A Virtude do Egoísmo

A Virtude do Egoísmo Ayn Rand

Resenhas - A Virtude do Egoísmo

Wellington.Pimente 27/11/2023

Importante e necessária visão
Lê Ayn Rand é algo que de fato mexe conosco, são textos provocativos e nos levam a refletir. A virtude do egoísmo que é a sua primeira obra de não ficção, sendo um compilado de artigos que Ayn Rand escreveu reunindo alguns aspectos da sua filosofia objetivista, portanto, um código de moral baseado na razão, tendo como o ponto principal, que a vida do indivíduo é aquilo que ele tem de mais valor, somente a partir do conceito da vida que se faz o conceito de um valor possível, portanto qualquer filosofia que não tem como prioridade a preservação da vida do indivíduo é uma filosofia anti humana, contra o próprio homem, somente o conceito de "vida" que faz o conceito de "valor" possível.

O título do livro já desperta um estranhamento, sendo que a visão popular do egoísmo é vista como maldade, e que considera a definição correta como a preocupação com os nossos próprios interesses e neste conceito não há avaliação moral do interesse bom ou mal. A ética do altruísmo coloca que a preocupação com os nossos próprios interesses é nocivo e toda aquela imagem que são feitos em prol do outro é bom, virtuoso. O que a pensadora Ayn Rand argumenta do perigo dessa visão distorcida. Um ditador poderia ser considerado virtuoso desde que as suas ações sejam colocadas em prol do Povo. Assim, uma moral baseada na total exclusão das ações de nós agindo em nosso próprio benefício ensina que a moral está contra elas, o que gera um conflito, afinal qual seria o interesse pessoal em seguir a moralidade? Ayn Rand argumenta que estaríamos fadados a nossa própria autodestruição com esse tipo de visão.

Por isso, a preocupação com seu próprio interesse deve estar baseada nna coerência, lógica e racionalidade, agindo sem fazer o mal ou prejudicar o outro. Uns dos pontos importantes é que ela não descarta que façamos o altruísmo e sim, que ele não pode ser imposto e cabe a uma decisão individual do humano.
Uma leitura instigante e que debate muitas outras percepções dentro da virtude do egoísmo.

arthurzito 02/08/2023

Ayn Rand argumenta que a ética altruísta, que defende a ideia de sacrificar-se pelos outros, leva à negação dos direitos individuais e à supressão da liberdade pessoal. Em contraste, ela enfatiza que o egoísmo racional não se trata de uma busca desenfreada e insensível de interesses, mas sim de uma abordagem lógica e ponderada para alcançar objetivos pessoais sem infringir os direitos dos outros.

A busca consciente dos próprios interesses racionais e a realização de potenciais individuais, não é apenas ético, mas também essencial para o bem-estar da sociedade como um todo.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Rand, Ayn. A Virtude do Egoísmo: A verdadeira ética do homem: o egoísmo racional. Ortiz, 1991, 181p.

"A Virtude do Egoísmo" é uma obra escrita pela filósofa e escritora russa Ayn Rand e publicada em 1991 pela Editora Ortiz. Nesta obra, Rand apresenta sua teoria ética do egoísmo racional, que defende a importância do indivíduo e da razão na tomada de decisões éticas.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, "A Virtude do Egoísmo", Rand defende a ideia de que o egoísmo racional é a única ética verdadeira e que o altruísmo é um conceito moralmente falho e prejudicial. Ela argumenta que o indivíduo deve colocar seus próprios interesses racionais em primeiro lugar e que a busca da felicidade pessoal é a única justificativa moral para a ação.

Na segunda parte, "Política", Rand aplica sua teoria ética ao campo da política e defende a ideia de que o governo deve ter um papel limitado na vida dos indivíduos. Ela argumenta que o governo deve ser limitado ao papel de proteger os direitos individuais, como a vida, a liberdade e a propriedade, e que qualquer outra intervenção governamental é moralmente injustificável.

Rand apresenta sua teoria ética em um estilo claro e direto, com argumentos lógicos e exemplos práticos. Ela critica a ideia de que o altruísmo é moralmente superior ao egoísmo e defende que o indivíduo deve buscar seus próprios interesses racionais como uma forma de alcançar a felicidade e o sucesso.

"A Virtude do Egoísmo" é uma obra controversa e provocativa que desafia os conceitos tradicionais de ética e moralidade. Ela apresenta uma visão radicalmente individualista e racionalista da ética, que coloca o indivíduo no centro de todas as decisões éticas. O livro é uma leitura essencial para aqueles que desejam compreender a teoria ética do egoísmo racional de Ayn Rand e suas implicações para a vida individual e política.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Naiara 31/08/2022

Muito bom, um dos meus favoritos..
Amei cada pagina, cada ponto de vista novo, nao é mais um livro sobre politicamente correto que vemos por ai, traz boas reflexoes..

Bruno.Defaveri 24/10/2021

Coleção de artigos
O livro traz artigos filosóficos escritos pela autora e por seu assistente, abordando vários temas e com visões bem incomuns a nossa realidade diária, uma visão bem ampla de vários aspectos da sociedade, pra quem gosta do tema, vale a leitura.

Pedróviz 06/06/2021

A virtude do egoísmo
A virtude do egoísmo, de Ayn Rand, aborda os principios da ética objetivista, que descreve o objetivismo como "o conceito do homem como um ser heroico, com sua própria felicidade como o propósito moral de sua vida, com a realização produtiva como sua atividade mais nobre e a razão como seu único absoluto".O livro É dividido nos capítulos:
1.A ética objetivista
2.Saúde mental versus misticismo e auto sacrifício
3.A ética nas situações de emergência
4.Os "conflitos" de interesses entre os homens
5.Não somos todos egoístas?
6.A psicologia do prazer
7.A vida não requer um pacto?
8.Como levar uma vida racional numa sociedade irracional?
9.O culto da moral indefinida
16.O sagrado direito à estagnação
17.Racismo
18.Individualismo falsificado
19.Intimidação como argumento
Discordo em parte da ética objetivista por ser extremamente racionalista, ser contrária a valores cristãos e dar ênfase ao ateísmo.
Avaliação 3/5.

Editando em 30.09.2023

Não, não e não. O egoísmo não é uma virtude. Segundo Friedrich A. Hayek, uma sociedade autorregulada tem como característica a cooperação entre as pessoas. Nesse contexto não são cabíveis coisas como egoísmo, pois no momento em que se trabalha honestamente buscando o lucro, se está beneficiando a outras pessoas com bens e serviços. Talvez Ain Rand esteja aplicando erroneamente a palavra para expressar suas ideias. Ela não é nem pretende ser uma egoísta, quero crer...

Aryana 29/08/2020

A Virtude do Egoísmo
Um homem precisa de conhecimento para sobreviver, e somente a razão pode alcançá-lo; os homens que rejeitam a responsabilidade do pensamento e da razão podem existir somente como parasitas no pensamento de outros.

Mauricio 11/01/2018

Um livro que requer um conhecimento basico de etica e moral .. uma reflexao que expoe a etica objetivista no qual enaltece o egoismo e deturpação do altruísmo.. gosto do capitulo acerca do rascismo ..boa leitura