De minha vida

De minha vida Goethe

Resenhas -

Filipe 09/11/2022

Um livro que, apesar de gigantesco, não dá conta da grandiosidade de Goethe.

Por meio de quase mil páginas, Goethe nos conduz por fatos de sua vida, mas sem focar inteiramente em si. Em todos os capítulos, conhecemos pessoas e lugares que, de alguma forma, o marcaram. Há descrições completas sobre personagens que contribuíram para suas vivências e escritas.

Não é uma autobiografia autocentrada. A história que Goethe conta de si mesmo é plural, coletiva e profunda.

Pessoalmente, minha parte favorita é a que compreende sua infância e os momentos históricos que por ela passaram e que nela deixaram marcas.

Andreas Chamorro 27/04/2020

Como era de se esperar, mais um livro de Goethe que tem um aspecto enciclopédico. Por mais que o período de sua vida que o autor aborda seja curto, os assuntos, anedotas e reflexões são diversos. Alguns capítulos até se assemelham a ensaios.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/09/2019

Aus meinem Leben: Dichtung und Wahrheit, é a autobiografia de Johann Wolfgang von Goethe. A palavra alemã "Dichtung" significa tanto "poesia" como "ficção", em português, o que indica uma ambiguidade através de uma engenhosa noção humorística de que talvez nem todos os aspectos contados são verídicos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788539306565