O Colecionador de Memórias Cecelia Ahern

Resenhas - O Colecionador de Memórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Liliane 24/03/2021

O livro é narrado alternadamente por Fergus Boggs e sua filha Sabrina, num misto de viagens pelo passado e presente. E por meio destas, conhecemos vários personagens (os irmãos de Fergus, os garotos Boggs/Doyle - Hamish, Angus, Duncan, Tommy, Bobby e Joe - bem como outras pessoas que fizeram parte de suas vidas).
Uma história cheia de emoção, sentimentos, segredos, encontros, desencontros e reencontros. A narrativa na verdade é uma busca para encontrar a si. Ao passo que Sabrina mergulha na busca de conhecer a vida desconhecida, para não dizer "secreta", de sei pai, ela faz uma viagem de autoconhecimento e analisa a própria vida, o relacionamento com o marido Aidian, e a relação com o trabalho que ela executa faz muito tempo.
Num misto de aventura, drama e amor, Cecelia Ahern deixa o leitor avidamente curioso para descobrir o que está por trás da vida de segredos de Fergus, ao passo que deixa lições/reflexões ao longo dos capítulos.

Por fim, as revelações são feitas, os pingos são postos nos "ís" e o que resta ao leitor é o gostinho de quero mais.
NatAlia 14/03/2022minha estante
Eu fiquei sentindo que faltou mostrar o que ia rolar depois. Mas amei a leitura e só acho que seria top ter um livro com Sabrina e Marlow kkkk

jhowhaiti 08/01/2022

Apaixonante!!!
Uma vida inteira vivida secretamente, um senhor acometido por um derrame se esqueci de sua vida secreta. Sua filha tentando ajudar o pai descobre uma coleção incompleta de bolinhas de gude de seu pai.

A história vai alternando em passado vividos pelo pai e presente, a busca pelas vida secreta do pai, vividos pela filha.

Em ambas as partes você vai se envolver com muita emoção.

Mary_28 03/07/2021

Razoável com um bom final
Atenção: têm SPOILERS

Estou com raiva porque durante praticamente toda a minha leitura eu não gostei dos personagens, fui decepcionada e achei a história maçante, mas aí, lá pro final foi ficando bonitinho, e agora estou sem graça pra falar mal do livro kkkkk.

Enfim, eu daria mais estrelas se o início e o desenvolvimento não tivessem sido tão lentos, maçantes e meio repetitivos.

Amava o pai (Fergus Boggs) quando era pequeno. Era lindo ver ele narrando, criança, com tanta inocência e sinceridade. Fiquei com raiva dele quando ficou adulto, me decepcionei demaisss e a culpa de tudo que deu errado na vida dele foi dele.
*Tenho raiva dele adulto, mas gosto dele velhinho.

Sabrina (a filha, uma mulher casada com três filhos) foi uma personagem que ficou 70% do livro sendo totalmente sem personalidade, tendo crises de raiva e esquecendo de respirar. Como alguém esquece de respirar? O pior é que toda vez que ela fala isso no livro eu desativo a minha respiração automática, aí atrapalha a leitura. Mas enfim, ameii do desenvolvimento dela no fim, achei que foi meio rápido e do nada, mas até que teve nexo. Terminei o livro tendo um apreço imenso por ela.

Não foi um livro exatamente cativante, mas até que foi bom, me fez refletir. Não recomendaria pra alguém pq tem livros bem melhores, mas valeu a experiência.

Marcela.Leituras 18/04/2021

As relações entre pai e filha são sempre

marcantes por serem harmoniosas, por serem tempestuosas, ou simplesmente por serem ausentes.
Cecelia Ahern pontuou com maestria esta relação através de Sabrina e Fergus em O Colecionador de Memórias.
A história é linda, delicada e aborda temas como segredos, mentiras, família e perda de memória.
A autora usa um brinquedo da infância, bolinhas de gude, como estímulos e estas remetem à memória, amor, perdão e redenção.
A narrativa é alternada entre Sabrina e Fergus, este em várias etapas da sua vida.
Os personagens são profundos e complexos e procuram através de suas memórias uma maneira de se reconciliarem com seu presente.
Lindo, profundo, tocante e perfeito, recomendo muito a sua leitura!!
Raissa 10/06/2021minha estante
Nossa, você simplesmente copiou uma resenha que tem no Amazon desse livro.
Plagio de resenha é novidade,
Que coisa feia!

