A Arte do Benzimento

A Arte do Benzimento Javert de Menezes

Resenhas - A Arte do Benzimento

Tainara225 30/04/2023

Primeiro contato
Esse foi o meu primeiro contato com o tema e eu achei bem interessante e esclarecedor. Eu tinha algumas concepções limitadas sobre as formas de benzimento e o livro ampliou o meu entendimento e vi que é possível realizar essa prática de diversas formas e não só com oração, como eu imaginava.

Junior403 15/01/2023

Arte de Benzer com folhas
Esse livro vai para todos que assim como eu se interessam por ervas, plantas, chás, orações, fé e religião. Vale a pena se aprofundar nos assuntos desse livro e manter a tradição de nossos ancestrais.

Ju 09/08/2022

Bom para iniciantes, mas cuidado com certas informações
É um livro que vale a pena. A leitura é fácil e fluida, rapidinho de terminar. Ele faz um apanhado sobre assuntos diferentes que complementam a explicação sobre o ato de rezar e benzer.

Traz uma coletânea de benzimentos e rezos muito ricos que podemos usar como consulta futuramente. Uma ressalva é que são totalmente voltados para a religião cristã. Imagino que pela busca histórica que o autor fez.. muitas benzedeiras eram e são católicas. Mas, no início do livro, ele cita os orixás, então acho que seria legal trazer rezas de outros cultos tb.

Outras questão é que ele fala sobre banhos, chás, velas, dá dicas de forma muito superficial. Acho legal porque quem não conhece pode ter um primeiro contato com o assunto e vivenciar. Mas, a depender do culto religioso, certas práticas são realizadas de formas diferentes, por exemplo, a simbologia das velas, uso do sal grosso, etc. Além disso, para tomar um banho energético, chás, dentre outros rituais é preciso certo cuidado e é importante poder contar com alguém que tenha conhecimento e possa orientar e dar suporte. Exemplo: "(sobre banhos energéticos) deve-se tomar uma sequência de 7 banhos no mínimo. Com isso, a aura vai ser limpa e vai abrir caminhos para que coisas boas aconteçam." (Página 40). Não acho interessante determinar a qntd de dias que a pessoa tomará o banho, pois cada caso é um caso. Acho que seria interessante fazer o leitor pensar e ele mesmo avaliar e tomar a decisão de como será o melhor banho, dando mais orientações. E depois ainda dizer que a aura vai ser limpa? Nem sempre se resolve assim né? Enfim, achei que precisava de mais cuidado na forma de passar certas informações.

@medusarm 02/03/2022

Achei bem interessante.
O livro fala sobre a cultura e costumes de quem pratica a arte do benzimento. Possui vários benzimentos com o seu passo-a-passo.
Inclusive, para os amantes de ervas, no último capítulo há uma lista com nomes de variadas ervas e suas funcionalidades curativas.

É aquele livro que vale a pena ter em casa para se consultar. Recomendo!

Higor.Dornelas 12/01/2022

Benzimento
Eu achei que ia ser um livro mais de ensinamentos mas na verdade são orações de acordo com o que a pessoa ta sentindo.

Lucas Leite 19/07/2021

Leitura interessante, mas não muito mais que isso
O livro traz o tema das benzedeiras e suas rezas, uma cultura e prática espiritual que sempre foi muito forte no interior do nosso país, mas que tem sido abandonada em razão dos poucos que continuam essa linhagem de conhecimento.

A parte das rezas, das ervas e folhas e afins, é muito interessante. Mas há uma parte inicial que considero dispensável, que mistura demais elementos ditos teóricos para uma suposta comprovação empírica posterior.