu pontos reais para acreditar nos terraplanistas. Também não acredito em religião (ou Deus), o que fala bastante no livro também...
-5º: esse é um livro sério e se você estiver procurando ler mais sobre o lance da Terra Plana e teorias malucas dos Illuminatis, vai gostar muito do livro :D

Confesso que a Vanessa me surpreendeu bastante com esse volume, sua escrita obviamente está evoluindo bastante e o tema foi diversificado (o que acho que era a proposta). Enfim... vale a pena ler você tiver a mente aberta! o/

Quecia Fonseca 02/06/2020

Uma leitura interessante e bem conspiratória!
Foi uma leitura super intrigante e fluída, terminei em poucas horas. A escrita da autora prende o leitor de uma forma sensacional.
Entretanto, não gostei muito da forma como o livro terminou. Confesso que eu sou BASTANTE cética e tive dificuldade de aceitar algumas coisas rsrs.

Josenildo 01/10/2017

Psiu, a Terra é uma loucura!
Eu pensei que a história não iria me cativar, por se tratar de um tema tão conspiratório.
Terra plana, um mito, uma verdade?
Confesso que eu adorei a narrativa da história, você não consegue parar de ler, quer acompanhar a trama dos 3 personagens "a todo o vapor".
Acredito que o "domo" que recobre nossa Terra, seja um grande bloqueio espiritual que a humanidade impôs sob si mesma.
No dia em que esse bloqueio se desfazer, a verdade surgirá em cada um de nós!
Vanessa, eu amo suas loucuras!

Joel Premiani 23/02/2018

Teoria da comspiração, mas das boas
É o primeiro livro que leio desta autora e não me decepcionei, pois o achei bem leve e instigante. O que me levou a este livro é o fato de eu acompanhar o assunto "terraplana" e a despeito de ser um assunto bem polêmico a autora conseguiu abordá-lo de forma bastante suave e até bem humorada. Ninguém é dono da verdade e deve-se questionar tudo!

Mônica Alves 18/03/2020

Simplesmente não convence
O livro conta a história de Jazz, uma jornalista com certa experiência que escreve sobre teorias da conspiração. Ela precisa de um tema para um artigo e seu amigo Saulo, que é um padre, sugere que escreva sobre a Terra plana.

Claro que ele não larga o tema de primeira. Ele a convida para conversar, mostra um mapa azimutal e daí a Jazz SURTA, sem mais nem menos. Fica sem ar, xinga o coitado do padre, grita, bate na mesa e tudo mais. Ela é uma jornalista que investiga teorias conspiratórias diversas, desde Illuminati até extraterrestres e vacinas com chips, mas ela NUNCA ouviu falar em Terra plana, um assunto em voga. Além disso, NUNCA olhou a logo da ONU, que é um mapa azimutal, nem teve aula de geografia - eu pelo menos estudei diversos modelos de mapas na escola, inclusive azimutal, e sim, era escola pública. Sem falar que, se ela estava acostumada a esse tipo de pesquisa, ela deveria estar mais acostumada a esse tipo de coisa e não ficar completamente abalada de primeira, né? Já começa sem convencer.

Ok, ignorei isso e segui lendo. Achei que seria uma ficção com início, meio e fim, e adoro uma ficção que trabalha com ciência e religião ao mesmo tempo. Bom, até a metade do livro é sempre um diálogo entre ela e o padre, que sempre resulta na Jazz voltando para casa surtadíssima e procurando informações em sites muito confiáveis - vídeos aleatórios do YouTube, como ela mesma afirma. Poderia ser legal, mas o diálogo poderia muito mais ser um monólogo, porque a Jazz só serve para fazer o padre falar. Ela não tem muito a acrescentar a história, ela só questiona, daí o padre dá uma explicação muitas vezes capenga e ela se convence. Se o livro narrasse uma palestra dada pelo padre e pessoas aleatórias da plateia questionassem acho que daria na mesma. A impressão que dá é que é um livro para ensinar a teoria da Terra plana para adolescentes através de uma personagem com a qual eles podem se identificar (Jazz), e não um livro de ficção e aventura (como está classificado na Amazon).

Depois disso aparecem mais alguns personagens e um romance acontece. Até que foi bonitinho, mas o par dela também não é muito convincente como personagem. O final é legal, teve todo aquele clima de suspense, tanto que eu gostaria que tivesse mais disso no decorrer do livro.

Pontos positivos: a leitura é rápida e bem-humorada. Se você, como eu, quer entender como os terraplanistas pensam sem se demorar muito, o livro pode ser bom. Várias coisas eu desconhecia, e em alguns momentos pesquisei as respostas para alguns dos questionamentos do padre e aprendi um pouco mais sobre física. Algumas coisas realmente são estranhas e poderiam ser mais exploradas no livro, porque realmente parece conspiração. Outras são muito forçadas, tipo "se a lua cheia aparece ao mesmo tempo no Brasil e no Japão, CERTAMENTE a Terra é plana!", quando no meu entendimento isso só seria possível na Terra redonda, ou geóide - inclusive, ser geóide também foi um ponto levantado contra um personagem que não acreditava em Terra plana, não entendi por quê. Só para confirmar, pesquisei e vi que não era só achismo meu, não tem nada de inesperado na lua cheia aparecer ao mesmo tempo no Japão e no Brasil.

Então, em resumo, não convence. Não recomendaria para ninguém salvo quem está curioso sobre a teoria terraplanista. Eu tentei ler sem me ater muito a realidade, mas mesmo assim não convenceu.