Vanessa 17/07/2020

Arrastado
Aí gente que livro mais arrastado, não me prendeu, a ideia da história até é boa, mas só bem pro fim é que parece a história anda mesmo

Elda.Pimentel 09/07/2020

Lento
Desculpe -me os que gostaram da estória, eu não curti. Nao me prendeu.

Nao é uma leitura que indico, mas acredito que todos devemos ter nossa própria experiência com a obra.

Colecionador de memórias relata a vida dupla de Fergus, que passou parte de existência adulta escondendo seu verdadeiro eu da sua esposa e filha.

Quando Fergus tem um derrame e vai parar em uma casa de repouso, sua filha inicia uma saga para descobrir quem realmente era seu pai.

Achei uma leitura muito arrastada.

jessyhehe 04/04/2020

O livro é simplesmente fofo, escrita fluída, enredo envolvente e um final feliz.

Ana 05/08/2021

bem legal
esperava mais, não vou mentir
algumas partes poderiam ter sido melhor explicadas, mas no geral é bom

Priscila.Kuczma 20/04/2021

Bolinhas de gude nunca me soaram tão interessante, até agora
Até uns 30% do livro eu estava pensando: será que vou me decepcionar com um livro da Cecelia?
Mas acredite em mim, não vai!

Já pensou em ter um pai que viveu duas vidas a sua vida toda?
Desde criança em um momento de sofrimento Fergus Boggs ganhou bolinhas de gude, que dali por diante se transformaram em sua obsessão, seu amor e passa tempo.

Mas quando ele conhece sua esposa, então futura mãe de sua filha, ele faz uma escolha e não conta sobre essa sua vida secreta no mundo das bolinhas de gude, e nesse momento que seu coração se quebra, pois ali sua vida se ramifica, e acaba não sendo completa, pois uma parte não sabe da outra.

Sua família é grande, ele tem 6 irmãos então a relação familiar é muito forte nesse livro, depois de algo trágico acontecer com seu irmão mais velho Hamish, ele nunca mais foi o mesmo, e após adulto e casado, Fergus se afasta do resto de sua família e isso vai afetando ele sem ele ao menos perceber, e a bola de segredos vai aumentando cada vez mais.

Agora anos depois, sua filha Sabrina descobre essas bolinhas e vai atrás de descobrir quem era o seu pai de verdade e ela com isso acaba se descobrindo também.

Uma narrativa incrível como sempre e repleta de reflexões pra você fazer sobre a sua vida também, a principal é que se você não se mostrar para quem você ama, a pessoa nunca conhecerá você de verdade.

Leidiane58 29/11/2021

Como uma pessoa que sofreu um AVC e perdeu várias memórias é um colecionador de memórias? Então, esse é Fergus.
O livro conta a história de vida de Fergus com suas bolinhas de gude. Narrado por ele e por sua filha, que busca entender o pai que é totalmente diferente da persona com quem ela conviveu.

roses in winter 19/08/2021

o colecionador de memórias - 2021
gostei do livro, achei a história legalzinha e nem imaginava que bolinhas de gude poderiam ser tão caras. recomendo a história pra quem quiser ler algo mais rápido mas que também passe o tempo.

Beca_Freitas 07/09/2023

O Colecionador de Memórias
Meu Deus meu maior arrependimento de compra, pior livro que eu já li!!! Leitura lenta, sem pé nem cabeça, além de tudo as páginas são brancas?

Cami 05/08/2021

Fofo!
É um livro muito gostoso de ser lido, uma história que prende mas que vai aquecendo coração. Me fez refletir que não devemos nunca deixar de ser quem a gente é, por nada e nem por ninguém, e que sempre vai existir alguém que vai nos amar!

Alves 16/08/2021

Cálido e singelo
A trama desse livro gira em torno de uma protagonista que está com o casamento abalado e tem que cuidar de algumas coisas de seu pai, com quem tem um relacionamento meio ruim, já que ele foi ausente grande parte de sua vida.
Ao descobrir a paixão do pai por bolinhas de gude e sua produção, ela descobre mais sobre si mesma e o que quer fazer com seu futuro.

Gabi Saraiva 16/04/2022

O Colecionador de Memórias
É incrível como achamos que conhecemos nossos pais, e numa desventura da vida, descobrimos que quem nos criou não se passa de um estranho.
Ela então se vê numa busca para entender quem é seu pai e a partir daí, preencher a lacuna que faz parte de sua história.
Achei a história meio ok, e logo no início ja deu para perceber como seria o desfecho. Mas valeu a pena pela reflexão que me trouxe.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6